Líder Orgulhoso

O líder orgulhoso é a conscin, homem ou mulher, com a manifestação consciencial assentada em crenças, delírios e emoções egocêntricas, sustentando conceitos exagerados de si mesmo, podendo camuflar na autoimagem protetora o sentimento de inferioridade, fragilidade, sensação de desamparo e impotência na liderança.

Você, leitor ou leitora, ainda carreia resquícios do orgulho na manifestação da liderança? Se afirmativo, já vislumbrou a possibilidade de promover as recins necessárias no período da Pré-Intermissiologia, a fim de se qualificar para a futura liderança interassistencial?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  1
                                           LÍDER ORGULHOSO
                                                 (LIDEROLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O líder orgulhoso é a conscin, homem ou mulher, com a manifestação consciencial assentada em crenças, delírios e emoções egocêntricas, sustentando conceitos exagerados de si mesmo, podendo camuflar na autoimagem protetora o sentimento de inferioridade, fragilidade, sensação de desamparo e impotência na liderança.
             Tematologia. Tema central nosográfico.
             Etimologia. O vocábulo líder vem do idioma Inglês, leader, “algo ou alguém que guia, conduz”. Surgiu no Século XX. O termo orgulho deriva do idioma Espanhol, orgullo, e este do idioma Catalão, orgull, “orgulho”. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Líder soberbo. 2. Líder vaidoso. 3. Líder arrogante. 4. Líder jactancioso.
             Antonimologia: 1. Líder cosmoético. 2. Líder evolutivo. 3. Líder modesto. 4. Líder altruísta. 5. Líder interassistencial.
             Estrangeirismologia: o alter ego; a ilusão dos spots; o timing do líder na autorreciclagem necessária; a self-performance patológica; o gap evolutivo crescente com os colegas de proéxis; o Recexarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade no exercício da liderança evolutiva.
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Ambição. Quando se tem a ambição evolutiva, o egoísmo, a vaidade, o orgulho, a inveja, a avareza, o cabotinismo e o cinismo já foram superados pela conscin”.
             2. “Complexidade. Toda conscin é complexa. A pessoa mais existencialmente miserável pode ser a personalidade mais orgulhosa do seu contexto social”.
             3. “Dominação. A síndrome da dominação leva a conscin incauta, orgulhosa, recalcitrante e implacável, que se julga omniconsciente e não admite nenhuma catarse cosmoética, à traição pessoal perante os seus pares”.
             4. “Liderança. Ser líder, em nível barastroférico, é a função mais fácil. Já o início da liderança, que envolve a autoproéxis, é a eliminação das recaídas às tentações”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da liderança anticosmoética; o holopensene pessoal da arrogância; os arrogopensenes; a arrogopensenidade; os subpensenes; a subpensenidade; os patopensenes; a patopensenidade do egão; as manipulações interconscienciais; os egopensenes; a egopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
             Fatologia: o estilo da liderança pessoal; o delírio de autossuperioridade justificando a exigência de privilégios; a autodesignação de merecimentos; a defesa aguerrida dos próprios direitos impostos aos demais; as articulações interassediadoras; a ausência de empatia; a imponência; a soberba; a coercitividade; a dominação; o liberticídio; o embotamento consciencial; a centralização do poder; a autestima exagerada, envolvendo crenças e emoções fantasiosas de poder e onipotência; a indiferença às necessidades conscienciais; o orgulho como forma compensatória da falta de amor-próprio; a necessidade de autoafirmação; a necessidade de estar sempre sob os holofotes para se sentir bem; a busca incessante por reconhecimento gerando a ansiedade, desconfiança e instabilidade nos liderados; o sentimento de vazio emergindo a manifestação cêntrica, vaidosa e soberba; a sensação de menos-valia, ineficácia e debilidade camuflada sob a liderança orgulhosa; o predomínio do poder assentado na supremacia; a habilidade anticosmoética de saber 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a inferiorizar as outras consciências, levando-as à dependência da vontade pessoal; o despudor explícito dos líderes monarquistas; as inculcações; as lavagens subcerebrais; a autoconfiança acrítica; a proteção evolutivamente ectópica do amor-próprio; a necessidade de aplausos; as recins prioritárias; a autossuperação da liderança orgulhosa; o treino da autoliderança abnegada em prol dos assistidos; o autodiscernimento; o arrastamento da exemplificação na liderança cosmoética; a abrangência da liderança; a valorização do liderado ao ser elevado à condição de colíder; os benefícios da liderança compartilhada; as opções inteligentes; a racionalidade ponderada; a inteligência evolutiva (IE) aplicada no exercício da liderança; o memorando conscienciológico; o empenho máximo de esforços objetivando alçar o neopatamar evolutivo da liderança interassistencial; o aprendizado contínuo e persistente na gestão da evolução, condição de evoluciólogos e Serenões.
          Parafatologia: o desleixo quanto à autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o orgulho imperial das retrovidas; a psicosfera específica de cada consciência; a relação parassocial; a inabordabilidade intraconsciencial às inspirações interassistenciais extrafísicas; a herança espúria de si mesmo; o ego inflado por fomentações de guias amauróticos e assediadores extrafísicos; o travão paragenético advindo de retrolideranças monárquicas; os assediadores extrafísicos inspirando a retomada dos retrocacoetes antievolutivos; as tarefas da reurbex exigindo recins por parte dos intermissivistas ressomados; o entrosamento das paratarefas do amparador extrafísico no megaprojeto da reurbanização planetária.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo liderança-credibilidade; o sinergismo medo-subordinação; o sinergismo líderes-liderados.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) eliminando as patomimeses de retrovidas no âmbito da Liderologia; o princípio espúrio da superioridade monárquica; o princípio da evolução inarredável; o princípio da interassistencialidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o desconhecimento do código pessoal de Cosmoética (CPC); a ignorância quanto ao código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da reurbex; a teoria da liderança interassistencial.
          Tecnologia: as técnicas conscienciométricas; as técnicas consciencioterápicas; a técnica da autorreflexão de 5 horas aplicada à análise da proéxis e da conjuntura existencial no momento evolutivo; a técnica da liderança compartilhada.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial da Conscienciologia norteando o líder orgulhoso ao aprendizado da liderança cosmoética.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; a docência conscienciológica enquanto laboratório consciencial (labcon); o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Conscienciômetras; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito consciencialmente degradante da amoralidade continuada; os efeitos regressivos do orgulho na manifestação do líder anticosmoético; os efeitos danosos do egoísmo na autevolução; o efeito evolutivo da liderança compartilhada vanguardista.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas do exercício da liderança cosmoética acessadas no Curso Intermissivo (CI).
          Ciclologia: o ciclo algoz-vítima; o ciclo de reeducação das condutas pessoais extinguindo o orgulho na manifestação do líder. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                   3
             Enumerologia: líder orgulhoso agressivo; líder orgulhoso dominador; líder orgulhoso avarento; líder orgulhoso justiceiro; líder orgulhoso opressor; líder orgulhoso sectário; líder orgulhoso invejoso.
             Binomiologia: o binômio líder-liderado; o binômio egocentrismo-altruísmo; o binômio orgulho-vanglória; o binômio herança genética–herança paragenética; o binômio melin-melex; o binômio crise-crescimento; o binômio admiração-discordância.
             Interaciologia: a interação liderança orgulhosa–melex anunciada; a interação egocentrismo-agressividade; a interação egoísmo-arrogância; a interação patológica alienação–estacionamento evolutivo.
             Crescendologia: o crescendo patológico vaidade-jactância; o crescendo evolutivo liderança orgulhosa–liderança compartilhada.
             Trinomiologia: o trinômio egão-orgulho-arrogância; a avidez pelo trinômio posição-prestígio-poder.
             Polinomiologia: o polinômio vanglória-ostentação-presunção-arrogância.
             Antagonismologia: o antagonismo evolução / exibicionismo; o antagonismo liderança cosmoética / liderança anticosmoética; o antagonismo Curso Intermissivo / porão consciencial; o antagonismo escravos / senhores; o antagonismo liberdade / sujeição; o antagonismo hierarquia social / hierarquia evolutiva.
             Paradoxologia: o paradoxo de o brilho do líder orgulhoso ser opaco; o paradoxo de o intermissivista orgulhoso poder ser inconsciente do próprio temperamento monárquico.
             Politicologia: a assediocracia; a autocracia; a antidemocracia; a aristocracia; a escravocracia; a clerocracia; a asnocracia; a monarquia vigendo em pleno Terceiro Milênio.
             Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis do Paradireito.
             Filiologia: a egofilia; a recexofilia; a liderofilia; a conscienciofilia; a assistenciofilia; a neofilia; a evoluciofilia.
             Fobiologia: a criticofobia; a proexofobia.
             Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome do príncipe tirano; a síndrome da baixa autestima; a síndrome do poder absoluto.
             Maniologia: a megalomania; a egomania.
             Mitologia: o deslumbramento pelos mitos do poder humano temporal.
             Holotecologia: a regressoteca; a egoteca; a psicopaticoteca; a recexoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca.
             Interdisciplinologia: a Liderologia; a Politicologia; a Intrafisicologia; a Grupocarmologia; a Parassociologia; a Cosmoeticologia; a Automimeticologia; a Parapatologia; a Extrafisicologia; a Seriexologia; a Autopesquisologia; a Coerenciologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin baratrosférica.
             Masculinologia: o líder orgulhoso; o pré-serenão vulgar; o trafarista liderológico; o assediador intrafísico; o intermissivista inadaptado; o mandão; o tirano; o ególatra; o vaidoso; o emproado; o arrogante; o ofendido; o ressentido; o melindrado; o algoz; o autovitimizado; o teimoso; o reativo; o defensivo; o apedeuta evolutivo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta.
             Femininologia: a líder orgulhosa; a pré-serenona vulgar; a trafarista liderológica; a assediadora intrafísica; a intermissivista inadaptada; a mandona; a tirana; a ególatra; a vaidosa; a emproada; a arrogante; a ofendida; a ressentida; a melindrada; a algoz; a autovitimizada; a teimosa; a reativa; a defensiva; a algoz; a apedeuta evolutiva; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta. 4                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Hominologia: o Homo sapiens leader; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens inexpertus; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens inconsciens; o Homo sapiens assediator; o Homo sapiens deseducator.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: líder orgulhoso monárquico = aquele com a automanifestação mimética, convicto do dever de todos em recebê-lo com tapete vermelho; líder orgulhoso tirano = aquele prepotente e truculento, agindo coercitivamente sobre os liderados.
          Culturologia: a cultura das aparências; a substituição da cultura da defesa dos interesses egocêntricos pela cultura da interassistencialidade cosmoética; a cultura da exposição máxima da intraconsciencialidade no exercício da liderança.
          Monarquia. O líder com resquícios do temperamento monárquico carreia na intraconsciencialidade o orgulho na liderança, não abrindo mão do poder com facilidade. Não consegue vislumbrar a satisfação do dever cumprido, da sensação de completismo ao passar o bastão para novas lideranças.
          Apego. A perda de qualquer tipo de poder, mesmo parcial, pode ser absorvida como sendo redutora do valor pessoal. O líder, quando não se apossa de determinados valores conscienciais, intrínsecos à personalidade, fica com a manifestação reduzida, desprovida dos princípios basilares qualificadores das interrelações, a exemplo do senso de humanitarismo, empatia e solidariedade.
          Imaturidade. A distorção de valores pode levar a conscin orgulhosa a se preocupar mais em “ter”, ao invés de “ser”, empobrecendo a manifestação pessoal no contexto da Conviviologia, inibindo os autenfrentamentos reciclogênicos, permanecendo ignorante quanto à autocriticidade pessoal e muito distante de promover a reforma íntima catalisadora da autevolução consciencial.
          Terapeuticologia. Pelos critérios da Autoconsciencioterapia, a profilaxia das autopatomimeses no exercício da liderança orgulhosa, requisitam o desenvolvimento da empatia traforista, ou seja, o aprendizado de saber se colocar no lugar do liderado, sentir o desconforto da subjugação da vítima, e implementar técnicas de autossuperação, transformando a manifestação patológica em possibilidade de recomposição grupocármica, passando a protagonizar a assistência grupal, o verdadeiro papel do líder.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o líder orgulhoso, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amoralidade: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
          03. Benefício da liderança compartilhada: Paracomunicologia; Homeostático.
          04. Cacoete holobiográfico: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          05. Centrifugação do egão: Egologia; Homeostático.
          06. Intermissivista inadaptado: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
          08. Liderologia: Politicologia; Neutro.
          09. Megapatologia intraconsciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Orgulho teimoso: Perdologia; Nosográfico.
          11. Prova do orgulho: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          12. Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro.
          13. Síndrome do príncipe tirano: Parapatologia; Nosográfico. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        5
             14. Temperamento monárquico: Nosotemperamentologia; Nosográfico.
             15. Vaidade: Psicossomatologia; Nosográfico.
      A AUTOSSUPERAÇÃO DO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA
  ORGULHOSA É VITAL PARA O INTERMISSIVISTA ADQUIRIR KNOW-HOW EVOLUTIVO, OBJETIVANDO O ÊXITO
      PROEXOLÓGICO NA LIDERANÇA MULTIDIMENSIONAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda carreia resquícios do orgulho na manifestação da liderança? Se afirmativo, já vislumbrou a possibilidade de promover as recins necessárias no período da Pré-Intermissiologia, a fim de se qualificar para a futura liderança interassistencial?
             Bibliografia Específica:
             1. Roque, Marlene; Liderança Compartilhada: Ferramenta Evolutiva Grupal; revisoras Kátia Arakaki, Málu Balona & Rosilene Novaes; 452 p.; 3 partes; 9 caps.; 1 microbiografia; 80 citações / pensatas; 40 enus.; 1 exemplarium; 5 fotos; 1 escala; glos. 128 termos; 1 gráf; 2 ilus.; 25 perguntas; 4 questionários; 3 tabs.; 46 refs.; 1 vídeo; 42 webgrafias; 29 filmes; 52 verbetes do Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; 207 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; alf.; geo; ono; 23 x 16; br.; Epígrafe Editorial; Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 142 a 144.
             2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 86, 448, 666 e 1.171.
                                                                                                                    M. G. R.