O agente da paz é a conscin, homem ou mulher, determinada a assumir postura exemplarista de vivências positivas e harmônicas, com foco na melhoria do desenvolvimento intraconsciencial repercutindo na homeostase do holopensene dos grupos e ambientes onde está inserido, por meio de manifestação pessoal e intercomunicação pacífica e cosmoética.
Você, leitor ou leitora, reconhece as próprias manifestações bélicas?
AGENTE DA PAZ (PACIFISMOLOGIA) I. Conformática Definologia. O agente da paz é a conscin, homem ou mulher, determinada a assumir postura exemplarista de vivências positivas e harmônicas, com foco na melhoria do desenvolvimento intraconsciencial repercutindo na homeostase do holopensene dos grupos e ambientes onde está inserido, por meio de manifestação pessoal e intercomunicação pacífica e cosmoética. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo agente vem do idioma Latim, agens, “que faz ou traz”. Surgiu no Século XV. O termo paz deriva também do idioma Latim, pax, “paz; estado de paz; tratado de paz”. Apareceu no Século XII. Sinonimologia: 1. Epicentro da paz. 2. Agente ativo da condição da pacificidade evolutiva. 3. Exemplarista de reciclagens antibelicistas. 4. Instaurador do holopensene pacífico. 5. Conscin comprometida com a paz pessoal e grupal. Antonimologia: 1. Agente da guerra. 2. Defensor teórico da paz. 3. Fanático de movimentos antibelicistas. 4. Instaurador de conflitos. 5. Exemplarista anti-paz. 6. Instaurador do holopensene caótico. Estrangeirismologia: o turning point dos autoconflitos; o strong profile apaziguador cosmoético; o rapport com os amparadores de função; o engagement com a pacificação íntima; a performance representando a maturidade evolutiva; a lucidez para ação pacífica na condição de under attack; o modus operandi pacífico na condução da existência; o timing da intervenção permanecendo com o status pacífico nos diálogos. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à pacificidade exemplarista. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Paz: reciclagem comportamental. Paz: holopensene exemplarista. Paz: repercussão holopensênica. Paz íntima: autaceitação. Citaciologia: A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos (Albert Einstein, 1879–1955). Proverbiologia. Eis 3 provérbios pertinentes ao tema: – Quando um não quer, dois não brigam. Aos poucos, e em paz, muito se faz. É bom falar na hora da paz e calar na hora da raiva. Ortopensatologia: – “Paz. A paz do grupo evolutivo começa pela paz íntima de cada consciência”. “É difícil cobrarmos a paz mundial, mas já não é difícil cobrarmos a paz interior quanto a nós mesmos: depende da vontade”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da antiviolência; a autopesquisa provocando catálise na reformulação pensênica; os patopensenes; a autossuperação da patopensenidade; a mudança do bloco pensênico negativo; a revisão de atitudes e de pensenes belicistas antes considerados conduta normal; a incorruptibilidade autopensênica; os pacipensenes; a sustentação da pacipensenidade; o holopensene da paz íntima; a acalmia pensênica; os lucidopensenes; a manutenção da lucidopensenidade; a racionalização da autopensenização; a fixação de holopensenes pacificadores; o holopensene da megafraternidade; o holopensene das reconciliações grupocármicas; a reeducação pensênica para a paz; o poder do holopensene pacificador; o pensene da intercompreensão; o holopensene pessoal da introspecção pacificadora; o holopensene das autorrecins; a higienização do holopensene pessoal; o hábito pessoal de pensenizar pacificamente; a autopensenização sadia continuada; o holopensene pessoal da pacificação intraconsciencial permanente. Fatologia: a motivação de ser agente no processo evolutivo da paz; o autocompromisso pela paz; o compromisso em vivenciar o fraternismo; o comprometimento pela busca da autopacificação íntima; a intenção qualificada pela pacificidade; a autopacificação teática; os valores evolutivos; a anticonflitividade cotidiana; a superação do ego conflitivo; a sustentação da paz frente às influências patológicas; a vivência da autopacificação mental; o domínio das emoções subumanas; o bem-estar interior na autorrenovação íntima; a inteligência evolutiva (IE); a autoconscientização multidimensional superando a monovisão intrafisica; a busca e divulgação de iniciativas positivas em prol do bem-estar qualitativo da Humanidade; a busca pelo equilíbrio emocional; o desafio da autopacificação perante os conflitos pessoais e grupais; a imparcialidade ao mediar desavenças; a comunicação não violenta; a profilaxia dos reforços de interprisão; a opção pelo autodesassédio; a desdramatização de qualquer tipo de conflito; a ausência do ressentimento; a eliminação do preconceito consciencial; a postura madura em situações de discordância; o antibelicismo inerente à conscin cosmoética; o enfrentamento das imaturidades; o isolamento profilático para permitir as autorreflexões; as reciclagens intraconscienciais aprimorando a acalmia íntima; a importância de ponderar e solucionar conflitos a partir do autodiscernimento; a convivência sadia consigo mesmo; a dinâmica das interrelações explicitando o maximecanismo evolutivo; a condição de minipeça no maximecanismo interassistencial em relação às atitudes pacíficas. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a psicosfera pessoal equilibrada; a condição extrafísica de minipeça do maximecanismo pelo desenvolvimento da paz no Planeta; as sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais; a manifestação energética bélica na fala calma; o investimento da equipex de amparadores da paz; a projeção lúcida com foco na autopesquisa e interassistência; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a exteriorização de energias pacificadoras juntamente com as consciexes amparadoras; a prática energética assistencial diária da tenepes; a autoconsciência multidimensional eliminadora de conflitos; a conexão com os amparadores extrafísicos visando estratégias educativas; o perdão e a reconciliação com consciexes e conscins gerando pacificação íntima. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo pacificação intraconsciencial–pacificação interconsciencial; o sinergismo autopacificação teática–empatia; o sinergismo gerado pela valorização do trafor para promover reciclagens de traços bélicos; o sinergismo autocorreção evolutiva‒autopacificação teática; o sinergismo reciclagem da agressividade–lucidez na pacificidade. Principiologia: o princípio pessoal de a paz ser responsabilidade íntima; o princípio cosmoético do não acumpliciamento com a violência; o princípio de objetivar o melhor para todos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da imperturbabilidade; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da megafraternidade; a expansão da compreensão do princípio da evolução grupal interassistencial; o princípio do Universalismo. Codigologia: o código pessoal da Cosmoética (CPC) embasando a autopacificidade; o código de posturas pacificadoras. Teoriologia: a teoria da autorresponsabilidade assistencial; a teoria do Homo sapiens pacificus; a teoria da proéxis; a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria da homeostase holossomática sendo fator preponderante de autodefesa; a amortização satisfatória dos endividamentos da teoria da interprisão grupocármica; a teoria da minipeça no maximecanismo na evolução grupal; a teoria do Estado Mundial. Tecnologia: as técnicas de autopacificar-se diante das provocações beligerantes; a técnica de se colocar no lugar do outro; a técnica de pensar antes de falar ou agir; a técnica de ver o lado melhor das coisas; a técnica do sobrepairamento analítico; as técnicas de mediação de conflitos; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica do paciograma. Voluntariologia: o voluntariado na docência itinerante no curso Pacifismologia do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; o empenho dos voluntários da Conscienciologia para a construção do laboratório da paz no Campus de Pesquisas do IIPC, Saquarema, RJ. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Pacificarium; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia. Efeitologia: o efeito da pacificação intraconsciencial potencializando a paz geral; o efeito da autopensenidade pacífica nos empreendimentos pessoais; o efeito do exemplarismo pessoal no holopensene grupocármico; o efeito pacifista da desconstrução dos traços belicosos; os efeitos dos atos pacíficos intermediando a interassistência; o efeito da desrepressão emocional na pacificação; o efeito do saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) na lucidez em situações de conflitos; o efeito reverberador da pacificação pessoal ao grupal. Neossinapsologia: a criação das neossinapses pela intercompreensão; as neossinapses de autopacificidade geradas nas conquistas do cotidiano; as neossinapses adquiridas nas autopesquisas e recins da reeducação emocional; as neossinapses adquiridas pela identificação dos conflitos íntimos; as neossinapses oriundas das reciclagens das posturas bélicas; as neossinapses advindas da reciclagem do vocabulário belicista; as neossinapses conquistadas através da autoconscienciometria; as neossinapses necessárias para realizar concessão em prol da paz. Ciclologia: o ciclo ressentimento-compreensão-perdão-reconciliação-pacificação; o ciclo conflitos desafiadores–crises de crescimento–desenvolvimento de trafores pacifistas; o ciclo conflito-mediação-conciliação; o ciclo reparação-recomposição; o ciclo autenfrentamento-autossuperação-autoconfiança; o ciclo belicismo-recin-autodiscernimento-pacifismo; o rompimento do ciclo vicioso reclamação-vitimização-reatividade-distanciamento. Binomiologia: o binômio autopacificação-heteropacificação; o binômio paz–responsabilidade íntima; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio admiração-discordância; o binômio oportunidade assistencial–amparabilidade; o binômio autoincorruptibilidade-antiemocionalidade; o binômio temperamento–tendências emocionais. Interaciologia: a interação autocompreensão-autocomprometimento; a interação autoincorruptibilidade-autopacificação; a interação anticonflitividade–saúde holossomática; a interação conduta desarmada–acolhimento assistencial; a interação esclarecimento-pacificação; a interação equilíbrio emocional–comunicação assertiva; a interação construção da paz pessoal–fortalecimento da paz planetária; a interação estar em paz consigo–estar em paz com os outros; a interação paraperceptibilidade do conflito–percentual de responsabilidade do conflito gerado. Crescendologia: o crescendo autorreconhecimento das posturas bélicas–reciclagem–assunção das posturas pacíficas; o crescendo estar pacífico–ser pacífico; o crescendo paz interior–paz exterior; o crescendo competitividade–cooperação; o crescendo acalmia pessoal–acalmia ambiental; o crescendo pacificação egocármica–pacificação grupocármica–pacificação policármica; o crescendo autocontrole–equilíbrio mental; o crescendo autodiscernimento-autossuperação-autopacificação. Trinomiologia: o trinômio anticonflitividade–pacificação íntima–serenismo; o trinômio intracompreensão-intercompreensão-interassistência; o trinômio discernimento-cosmoeticidade-pacificidade; o trinômio autorreflexão-autotares-autexperimentação; o trinômio pensamento-sentimento-ação; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio vontade-decisão-recin. Polinomiologia: o polinômio autoconhecimento-autodiscernimento-autossuperação-autopacificação; o polinômio percepção-autocognição-aprendizado-experimentação-mudança; o polinômio intenção-vontade-reeducação-pacificação; o polinômio racionalidade-lógica-autodiscernimento-holomaturidade; o polinômio intenção-estruturação-determinação-renovação. Antagonismologia: o antagonismo paz íntima / conflito externo; o antagonismo conduta desarmada / conduta defensiva; o antagonismo pacificidade / passividade; o antagonismo antiemotividade pacificadora / emocionalismo conflituoso; o antagonismo pacificação íntima / silêncio omissivo; o antagonismo defender a paz no mundo / estar em conflito pessoal; o antagonismo pacificação íntima / preguiça mental; o antagonismo paz interior / alienação grupal; o antagonismo autocontrole / reatividade; o antagonismo autorresponsabilidade / autovitimização. Paradoxologia: o paradoxo de o ato de paz não promover necessariamente a paz; o paradoxo de voltar-se a si mesmo para solucionar os heteroconflitos; o paradoxo do cidadão armado sentir-se mais seguro; o paradoxo de a paz universal estar subordinada à paz individual; o paradoxo de a consciência poder ser algoz de si mesma; o paradoxo de a evolução individual ser realizada em grupo; o paradoxo de falar de paz no momento de raiva. Politicologia: a pacienciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a conviviocracia; a proexocracia; a energocracia; a comunicocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço na conquista da imperturbabilidade íntima; a lei das afinidades interconscienciais; a lei da causa e efeito; a lei da inseparabilidade grupocármica. Filiologia: a pacificofilia; a autexemplofilia; a autocriticofilia; a cosmoeticofilia; a autoconscienciometrofilia; a reeducaciofilia; a tenepessofilia; a autopesquisofilia; a serenofilia; a autassistenciofilia; a raciocionofilia; a teaticofilia; a ortopensenofilia. Fobiologia: a superação da confrontofobia; a remissão da fracassofobia; a libertação da conflitofobia; a eliminação da decidofobia; a reciclagem da parapsicofobia; a extinção da criticofobia; a erradicação da reciclofobia. Sindromologia: a constatação da síndrome da robotização consciencial; a superação da síndrome do ansiosismo; a remissão da síndrome da autovitimização; a libertação da síndrome da competição; a evitação da síndrome do justiceiro na mediação de conflitos. Mitologia: o mito de a paz ser promovida pela guerra; o mito da mudança sem reciclagem intraconsciencial; o mito da construção da paz íntima sem autopesquisa; o mito de a paz ser ausência de guerra; o mito de a discussão e o debate representarem conflitos. Holotecologia: a psicossomatoteca; a mentalsomatoteca; a energoteca; cosmoeticoeteca; a profilaticoteca; a conflitoteca; a experimentoteca; a comunicoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Pacifismologia; a Parapercepciologia; a Autopesquisologia; a Holopensenologia; a Autopensenologia; a Maturologia; a Coerenciologia; a Autodesassediologia; a Transafetivologia; a Racionologia; a Harmoniologia; a Homeostaticologia. IV. Perfilologia Elencologia: o agente da paz; a conscin pacífica; a conscin minipeça; a conscin autoconfiante; a conscin lúcida; a conscin interassistencial; a conscin aglutinadora; a conscin universalista; a conscin traforista; a conscin paraperceptiva; a conscin mais lúcida dentro do grupo. Masculinologia: o acoplamentista; o amparador intrafísico; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o agente retrocognitor; o conscienciólogo; o conviviólogo; o proexista; o líder; o exemplarista; o voluntário em Organizações Não-Governamentais (ONGs); o docente; o palestrante; o autocomprometido; o objetor de consciência; o projetor consciente; o intermissivista; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a agente retrocognitora; a consciencióloga; a convivióloga; a proexista; a líder; a exemplarista; a voluntária em ONGs; a docente; a palestrante; a autocomprometida; a objetora de consciência; a projetora consciente; a intermissivista; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens despertus. V. Argumentologia Exemplologia: agente da paz aprendiz = a conscin determinada a assumir comportamentos pacíficos; agente da paz qualificado = a conscin com o holopensene pacífico consolidado. Culturologia: a cultura da reeducação para a paz; a cultura de paz; a cultura da autopesquisa; a cultura da autexperimentação. Impedidores. Eis, em ordem alfabética, 15 manifestações incoerentes e impedidoras da condição de agente da paz: 01. Arrogância. 02. Contra-ataque. 03. Defesa do ego. 04. Hipocrisia. 05. Hostilidade reprimida. 06. Impaciência. 07. Impulsividade. 08. Indignação. 09. Insegurança. 10. Intolerância. 11. Ironia. 12. Perfeccionismo. 13. Pusilanimidade. 14. Raiva. 15. Reatividade. Atributos. Eis, em ordem alfabética, 15 condições ou atributos conscienciais a serem cultivados pelo agente da paz: 01. Argumentação. 02. Bom humor. 03. Calma. 04. Compreensão. 05. Comprometimento. 06. Cosmoeticidade. 07. Diplomacia. 08. Discernimento. 09. Discreção. 10. Domínio energético. 11. Empatia. 12. Epicentrismo. 13. Exemplarismo. 14. Fraternismo. 15. Universalismo. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o agente da paz, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autocompromisso pela paz: Pacifismologia; Homeostático. 02. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro. 03. Autodomínio emocional despertológico: Psicossomatologia; Homeostático. 04. Autopacificação teática: Pacifismologia; Homeostático. 05. Desenvolvimento da pacificação íntima: Pacifismologia; Homeostático. 06. Exemplo silencioso: Exemplologia; Homeostático. 07. Grupalidade inclusiva: Conviviologia; Homeostático. 08. Holomaturologia: Evoluciologia; Homeostático. 09. Holopensene de paz: Pacifismologia; Homeostático. 10. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático. 11. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático. 12. Refinamento da intencionalidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Solilóquio: Autopensenologia; Neutro. 14. Sustentação da autopensenidade sadia: Holopensenologia; Homeostático. 15. Teática pacifista interconsciencial: Pacifismologia; Homeostático. O AGENTE DA PAZ ASSUME A AUTORRECICLAGEM DOS TRAÇOS BÉLICOS CONTRIBUINDO EFETIVAMENTE, PELO EXEMPLARISMO, NA INSTALAÇÃO DE HOLOPENSENE PESSOAL MOTIVADOR DE MUDANÇAS PACÍFICAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece as próprias manifestações bélicas? Propaga energias em prol da pacificação pessoal e grupal? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR, 2007; páginas 149 a 153. 2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografía;; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR, 2014; página 1.268. S. S.