A adaptação cognopolita é a capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, intermissivista ou não, residente ou visitante, integrar-se de maneira harmônica e produtiva à Cognópolis de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, Brasil.
Você, leitor ou leitora, sente-se preparado para os ajustamentos necessários à vivência na Cognópolis de Foz do Iguaçu? Você está satisfeito com as condições de vida encontradas?
ADAPTAÇÃO COGNOPOLITA (ADAPTACIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A adaptação cognopolita é a capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, intermissivista ou não, residente ou visitante, integrar-se de maneira harmônica e produtiva à Cognópolis de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, Brasil. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo adaptar vem do idioma Latim, adaptare, “adaptar; ajustar; tornar apto”. Surgiu no Século XV. A palavra adaptação apareceu no Século XIX. O primeiro elemento de composição cogn deriva do idioma Indoeuropeu, gno, “conhecer”. O segundo elemento de composição polita procede do idioma Grego, pólis, “cidade; a cidade por excelência; a parte alta da cidade; reunião de cidadãos; Estado Livre; democracia”. Sinonimologia: 1. Ambientação cognopolita. 2. Ajustamento cognopolita. 3. Amoldamento cognopolita. 4. Harmonização cognopolita. 5. Unissonância cognopolita. 6. Socialização cognopolita. 7. Naturalização cognopolita. Neologia. As duas expressões compostas adaptação cognopolita inicial e adaptação cognopolita definitiva são neologismos técnicos da Adaptaciologia. Antonimologia: 1. Inadaptação cognopolita. 2. Dissonância cognopolita. 3. Desarmonização cognopolita. 4. Antissocialidade cognopolita. Estrangeirismologia: a better choice evolutiva; o modus operandi local; a network interassistencial. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às reciclagens íntimas facilitadoras da adaptação à Cognópolis. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da adaptabilidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; a identificação do holopensene local. Fatologia: a adaptação cognopolita; a interferência do grupocarma; a eliminação dos rabos presos na cidade de origem; o abertismo cultural; a eliminação dos egoísmos; o despojamento pessoal; o bom humor; o afastamento grupocármico; o posicionamento cosmoético; as pressões intrafísicas; a priorização dos alicerces da residência e profissão; a priorização do planejamento para a mudança; a diplomacia nas tratativas profissionais; a autoconfiança quanto aos atributos profissionais; a flexibilidade profissional; as mudanças profissionais; o investimento na qualificação profissional; as mudanças de valores pessoais; a priorização dos ajustes para a próxima vida; o investimento no poliglotismo; a autoconscientização quanto às responsabilidades sociais; a autoconscientização quanto às reponsabilidades assistenciais; o choque cultural; a arrogância cultural; a busca pela compreensão dos comportamentos padrões locais; a observação dos aspectos do cotidiano; a eliminação dos queixumes; as descobertas das expertises pessoais; os resgates grupocármicos; os reencontros; os desencontros; o condicionamento físico; a priorização da manutenção da saúde somática; a resiliência perante os megadesafios diários; a força presencial; a eliminação da alienação quanto às singularidades locais; as insatisfações íntimas; as expectativas frustradas; os facilitadores e dificultadores urbanos; a priorização do prioritário; os ajustes às premissas da proéxis pessoal e grupal; o alinhamento das diretrizes da proéxis; o foco no trabalho; as repercussões das ações diárias; a formação de dupla evolutiva; o desfazimento da dupla evolutiva; as Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a mudança de voluntariado e de IC; os Cursos de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia; os cursos de campo no Discernimentum; a Holoteca; o Tertuliarium; a priorização da leitura útil diária; a escrita de verbetes; a escrita de cursos; a megagescon. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a priorização da saúde energossomática; o uso das bioenergias nos auto e heterodesassédios; os insights parapsíquicos; os extrapolacionismos parapsíquicos; a atenção aos detalhes e sincronicidades; o local de poder; as abordagens pensênicas das consciexes da região; a maxiproéxis grupal; a sintonia com os padrões energéticos locais com fins interassistenciais; a paraconectividade com os amparadores locais; a autoconscientização quanto às responsabilidades parassociais; a compreensão quanto à pararrealidade das reurbanizações extrafísicas; as reurbanizações extrafísicas melhorando os ambientes intrafísicos locais; as Dinâmicas Parapsíquicas; a comunex Interlúdio. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo mentalsoma-energossoma; o sinergismo holopensene pessoal–holopensene local; o sinergismo de ideias e ações na dupla evolutiva; o sinergismo entre amparando e amparador relativo às ações pró-evolutivas; o sinergismo da vizinhança cognopolita; o sinergismo entre as energias conscienciais; o sinergismo entre os voluntários de IC e a equipex de amparadores de função. Principiologia: o princípio da descrença; o princípio de todos terem direito a nova chance; os princípios pessoais; o princípio da megafraternidade; o princípio da evolução grupal; os princípios da proéxis pessoal; o princípio de nada acontecer por acaso. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de prioridades pessoais; os códigos de condutas socioculturais. Tecnologia: as técnicas paradiplomáticas; a prática diária da tenepes; as técnicas de reconhecimento local; a técnica de ser você mesmo. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; a finesse nas interações no voluntariado. Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos do CEAEC; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia. Efeitologia: os efeitos dos posicionamentos cosmoéticos perante os desafios diários; o efeito das decisões aprioristas; os efeitos das manifestações bioenergéticas nos ambientes frequentados; os efeitos da participação nas redes sociais; os efeitos das relações interassistenciais; os efeitos das participações em dinâmicas parapsíquicas; os efeitos das sessões consciencioterápicas; os efeitos das preceptorias parapsíquicas. Neossinapsologia: as neossinapses formadas a partir do contato com novas estruturas socioculturais; as neossinapses geradas na troca de experiências entre os parceiros evolutivos; as neossinapses desenvolvidas a partir dos acoplamentos com os amparadores de função; as neossinapses resultantes das experiências lúdicas ou traumáticas durante o processo de adaptação. Ciclologia: o ciclo recéxis-recin; o impacto do ciclo das mudanças íntimas nos ambientes; o ciclo das mudanças das atividades no voluntariado conscienciológico; o ciclo adaptação-readaptação; o cipriene; os ciclos de palestras das ICs. Binomiologia: o binômio adaptação genérica–adaptação específica; o binômio admiração-discordância; o binômio insatisfação íntima–insatisfação generalizada; o binômio inflexibilidade-inadaptação; o binômio vida íntima–vida pública; o binômio ajustes constantes–ajustes definitivos. Interaciologia: a interação Socin-Sociex; a interação CCCI-Socin; a interação pessoal sem barreiras; a interação (dupla) conscin–consciex amparadora; a interação (dupla) acolhedor-acolhido; a interação (dupla) docente–discente conscienciológico; a interação cosmoética entre líder e liderado. Crescendologia: o crescendo adaptação primária–adaptação avançada; o crescendo ajustes intraconscienciais–ajustes mesológicos; o crescendo tenepes-ofiex; o crescendo pré-cognopolita–cognopolita; o crescendo conscin acolhida–conscin acolhedora. Trinomiologia: o trinômio vontade-intencionalidade-autorganização; o trinômio parapercepção-racionalização-atitude; o trinômio residência-trabalho-voluntariado; o trinômio expectativa exacerbada–frustração–antagonismo. Antagonismologia: o antagonismo satisfação / frustração; o antagonismo universalismo / sectarismo; o antagonismo xenofobia / xenofilia; o antagonismo empatia / repulsão; o antagonismo sociofobia / sociofilia; o antagonismo estresse da adaptação / estresse do fracasso; o antagonismo voluntário ativo / voluntário dissidente. Paradoxologia: o paradoxo adaptação urbana–inadaptação cognopolita; o paradoxo adaptação cognopolita–inadaptação urbana. Politicologia: a política da boa vizinhança; a interassistenciocracia. Legislogia: a lei do continuísmo evolutivo; a lei do maior esforço aplicada à adaptação nas escolhas mesológicas; a lei da ação e reação. Filiologia: a neofilia; a tecnofilia; a conviviofilia; a decidofilia; a xenofilia; a interassistenciofilia; a culturofilia; a laborofilia; a adaptaciofilia. Fobiologia: a neofobia; a comunicofobia; a recexofobia; a sociofobia; a xenofobia; a hipengiofobia; a autocriticofobia; a decidofobia. Sindromologia: a síndrome da interiorose; a síndrome de burnout; a síndrome do conflito de paradigmas; a síndrome do estrangeiro. Interdisciplinologia: a Adaptaciologia; a Evoluciologia; a Proexologia; a Homeostaticologia; a Coerenciologia; a Concordanciologia; a Conviviologia; a Vinculologia; a Vivenciologia; a Conexologia; a Interaciologia; a Etologia; a Interprisiologia; a Consensologia; a Duplologia; a Temperamentologia; a Recexologia; a Diplomaciologia; a Paradiplomaciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin reurbanizadora; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin cognopolita. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o sociólogo; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a socióloga; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens universalis. V. Argumentologia Exemplologia: adaptação cognopolita inicial = a integração relativa aos primeiros meses de residência na Cognópolis de Foz do Iguaçu; adaptação cognopolita definitiva = a adequação relativa à radicação sustentável na Cognópolis de Foz do Iguaçu. Culturologia: a eliminação dos preconceitos culturais; o Multiculturalismo. Tabelologia. Sob a ótica da Adaptaciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 cotejos entre facilitadores e dificultadores da adaptação cognopolita. Tabela – Cotejo Facilitadores / Dificultadores Nos Facilitadores Dificultadores 01. Antimaternidade planejada Gravidez acidental 02. Atividade laboral Desemprego 03. Base física proexogênica Base física entrópica 04. Cultivo das amizades raríssimas Alienação social 05. Curso Intermissivo Jejunice evolutiva 06. Gosto pelos desafios Queixumes diários 07. Investimento na saúde holossomática Negligência quanto à saúde holossomática 08. Manutenção dos EVs diários Intoxicações energéticas constantes 09. Planejamento existencial Improviso pessoal 10. Reserva financeira Consumismo descompromissado 11. Tenepes Esquiva interassistencial 12. Vivência do paradigma consciencial Vida eletronótica VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a adaptação cognopolita, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Adaptabilidade: Adaptaciologia; Neutro. 03. Adaptaciofilia: Adaptaciologia; Homeostático. 04. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático. 05. Autovinculação cognopolitana: Sociologia; Homeostático. 06. Fusão social: Conviviologia; Homeostático. 07. Megaempreendimento conscienciológico: Conscienciocentrologia; Homeostático. 08. Nomadismo consciencial: Comunicologia; Neutro. 09. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático. 10. Reeducação social: Reeducaciologia; Homeostático. 11. Senso de parafiliação: Amparologia; Neutro. 12. Sociofilia evolutiva: Sociologia; Neutro. O NÍVEL DE SATISFAÇÃO ÍNTIMA DA CONSCIN COGNOPOLITA É FATOR IMPERATIVO NA ADAPTAÇÃO À NOVA MESOLOGIA E AOS AUTODESAFIOS EVOLUTIVOS SOBREVENIENTES À AUTOINCLUSÃO NA MAXIPROÉXIS GRUPAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, sente-se preparado para os ajustamentos necessários à vivência na Cognópolis de Foz do Iguaçu? Você está satisfeito com as condições de vida encontradas? J. C.