Plano de Paz

O plano de paz é a sistematização de programa, projeto ou conjunto de medidas específicas, a serem concretizadas pelas conscins, homens ou mulheres, a fim de cessarem as disputas anticosmoéticas, os conflitos e planificarem os encaminhamentos no pós-conflito, para efetivar o acordo e vincar a paz.

Você, leitor ou leitora, já elaborou e efetivou plano de paz? Conseguiu dirimir algum conflito?

      PLANO DE PAZ
                                     (PACIFISMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O plano de paz é a sistematização de programa, projeto ou conjunto de medidas específicas, a serem concretizadas pelas conscins, homens ou mulheres, a fim de cessarem as disputas anticosmoéticas, os conflitos e planificarem os encaminhamentos no pós-conflito, para efetivar o acordo e vincar a paz.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo plano vem do idioma Latim, planus, “plano; igual; chão; raso; nivelado”. Surgiu no Século XIV. O termo paz deriva do idioma Latim, pax, “paz; estado de paz; tratado de paz”. Apareceu no Século XII.
          Sinonimologia: 1. Projeto de paz. 2. Planejamento pacifista. 3. Estratégia pacifista.
          Neologia. As 3 expressões compostas plano de paz, plano de paz intrafisicalista e plano de paz multidimensional são neologismos técnicos da Pacifismologia.
          Antonimologia: 1. Plano de guerra. 2. Propósito belicista. 3. Estratégia econômica.
          Estrangeirismologia: o rapport interconsciencial; o insight propício; a intentio recta; a password; o upgrade nas conversações; o strong profile apaziguador; a peace operation.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à pacificação grupal.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Pacificação: planificação existencial.
          Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes (Stephen Kanitz, 1946–).
          Ortopensatologia: – “Planejamento. Todo trabalho deve ser planejado”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do apaziguamento; a fôrma holopensênica; o holopensene estrategista; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade atuante; o abertismo autopensênico; o autesforço consciencial perante os patopensenes; a patopensenidade superada; a racionalização da autopensenização.
          Fatologia: o plano de paz; as bases para a paz; o processo de paz “em ponto morto”; o lançamento do plano; a discussão do plano; o novo plano; o aprovação do plano; a razão do plano; o plano coordenado; o plano pessoal; o momento para o plano de paz; o plano possível; o plano implícito; o plano explícito; a recepção fria dos planos; o plano coordenado; os planos futuros; a realização do plano; o segundo plano; o plano de trabalho conjunto; a parte do plano; o plano de ação (imediatismo); as ideias; o objetivo de avançar na construção da estabilidade social; o esforço para manter o ambiente de respeito; a tentativa de restabelecer a tranquilidade; o cessar fogo amplamente respeitado; as violações pontuais; a transição política necessária; a barganha; o abertismo; a massa de manobra; a manobra em si; o êxito; os interesses; as pressões; as velhas opiniões; a expectativa do sucesso; o alívio do peso; o enfoque justo e sensível; a clareza para se construir a confiança; a cooperação econômica; o ato ou efeito de estar pronto para as negociações de paz; a justiça transicional; a restauração; a esfera diplomática; as novas abordagens; as sanções; o cronograma; o desenho do plano de paz; as vias da paz; a renegociação dos termos de paz; a tentativa de paz; o ato ou efeito de pôr em marcha o plano de paz; o plano para se regular a crise; a responsabilidade pelas ações subsequentes; as propostas; o propósito de resolução da questão; o propósito superior; a proporção de consciências favoráveis; a proposição de ações práticas; a proposta mínima; a proposta justa; a ponderação das alternativas; o propósito bem definido; o fator de recuperação; a agenda para a paz; a implantação e a manutenção da paz.
           Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a participação dos amparadores extrafísicos auxiliando na elaboração dos planos de paz; as pararrealidades preponderantes; a modulação das energias; a paraparceria com os amparadores extrafísicos técnicos.


                                             III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo fato-parafato.
           Principiologia: o princípio da reciprocidade interconsciencial.
           Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC).
           Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas.
           Tecnologia: as técnicas pessoais de autodesassédio.
           Voluntariologia: o exemplarismo dos voluntários pela paz.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Pacificarium.
           Efeitologia: o efeito da paz para todos.
           Neossinapsologia: as neossinapses advindas do Paradireito.
           Ciclologia: o ciclo retórica-estratégia.
           Enumerologia: o planejamento de paz; a proposição de paz; o preparo de paz; a programação de paz; a iniciativa de paz; a perspectiva de paz; a possibilidade de paz.
           Binomiologia: o binômio cooperação-compromisso; o binômio interesse-urgência.
           Interaciologia: a interação motivo-momento.
           Crescendologia: o crescendo propostas diversas–fatos concretos; o crescendo planejamento-acordo.
           Trinomiologia: o trinômio peacemaking-peacekeeping-peacebuilding.
           Polinomiologia: o polinômio acolher-ponderar-deliberar-conduzir.
           Paradoxologia: o paradoxo de não estar em guerra não implicar necessariamente estar em paz.
           Politicologia: a paradiretocracia possibilitando a melhor resolução.
           Legislogia: a lei do maior esforço coletivo.
           Filiologia: a pacifismofilia; a lucidofilia; a exemplofilia; a experimentofilia; a harmonofilia; a ortopensenofilia; a pacienciofilia.
           Fobiologia: a confrontofobia; a praticofobia; a cosmeticofobia; a planofobia; a administrofobia; a organizaciofobia; a evoluciofobia.
           Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA) atravancando o processo de paz.
           Maniologia: a retromania; a verbomania; a vitimomania; a riscomania; a salvaciomania; a perversomania.
           Mitologia: o mito de esquecer para perdoar.
           Holotecologia: a convivioteca; a prioroteca; a pacificoteca; a metodoteca; a reurbanoteca; a pensenoteca; a proexoteca.
           Interdisciplinologia: a Pacifismologia; a Politicologia; a Paradireitologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Energossomatologia; a Conviviologia; a Parapatologia; a Errologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a consbel; a consciência superficial; a consciência bradipsíquica; a consciência primária; a consciência simplista; a conscin baratrosférica; a conscin bucha de canhão; o indivíduo amoral; a conscin dissidente; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; o ser interassistencial; a consciência contraditória; a consciex amparadora veterana.
           Masculinologia: o diplomata; o mediador; o autor do plano; os assessores; o advogado; o adversário; o agente motivador; o antibelicista; o estrategista; o argumentador; o cabeça; o desafeto; o líder; o liderado; o objetor da paz; o obreiro da paz; o bastião da paz.
          Femininologia: a diplomata; a mediadora; a autora do plano; as assessoras; a advogada; a adversária; a agente motivadora; a antibelicista; a estrategista; a argumentadora; a cabeça; a líder; a liderada; a objetora da paz; a obreira da paz; a bastiã da paz.
          Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens microplanus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens justometitor; o Homo sapiens assertor; o Homo sapiens processor.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: plano de paz intrafisicalista = a estratégia de resolução de conflito, considerando apenas os aspectos materialistas; plano de paz multidimensional = a estratégia de resolução de conflito entre países, mais longa, elaborada pelas conscins lúcidas, levando em conta aspectos holocármicos.
          Culturologia: a cultura do apaziguamento.
          Princípios. Conforme a Determinologia, o plano de paz tem geralmente, explícita ou implícita, a admissão de 3 vertentes, com vistas à resolução e encaminhamento, advindas da causa do conflito e prejuízos, listadas em ordem funcional:
          1. Reconhecimento.
          2. Responsabilidade.
          3. Reparo.
          Cosmograma. Pela ótica da Estrategiologia, eis 7 exemplos de intentos pelo propósito pela paz, exitosos ou não, listados em ordem alfabética:
          1. Anistia. Os farrapos obtiveram, junto a governo imperial, 12 cláusulas para o acordo de paz, dentre as quais a ampla anistia e reintegração dos rebeldes ao corpo militar (Dom Pedrito, Brasil; 25.02.1845).
          2. Apoio. O rei Abdullah (1962–), da Jordânia, ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (1946–), ajuda dos países árabes para ajustes em possível plano de paz palestino-israelense (Amã, Jordânia; 05.04.17).
          3. Cooperação. O presidente cipriota turco, Mustafa Akinci (1947–), afirmou, se as negociações para resolução sobre o conflito (Chipre do sul e Chipre do Norte) terminarem com êxito, a cooperação no uso do gás natural beneficiando toda a região, trazendo paz duradoura à ilha (Islamabad, Paquistão; 04.03.17).
          4. Coordenação. Japão e Rússia concordaram em buscar novas abordagens nas negociações sobre o tratado de paz entre os 2 países, nunca assinado, após a Segunda Guerra Mundial (Sochi, Rússia; 06.05.16).
          5. Exclusão. Grupos moderados da oposição Síria, aliados, apresentaram plano de paz e de transição política democrática para o país, excluindo o ditador Bashar al-Assad, governante da Síria desde 2000 (Damasco, Síria; 07.09.18).
          6. Greve. Para dar fim à guerra civil no país, grupo de mulheres lideradas por Leymah Gbowee (1972–), decidiu fazer greve de sexo enquanto maridos não chegassem ao acordo de paz, semelhante à peça grega Lisístrata, de Aristófanes (Século IV a.e.c.); (Monróvia, Libéria; 2003).
          7. Inclusão. A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA)
elogiou o novo apelo das autoridades por negociações de paz com o grupo Talibã, incluindo na pauta dos diálogos temas como mudanças na constituição, anulação de sanções contra pessoas e entidades e libertação de prisioneiros (Cabul, Afeganistão; 28.02.18).


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o plano de paz, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
            02. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
            03. Conflito social: Sociologia; Nosográfico.
            04. Conscin resoluta: Autodecidologia; Neutro.
            05. Diálogo de paz: Pacifismologia; Homeostático.
            06. Elencologia: Grupocarmologia; Neutro.
            07. Gestão participativa: Administraciologia; Neutro.
            08. Mediador: Conflitologia; Homeostático.
            09. Pacipensene: Paciologia; Homeostático.
            10. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
            11. Plenitude convivencial: Conviviologia; Neutro.
            12. Ponto pacífico: Anticonflitologia; Neutro.
            13. Primeiro discernimento: Holomaturologia; Homeostático.
            14. Renúncia cosmoética: Anticonflitologia; Homeostático.
            15. Resolução prioritária: Autopriorologia; Homeostático.
        O PLANO DE PAZ EXITOSO, EM GERAL, PROMOVE
    AVANÇOS CONSCIENCIAIS PARA TODOS. NÃO HÁ PAZ
     DE FATO, SE CADA PARTE SE RESTRINGE, INCONVIVENTE, AO PRÓPRIO CAMPO DE MANIFESTAÇÃO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já elaborou e efetivou plano de paz? Conseguiu dirimir algum conflito?
            Bibliografia Específica:
            1. Caggiani, Ivo; David Canabarro de Tenente a General (Revolução Farroupilha); Biografia; 272 p.; 42 caps.; 109 citações; 4 cronologias; 4 enus.; 12 fotos; 28 ilus.; 1 mapa; 77 microbiografias; 100 notas; 39 refs; 1 apênd.; 21,5 x 15,5 cm; br.; Martins Livreiro; Porto Alegre, RS; 1992, páginas 148 e 149.
            2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares (EDITARES); Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 31 a 33.
            Webgrafia Específica:
            1. Agência de Notícias Internacional.com (EFE); Redação; Rei da Jordânia oferece Ajuda a Trump em Plano de Paz Palestino-Israelense; desde 1939, Madrid, Espanha; disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/04/05/rei-da-jordania-oferece-ajuda-a-trump-em-plano-de-paz-palestino-israelense.htm>; acesso em: 15. 09.18; 16h18.
            2. Claudia, Maria; Oposição Síria apresenta Plano de Paz excluindo Bashar al-Assad; EBC; Empresa Brasileira de Comunicação; Artigo; 1 foto; Damasco, SYR e Estambul; desde 07.09.16; disponível em: <http://agenciabrasil. ebc.com.br/internacional/noticia/2016-09/oposicao-siria-apresenta-plano-de-paz-excluindo-bashar-al-assad>; acesso em: 31.10.18; 10h26.
            3. Martins, Miguel; Leymah Gbowee, Lísistrata moderna (Libéria); Desde 09.09.13; Artigo; 1 foto; São Pau¬lo, SP; disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/internacional/leymah-gbowee-lisistrata-moderna-2232.html>; aces¬so em: 16.10.18; 07h32.
           4. ONUBR.com; Redação; ONU elogia Proposta do Governo Afegão para Negociar Paz com Talibã; Cabul; 01.03.18; 21h18; 1 foto; disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-elogia-proposta-do-governo-afegao-para-negociarpaz-com-taliba/>; acesso em: 31.10.18; 13h53.
           5. Sputinik News; Redação; Rússia e Japão concordaram em Buscar novas Abordagens sobre Tratado de Paz; Sochi, RUS; 09.05.16; 08h32; 1 citação; 1 foto; disponível em: <http://br.sputniknews.com/mundo/20160509/45012 50/russia-japao-tratado-paz.html>; acesso em: 13.10.18; 16h15.
           6. TRT.net; Redação; Cooperação Energética contribuiria para a Paz em Chipre; Islamabad; Desde 04.03. 17; 20h26; 1 foto; disponível em: <http://www.trt.net.tr/portuguese/economia/2017/03/04/akinci-cooperacao-energeticacontribuiria-para-a-paz-em-chipre-684487>; acesso em: 09.09.18; 10h41.
                                                                                                            G. B. C.