Vice-Líder

O vice-líder é a personalidade intrafísica, homem ou mulher, subordinada ao líder no segundo nível hierárquico de responsabilidade e poder ou agraciada com título honorífico imediatamente inferior ao daquele.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o aprendizado interassistencial oportunizado ao vice-líder? Compreende, na prática, a responsabilidade evolutiva vinculada à vice-liderança lúcida?

      VICE-LÍDER
                                        (LIDEROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O vice-líder é a personalidade intrafísica, homem ou mulher, subordinada ao líder no segundo nível hierárquico de responsabilidade e poder ou agraciada com título honorífico imediatamente inferior ao daquele.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O prefixo vice procede do idioma Latim, vice, “vez; sucessão; alternativa”. O termo líder vem do idioma Inglês, leader, “algo ou alguém que guia, conduz”. Surgiu no Século XX.
          Sinonimologia: 01. Sublíder; vice. 02. Vice-dirigente; vice-governante. 03. Líder coadjutor. 04. Adjunto. 05. Imediato. 06. Sota. 07. Substituto. 08. Suplente. 09. Subordinado; subtitular. 10. Segunda voz de comando; segundão; segundo.
          Neologia. As duas expressões compostas vice-líder autolúcido e vice-líder baratrosférico são neologismos técnicos da Liderologia.
          Antonimologia: 01. Líder. 02. Cabeça; corifeu; titular. 03. Chefe. 04. Governante. 05. Eminência parda. 06. Títere. 07. Mirmídone. 08. Homem do povo; popular. 09. Pré-líder. 10. Pós-líder.
          Estrangeirismologia: o second-in-command; a liderança underground; o esprit de corps; o teamwork; o status social; a ilusão dos spots; a noblesse; as ambições existenciais depositadas no podium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às prioridades evolutivas.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares pertinentes ao tema: – Vice-liderança: autoprontidão multímoda. Vice: primeiro perdedor.
          Coloquiologia. Pela ótica popular, eis duas expressões alusivas ao vice-líder: braço direito; braço forte.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interdependência interconsciencial; os prioropensenes; a prioropensenidade; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os qualipensenes; a qualipensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; a autopensenidade imatura; a interatividade pensênica; a amplitude autopensênica; o autabertismo pensênico; a autopensenidade lúcida.
          Fatologia: a segunda voz na liderança; o segundo escalão do poder; a subexposição pessoal eficaz; a minimização do ressalte quanto às autorrealizações e competências evolutivas; as autorrenúncias cosmoéticas; o ato de abrir mão do mando de campo; o jogo de cintura para o exercício da liderança discreta; a sabedoria da sutileza e do comedimento em tarefas evolutivas; a dispensa dos louros da vitória; a indiferença aos holofotes; a prescindência de reconhecimento; a liberação das pressões exercidas pelas expectativas alheias; a vocação para a liderança; os atributos pró-liderança em evidência; os trafores latentes; a taquipensenidade; a inteligência interpessoal; a articulação social; a habilidade comunicativa; a facilitação dos diálogos interpessoais e intergrupais; a aglutinação interconsciencial; a força presencial; o profissionalismo; a oportunidade de assistir; a solidariedade interpares; o arrimo técnico; a exemplificação arrastante; o aprendizado do trabalho em equipe; a consolidação da confiança interpessoal, base das amizades raríssimas; a cosmovisão pessoal; a autoconsciência dos deveres e direitos próprios da função; a incumbência de manter-se inteirado das ações do líder; a autodisponibilidade taquirrítmica para assumir a liderança quando necessário; a interdependência sem dependências; a criação de condições favoráveis às realizações do líder; o interesse pessoal anticonflitivo; a advertência cosmoética diante dos equívocos do líder; o conhecimento adquirido pela observação do líder; o ensaio da liderança durante as substituições ocasionais; a esfera do poder; o meio campo do poder; os limites do poder; os cargos de vice-liderança ocupados anonimamente pelos evoluciólogos; as funções de vice-liderança das conscins intermissivistas na Cognópolis; a atuação calculada do docente segunda voz, nas atividades parapedagógicas da dupla didática; a vice-liderança em competições esportivas supérfluas; os títulos honoríficos e de nobreza herdados, presenteados ou comprados; a intencionalidade balizadora do gabarito cosmoético do vice-líder; a sede de poder; a rivalidade pela primeira posição de poder; as manipulações espúrias do poder; o alpinismo social e político; o acumpliciamento com o líder algoz; a valorização da participação e da construção coletiva dos empreendimentos evolutivos; as Instituições Conscienciocêntricas na condição de escolas de líderes cosmoéticos.
          Parafatologia: a autolucidez pluridimensional; a acuidade energética; a aptidão holochacral; os acoplamentos energéticos cosmoéticos entre líder, vice-líder, liderados e assistidos em geral; o domínio das técnicas de assim e desassim; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autorreceptividade ao amparo extrafísico de função; o auxílio atento na sustentação energética dos campos interassistenciais em ambientes familiares, de trabalho e de lazer; a escuta parapsíquica dos padrões holopensênicos dos indivíduos e dos ambientes; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a diferenciação entre heteropensenes assistenciais dos heteropensenes pseudassistenciais; o rastreamento parapsíquico e a explicitação dos fulcros patopensênicos em sala de aula; a iscagem interassistencial lúcida consequente ao rompimento de bolsões patopensênicos; o heterodesassédio; as energias conscienciais (ECs) conciliatórias; a autoconsciência da inevitabilidade das permutas dos papéis de liderança ao longo da seriéxis.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo do emprego cosmoético dos talentos pessoais; o sinergismo cosmovisão multidimensional–autodiscernimento evolutivo; o sinergismo perfil-cognição-função; o sinergismo do apoio recíproco dentro das equipes; os sinergismos proexológicos grupais; o sinergismo boa intenção–bom tom–bom senso; o sinergismo habilidade política–aglutinação interconsciencial.
          Principiologia: os princípios da liderança cosmoética; o princípio da responsabilidade interassistencial; o princípio da interdependência; o princípio da transparência consciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do dinamismo evolutivo; o princípio da afinidade grupocármica.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando a equipe de trabalho; o código grupal de Cosmoética (CGC) revelador do gabarito consciencial das lideranças.
          Teoriologia: a teoria e a vivência do primado do autodiscernimento contínuo; a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: as técnicas de liderança; a técnica da omissuper; a técnica de escutar a demanda assistencial das consciexes pela fala das conscins; a técnica do trabalho compartilhado; a técnica da divisão do trabalho segundo as competências individuais; as técnicas parapedagógicas sustentadas por duplas de docentes; as técnicas gerenciais.
          Voluntariologia: o voluntário large; o voluntariado conscienciológico da interassistencialidade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmololgia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Conviviologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Energossomatologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Harmoniologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia.
          Efeitologia: o efeito da ortopensenidade do vice-líder na sustentação dos trabalhos em equipe; o efeito “desmancha roda de assediadores” da intervenção oportuna do vice-líder atento; o efeito positivo da influenciação dos vice-líderes evoluciólogos na Socin; o efeito desestabilizador da equipin advindo dos antagonismos entre as lideranças internas; o efeito tarístico das verpons cosmoéticas vivenciadas pelos líderes; o efeito catalítico dos arrastões neoideativos em equipe; o efeito motivacional das ações inovadoras dos líderes interassistenciais; o efeito nocivo da truncagem comunicativa entre líderes e liderados.
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas em cada nível do exercício da liderança; as retrossinapses potencializando as neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo líder-liderado; o ciclo do poder temporal; o ciclo formacional de líderes; o ciclo de produtividade máxima; o ciclo das prioridades autevolutivas sucessivas; o ciclo adaptação-readaptação; o ciclo evolutivo pessoal.
          Enumerologia: a hierarquia acadêmica; a hierarquia conscienciocêntrica; a hierarquia empresarial; a hierarquia institucional; a hierarquia judiciária; a hierarquia política; a hierarquia social.
          Binomiologia: o binômio crise-oportunidade; o binômio admiração-discordância; o binômio holomaturidade psicossomática–holomaturidade mentalsomática; o binômio (dupla) conscin apoiante–amparador extrafísico de função; o binômio partilha do bônus–partilha do ônus; o binômio visão micro–visão macro; o binômio sementeira intrafisica–colheita extrafísica.
          Interaciologia: a interação líder–vice-líder; a interação vice-líder–liderados; a interação equipin-equipex.
          Crescendologia: o crescendo cronológico pré-líder–vice-líder–líder–pós-líder; o crescendo hierarquia social–hierarquia parassocial; o crescendo poder intrafísico–poder extrafísico; o crescendo liderança humana–liderança multidimensional; o crescendo cognitivo resultante dos consensos interlíderes; o crescendo intenção-autabnegação; o crescendo do saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) propiciado pelas interrelações harmônicas.
          Trinomiologia: o trinômio tenepes–ofiex pessoal–Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); o trinômio intercompreensão-intercooperação-interconfiança; o trinômio autenganador homenagens-medalhas-títulos.
          Polinomiologia: o polinômio inteligência política–inteligência parapsíquica–inteligência cosmoética–inteligência evolutiva (IE); o polinômio autodeterminação–habilidade política–autorganização–poder de realização; o polinômio título eletivo–título honorífico–título militar–título nobiliário–título profissional–título religioso.
          Antagonismologia: o antagonismo Cosmoética / Anticosmoética; o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo palco / bastidores; o antagonismo liderança expedita / liderança acanhada; o antagonismo liderança tarística / liderança populista; o antagonismo alternância do poder / perpetuação do poder; o antagonismo orientação / manipulação; o antagonismo conscin minipeça do maximecanismo / conscin maxipeça do minimecanismo.
          Paradoxologia: o paradoxo do vice-líder ser simultaneamente líder e liderado; o paradoxo da personalidade strong profile em desempenho low profile; o paradoxo do vice-líder com FEP superior àquela do líder.
          Politicologia: a etocracia; a meritocracia; a assistenciocracia; a intelectocracia; a democracia; a tecnocracia; a belicocracia; a clerocracia.
          Legislogia: as leis da influência; a lei do mais forte; a lei de Gerson; a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço na construção da autoliderança evolutiva.
          Filiologia: a conviviofilia; a sociofilia; a xenofilia; a neofilia; a decidofilia; a energofilia; a conscienciofilia; a proexofilia.
          Fobiologia: a autossuperação da liderofobia.
          Sindromologia: a síndrome do poder intrafísico; a síndrome de Rottweiler.
          Maniologia: a prevenção da mania de querer ser o primeiro em tudo; a antimegalomania; a antiegomania.
          Mitologia: o mito do líder insubstituível; o mito do vice-líder não ter voz ativa, consagrado na década de 1980, no bordão “Tirante Aureliano, vice não fala!”, do humorista José Eugênio (Jô) Soares (1938–), durante o mandato do então vice-presidente do Brasil, Aureliano Chaves (1929–2003).
          Holotecologia: a elencoteca; a biografoteca; a epicentroteca; a politicoteca; a diplomacioteca; a administrativoteca; a convivioteca; a gregarioteca; a retrocognoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Liderologia; a Perfilologia; a Elencologia; a Hierarquiologia; a Titulologia; a Priorologia; a Parapedagogiologia; a Conviviologia; a Parassociologia; a Energossomatologia; a Interassistenciologia; a Holobiografologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin minipeça do maximecanismo; o ser desperto; o ser interassistencial; o grupo evolutivo; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o vice-líder; o subdirigente; o subalterno; o subchefe; o secretário; o subsecretário; o subdiretor; o coadministrador; o assistente; o auxiliar; o assessor; o apoiante; o sócio; o coterapeuta; o empresário; o reeducador; o pesquisador; o intelectual; o infiltrado cosmoético evoluciólogo; o acoplamentista; o coadjutor do epicon; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o macrossômata; o conviviólogo; o proexista; o proexólogo; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a vice-líder; a subdirigente; a subalterna; a subchefe; a secretária; a subsecretária; a subdiretora; a coadministradora; a assistente; a auxiliar; a assessora; a apoiante; a sócia; a coterapeuta; a empresária; a reeducadora; a pesquisadora; a intelectual; a infiltrada cosmoética evolucióloga; a acoplamentista; a coadjutora do epicon; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a macrossômata; a convivióloga; a proexista; a proexóloga; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens gestor; o Homo sapiens parapoliticus; o Homo sapiens technicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens articulator; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: vice-líder autolúcido = o infiltrado cosmoético em vice-diretoria de empresa, com o objetivo de fomentar melhorias para trabalhadores e empreendimento; vice-líder baratrosférico = o politiqueiro oportunista, subdirigente de departamento público, fruindo de status e privilégios financeiros facilitados pela natureza do cargo.
          Culturologia: a cultura das prioridades evolutivas; a cultura da consciência política; a cultura da omnicooperação cosmoética; a cultura da grupalidade; a cultura de líderes; o impacto das lideranças sobre a cultura organizacional; o antiacumpliciamento à cultura da impunidade de líderes anticosmoéticos.
          Categoriologia. Segundo a Titulologia, eis, na ordem alfabética, 64 categorias de vice-líderes concernentes à Socin contemporânea:
          01. Vice-almirante.
          02. Vice-artilheiro.
          03. Vice-auditor / vice-auditora.
          04. Vice-bailio (diacronismo).
          05. Vice-camerlengo; vice-camarlengo.
          06. Vice-campeão / vice-campeã.
          07. Vice-cerimoniário.
          08. Vice-chanceler.
          09. Vice-chefe.
          10. Vice-coletor.
          11. Vice-comandante.
          12. Vice-comissário.
          13. Vice-comodoro.
          14. Vice-cônsul / vice-consulesa.
          15. Vice-coordenador / vice-coordenadora.
          16. Vice-corregedor / vice-corregedora.
          17. Vice-decano.
          18. Vice-diretor / vice-diretora.
          19. Vice-diretor-geral / vice-diretora-geral.
          20. Vice-diretor-gerente / vice-diretora-gerente.
          21. Vice-editor / vice-editora.
          22. Vice-embaixador / vice-embaixadora.
          23. Vice-gerente.
          24. Vice-gerente-geral.
          25. Vice-governador / vice-governadora.
          26. Vice-governador-geral / vice-governadora-geral.
          27. Vice-imperador / vice-imperadora; vice-imperatriz.
          28. Vice-inspetor / vice-inspetora.
          29. Vice-inspetor-geral / vice-inspetora-geral.
          30. Vice-intendente.
          31. Vice-legado.
          32. Vice-maestro / vice-maestrina.
          33. Vice-marechal.
          34. Vice-ministro / vice-ministra.
          35. Vice-mordomo.
          36. Vice-penitenciário / vice-penitenciária.
          37. Vice-porta-voz.
          38. Vice-postulante.
          39. Vice-prefeito / vice-prefeita.
          40. Vice-presidente / vice-presidenta.
          41. Vice-presidente-geral / vice-presidenta-geral.
          42. Vice-pretor.
          43. Vice-primeiro-ministro; vice-premiê / vice-primeira-ministra.
          44. Vice-procurador / vice-procuradora.
          45. Vice-procurador-geral / vice-procuradora-geral.
          46. Vice-promotor / vice-promotora.
          47. Vice-provedor / vice-provedora.
          48. Vice-provincial.
          49. Vice-questor (diacronismo).
          50. Vice-rei / vice-rainha.
          51. Vice-reitor / vice-reitora.
          52. Vice-relator / vice-relatora.
          53. Vice-secretário / vice-secretária.
          54. Vice-secretário-geral / vice-secretária-geral.
          55. Vice-senador / vice-senadora.
          56. Vice-senescal.
          57. Vice-síndico / vice-síndica.
          58. Vice-subsecretário / vice-subsecretária.
          59. Vice-superintendente.
          60. Vice-tesoureiro / vice-tesoureira.
          61. Vice-titular.
          62. Vice-tutor / vice-tutora; vice-tutriz.
          63. Vice-vereador / vice-vereadora.
          64. Visconde / viscondessa.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o vice-líder, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Apoiante: Conviviologia; Neutro.
          02. Articulação social: Intrafisicologia; Neutro.
          03. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
          04. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
          05. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
          06. Divisão do trabalho: Experimentologia; Neutro.
          07. Escala da discrição: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Escola de líderes cosmoéticos: Liderologia; Homeostático.
          09. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Infiltrado cosmoético: Anonimatologia; Homeostático.
          11. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
          12. Liderologia: Politicologia; Neutro.
          13. Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático.
          14. Relevo particular: Conviviologia; Neutro.
          15. Sede de poder: Intrafisicologia; Nosográfico.
   A VIVÊNCIA LÚCIDA DOS BASTIDORES DA LIDERANÇA HUMANA QUALIFICA O VICE-LÍDER NO EXERCÍCIO DA INTERASSISTENCIALIDADE MULTIFÁRIA, ANTIEGOCÊNTRICA, PREPARANDO-O PARA A LIDERANÇA MULTIDIMENSIONAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o aprendizado interassistencial oportunizado ao vice-líder? Compreende, na prática, a responsabilidade evolutiva vinculada à vice-liderança lúcida?
             Bibliografia Específica:
             1. Martins, Eduardo; Uso do Hífen; Série Entender o Português; XVI + 286 p.; 4 caps.; 1 CD-ROM; 1 E-mail; 252 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 392 prefixos; 3 tabs.; 1 website; glos. 10.179 (palavras compostas e seus plurais); glos. 29 termos; 31 refs.; 22,5 x 15,5 cm; br.; Manole; Barueri, SP; 2006; páginas 272 a 274.
             2. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 344.
             Webgrafia Específica:
             1. Braga, Marcos Vinicius de Azevedo; Ser Vice… na Escola; Rep Educação e Terceiro Setor; Boletim; 17.02.11; Seção: Educação; disponível em: <http://www.repweb.com.br/novo/materia.php?id=MTM0>; acesso em: 09.07.13.
             2. Dantas, Inácio; Líder de Equipe e Sub-líder: Avaliações Importantes; Lavras24horas; Jornal; Diário; Lavras, MG; 16.08.11; 18h14; 1 website; disponível em: <http://www.lavras24horas.com.br/portal/lider-de-equipe-e-sub-lider-avaliacoes-importantes/>; acesso em: 09.07.13.
                                                                                                                     C. B.