Inversão Financeira

A inversão financeira é a vivência da economicidade sadia desde a juventude, fundamentada na inteligência evolutiva (IE) pessoal, propiciando liberdade de atuação assistencial e objetivando a antecipação da condição de pesquisador independente com dedicação proexológica exclusiva a partir do início da meia-idade.

Você, leitor ou leitora, realiza a inversão financeira? Com qual idade pretende atingir a liberdade econômica para dedicação integral à proéxis? Já publicou pesquisas sobre a casuística pessoal?

      INVERSÃO FINANCEIRA
                                        (INVEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A inversão financeira é a vivência da economicidade sadia desde a juventude, fundamentada na inteligência evolutiva (IE) pessoal, propiciando liberdade de atuação assistencial e objetivando a antecipação da condição de pesquisador independente com dedicação proexológica exclusiva a partir do início da meia-idade.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo inversão vem do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar do avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Apareceu no Século XIX. A palavra finança deriva do idioma Francês, finance, “pagamento; fonte de renda; recursos financeiros”. Surgiu no Século XVI. O sufixo eiro, componentes de adjetivos, procede do idioma Latim, airu, “o que produz; trata de; cuida”. O vocábulo financeiro apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Inversão das finanças pessoais. 2. Inversão econômica. 3. Previdência financeira desde a juventude. 4. Antecipação da autorganização dos recursos financeiros.
          Neologia. As 3 expressões compostas inversão financeira, inversão financeira na juventude e inversão financeira na adultidade são neologismos técnicos da Invexologia.
          Antonimologia: 1. Avareza consciencial. 2. Algema de ouro. 3. Ganância financeira intrafísica. 4. Perdularismo consciencial. 5. Voto missionário de pobreza. 6. Aposentadoria na terceira idade. 7. Desorganização financeira pessoal.
          Estrangeirismologia: a money society; a wealth administration proexológica; o mindset de abundância financeira; o deficit e o superavit; as startups; o selfmade boy; a selfmade girl; o descarte do workaholism patológico; a evitação do trabalho enquanto tripalium; o home-broker; o market timing; os trade-offs; o buy and hold; o day trade; o stop-loss; as calls and puts; os shorts and longs; o preparo psicológico perante os drawdowns; o acid test de dormir bem a noite com os investimentos escolhidos; os tokos; os bitcoins; o nouveau riche; o inversor de éxito.
          Atributologia: predomínio das facudades mentais, notadamente do autodiscernimento precoce quanto à inteligência financeira invexogênica.
          Megapensenologia. Eis síntese do assunto através de megapensene trivocabular: – Financiemos nossa proéxis.
          Coloquiologia: o mão de vaca; o unha-de-fome; o pão-duro; o sovina; o mão-aberta; o gastão; o bebelionário; a tributação come-cotas; os tostões; o vil metal; a labuta; o calote; os bicos; o negocinho antievolutivo.
          Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, duas ortopensatas relativas ao tema:
          1. “Dinheiro. O pé-de-meia é a libertação pessoal da escravidão ao dinheiro. Ao centralizar a interassistencialidade no dinheiro, o amparo extrafísico fica comprometido e a aglutinação de companhias confiáveis torna-se dificultada ou impossibilitada. Dentre as maiores causas das distorções na cabeça das pessoas se insere o dinheiro”.
          2. “Finanças. Se você não possui habilidade para empreendedorismo, contrate um consultor econômico-financeiro a fim de constituir o pé-de-meia necessário para o cumprimento da programação existencial de maneira tranquila, sem preocupações com dinheiro”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autossustentabilidade econômico-financeira; o holopensene pessoal da Invexologia; o holopensene pessoal mercantilista; o holopensene pessoal do empreendedorismo evolutivo; o holopensene pessoal do mecenato cosmoético; os proexopensenes; a proexopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; o materpensene patológico da sociedade capitalista centrado no dinheiro em detrimento da consciencialidade; a escassez financeira enquanto brecha de patopensenidade; a evitação da paranoia com relação ao dinheiro, abalando a ortopensenidade; a inversão do holopensene patológico meramente dinheirista, propiciando megadisponibilidade interassistencial.
          Fatologia: a inversão financeira; o locupletamento previdencial proéxico; a aposentadoria econômica antecipada do proexista a bilibertação inversora; a economicidade financeira sadia desde a juventude; a prioridade da autossustentabilidade financeira enquanto métrica do invexograma; a pressão mesológica na juventude para definição profissional; a análise proexológica das possibilidades profissionais propiciando a escolha consciente da carreira enquanto ferramenta evolutiva; o funil do vestibular; o período acadêmico; os estágios; a obtenção do diploma e da qualificação profissional almejada; a entrada no mercado de trabalho; a dedicação diária de, em média, 1/3 do tempo útil em função da profissão propiciadora da sustentação financeira; a superação da conscin nem-nem: nem trabalha, nem estuda; o posicionamento de saída da casa dos pais derivado da autonomia financeira; a evitação da acomodação na zona de conforto na profissão; a consolidação da carreira profissional; a evitação da inadimplência e do endividamento; o cartão de crédito; o cheque especial; o monitoramento de despesas e receitas mensais; a esquiva perante as lavagens cerebrais movidas pelo cifrão e o sequestro da subjetividade pelo capitalismo selvagem; o curso Autoconscientização Organizacional (AOG) da Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ); o curso Inteligência Financeira Proexogênica da Associação Internacional de Programação Existencial (APEX); o curso Escola de Líderes Empreendedores de Negócios Cosmoéticos (ELENCO) do Conselho das Empresas Conscienciocêntricas (Conselho das ECs), vinculado à União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); a renovação dos esquemas de crenças perante o uso do dinheiro; a eliminação do travão financeiro; o investimento inserido enquanto “despesa” nas contas mensais; a evitação da terceirização dos investimentos ao gerente do banco; a independência perante a previdência social; a importância da inteligência emocional para investir; o balanceamento de ativos de acordo com o momento evolutivo, propiciando a geração de dividendos a curto, médio e longo prazo; a pressa enquanto maior inimiga dos investimentos; a importância de fazer seguros contra eventuais catástrofes; a evitação do apego pelas posses; a conscin large considerando o dinheiro enquanto instrumento de assistência; a identificação da linha de abertura da proéxis pessoal convergindo junto ao fluxo do Cosmos para o sucesso pessoal; a organização financeira inversiva avançada; a aposentadoria ativa enquanto pesquisador independente de dedicação proexológica exclusiva; a filantropia financeira derivada do entendimento da energia do dinheiro; o programa Mecenas da Associação Internacional Editares (EDITARES); o projeto Amigos da Enciclopédia mantido pela contribuição suprainstitucional de toda a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); as finanças interassistenciais catalisadoras da maxiproéxis grupal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático no ambiente profissional; a materialização de rascunhos das realidades extrafísicas avançadas por meio das neotecnologias da dimensão intrafísica; a ectoplastia atuante na concretização de empreendimentos; o duplo energético das cédulas financeiras; o dinheiro fácil ou enriquecimento instantâneo enquanto trabalho elaborado por assediadores extrafísicos; as parapsicoses pós-dessomáticas advindas do apego ao dinheiro; as vampirizações energéticas derivadas de carências financeiras; as ideias inatas confirmadas pelo perfil econômico-financeiro e profissional de retrovidas; a evitação de automimeses patológicas multiexistenciais na definição da carreira intrafísica; as gescons enquanto megainvestimentos de prazo multiexistencial; a qualidade das energias conscienciais ao modo de moeda de troca no extrafísico; os serenões e as Consciexes Livres (CLs) enquanto exemplos de bilionários evolutivos pelo saldo da conta-corrente holocármica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo invéxis–inteligência financeira; o sinergismo objetivos de vida–carreira profissional; o sinergismo profissão-recins; o sinergismo dupla evolutiva (DE)autonomia financeira.
          Principiologia: o princípio da convergência na escolha profissional; o princípio da lisura nos compromissos financeiros; o princípio de se ganhar mais e gastar menos; o princípio do investimento de piso com retorno exponencial; o princípio da antifragilidade nos investimentos; o princípio da diversificação na alocação de ativos.
          Codigologia: o código de ética profissional; o código pessoal de Cosmoética (CPC) atuante no exercício da profissão e embasando os investimentos financeiros; o código duplista de Cosmoética (CDC) qualificando a intencionalidade da vida econômica a 2.
          Teoriologia: a teoria do megafoco profissional; a teoria dos perfis profissionais; a teoria da cauda longa; a teoria do desconto hiperbólico; a teoria da troca e escolha intertemporal; a teoria da tendência de reversão à média; a teoria do comportamento aparentemente irracional na gestão de risco; a teoria das inversões conscienciais; a teoria das metas do inversor aos 40 anos.
          Tecnologia: a técnica da árvore de decisões; a técnica da madrugada; a técnica da conscienciolabormetria; a técnica da omissão superavitária (omissuper) aplicada à despretensão profissional; a técnica da subdivisão econômica em 6 contas; a técnica da energização financeira; as técnicas de rebalanceamento do portfólio de investimentos de acordo com o momento evolutivo; a técnica de 200 vezes as despesas médias mensais para cálculo da independência financeira; a técnica da planilha financeira; a Tecnologia Financeira utilizada na implantação dos campi conscienciológicos.
          Voluntariologia: a priorização do voluntariado conscienciológico, sem remuneração financeira, ao longo de toda a existência; o equilíbrio entre o trabalho voluntário e a profissão; o voluntariado nas áreas de vendas e financeiro das ICs; o voluntariado no Conselho das Empresas Conscienciocêntricas; o voluntariado na Associação Internacional de Aportes Interassistenciais (INTERPARES); a possibilidade do custeio da itinerância conscienciológica ser realizada pelo próprio voluntário-docente; o financiamento e publicação da gescon pessoal pelo voluntárioautor; a implantação das Cognópolis com recursos advindos exclusivamente do voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia.
          Efeitologia: o efeito exponencial dos juros compostos a longo prazo; os efeitos econômicos assimétricos de eventos raros denominados cisnes negros; os efeitos do pé-de-meia no exclusivismo proexológico.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas das vivências profissionais; as neossinapses derivadas dos estudos e aplicações financeiras.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial profissional; os 3 ciclos básicos da vida financeira; o ciclo plantio-colheita; o ciclo enganoso crescer-estudar-namorar-trabalhar-casar-parir-aposentar e somente então pensar na autevolução consciencial.
          Enumerologia: os investimentos em empreendedorismo; os investimentos em ações e opções; os investimentos em títulos de dívida; os investimentos em aplicações de liquidez diária; os investimentos em moeda forte e ouro; os investimentos em imóveis e fundos imobiliários; os investimentos em bens colecionáveis e obras de arte.
          Binomiologia: o binômio juvenil otimismo ingênuo–impulsividade; o binômio remuneração por tempo–remuneração por resultados; o binômio oportunidades-desafios; o binômio custo-benefício; o binômio riscos-retornos; o binômio tolerância a riscos–propensão a riscos; o binômio construção de patrimônio–preservação de patrimônio; o binômio concepção-retribuição; o binômio apego-desapego; o binômio luxo-ostentação; o binômio pé-de-meia–filantropia; o binômio rendimentos–patrimônio líquido; o binômio saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP)–saldo da conta bancária pessoal.
          Interaciologia: a interação dinheiro-energia; a interação riqueza-liberdade; a interação renda-gastos-dívidas-poupança-investimentos; a interação profissão-proéxis; a interação preço-valor; a interação perdas limitadas–ganhos ilimitados; a interação previdência pessoal–previdência social; a interação riqueza-distribuição.
          Crescendologia: o crescendo autopesquisador de dedicação parcial–autopesquisador de dedicação integral.
          Trinomiologia: o trinômio vontade-escolha-comprometimento; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade aplicado na profissão; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio faixas etárias–fontes de renda–controle emocional; o trinômio pai rico–filho nobre–neto pobre; o trinômio antevisão-estratégia-implementação; o trinômio provável-possível-desejável; a sedução aliciante do trinômio dinheiro-sexo-poder; o trinômio dos perfis de investidor conservador-moderado-arriscado; o trinômio poupança precaucionária–poupança suntuária–poupança reprodutiva.
          Polinomiologia: o polinômio liquidez–risco–retorno–tempo de carregamento sobre o investimento; a libertação pessoal do polinômio economia-finanças-lucro-dinheiro; o polinômio rendimentos-poupança-investimentos-simplificação.
          Antagonismologia: o antagonismo ócio / negócio; o antagonismo negócio / emprego; o antagonismo miopia temporal / hipermetropia temporal / antagonismo prêmio da espera / preço da impaciência; o antagonismo pagar agora, usufruir depois / usufruir agora, pagar depois; o antagonismo desconto / juro; o antagonismo credor / devedor; o antagonismo conscin large / conscin miserê; o antagonismo mais tempo na vida / mais vida no tempo; o antagonismo fugir do futuro / fugir para o futuro; o antagonismo argumentum ad cruminam / argumentum ad lazarum; o antagonismo falência / opulência; o antagonismo vitimização / responsabilidade.
          Paradoxologia: o paradoxo de a aplicação em poupança poder gerar perda de renda; o paradoxo de o barato sair caro; o paradoxo de o mercado em baixa ser ponto alto ao investidor; o paradoxo da dívida boa; o paradoxo do bambúrrio patológico; o paradoxo de Easterlin.
          Politicologia: as políticas econômicas; a burocracia atravancando os esforços individuais e coletivos; a plutocracia geradora de desigualdade na distribuição de renda; as políticas fiscais impactando nos índices e metas da economia; a invexocracia enquanto pilar de futuro Estado Mundial Cosmoético.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à independência financeira; o conhecimento e utilização adequados das legislações tributárias; a lei de oferta e demanda; a lei da sobrevivência humana; a lei de responsabilidade fiscal; a lei da economia de males; a lei da economia de bens; a evitação da lei de Gérson.
          Filiologia: a proexofilia; a invexofilia; a liberofilia; a bibliofilia; a administrofilia; a economofilia; a crisofilia.
          Fobiologia: a cacorrafiofobia; a ergofobia; a eleuterofobia; a gatesfobia; a harpaxofobia; a hipengiofobia; a metatesiofobia.
          Sindromologia: a síndrome do Tio Patinhas; a síndrome da riqueza instantânea; a síndrome da geração canguru; a síndrome de supervalorização da profissão; a síndrome de burnout; a síndrome do hiperconsumismo; a síndrome da ectopia afetiva (SEA) relacionada ao cifrão; o complexo de Jonas.
          Maniologia: o desenlace das amarras da consumomania.
          Mitologia: o canto das sereias no mito de Homero; o mito do Rei Midas; o mito do dinheiro enquanto fonte de felicidade; o mito de o dinheiro comprar tudo; o mito da riqueza advir da sorte; o mito moderno de tempo ser dinheiro; o mito da genialidade dos milionários; o mito da perversão das conscins financeiramente ricas; o mito do trabalho enquanto mal necessário; o mito de a aposentadoria ser sempre pacata e improdutiva.
          Holotecologia: a abjuncioteca; a administroteca; a biografoteca; a consciencioteca; a criativoteca; a economoteca; a invexoteca.
          Interdisciplinologia: a Invexologia; a Intrafisicologia; a Autodeterminologia; a Administraciologia; a Empreendedorismologia; a Economia; a Mercadologia; a Consciencioterapia; a Psicologia Econômica; a Reeducaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin inversora; a conscin financeiramente dependente; a conscin financeiramente autônoma; a conscin financeiramente alavancada; a conscin financeiramente conformada; a conscin financeiramente incentivada; a conscin financeiramente realizada; a conscin financeiramente independente.
          Masculinologia: o educador financeiro precoce; o infante vendedor; o adolescente investidor; o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o duplista; o proexista; o reeducador familiar; o poupador; o pesquisador independente antecipado; o jovem rico em férias sem fim; o desempregado; o dependente financeiro; o caloteiro; o assalariado; o autônomo; o comissionado; o negociante; o empresário; o aposentado rico e jovem; o contabilista; o consumista; o avarento; o esbanjador; o agiota; o bancário; o investidor; o poupador; o manipulador; o credor; o devedor; o corrupto; o economista; o corretor financeiro; o assessor econômico-financeiro familiar; o abridor de caminhos; o filantropo; o epicon lúcido; o escritor financeiro; o inversor existencial large; o tenepessista; o ofiexista; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o empreendedor conscienciocêntrico precoce.
          Femininologia: a educadora financeira precoce; a infante vendedora; a adolescente investidora; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a duplista; a proexista; a reeducadora familiar; a poupadora; a pesquisadora independente antecipada; a jovem rica em férias sem fim; a desempregada; a dependente financeira; a caloteira; a assalariada; a autônoma; a comissionada; a negociante; a empresária; a aposentada rica e jovem; a contabilista; a consumista; a avarenta; a esbanjadora; a agiota; a bancária; a investidora; a poupadora; a manipuladora; a credora; a devedora; a corrupta; a economista; a corretora financeira; a assessora econômico-financeiro familiar; a abridora de caminhos; a filantropa; a epicon lúcida; a escritora financeira; a inversora existencial large; a tenepessista; a ofiexista; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a empreendedora conscienciocêntrica precoce.
          Hominologia: o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens invexologus; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens prospectivus; o Homo sapiens professionalis; o Homo sapiens completista.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: inversão financeira na juventude = o pé-de-meia econômico antecipado para até os 26 anos, utilizado para dedicação integral à proéxis; inversão financeira na adultidade
= o pé-de-meia econômico antecipado no início dos 26 até os 40 anos, utilizado para dedicação integral à proéxis.
          Culturologia: a cultura brasileira carente de educação financeira; a evitação da cultura dinheirista; a contracultura ao capitalismo selvagem; a cultura do mecenato proexológico; a cultura do voluntariado; a cultura da autorrealização proexológica; a cultura invexológica.
          Profissão. Mediante a Evoluciologia, a profissão exercida com bases cosmoéticas tende a ser interassistencial, cabendo a adequação das potencialidades do perfil consciencial às especificidades da função exercida. Eis, por exemplo, 3 segmentos listados em ordem alfabética, cuja atuação tende a propiciar maior dinamização e convergência às proéxis dos intermissivistas, considerando os critérios de interassistencialidade, disponibilidade de tempo intrafísico, desenvolvimento de atributos e rendimentos financeiros:
          1. Educação: a docência em instituições formais, ocasionando desenvolvimento da intelectualidade e comunicabilidade na interação aluno-professor.
          2. Empreendedorismo: a gestão de negócios lucrativos por meio de soluções cosmoéticas para problemas e demandas existentes na sociedade.
          3. Saúde: as equipes multidisciplinares de profissionais da saúde, auxiliando na remissão, terapêutica e profilaxia de patologias.
          Profilaxia. Pela Autodiscernimentologia, cabe ressaltar serem as interprisões grupocármicas decorrentes do comportamento anticosmoético do profissional, independentemente da profissão.
          Inversão. A inversão financeira é derivada da autocriticidade e autorganização inversivas, visando a antecipação da libertação do tempo útil da conscin, em plena fase preparatória da proéxis, em função da efetivação das pesquisas proexológicas da maior disponibilidade de atuação entrosada com as equipins e equipexes na fase executiva.
          Lembrete. Às conscins incautas, cabe lembrar: caixão não tem gaveta. O dinheiro é criação intrafísica, não possuindo nenhuma utilidade nas dimensões extrafísicas, apesar do apego ao cifrão constituir elemento gerador de assédios crônicos diversos e elevados níveis de parapsicose pós-dessomática. Fortuna non addit sapientiam (Fortuna não gera sabedoria).
          Testamento. A conscin com pé-de-meia pode valer-se de documento oficial para autorizar doação patrimonial, após a dessoma, para causas ou objetivos autoproexológicos, realizando profilaxia de assédios intergrupais quanto ao destino dos recursos acumulados.
          Meta. Consoante a Invexologia, haja vista a importância da dedicação proexológica full time para o megacompléxis a partir da conquista da desperticidade, elaboração da megagescon e consolidação da ofiex, registra-se aqui a proposta da independência econômica no rol das metas do inversor aos 40 anos de idade, e da inversão financeira enquanto elemento constituinte da teoria das inversões conscienciais.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inversão financeira, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Algema de ouro: Desviaciologia; Nosográfico.
          02. Bamburriologia: Proexologia; Neutro.
          03. Bilibertação inversora: Invexologia; Neutro.
          04. Buffer financeiro: Proexologia; Homeostático.
          05. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático.
          06. Desambição carreirística: Proexologia; Homeostático.
          07. Educação financeira precoce: Reeducaciologia; Neutro.
          08. Energia do dinheiro: Proexologia; Neutro.
          09. Escolha da carreira profissional: Proexologia; Neutro.
          10. Finanças interassistenciais: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Inteligência financeira invexogênica: Invexologia; Neutro.
          12. Inteligência financeira proexogênica: Proexologia; Neutro.
          13. Ortometria econômico-financeira: Autoconscienciometrologia; Neutro.
          14. Testamento de inversor: Autoproexologia; Homeostático.
          15. Tríade da invéxis: Invexologia; Homeostático.
  A INVERSÃO FINANCEIRA, CONCOMITANTE AO PROLONGAMENTO DA INVERSÃO ENERGÉTICA, COMPÕEM A BILIBERTAÇÃO PROEXOLÓGICA, CHANCELANDO A AUTALFORRIA INTRAFÍSICA DO PESQUISADOR INDEPENDENTE.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza a inversão financeira? Com qual idade pretende atingir a liberdade econômica para dedicação integral à proéxis? Já publicou pesquisas sobre a casuística pessoal?
             Bibliografia Específica:
             01. Almeida, Julio; Qualificações da Consciência; 260 p.; 135 caps.; glos. 210 termos; 403 refs.; ono.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 76 a 84.
             02. Almeida, Flávio; et al.; Profissão: Escolhas a Todo Momento; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Anais do IV Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 8; N. 3; Centro de Altos Estudos de Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2004; páginas 207 a 216.
             03. Borges, Olegário; Superação da Síndrome do Canguru através da Autonomia Interassistencial; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Anais do VI Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 9; N. 36S; International Academy of Consciousness; London, UK; Julho, 2007; páginas 55 a 67.
             04. Borges, Pedro; Inversões Conscienciais: Caracterização e Ampliação; Artigo; Gestações Conscienciais; Revista; Anais do XII Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 5; Associação Internacional de Inversão Existencial; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2016; páginas 5 a 16.
             05. Idem; Invexoperfilologia das Inversões Conscienciais; Artigo; Gestações Conscienciais; Revista; Anais do Simpósio do Grinvex; Vol. 6; Associação Internacional de Inversão Existencial; São Paulo, SP; Setembro, 2016; páginas 183 a 197.
             06. Cerbasi, Gustavo; Investimentos Inteligentes: Para Conquistar e Multiplicar seu Primeiro Milhão; 272 p.; 12 caps.; glossário; Thomas Nelson Brasil; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 9 a 272.
             07. Eker, T. Harv; Os Segredos da Mente Milionária: Aprenda a Enriquecer Mudando seus Conceitos sobre o Dinheiro e Adotando os Hábitos das Pessoas Bem-Sucedidas; 176 p.; trad. Pedro Jorgensen Junior; 3a Ed.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 9 a 176.
             08. Ferreira, Roberta; Desenvolvendo a Economicidade através da Autoconsciencioterapia; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Anais do VI Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 9; N. 36S; International Academy of Consciousness; London, UK; Julho, 2007; páginas 87 a 101.
             09. Ferris; Timothy; Trabalhe 4 Horas por Semana: Fuja da Rotina, Viva Onde Quiser e Fique Rico; 318 p.; trad. Rafael Leal; 8a reimp.; Planeta; São Paulo, SP; 2008; páginas 9 a 318.
             10. Garcia, Claudio; Inteligência Financeira e Inversão Existencial; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Anais do VI Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 9; N. 36S; International Academy of Consciousness; London, UK; Julho, 2007; páginas 103 a 125.
             11. Giannetti, Eduardo; O Valor do Amanhã: Ensaio sobre a Natureza dos Juros; 338 p.; 20 caps.; 237 refs.; pref.; ono.; 21 x 14 cm; 5a reimp.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2005; páginas 9 a 277.
             12. Healy, Kent; & Canfield, Jack; Jovens com Atitude Enriquecem mais Rápido (The Success Principles for Teens); trad. Luís Protásio; 352 p.; 21 caps.; 2 microbiografias; 23 x 16 cm; br.; Universo dos Livros; São Paulo, SP; 2013; páginas 9 a 350.
             13. Kiyosaki, Robert T.; & Lechter, Sharon L.; Pai Rico, Pai Pobre: O que os Ricos ensinam a seus Filhos sobre Dinheiro (Rich Dad, Poor Dad); trad. Maria Jose Cyhlar Monteiro; 188 p.; 10 caps.; 1 E-mail; 26 enus.; 36 ilus.; 2 microbiografias; alf.; 23 x 16 cm; br.; 57a Ed.; Elsevier; Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 10 a 188.
             14. Limbrunner, Lucas; La Invexis y el Dinero; Artigo; Gestações Conscienciais; Revista; Vol. 4; N. 1; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 174 a 180.
             15. MacCord, Ricardo; A Importância da Saída da Casa dos Pais e Autonomia Proexológica; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Anais do X Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 15; N. 3; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2012; páginas 456 a 468.
             16. Mansur, Phelipe; Empreendedorismo Evolutivo: Autoliderança Cosmoética Para a Evolução Consciencial; pref. Mário Oliveira; 248 p.; 30 caps.; 23 E-mails; 59 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 21 websites; glos. 210 termos; alf.; ono.; geo.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 7 a 204.
             17. Paludeto, Leonardo; Empreendedorismo Evolutivo: Técnica de Vida com Base em Competências Conscienciais; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral: Anais do X Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 15; N. 3; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2012; páginas 469 a 482.
             18. Pialarissi, Patrícia; Inversão Existencial e o Dinheiro; Artigo; Gestações Conscienciais; Revista; Vol. 4; N. 1; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 16 a 28.
             19. Tornieri, Sandra; Escolha da Carreira Profissional; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Anais do VI Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 9; N. 36S; International Academy of Consciousness; London, UK; Julho, 2007; páginas 69 a 85.
            20. Tractenberg, Leonel; Uma Escala de Avaliação de Opções de Trabalho / Ocupação Profissional com base na Conscienciometria; Artigo; Gestações Conscienciais; Revista; Vol. 3; N. 1; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 128 a 147.
            21. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexandre Steiner, 344 p.; 150 abrev.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21x14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 178 a 181.
            22. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 202, 203, 225 a 227, 327, 328, 584 a 587, 607 a 610, 857 a 859, 1.128 a 1.131, 1.461 e 1.462.
            23. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 7 índices; 3 infografias; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 595 a 597.
            24. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 530, 531 e 719.
            Webgrafia Específica:
            1. Globo G1.com; Quem São as 62 Pessoas cuja Riqueza Equivale à Metade do Mundo; Reportagem; Jornal online; Diário; 5 fotos; Rio de Janeiro, RJ; 21.01.16; disponível em: <http://g1.globo.com/ economia/noticia/2016/01-
/quem-sao-as-62-pessoas-cuja-riqueza-equivale-a-de-metade-do-mundo.html>; acesso em: 09.02.17; 9h59.
            2. Mali, Tiago; Dinheiro Está Minando a Democracia, diz Michael Sandel; Entrevista; Galileu; Revista online; 28.05.14; 1 foto; São Paulo, SP; disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/05/dinheiroesta-minando-democracia-diz-michael-sandel.html/>; acesso em 09.02.17; 17h23.
            3. Melo, Luísa; Os 10 Bilionários mais Jovens de 2016, Segundo a Forbes; Reportagem; Exame; Revista online; 01.03.16; 1 unu.; 8 fotos; 2 ilus.; disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/os-10-bilionarios-mais-jovensde-2016-segundo-a-forbes/>; acesso em 08.02.17; 15h06.
            4. Reuben, Anthony; 1% da População Global detém Mesma Riqueza dos 99% Restantes, diz Estudo; Reportagem; BBC News, Brasil on line; Seção: Economia; 18.01.16; 2 fotos; disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160118_riqueza_estudo_oxfam_fn>; acesso em: 09.02.17; 9h54.
            5. Simulador de Independência Financeira; Clube dos Poupadores (CP); Propaganda de finanças online; Aulas; Livros; Cursos; Ferramentas; 4 Estatísticas; 1 ilus.; disponível em:<www.clubedospoupadores.com/simulador-independencia-financeira>; acesso em: 07.02.17; 18h13.
            6. Witgen, Julia; Custo de um Filho pode Chegar a R$2 Milhões. Como fazer?; Reportagem; Exame; Revista online; 28.02.13; 1 foto; 1 tab.; São Paulo, SP; disponível em: <http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/quanto-custacriar-um-filho-e-como-se-preparar-para-isso/>; acesso em: 07.02.17; 18h11.
                                                                                                                       P. B.