A transigência cosmoética é a ação, condição ou capacidade de concessão ou conciliação em busca de acordos, resolução de conflitos e soluções saudáveis por parte da conscin, homem ou mulher, utilizando-se de flexibilidade e compreensão, com foco na convivialidade harmônica e na pacificação intra e interconsciencial.
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 TRANSIGÊNCIA COSMOÉTICA (PARADIPLOMACIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A transigência cosmoética é a ação, condição ou capacidade de concessão ou conciliação em busca de acordos, resolução de conflitos e soluções saudáveis por parte da conscin, homem ou mulher, utilizando-se de flexibilidade e compreensão, com foco na convivialidade harmônica e na pacificação intra e interconsciencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo transigir vem do idioma Latim, transigere, “chegar a acordo; condescender”. Surgiu no Século XIX. O termo cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo procede também do idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética provém do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Indulgência pacificadora. 2. Complacência cosmoética. 3. Condescendência cosmoética. 4. Contemporização lúcida. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo transigência: intransigência; intransigente; intransigibilidade; intransigir; intransigível; transigente; trangisibilidade; transigir; transigível. Neologia. As 3 expressões compostas transigência cosmoética, transigência cosmoética esboçante e transigência cosmoética avançada são neologismos técnicos da Paradiplomaciologia. Antonimologia: 1. Intransigência anticosmoética. 2. Inflexibilidade estagnante. 3. Incompreensão interprisional. 4. Intolerância belicista. 5. Rigidez patopensênica. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à ortoconvivialidade. Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Quem concilia, desincompatibiliza-se. Compreensão: megamomento extraordinário. Tolerância: ódio light. Há intransigências inevitáveis. Inexistem conflitos cosmoéticos. Reestudemos as intransigências. Conciliemos o irreconciliável. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Jamais dois homens julgaram igualmente a mesma coisa, é impossível verem-se duas opiniões exatamente iguais, não somente em homens diferentes, mas no mesmo homem em horas diferentes (Michael de Montaigne, 1533–1592). É mais cômodo dizer coisas novas do que conciliar as que já foram ditas (Luc de Clapiers Vauvenargues, 1715–1747). Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, listadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Acordo. Prefira sempre o acordo à demanda”. 2. “Compreensão. Compreensão é autocognição”. 3. “Conviver. Conviver é ser sábio”. 4. “Resolução. É necessário descomplicar sempre a fim de dinamizarmos a evolução”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmoética; o holopensene pessoal do equilíbrio consciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os liberopensenes; a liberopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o materpensene pessoal da convivialidade sadia. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Fatologia: a transigência cosmoética; a demonstração de empatia e afetividade; as habilidades comunicativas; as conciliações; as concessões cosmoéticas; a compreensão interassistencial; as mediações; a negociação cosmovisiológica; os acordos; a realização lúcida da autoproéxis; a flexibilidade lúcida; a flexibilidade benigna; o entendimento fraterno; o autodiscernimento; a magnanimidade; a omissão superavitária; o respeito aos diferentes níveis evolutivos; o autocontrole do ego; a antiautocorrupção; a abdicação ao ato de ter sempre razão; a demonstração de flexibilidade raciocinada na negociação de acordos; o consentimento entre as partes; a atitude condescendente; a concessão em ações cosmoéticas e evolutivas frente à posicionamentos pessoais; o perdão independente de culpas ou erros; os pedidos de desculpas; as justas reduções de pena; a reparação às ofensas; o perdoamento de dívidas irremediáveis; a promoção de soluções harmônicas e positivas; a autopacificação; o ato de ganhar tempo para ampliar o domínio e o conhecimento do cenário do problema; o ato de repensar os objetos de discussão; a capacidade de impor-se cosmoeticamente; a renúncia à superioridade; o temperamento calmo; a infiltração cosmoética consciente e evolutiva; a convivialidade sadia com pessoas e instituições rígidas, anacrônicas e intolerantes; a ação de relevar sem ser tolerante aos erros; a Organização das Nações Unidas (ONU) e organismos internacionais buscando consensos regionais e locais; os antagonismos e radicalizações de posições; o fechamento dos canais de comunicação pessoais; a participação ativa e efetiva nas relações grupocármicas; a construção do equilíbrio nas interrelações; a construção da harmonia nas práticas administrativas, econômicas e políticas; a valorização da solução qualificada; o discernimento e cosmovisão na negociação de interesses pessoais ou alheios; a utilização da sabedoria, humildade e liderança nas relações estremecidas; o empenho no entendimento com o foco no bom senso; a conversa madura; a humildade para buscar consensos pró-evolutivos; o discernimento quanto à aplicação ou não da autopostura transigente; a intransigência à corrupção; o legado da pedagogia romana nos dias atuais, notadamente quanto à eloquência e transigência; o foco em fazer acontecer o melhor para todos; a qualificação das amizades evolutivas; a Conscienciologia enquanto ferramenta evolutiva; o cumprimento da proéxis pessoal e grupal; a diplomacia nas tratativas diuturnas; a Cosmoética aplicada no cotidiano. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a projeção lúcida (PL) como ferramenta de autopesquisa; o mapeamento das sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais; o autodomínio bioenergético nas paraconciliações; a parapercepção das sutilezas das energias conscienciais (ECs); a iscagem lúcida; a rotina parapsíquica; a prática diária da tenepes; os amparadores extrafísicos enquanto fontes de ações paradiplomáticas; o possível estudo da Cosmoeticologia no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a paraconvivialidade; a Parapolítica; a Paradiplomacia; o Paradireito; o Paradever. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo comunicação–busca do entendimento; o sinergismo evolução pessoal–evolução grupal; o sinergismo ouvir-falar. Principiologia: o princípio da convivialidade sadia; os princípios da Paradiplomacia; o princípio da Cosmoética; o princípio da recin; o princípio “ninguém evolui sozinho”; o princípio do perdão; o princípio de buscar o melhor para todos; o princípio de quanto maior o aporte maior a retribuição; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) na disposição conciliadora interassistencial. Codigologia: a vivência do código pessoal de Cosmoética (CPC); a construção do código grupal de Cosmoética (CGC). Tecnologia: a técnica da ação pelas prioridades; a técnica da autorganização existencial; a técnica do acoplamento energético; a técnica da recin; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica da desdramatização do conflito; a técnica da escuta ativa; a técnica do sobrepairamento evolutivo; as técnicas de mediação de conflitos. Voluntariologia: o voluntariado na Socin; o voluntariado conscienciológico; o desafio da democratização na gestão do voluntariado. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Laboratoriologia: o laboratório da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Megafraternologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia. Efeitologia: o efeito evolutivo do entendimento; o efeito da tolerância como ódio-light; o efeito interassistencial da concessão cosmoética. Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses a partir do entendimento teórico e da prática vivenciada; a criação de neossinapses relativas à inteligência evolutiva (IE). Ciclologia: o ciclo ceder-obter; o ciclo medo de errar–culpabilidade; o ciclo perdoar–seguir em frente; o ciclo disponibilidade-negociação-conciliação-pacificação. Enumerologia: a ação de acolher; a ação de empatizar; a ação de afeiçoar; a ação de aproximar; a ação de flexibilizar; a ação de conciliar; a ação de harmonizar. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio abertismo consciencial–inspiração extrafísica; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio transigência cosmoética–reurbanização extrafísica (reurbex); o binômio agilidade autocrática–morosidade democrática. Interaciologia: a interação autopesquisa–atuação paradiplomática; a interação concessão cosmoética–desassedialidade. Crescendologia: o crescendo autevolutivo na interpretação das pararrealidades; o crescendo intolerância-intercompreensão-interassistência; o crescendo pedagógico promoção automática–progressão continuada; o crescendo transigência cosmoética–democracia pura–Estado Mundial Cosmoético. Trinomiologia: o trinômio flexibilidade-adaptabilidade-criatividade; o trinômio transigência cosmoética–leveza–bem-estar; o trinômio da intransigência perversidade-futilidade-ameaça. Polinomiologia: o polinômio paciência-ponderação-prudência-sociabilidade-ternura-solidariedade; o polinômio reconciliar–perdoar–desculpar–exteriorizar as melhores energias; o polinômio pensamento crítico–perseverança–sagacidade–veracidade; o polinômio ouvir-avaliar-esclarecer-conciliar-interassistir; o polinômio intolerância-autoritarismo-idolatria-gurulatria. Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo convergência pensênica / monoideísmo; o antagonismo autocracia / coletividade; o antagonismo conciliação / conflito; o antagonismo intolerância / pacificação; o antagonismo interprisão grupocármica / libertação consciencial; o antagonismo convergência / divergência; o antagonismo oposição política propositiva / oposição política desestabilizadora. Paradoxologia: o paradoxo de “pôr panos quentes” sem se tornar conivente. Politicologia: a democracia; a gestão democrática das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a politicagem envolvida nos radicalismos ideológicos; a política da interassistencialidade; a política da intercooperação. Legislogia: a lei de ação e reação relacionada à intercompreensão; a lei do maior esforço aplicada às conciliações. Filiologia: a neofilia. Fobiologia: o medo de reconciliar-se; a conflitofobia. Sindromologia: o isolamento patológico causado pela síndrome do estrangeiro (SEST); o monoideísmo e os mimetismos da síndrome do ostracismo. Maniologia: a evitação da megalomania; o descarte da mania de poder; a reciclagem da mania de estar sempre certo. Mitologia: o mito de ser o dono da verdade; o mito da infalibilidade. Interdisciplinologia: a Paradiplomaciologia; a Comunicologia; a Abertismologia; a Argumentologia; a Ortopensenologia; a Mentalsomatologia; a Cosmoeticologia; a Conviviologia; a Reciclologia; a Paratecnologia; a Amparologia; a Holomaturologia. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o parapolítico; o paradiplomata. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a parapolítica; a paradiplomata. Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens recyclator; o Homo sapiens interlocutor; o Homo sapiens indulgens; o Homo sapiens flexibilis; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens harmonicus. V. Argumentologia Exemplologia: transigência cosmoética esboçante = aquela exposta na capacidade de escuta ativa por parte da conscin pacifista; transigência cosmoética avançada = aquela do altruísmo em alto nível do Ser Serenão. Culturologia: a cultura de paz; a cultura da conciliação; a cultura da mediação; a cultura da justiça restaurativa. Tabelologia. Sob a ótica da Contrapontologia, eis, na ordem alfabética, 22 contextos nos quais pode ocorrer a predominância da intransigência ou da transigência cosmoética: Tabela – Contraponto Postura Intransigente / Postura transigente Cosmoética Nos Contexto Postura Intransigente Postura Transigente Cosmoética Distanciamento 01. Amizade Evolução grupocármica ectópico 02. Autopensenidade Auto e heterassédio Ortopensenizações lúcidas 03. Autopesquisa Negação atributológica Autexposição franca 04. Capitalismo Individualismo Intercooperação 05. Comunicação Belicosidade Pacificação íntima 06. Convivialidade Antipatia Entendimento e inclusão En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Nos Contexto Postura Intransigente Postura Transigente Cosmoética 07. Escola Bullying Companheirismo 08. Esporte Violência e disputa Saúde e respeito 09. Família Desentendimento Reconciliação 10. Finanças Endividamento Autossustentação proéxica Neoideias 11. Formação formal Monoideísmo e interdisciplinaridade 12. Globalização Egocentrismo Solidariedade 13. Grupalidade Corrupção Participação ativa 14. Intelectualidade Isolamento social Interassistência Hedonismo 15. Lazer Ócio criativo antievolutivo Multidimensionali- Desenvolvimento do 16. Medo e gurulatria dade parapsiquismo saudável Fechadismo 17. Mundividência Abertismo consciencial consciencial 18. Política Autocracia Democracia direta Trinômio motivação-trabalho19. Profissão e Trabalho Atritos diários -lazer 20. Relacionamento Conflitos conjugais Duplismo evolutivo Relações Guerra armada, fria ou Negociação diplomática 21. internacionais comercial e comercial 22. Saúde Terapêutica Profilaxia Benefícios. Sob a ótica da Interassistenciologia, eis, na ordem alfabética, 17 efeitos harmônicos da transigência cosmoética: 01. Autopesquisa: a descoberta de traços conscienciais sadios e pacifistas. 02. Autoposicionamento: a condescendência lúcida mesmo nas discordâncias. 03. Comunicabilidade: o desenvolvimento dos diálogos conciliatórios. 04. Condenação: a evitação da designação de culpados, causadores e motivadores. 05. Confidencialidade: a discrição no trato com as partes envolvidas. 06. Criatividade: a facilidade em buscar soluções inovadoras. 07. Economicidade: a conciliação como forma de economia de tempo e esforço nas avenças litigiosas. 08. Foco: a evitação do desnecessário, do excessivo e dos supérfluos. 09. Ganha-ganha: a satisfação benévola pelas partes na anuência de acordo. 10. Impactos: a minimização de impactos pela agilidade na resolução dos conflitos. 11. Intercompreensão: o favorecimento pela troca franca de pontos de vista. 12. Interconfiança: a construção e o fortalecimento das interrelações. 13. Neoideias: a elaboração de neoconstructos, neoperspectivas e neotecnologias. 14. Reeducaciologia: a autaprendizagem prática sobre processos conciliatórios, mesmo sem a efetiva conciliação. 15. Reurbanização: a melhoria dos ambientes, dos aspectos intra e interconscienciais. 16. Transparência: a clareza nas negociações e compreensão da questão-chave a ser priorizada. 17. Verdade: a oportunidade do surgimento de novas verdades relativas pessoais. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a transigência cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 03. Anticonflitividade diária: Anticonflitologia; Homeostático. 04. Automediação anticonflitiva: Autodesassediologia; Homeostático. 05. Autoposicionamento conciliador: Conviviologia; Homeostático. 06. Concessão cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 07. Conciliação das interdependências: Cosmovisiologia; Neutro. 08. Efeito da reconciliação na harmonia evolutiva: Recexologia; Homeostático. 09. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro. 10. Harmonia existencial: Harmoniologia; Homeostático. 11. Mediação de conflitos: Paradireitologia; Homeostático. 12. Mediador: Conflitologia; Homeostático. 13. Miniacerto reconciliatório: Grupocarmologia; Homeostático. 14. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro. 15. Reaproximação interconsciencial: Conviviologia; Neutro. A PARTIR DO AUTODISCERNIMENTO, TODA CONSCIÊNCIA PODE UTILIZAR LUCIDAMENTE A TRANSIGÊNCIA COSMOÉTICA ENQUANTO FERRAMENTA EVOLUTIVA HOMEOSTÁTICA, RUMO À CONDIÇÃO DA DESPERTICIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza a conciliação enquanto ferramenta evolutiva no dia a dia? Qual a autodisposição para realizar a escuta ativa? Está disposto(a) a fazer concessões de maneira lúcida e cosmoética? Bibliografia Específica: 1. Vasconcelos-Sousa, José; Mediação; revisor Levi Condinho; 189 p.; 5 caps.; 1 preâmbulo; 1 E-mail; 21 x 12 cm; br; Quimera Editores; Lisboa, Portugal; 2002; páginas 65 a 68. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 51, 374, 432, 1.455, 1.476 e 1.632. 3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 139, 140, 151, 222 e 332. A. L. M.