A viragem comunicativa é a mudança de atitude expressiva da conscin, homem ou mulher, na busca de ampliação da cosmoética no processo de comunicação pessoal, a partir do desenvolvimento e expansão de habilidades para abordagens interconscienciais pacificadoras e pró-evolutivas.
Você leitor ou leitora, identifica a necessidade de reciclagem no modus operandi comunicativo pessoal? Reconhece o valor evolutivo da autocompetência para as interações cosmoéticas? Quais esforços vem empreendendo para efetivar a viragem comunicativa nesta vida humana?
VIRAGEM COMUNICATIVA (PACIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A viragem comunicativa é a mudança de atitude expressiva da conscin, homem ou mulher, na busca de ampliação da cosmoética no processo de comunicação pessoal, a partir do desenvolvimento e expansão de habilidades para abordagens interconscienciais pacificadoras e pró-evolutivas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo viragem tem origem controversa, provavelmente do idioma Francês, virer, “virar; voltar”, e este talvez do idioma Latim Vulgar, virare, supostamente resultante do cruzamento de gyrare, “girar”, com vibrare, “vibrar”, ou com vertere, “voltar; virar”. O termo comunicativo vem do idioma Latim, communicativus, “próprio para comunicar; comunicativo”. Surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Reeducação comunicativa. 2. Educação comunicacional. 3. Recin comunicativa. Antonimologia: 1. Estagnação comunicativa. 2. Deseducação comunicativa. 3. Robotização comunicativa. 4. Agressividade na comunicação. 5. Manipulação por meio da comunicação. Estrangeirismologia: a evitação do gaslighting nos relacionamentos com os diferentes grupos. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autopacificação comunicativa. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Comunicação posicionada: evolutividade. Posicionamento é escolha. Viragem: posicionamento cosmoético. Proverbiologia. Eis 4 expressões populares frequentes relativas ao tema: – Melhor se posicionar a ficar em cima do muro. A vida é a soma das escolhas. Cair é acidente, ficar no chão é escolha. Não existe progresso sem escolhas. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da comunicabilidade cosmoética; o holopensene pessoal da pacificidade; o holopensene pessoal da interassistencialidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o holopensene pessoal da convivialidade sadia; o holopensene pessoal da ausculta intraconsciencial sincera; o holopensene pessoal da intercompreensão; o holopensene pessoal da comunicação interpessoal; o holopensene da autocriticidade cosmoética; o holopensene do posicionamento cosmoético; o holopensene da libertação grupocármica; a retilinearidade pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; a conquista do holopensene pessoal da maxifraternidade. Fatologia: a viragem comunicativa; a reeducação pessoal qualificando as interlocuções; a conquista da civilidade com o diálogo franco, acolhedor, paciente em circunstâncias cotidianas diversas; a reciclagem comportamental evidente nas conversações diplomáticas para o entendimento interconsciencial; a adequação do emprego da linguagem nas interrelações comunicativas; a priorização de linguagem assistencial; o progresso na capacidade de expressão consciencial; a percepção dos gatilhos referentes aos trafares na comunicabilidade pessoal; a construção de limites no processo comunicativo interpessoal; a intencionalidade qualificada; o papel da escuta na comunicação; a construção da empatia; a intercompreensão; a sustentabilidade da comunicação interassistencial em situação desafiante; a sapiência de não ceder a chantagens, assistindo por meio da tares; a viragem comunicativa sendo processo de aprendizagem dos próprios limites; 2 Enciclopédia da Conscien ciologia o reconhecimento da História Pessoal favorecendo a construção de novas condutas e valores evolutivos; a defesa cosmoética do livre arbítrio; a liberdade de comunicação com responsabilidade para com o grupo ou pessoas envolvidas; os benefícios do autoposicionamento comunicativo; a ampliação da cosmoeticidade fortalecendo a autexpressão autêntica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parapercepção da sinalética energética e parapsíquica pessoal diante de diferentes situações cotidianas; a desassedialidade favorecida pela comunicação interdimensional assertiva; o refinamento da comunicabilidade com amparador extrafísico de função; o aperfeiçoamento do diálogo mental com consciências extrafísicas favorecendo a comunicabilidade. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo abertismo-amparabilidade; o sinergismo posicionamento verbal–posicionamento multidimensional; o sinergismo intenção interassistencial qualificada–posicionamento assertivo. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da comunicação pacificadora; o princípio do descarte cosmoético; os princípios da Cosmoética aplicados à comunicação; o princípio da cooperação nos diálogos interconscienciais; o princípio da autenticidade na manifestação; o princípio da interação interassistencial; o princípio de escutar o interlocutor até o fim; o princípio da compreensão interassistencial. Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) na autorreeducação comunicativa. Teoriologia: a teoria da interdependência; a teoria da Paraconviviologia Cosmoética; a teoria da complexidade (Filosofia); a teoria de comunicação de massas; a teoria exigindo a prática comunicacional; as teorias de comunicação. Tecnologia: a técnica da convivialidade sadia; a técnica da tenepes; a técnica da minipeça interassistencial multidimensional; a técnica da percepção dos pensenes travadores da viragem comunicativa. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico Pacificarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Sinaleticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia. Efeitologia: o efeito reciclológico da mudança de intenção sobre o grupo; o efeito das autorreciclagens na proéxis; o efeito policármico da viragem comunicativa. Neossinapsologia: as neossinapses decorrentes da viragem comunicativa; as neossinapses decorrentes de novos posicionamentos evolutivos. Ciclologia: o ciclo da reeducação de condutas pessoais e grupais; o ciclo de construção dos autoposicionamentos; o ciclo do pensar assistencialmente. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio flexibilidade-autoconfiança; o binômio conflito íntimo–conflito interpessoal; o binômio evolução-mudança; o binômio neoconhecimento-neorresponsabilidade; o binômio decisão pessoal–pacificação íntima; o binômio crise de crescimento–autoquestionamento paradigmático. Interaciologia: a interação esclarecimento-posicionamento; a interação autenticidade consciencial–confiança interpessoal; a interação autenfrentamento-autoconhecimento; a interação paz pessoal–paz grupal. Crescendologia: o crescendo da intercooperação; o crescendo do posicionamento pessoal multidimensional; o crescendo minipeça inconsciente–minipeça consciente; o crescendo pensenológico desassediador. Trinomiologia: o trinômio comunicabilidade-intelectualidade-parapsiquismo; o trinômio pensenizar-comunicar-assistir; o trinômio viragem-discernimento-liberdade; o trinômio autorreflexão-autoconfiança-autoposicionamento; o trinômio empatia–posicionamento cosmoético–anticonflitividade. Polinomiologia: o polinômio abertismo-esclarecimento-reciclagem-comunicação. Antagonismologia: o antagonismo posicionamento refletido / impulsividade; o antagonismo falar bem / pensar mal; o antagonismo guerra / paz; o antagonismo pusilanimidade / autoposicionamento; o antagonismo fechadismo / abertismo; o antagonismo teoria / prática. Paradoxologia: o paradoxo de o assistente tarístico poder ser isolado pelo grupo. Politicologia: a assistenciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a conviviocracia; a exemplocracia; a liberdade de expressão na democracia. Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço aplicada à viragem comunicativa interassistencial. Filiologia: a comunicofilia; a argumentaciofilia; a decidofilia; a raciocinofilia; a neofilia. Holotecologia: a comunicoteca; a discernimentoteca; a pensenoteca; a argumentoteca; a diplomacioteca; a conflitoteca; a pacificoteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Paciologia; a Comunicologia; a Holomaturologia; a Holopensenologia; a Parapedagogiologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Conviviologia; a Intencionologia; a Autodiscernimentologia; a Reeducaciologia; a Autopesquisologia; a Ortopensenologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; o epicentro consciencial; a consciex comunicadora multidimensional. Masculinologia: o conviviólogo; o conscienciólogo; o intermissivista; o proexista; o evoluciente; o pesquisador; o comunicólogo; o reciclante existencial; o tenepessista; o voluntário; o advogado e pacifista indiano Mohandas Karamchand Gandhi (1869–1948); o psicólogo estadunidense Marshal Rosemberg (1934–2015). Femininologia: a convivióloga; a consciencióloga; a intermissivista; a proexista; a evoluciente; a pesquisadora; a comunicóloga; a reciclante existencial; a tenepessista; a voluntária; a Serenona Monja; a jurista, escritora e professora estadunidense Kay Pranis (1948–); a ativista paquistanesa Malala Yousafzai (1997–). Hominologia: o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens paradiplomaticus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens antidoctrinator. V. Argumentologia Exemplologia: viragem comunicativa inicial = o autenfrentamento dos trafares desqualificadores da comunicabilidade pessoal e impedidores da empatia interassistencial; viragem comunicativa avançada = a conquista da comunicabilidade tarística enquanto instrumento de assistência interconsciencial. Culturologia: a cultura da comunicação posicionada; a cultura da intencionalidade cosmoética; a cultura da interdependência evolutiva; a multiculturalidade da comunicabilidade interconsciencial evoluída. Reeducação. Conforme a Historiologia, eis, na ordem alfabética, 7 exemplos de holopensenes anticosmoéticos envolvendo dominações e subjugações vivenciados ao longo da Historia Humana, utilizando discurso de medo e terror, cuja necessidade de viragem comunicativa se impõe dentre as numerosas recins prioritarias às recomposições grupocarmicas: 4 Enciclopédia da Conscien ciologia 1. Catequização. A imposição religiosa por meio da domesticação humana camuflada em práticas educacionais. 2. Colonização. A destruição da cultura de povos por meio da inculcação de medo e complexo de inferioridade disfarçada de salvacionismo. 3. Coronelismo. A intimidação, falsificação, manipulação e controle do processo político dissimulados em proteção paternalista. 4. Militarismo. A subjugação e o controle de povos pelo poder da força armamentista, com a alegação de promover a segurança coletiva, encoberta pela supremacia das classes militares sobre as civis com a violação dos direitos individuais. 5. Monarquia. O poder, a ostentação e os privilégios da pseudossuperioridade de alguém, sugestionando a alienação e obediência irrefletida. 6. Sacralização. A persuasão quanto à descendência divina de pessoa humana, preceituando a subalternidade dos demais. 7. Teocracia. A imposição de princípios doutrinarios religiosos a partir da inquestionabilidade de verdades absolutas e perseguições a supostos hereges. Interassistencialidade. Sob a ótica da Comunicologia, eis, em ordem alfabética, a título de exemplo, 9 atitudes contributivas à viragem comunicativa, capazes de tornar as interrelações mais eficientes e interassistenciais: 1. Clareza. A linguagem direta, objetiva e assertiva na evitação de confusão de propósitos. 2. Esclarecimento. O acréscimo cognitivo estimulando a criação de neossinapses evolutivas, na evitação de interprisões grupocármicas. 3. Horizontalidade. O autonivelamento em pé de igualdade ao outro na comunicação, na evitação de impetuosidade, arrogância e soberba. 4. Intencionalidade. A franqueza cosmoética quanto ao propósito, na evitação de incentivo a expectativas irreais. 5. Não-violência. A utilização de vocabulário adequado, sem reação intempestiva ou violenta na comunicação, na evitação de equívocos ou malentendidos prejudiciais à convivialidade sadia. 6. Respeito. A consideração ao ponto de vista do outro, na evitação de imposições anticosmoéticas. 7. Responsabilidade. A integralidade de informações, na evitação de omissões deficitárias. 8. Sustentabilidade. O reforço da decisão tomada e do modo de agir cosmoético, mesmo sob intensa pressão, intra ou extrafísica, contrária à recin, na evitação da sucumbência ao assédio e ao retrocesso evolutivo. 9. Verbação. O modo de agir coerente com o discurso proferido, na evitação de fragilidade argumentativa e assédio. Traços. De acordo com a Conscienciometrologia, eis, em ordem alfabética, 10 traços conscienciais possíveis de serem observados na interação emissor-receptor quando prevalece a vivência da comunicabilidade avançada: 01. Acalmia: favorece a empatia e a interassistência. 02. Atenção: favorece a compreensão do teor da interação. 03. Autoposicionamento: favorece a expressão autêntica. 04. Cosmovisão: favorece abordagens diversificadas e mais corretas. 05. Criticidade: favorece a análise do assunto predominante nas conversações. 06. Preventividade: favorece o ato cosmoético ante enganos ou desentendimentos. 07. Proatividade: favorece a ação ante a necessidade de desassédios interconscienciais. 08. Racionalidade: favorece o aprofundamento do teor discutido. 09. Reflexividade: favorece o proveito evolutivo das conversações para a autopesquisa. 10. Seletividade: favorece a postura de priorizar o mais assistencial a todos envolvidos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a viragem comunicativa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Alcance comunicativo multidimensional: Comunicologia; Homeostático. 02. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro. 03. Autexpressão: Comunicologia; Neutro. 04. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro. 05. Autoconvívio cosmoético: Autoconviviologia; Homeostático. 06. Autoposicionamento interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 07. Autoprincípio cosmoético: Holomaturologia; Homeostático. 08. Comunicação interassistencial: Comunicologia; Homeostático. 09. Comunicação lacunada: Comunicologia; Nosográfico. 10. Comunicação libertadora: Holomaturologia; Homeostático. 11. Diplomacia interparadigmática: Parapoliticologia; Homeostático. 12. Pensene pragmático cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Recepciologia comunicacional: Comunicologia; Neutro. 14. Saberes comunicativos: Comunicologia; Neutro. 15. Tecnicidade comunicativa: Comunicologia; Neutro. A VIRAGEM COMUNICATIVA DA CONSCIÊNCIA, LÚCIDA QUANTO ÀS RECINS PRIORITÁRIAS PARA A CONQUISTA DA CONVIVIALIDADE COSMOÉTICA, POSSIBILITA A AMPLIFICAÇÃO DAS INTERAÇÕES MULTIDIMENSIONAIS SADIAS. Questionologia. Você leitor ou leitora, identifica a necessidade de reciclagem no modus operandi comunicativo pessoal? Reconhece o valor evolutivo da autocompetência para as interações cosmoéticas? Quais esforços vem empreendendo para efetivar a viragem comunicativa nesta vida humana? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1a edição Marina Thomaz; pref. 2a edição Daniel Muniz; pref. 3ª edição Cristina Arakaki; pref. 4a edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 40, 54 a 56, 67 e 178. 2. Fernandes, Adriana Hoffmann. As Telas e Suas Imagens Técnicas em Aceleração na Sociedade: Questões para a Educação; Artigo; Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16; Editora da Universidade Estacio de Sá; Rio de Janeiro; 2019; páginas 1 a 15. 3. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; revisor Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 123 questionamentos; 2 websites; 14 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 150 e 210. 4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 156 a 158. 5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação 6 Enciclopédia da Conscien ciologia Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 1.031 a 1.035. 6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.348 a 1.352. 7. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 384, 405, 624, 629, 630 e 747. 8. Zaslavsky, Alexandre; et al.; Diagrama de Transição Autoparadigmática; Artigo; Interparadigmas: A Revista dos Doutores da Conscienciologia; Revista; Anuário; Vol. 7; N. 7; Seção 2019; 8 diagramas; 1 esquema; 7 microbiografias; 8 tabs.; 19 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 85 a 108; ed. bilíngue (ing. e port.). A. H.