Valor Existencial

O valor existencial é a qualidade da realidade específica representando validade, legitimidade, veracidade ou dignidade superior, ideal, quanto à evolução consciencial e à plenitude cosmoética, estabelecida e arbitrada de antemão, a ser prezada racionalmente e buscada tecnicamente de modo prioritário pela conscin lúcida, intermissivista, cognopolita, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, já listou os próprios valores existenciais? Qual o megavalor existencial para você?

      VALOR EXISTENCIAL
                                      (PARAXIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O valor existencial é a qualidade da realidade específica representando validade, legitimidade, veracidade ou dignidade superior, ideal, quanto à evolução consciencial e à plenitude cosmoética, estabelecida e arbitrada de antemão, a ser prezada racionalmente e buscada tecnicamente de modo prioritário pela conscin lúcida, intermissivista, cognopolita, homem ou mulher.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo valor deriva do idioma Latim Tardio, valore, “valor”. Surgiu no Século XIII. A palavra existencial procede do mesmo idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Valor consciencial. 2. Valor pessoal. 3. Valor prioritário. 4. Valor evolutivo. 5. Valor indescartável. 6. Apreço pela evolução consciencial. 7. Tendência pró-evolutiva. 8. Valor do conteúdo prioritário.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 19 cognatos derivados do vocábulo valor: megavalor; minivalor; subvalor; supervalor; valoração; valorar; valorativa; valorativo; valorizabilidade; valorização; valorizada; valorizado; valorizador; valorizadora; valorizar; valorizável; valorosa; valorosidade; valoroso.
          Neologia. As duas expressões compostas valor existencial básico e valor existencial profissional são neologismos técnicos da Paraxiologia.
          Antonimologia: 1. Valor menor. 2. Valor secundário. 3. Valor da forma passageira. 4. Valor descartável. 5. Ausência de valor. 6. Desrespeito aos valores existenciais. 7. Superficialidade evolutiva. 8. Traição aos valores evolutivos.
          Estrangeirismologia: o acid test do valor; o ad valorem; o Evolutionarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à programação existencial pessoal.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Autodiscernimentologia; o valor dos ortopensenes; a ortopensenidade pessoal; o materpensene da conscin lúcida.
          Fatologia: o valor existencial; o juízo de valor das coisas; o senso crítico do valor; a autovalorização das realidades; os megavalores pessoais básicos; a força aquisitiva de determinado bem; os objetos de valor; a força dos valores; a proporção do valor; a hierarquia dos valores; o megavalor da conscin neste momento evolutivo; a evolução dos valores pessoais; a mudança de valores pessoais; a Taxologia dos valores; a escala das prioridades; a tabela dos valores conscienciais; o sistema de valores; o alinhamento de valores; a escala dos valores pessoais; a reciclagem dos valores pessoais; a expansão dos valores pessoais; a supervalorização de fetiches e badulaques; a adiáfora; o valor dos valores; os conteúdos prioritários; os conteúdos evolutivos; o Manual Pessoal das Prioridades (MPP); a megagescon da conscin lúcida; a mutualidade dos valores existenciais da dupla evolutiva; a Paraxiologia como sendo a Ciência dos Valores Evolutivos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o autoparapsiquismo; a ofiex pessoal; o extrapolacionismo parapsíquico.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio diretor da consciência; o princípio da autodedicação evolutiva; o princípo da prioridade compulsória.
          Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico Autoconscienciometrologia.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Binomiologia: o binômio valor artístico–lavor artístico; o binômio valor de referência–valor da referência; o binômio valor real–valor ideal.
          Interaciologia: a interação intermissibilidade-intrafisicalidade; a interação inputs-insights; a interação conteúdo-forma.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução.
          Antagonismologia: o antagonismo valor real / valor fictício; o antagonismo valor absoluto / valor relativo; o antagonismo valores da Socin Patológica / valores da evolução consciencial; o antagonismo varejismo consciencial / atacadismo consciencial.
          Politicologia: o partido político.
          Legislogia: as leis básicas da evolução; as leis do Cosmos; as leis da Proexologia.
          Filiologia: a cognofilia; a definofilia; a priorofilia.
          Sindromologia: a síndrome de Burnout; a síndrome da dispersão consciencial.
          Holotecologia: a evolucioteca; a experimentoteca; a taxoteca.
          Interdisciplinologia: a Paraxiologia; a Autodiscernimentologia; a Autoconscienciometrologia; a Priorologia; a Parapercepciologia; a Evoluciologia; a Autoproexologia; a Econometria; a Interassistenciologia; a Autenganologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens valexsistens; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens conscientiocentricus; o Homo sapiens sapientior.


                                      V. Argumentologia

         Exemplologia: valor existencial básico = a estabilidade econômica; valor existencial profissional = a realização social.
         Culturologia: a superestimação da cultura inútil.
         Conteudologia. Sob a ótica da Evoluciologia, a vida mais inteligente nesta dimensão humana é a da conscin lúcida buscando o tempo todo, antes de tudo, identificar, teaticamente, o conteúdo de valor evolutivo em todas as coisas ao derredor, sejam realidades conscienciais, abstratas ou materiais.
         Taxologia. Sob a ótica da Paraxiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 55 categorias ou características envolvendo os valores existenciais:
         01. Valor agregado.
         02. Valor atélico.
         03. Valor circunstancial.
         04. Valor conflitante.
         05. Valor contextual.
         06. Valor cosmoético.
         07. Valor da família consciencial.
         08. Valor da família nuclear.
         09. Valor da família profissional.
         10. Valor da família social.
         11. Valor da ideia original pessoal.
         12. Valor da obra escrita pessoal.
         13. Valor das amizades.
         14. Valor das heterocríticas recebidas.
         15. Valor das priorizações pessoais.
         16. Valor da vida intrafísica.
         17. Valor descartável.
         18. Valor desperdiçado.
         19. Valor de troca.
         20. Valor do autesforço evolutivo.
         21. Valor do autoparapsiquismo.
         22. Valor do livre arbítrio pessoal.
         23. Valor dos conteúdos das realidades.
         24. Valor dos vínculos interconscienciais.
         25. Valor econômico.
         26. Valor egoístico.
         27. Valor enganoso dos bagulhos energéticos.
         28. Valor estético.
         29. Valor estimado.
         30. Valor evolutivo.
         31. Valor excedente.
         32. Valor extrafísico.
         33. Valor extrínseco.
         34. Valor fossilizado.
         35. Valor funcional.
         36. Valor fundamental.
          37. Valor humano.
          38. Valor indescartável.
          39. Valor individual.
          40. Valor intraconsciencial.
          41. Valor intrínseco.
          42. Valor menor.
          43. Valor nominal.
          44. Valor percentual.
          45. Valor político.
          46. Valor prioritário dos fatos.
          47. Valor proexológico.
          48. Valor reestruturável da conscin.
          49. Valor técnicocientífico.
          50. Valor terapêutico.
          51. Valor tradicional.
          52. Valor transcendente.
          53. Valor transitório.
          54. Valor universal.
          55. Valor veritativo factual real.
          Caracterologia. No âmbito da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 dos megavalores pessoais, mais comuns, em geral atribuídos e buscados pelas conscins vulgares, na vida intrafísica no Terceiro Milênio:
          01. Autexperiência existencial: relativo conforto pessoal.
          02. Autobiografia: identidade.
          03. Autoconhecimento: autoimagem.
          04. Estabilidade econômica: riqueza ou pé-de-meia.
          05. Família nuclear: prole.
          06. Fé: ou crença cega.
          07. Moradia própria.
          08. Política pessoal: poder.
          09. Prestígio: fama ou celebridade.
          10. Realização profissional: com relativo bem-estar.
          11. Relações sociais: amor, amizades.
          12. Saúde pessoal: validez lúcida; corpo humano sadio.
          13. Segurança: aposentadoria; com justiça.
          14. Tradições: geralmente bolorentas.
          15. Veículo pessoal: com liberdade de ir e vir.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o valor existencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Atelia: Autopesquisologia; Neutro.
          02. Descarte dos resquícios: Recexologia; Homeostático.
          03. Economia da vida consciencial: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          04. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Juízo de valor: Heterocriticologia; Neutro.
          06. Marca de excelência: Evoluciologia; Neutro.
          07. Peça única: Intrafisicologia; Neutro.
          08. Preço da verpon: Verponologia; Homeostático.
       09. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
       10. Síndrome da subestimação: Parapatologia; Nosográfico.
 O VALOR EXISTENCIAL É REALIDADE INAFASTÁVEL PARA QUALQUER CONSCIN LÚCIDA QUANDO INTERESSADA NO DESENVOLVIMENTO EVOLUTIVO, NA CONQUISTA
 DO PARAPSIQUISMO E CONSECUÇÃO DA AUTOPROÉXIS.
       Questionologia. Você, leitor ou leitora, já listou os próprios valores existenciais? Qual o megavalor existencial para você?