Crescendo Pacifismo-Paciologia

O crescendo Pacifismo-Paciologia é a reperspectivação e ampliação da proposição dos princípios da minimização máxima dos conflitos para a apreensão estruturada e cosmovisiológica da paz através do paradigma consciencial, englobando todas as manifestações da consciência nos múltiplos corpos, existências, dimensões e respectivas consequências evolutivas e libertárias.

Você, leitor ou leitora, já vislumbrou a possibilidade de ampliar a qualidade da paz íntima? Já é concebível contribuir para a paz dos outros?

      CRESCENDO              PACIFISMO-PACIOLOGIA
                                         (PACIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O crescendo Pacifismo-Paciologia é a reperspectivação e ampliação da proposição dos princípios da minimização máxima dos conflitos para a apreensão estruturada e cosmovisiológica da paz através do paradigma consciencial, englobando todas as manifestações da consciência nos múltiplos corpos, existências, dimensões e respectivas consequências evolutivas e libertárias.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo crescendo provém do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Apareceu em 1873. O primeiro elemento de composição pac(i)
procede do idioma Latim, pax, pacis, “paz; estado de paz; tratado de paz”. Surgiu no Século XII. O sufixo ismo deriva do idioma Grego, ismos, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso; ato, prática ou resultado de; peculiaridade de; ação; conduta; hábito ou qualidade característica de; quadro mórbido; condição patológica”. O termo pacifismo surgiu no Século XIX. O segundo elemento de composição logia vem do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Crescendo Pacifismo–estudo da paz omnidimensional. 2. Crescendo Pacifismo–Ciência da pacificação cosmoética. 3. Crescendo minimização máxima de conflitos–Estudo cosmovisiológico da paz.
          Neologia. As 3 expressões compostas crescendo Pacifismo-Paciologia, crescendo primário Pacifismo-Paciologia e crescendo avançado Pacifismo-Paciologia são neologismos técnicos da Paciologia.
          Antonimologia: 1. Crescendo conflitividade-passividade. 2. Crescendo da paz unilateral.
          Estrangeirismologia: o status quo do pacifista; o acid test da pacificação; o échec das mediações; a directrix da convivialidade; o tour de force nas reconciliações; a critique du savoir dos nobelistas da paz; a lucidez do peacemaker.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da pacificidade íntima.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao assunto: – Paz é harmonia. Paz: conquista conjunta.
          Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – A paz e a harmonia serão encontradas se seguirmos uma bússola moral que aponte na mesma direção, independente de modismos ou tendências (Ted Koppel, 1940–).
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinente ao tema:
          1. “Pacifistas. O Planeta Terra evolui porque os pacifistas não perdem a esperança”.
          2. “Revolução. Quem passou por alguma Comunex Evoluída não promove nem participa mais de revolução antifraterna, mas examina a revolução dos outros buscando sobrepairar os acontecimentos com o pacifismo máximo. Às vezes, os clamores públicos são muito positivos, quando não empregam armas nem tumultos”.
          Filosofia: o Universalismo; o Megafraternismo; a Holofilosofia; a Filosofia da Paz.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem contínua; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os pacipensenes; a pacipensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autossustentabilidade pensênica no processo de autossuperação; a pensenização cosmoética tornando-se indutora da pacificidade; a fôrma holopensênica pacífica.
          Fatologia: o Pacifismo enquanto estudo da anticonflitividade (não-violência) embasando os estudos pró-paz duradoura; a Paciologia priorizando a abordagem do ser integral e com a cientificidade da paz inerente ao paradigma consciencial; o Pacifismo com observâncias intrafisicalistas preparando o campo da Paciologia; o Pacifismo matematizando recursos e perdas quando detido nos aspectos de aparência; a Paciologia aprofundando a paz pela essência; a Paciologia suprindo os deficits do Pacifismo reduzido à visão intrafísica; a ascensão para a paz estruturada; o escalonamento para a paz transcendente; a gradação para alcance da paz plena; a paz livre de interesses político-econômicos espúrios; a pacificidade além dos tempos de guerra; a laicidade garantindo a paz gradualmente; a paz sem medo ou receio; a paz livre de competição; a paz enquanto intelecção sem apelo à emoção; as manifestações em nome da paz; os nobelistas da paz envolvidos com a Criminologia; a falta de neutralidade da Organização das Nações Unidas (ONU); as lentas reações do Conselho de Direitos Humanos da ONU; os casos de corrupção do Programa Petróleo por Comida no Iraque; as falhas e furos das Nações Unidas; a pseudassistência; a leniência das instituições da Justiça; os pseudopacifistas, ao modo dos monges tibetanos, imolando-se pelo fogo; as falácias e apriorismos das religiões cartazistas da paz; a edulcoração de interesses egoístas em torno da temática paz; o fim da imposição da paz; as autodeliberações anacrônicas prolongando conflitos; a falta de licitude e isenção na origem do dinheiro aplicado no financiamento de ações de paz; a incoerência de congratular pessoas promotoras da paz com o galardão (Prêmio Nobel da Paz) sob o nome do armamentista Alfred Bernhard Nobel (1833–1896); a errância do Prêmio da Paz, concedido a pacifistas sob o nome do radicalista Vladimir Ilich Lenin (1870–1924); o racismo denunciando a falta de autopacificação; o bairrismo monoideísta; a desconstrução da ideia de conquistar a paz através do misticismo ou belicismo; o esforço de sanar as malquerenças; a erradicação de contendas; a eliminação e superação das desafeições de qualquer natureza; a nulificação dos ressentimentos de qualquer espécie; a dissolução dos impulsos violentos e tendências belicistas; a remoção de trincheiras pessoais intraconscienciais; a impossibilidade de se ter paz com autassédio; a vida livre de facciosismos; a postura das participantes pró-amparador; o caminho para a paz serena; a paz enquanto atividade e não passividade; o universo da construtividade contínua da paz; o traforismo; a liberdade de expressão responsável; a diversidade preferível à segregação; a inclusão grupal catalisadora da evolução pessoal; o movimento contínuo de autopacificação; a deslavagem cerebral dos resquícios da pacificidade religiosa; a autoridade moral necessária para ser agente pacificador (Cosmoeticologia); o nível de credibilidade do mediador de conflitos; a convivência sadia com as diferenças; a elaboração do vocabulário pessoal da paz; a Paciologia considerando a holocarmalidade; o Monumento à Paz Mundial, megálito instalado na Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), em Foz do Iguaçu, PR; a paz no Estado Mundial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático na manutenção da autopacificação; a autexperimentação extrafísica da paz verdadeira; o parapsiquismo ampliando a cosmovisão da paz; a autoconscientização multidimensional (AM) eliminadora de conflitos; as paravivências minimizando as distorções intrafísicas sobre a paz; as ações de paz da conscin parapsíquica inseridas no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a energia consciencial (EC) qual recurso de defesa pacifista; a parassegurança; a prática da tenepes contribuindo para a pacificação global; a automegaeuforização.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo pacificação-neoverpons; o sinergismo advindo do dinamismo da paz.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando reconciliações.
          Teoriologia: a teoria do curso grupocármico; a teoria da paz podre (tranquilidade resultante da falta da ação, da indiferença ou da estagnação).
          Voluntariologia: o voluntariado edificando a paz global pela solidariedade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da paz; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível da Harmoniologia; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: os efeitos decisivos da pacificação íntima no processo evolutivo grupal; o efeito das inautenticidades solapando a pacificação.
          Neossinapsologia: as neossinapses promovidas pelas recins pacificadoras; as neossinapses provocadas pelos neoconceitos sobre a paz desencadeando renovações íntimas.
          Ciclologia: a superação do ciclo (alternante e interpresidiário) algoz-vítima.
          Enumerologia: a paz afetiva; a paz ativa; a paz permanente; a paz consciencial; a paz estruturada; a paz pura; a paz real. A ampliação da homeostase holossomática; a ampliação do discernimento; a ampliação da pacipensenidade; a ampliação da cosmovisão; a ampliação do paradever; a ampliação da amparabilidade; a ampliação da responsabilidade interassistencial.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio recíproco verificabilidade-confiança.
          Interaciologia: a interação com os amparadores extrafísicos de função.
          Crescendologia: o crescendo Pacifismo-Paciologia; o crescendo da notoriedade dos nobelistas da paz; o crescendo das retratações necessárias; o crescendo da Escala Evolutiva das Consciências.
          Trinomiologia: o trinômio autopacificação-entendimento-assertividade.
          Polinomiologia: o polinômio apaziguar-renunciar-equalizar-compensar.
          Antagonismologia: o antagonismo paz passiva / paz ativa; o antagonismo conflitividade / pacificidade; o antagonismo inação / autevolução; o antagonismo passividade / atividade.
          Paradoxologia: o paradoxo de a paz grupal começar pela pacificação pessoal.
          Politicologia: o reposicionamento cosmoético das relações políticas; o entrosamento paradireitológico Diplomacia-Paradiplomacia; o Paradireito compreendido.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei máxima de não violência.
          Filiologia: a adaptaciofilia; a coerenciofilia; a reeducaciofilia; a sociofilia; a lucidofilia; a urbanofilia; a cosmofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a changofobia; a eleuterofobia; a cacorrafiofobia; a ociofobia; a xenofobia; a conscienciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA) frustrando a paz consciencial.
          Maniologia: o sobrepujamento da mania do uso da força-imposição.
          Mitologia: a obliteração do mito de conquistar a paz sem esforço pessoal.
          Holotecologia: a comunicoteca; a mensuroteca; a pacificoteca; a interassistencioteca; a maturoteca; a verbacioteca; a cosmoconsciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Paciologia; a Crescendologia; a Conflitologia; a Decidologia; a Conviviologia; a Benignologia; a Discernimentologia; a Parepistemologia; a Intrafisicologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consbel; a consréu conflitiva; a conscin baratrosférica; a consciênçula; a consciência-títere; a isca humana lúcida; a conscin-bombeiro consciencial; o ser interassistencial; a personalidade mediadora; a conscin universalista; o ser cooperativista; o indivíduo cordato; a conscin desarmamentista; a vítima interpresidiária; o grupo interprisional; a conscin libertária; a pessoa magnânima; a consciência-arrimo grupocármico; a consciência heteroperdoadora; a minipeça interassistencial; a conscin-fonte de harmonia; a autoridade cosmoética; a consciência parapolítica; a massa crítica pacificadora; a microminoria.
          Masculinologia: o nobelista da paz; o homem de paz; o embaixador da paz; o autodecisor; o compassageiro evolutivo; o reeducador; o atacadista consciencial; o exemplarista; o reciclante existencial; o voluntário; o tocador de obra; o agente catalisador evolutivo; o pacifista; o paciólogo; o ativista Mohandas Karamchand Gandhi (1869–1948).
          Femininologia: a nobelista da paz; a mulher de paz; a embaixadora da paz; a autodecisora; a compassageira evolutiva; a reeducadora; a atacadista consciencial; a exemplarista; a reciclante existencial; a voluntária; a tocadora de obra; a agente catalisadora evolutiva; a pacifista; a pacióloga; a ativista Aung San Suu Kyi (1945–).
          Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens antiviolentus; o Homo sapiens tranquilisator; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens unificator; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens transaffectivus; o Homo sapiens exitor; o Homo sapiens felix.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: crescendo primário Pacifismo-Paciologia = a progressão da abordagem na resolução de conflitos pela mediação para a reeducação pró-paz, onde moderação não é abulia; crescendo avançado Pacifismo-Paciologia = a progressão da abordagem sociopolítica para a coexistência pacífica cosmoética, onde adjunção não é heteronomia.
          Culturologia: a paz enquanto cultura; a paracultura da paz em comunexes avançadas.
          Transdisciplinologia. Sob o prisma da Sociologia, a sustentabilidade do processo de paz no Planeta perpassa pelo êxito do papel das 3 principais Ciências Sociais, ou seja, pela lisura da administração de recursos da Economia, pela governabilidade para todos da Política e pela capacidade de pacificação do Direito.
          Erraticidade. Sob o contexto da Errologia, erros, enganos e omissões insidiam as tratativas de paz, debilitando o esforço de pacificação pela improficiência e efemeridade resultando em mascaramentos de vulnerabilidades e incapacidades. Paz: tenacidade incorruptível.
          Intrafisicalidade. No tocante à Coerenciologia, o indício da tríade da erronia, dentro dos propósitos de paz, expõe a insuficiência da abordagem meramente intrafísica, mecanicista para a necessidade de ampliação, reconsideração e reperspectivação da pacificidade com vistas à sustentabilidade. Serenidade: paz plena.
          Autopersuasividade. Confome a pertinência da Paciologia, a ausência da autexperimentação, bionenergética, holossomaticidade, cosmoeticidade, verponidade, multidimensionalidade, seriexialidade e universalidade adstritas aos pilares do paradigma consciencial esclarece a insuficiência e a falibilidade da paz atual. Paciologia: omnicontextualização assistencial.
          Taxologia. De acordo com a Cosmologia, eis 15 crescendos, relacionados em ordem alfabética, exemplificativos quanto à mundividência do universo da paz:
          01. Civilizaciologia: o crescendo autocracia-cosmocracia.
          02. Cogniciologia: o crescendo (das inteligências) prioritárias-evolutivas.
          03. Compreensiologia: o crescendo compreensão-intercooperação.
          04. Comunicologia: o crescendo dissuasão-autopersuasão.
          05. Conciliaciologia: o crescendo heterexigências-neoconcessões.
          06. Conviviologia: o crescendo danação-heteroperdoamento.
          07. Culturologia: o crescendo não-violência–pacificidade.
          08. Harmoniologia: o crescendo harmonia intramuros–harmonia integral.
           09.  Holomaturologia: o crescendo entendimento-discernimento.
           10.  Interassistenciologia: o crescendo assistencialismo-interassistencialidade.
           11.  Intraconscienciologia: o crescendo paciência-autoimperturbabilidade.
           12.  Paradireitologia: o crescendo intervenção-paradireito-paradever.
           13.  Politicologia: o crescendo retratação-congraçamento.
           14.  Realismologia: o crescendo Fatologia-Parafatologia.
           15.  Sociologia: o crescendo das relações Diplomacia-Paradiplomacia.
           Autenticidade. Considerando a Cosmoeticologia, o crescendo Pacifismo-Paciologia faz o cotejo dos níveis de reestabelecimento da autopacificação das conscins, homens e mulheres, em escalada de autodiscernimento e autoqualificação atributiva fundamentados na inteligência evolutiva (IE). Somente a Cosmoética possibilita o pacifismo puro, facultando à consciência autoridade moral necessária para a resolubilidade efetiva de conflitos. E a paz pura só começa na autopacificação real, mais íntima.


                                                VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo Pacifismo-Paciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
           02. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático.
           03. Campo de coexistência: Geopoliticologia; Neutro.
           04. Crescendo evolutivo: Crescendologia; Homeostático.
           05. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático.
           06. Democracia direta: Governologia; Homeostático.
           07. Holoconvivialidade pacífica: Pacifismologia; Homeostático.
           08. Macrossenso: Holomaturologia; Homeostático.
           09. Medida interplanetária: Paracosmovisiologia; Homeostático.
           10. Paciologia: Holopesquisologia; Homeostático.
           11. Pacipensene: Paciologia; Homeostático.
           12. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
           13. Princípio da equanimidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
           14. Reaproximação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
           15. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
   O CRESCENDO PACIFISMO-PACIOLOGIA ESQUADRINHA
  O NÍVEL DE ANTICONFLITIVIDADE E O NÍVEL DA QUALIDADE DA PAZ ÍNTIMA DAS CONSCIÊNCIAS, SUGERINDO
    A CONQUISTA DA ORTOPENSENIDADE EXEMPLARISTA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vislumbrou a possibilidade de ampliar a qualidade da paz íntima? Já é concebível contribuir para a paz dos outros?
           Filmografia Específica:
           1. A Informante. Título Original: The Whistleblower. País: EUA; & Alemanha. Data: 2010. Duração: 112 min. Gênero: Crime e Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Larysa Kondracki. Elenco: Rachel Weisz; Vanessa Redgrave; Monica Bellucci; David Strathairn; Nikolaj Lie Kaas; Roxana Condurache; Paula Schramm; Alexandru Potocean; William Hope; Rayisa Kondracki; Jeanette Hain; Benedict Cumberbatch; David Hewlett; Coca Bloos; & Luke Treadaway. Produção: Amy Kaufman; Christina Piovesan; & Celine Rattray. Direção de Arte: Vlad Vieru. Roteiro: Larysa Kondracki; & Eilis Kirwan. Fotografia: Kieran McGuigan. Música: Mychael Danna. Cenografia: Vlad Vieru. Figurino: Gersha Phillips. Edição: Julian Clarke. Efeitos Especiais: Invisible Pictures; & Kristyan Mallett Fx. Estúdios: Samuel Goldwyn Films; Whistleblower (Gen One); & Barry Films. Sinopse: Com base em história real e em grande escândalo envolvendo a ONU, Kathy Bolkovac (Rachel Weisz) é a policial esforçada e aceita trabalhar para as Nações Unidas como pacificadora na Bósnia, onde se passa pela reconstrução pós-guerra. E os desejos de ajudar na reconstrução do país devastado são destruídos quando fica face a face com a dura realidade: a vasta rede de corrupção e tráfico sexual encoberta pela ONU.
           2. UN Me. Título Original: UN Me. País: EUA. Data: 2009. Duração: 90 min. Gênero: Documentário. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês. Direção & Roteiro: Matthew Groff; & Ami Horowitz. Elenco: David Bosco; Roberta Cohen; Norm Coleman; Simon Deng; Charles Duelfer; Frank Gaffney; Stephen Groves; Jean-Marie Guéhenno; Peggy Hicks; Michael Hussey; Colin Keating; Mark Kirk; Moise Lida Kouassi; Cain Len; & Joe Loconte. Produção: Matthew Groff; Thor Halvorssen; & Ami Horowitz. Fotografia: Smokey Nelson. Música: Richard Friedman. Montagem: Doug Abel. Edição: Kristina Allison. Efeitos Especiais: Ashleigh Nankivell. Estúdios: Disruptive Pictures; Moving Picture Institute. Outros dados: Vencedor do prêmio New Hampshire Film Festival, na categoria Roteiro e Direção, em 2010. Sinopse: Documentarista Ami Horowitz nos leva por passeio brutal onde a ONU interveio. Através de entrevistas com os envolvidos - alguns dos quais desejam manter o anonimato e as imagens de arquivo, descobre-se fatos sobre abusos manifestos e escândalos cercando missões da ONU e pessoal.
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 31 a 33, 35, 173 a 175, 798 a 800 e 806 a 808.
           2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1196 e 1481.
                                                                                                                   G. B. C.