Bastidores Paradiplomáticos

Os bastidores paradiplomáticos são o conjunto de ocorrências multidimensionais sucessivas, publicamente imperceptíveis, relativas às tratativas, negociações ou processos conciliatórios, interassistenciais, por parte de conscins e / ou consciexes, funcionando de modo individual ou grupal, a fim de permitir conclusão harmônica, desassediadora, cosmoética e evolutiva para os envolvidos.

Você, leitor ou leitora, já conhece a metodologia dos bastidores paradiplomáticos do conflito? Poderia fazer concessões em etapas sucessivas, a fim de chegar à resolução dos próprios conflitos interpessoais?

      BASTIDORES PARADIPLOMÁTICOS
                                (PARADIPLOMACIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. Os bastidores paradiplomáticos são o conjunto de ocorrências multidimensionais sucessivas, publicamente imperceptíveis, relativas às tratativas, negociações ou processos conciliatórios, interassistenciais, por parte de conscins e / ou consciexes, funcionando de modo individual ou grupal, a fim de permitir conclusão harmônica, desassediadora, cosmoética e evolutiva para os envolvidos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra bastidor vem do idioma Francês antigo, bastir, “construir; costurar (uma peça de roupa); alinhavar; fazer; preparar; organizar”. Apareceu no Século XII. O elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O vocábulo diplomacia provém do idioma Francês, diplomatie, “Ciência que tem por objeto os diplomas; relativo às relações políticas entre Estados; o que concerne aos diplomatas e às suas atividades”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Poscênio das tratativas paradiplomáticas. 2. Bastidores multidimensionais de apaziguamento consciencial. 3. Bastidores de entabulamentos pacificatórios multidimensionais. 4. Retaguarda multidimensional harmonizadora.
          Neologia. As 3 expressões compostas bastidores paradiplomáticos, bastidores paradiplomáticos primários e bastidores paradiplomáticos avançados são neologismos técnicos da Paradiplomaciologia.
          Antonimologia: 1. Bastidores da diplomacia suja. 2. Sucessão de animosidades multidimensionais. 3. Conjunto de tratativas bélicas. 4. Práticas de para-hostilização. 5. Retaguarda multidimensional hostil. 6. Episódios anticonciliatórios.
          Estrangeirismologia: o rapprochement necessário; o agrément final; o en principe do paradiplomata; o jus ad bellum; o memorandum; o non paper da comunicação; o pacta sunt servanda dos acordos; a persona non grata; o denegat; o aide mémoire; o ultimatum irrevogável; as conversas de halls e corredores; o pari passu dos tratados em relação aos grupos; as tratativas em petit comité; o summit da cúpula.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à conciliabilidade multidimensional e multiexistencial.
          Citaciologia. O consenso é a negociação da liderança (Margaret Thatcher, 1925–2013). Nenhum problema é tão profundo que não possa ser ultrapassado, com a vontade de todas as partes, pela discussão e negociação em vez de força e violência (Nelson Mandela, 1918–2013). O diálogo cria base para colaboração (Paulo Freire, 1921–1997).


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da pacificação; o holopensene belicoso; os xenopensenes intrusivos; a xenopensenidade; o holopensene do intercâmbio informacional; o holopensene da intercompreensão; o holopensene da reconciliação; o holopensene do ganha-ganha; o holopensene da conciliabilidade.
          Fatologia: o diagnóstico da conflituosidade nos bastidores paradiplomáticos; as rivalidades intragrupais; a incompatibilidade pura; os trafares dominantes nos processos conflitivos e os trafores preponderantes nos processos conciliatórios; a dissidência insolente pós-conflito; a dissidência lúcida anticonflitiva; os impasses nas negociações; as falhas sinápticas dos grupos; as dificuldades e os malentendidos da comunicação consciencial; as acareações; o antagonismo dos interesses; o posicionamento antípoda; as escaramuças; os subterfúgios; as intenções subliminares; a inserção ou exclusão de grupos conscienciocêntricos da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o amadurecimento necessário a conscins e consciexes nas tratativas; a retomada das negociações; as abordagens detalhistas; a expansão das ideias; a exaustividade; a exposição do conflito; a glasnost nos trabalhos de Paradiplomacia; a liberdade consciencial de escolha; a importância da vontade do líder do grupo; a responsabilidade dos líderes; a assessoria especializada presente nas reuniões; os bastidores reconciliatórios na escrita de livros; os conceitos diferentes para cada situação; a aclaração conceptual; a compreensão dos conchavos; o descortino das intencionalidades; a assembleia geral; as guerras frias; o estudo das causas e consequências dos conflitos; as etapas sucessivas das negociações; os sentimentos de satisfação ao final das negociações; as concessões; o exercício lúcido do Paradireito; a tares avançada; a visão de conjunto do mediador; o consenso; a análise paradiplomática pós-reunião potencializando os aprendizados da Paradiplomacia.
          Parafatologia: os bastidores paradiplomáticos; as reuniões multidimensionais de entendimento; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desassédio basal; o incidente paradiplomático; os ataques extrafísicos; a parapercepção possível da extensão extrafísica do conflito; os ajustes temáticos multidimensionais; o conhecimento das consciexes relacionadas aos parafatos; a beligerância extrafísica; a anterioridade dos parafatos; a Seriexologia; o entrosamento com a equipe de amparadores técnicos; a ficha evolutiva grupal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo amparo-desassédio; o sinergismo pacificação íntima–pacificação externa; o sinergismo comunicabilidade-paz; o sinergismo líder-liderados; o acordo resultante do sinergismo técnica-paratécnica diplomática; o sinergismo reconciliação-evolução.
          Principiologia: o princípio da não agressão; o princípio da solução pacífica de controvérsias; o princípio da autodeterminação dos povos; o princípio da coexistência pacífica; o princípio da continuidade do Estado; o princípio da boa fé; o princípio da obrigação de reparar o dano; o princípio da lex posterior derogat priori; o princípio cosmoético do melhor para todos; os princípios da Paradiplomacia.
          Codigologia: os códigos intergrupais; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o neocódigo criado a partir do consenso.
          Teoriologia: a teoria e prática do apaziguamento; a teoria da evolução grupal das consciências.
          Tecnologia: a técnica da reciclagem existencial; a técnica do losango; a técnica da mediação; a técnica do questionamento; a técnica da comunicação não violenta.
          Voluntariologia: o voluntariado de equipins e equipexes; os voluntários da paz; o voluntariado da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da paz.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito harmonizador do desassédio paradiplomático.
          Neossinapsologia: as neossinapses formadas a partir da reconciliação; as paraneossinapses; as sinapses pré-conciliatórias; as sinapses dos reajustes de interesses.
          Ciclologia: o ciclo algoz-vítima; o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo negociação-pacificação; o ciclo inteligente de acordos; o ciclo da libertação grupocármica.
          Enumerologia: os bastidores traforísticos; os bastidores das crenças; os bastidores da cronêmica; os bastidores dos riscos; os bastidores dos modelos mentais; os bastidores do parassensoriamento investigativo; os bastidores reflexivos.
          Binomiologia: o binômio ganha-ganha; o binômio direitos-concessões; o binômio negociação-aceitação.
          Interaciologia: a interação mediador-mediados; a interação conscins-consciexes; a interação assistentes-assistidos; a interação conflito-paraconflito; a interação Para-História–momento atual; a interação foco-detalhe; a interação cosmovisão–gancho assistencial.
           Crescendologia: o crescendo conflituosidade intraconsciencial–conflituosidade interconsciencial; o crescendo Diplomacia-Paradiplomacia; o crescendo acerto grupocármico–recomposição grupocármica; o crescendo mediação-tenepes; o crescendo mediador intrafísicalista–mediador multidimensional; o crescendo pacificação atual–pacificação multiexistencial.
           Trinomiologia: o trinômio empatia-assistência-resgate; o trinômio bastidores paraterapêuticos–bastidores pararreeducativos–bastidores paradiplomáticos; o trinômio diagnóstico–inspiração amparadora–autoridade.
           Polinomiologia: o polinômio conflito-mediação-autolucidez-acordo.
           Antagonismologia: o antagonismo paz / guerra; o antagonismo desentendimento / diálogo; o antagonismo maquinação / glasnost; o antagonismo manipulador / facilitador; o antagonismo conflito / cooperação; o antagonismo postura pró-conflito / postura anticonflito; o antagonismo interassedialidade / interassistencialidade.
           Paradoxologia: o paradoxo do princípio de reciprocidade propondo a igualdade pela retaliação.
           Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a assistenciocracia; a pacificoracia; a paradireitocracia; a politicocracia; a paradiplomaticocracia; a cosmocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço; a lei de ação e reação; a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis do holocarma.
           Filiologia: a reciclofilia; a reconciliofilia; a conviviofilia; a intencionofilia; a voliciofilia; a criticofilia; a evoluciofilia.
           Fobiologia: a neofobia; a evoluciofobia; a sociofobia; a xenofobia; a conviviofobia; a politicofobia.
           Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
           Maniologia: a mania da postergação; a mania da manipulação; a mania de ser do contra; a mania de discutir; a mania de rejeição a pessoas ou grupos; a mania de autodefesa; a mania de fechar-se à reconciliação.
           Mitologia: o mito do acordo sem concessões; a desmitificação dos acordos impossíveis.
           Holotecologia: a nosoteca; a conflitoteca; a comunicoteca; a pacificoteca; a assistencioteca; a convivioteca; a consciencioteca; a paradiplomaticoteca; a cosmoeticoteca.
           Interdisciplinologia: a Paradiplomaciologia; a Pacifismologia; a Harmoniologia; a Conviviologia; a Sociologia; a Grupocarmologia; a Cosmoeticologia; a Seriexologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Holomaturologia; a Consciencioterapia; a Paradireitologia; a Politicologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a pessoa racional; a conscin intelectual; a conscin mentalsomática; a conscin autocrítica; a conscin autoconsciente; a conscin autopesquisadora; a conscin especialista; a conscin líder; a conscin teática; a conscin sucessora; a conscin assistencial; a conscin parapolítica; a conscin paradiplomática.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o mediador; o parapolítico; o paradiplomata.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a mediadora; a parapolítica; a paradiplomata.
          Hominologia: o Homo sapiens paradiplomaticus; o Homo sapiens conflictator; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens bellicosus; o Homo sapiens consreu; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens parapoliticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: bastidores paradiplomáticos primários = o conjunto de ocorrências multidimensionais relacionado às negociações intergrupais esboçantes, ainda imaturas e com menor acatamento por parte do grupo, para o consenso; bastidores paradiplomáticos avançados = o conjunto de ocorrências multidimensionais relacionado às negociações maduras, serenizadas e com nível maior de acatamento grupal, chegando ao consenso.
          Culturologia: a cultura de paz; a cultura da colaboração; a cultura da intercooperação evolutiva; a cultura do entendimento; a cultura do diálogo; a cultura da reconstrução.
          Seriexologia. Os reencontros conscienciais podem evidenciar o melhor e o pior dos relacionamentos ainda muito patológicos no Planeta Terra. Os conflitos podem constituir a expurgação da patopensenidade pessoal ou grupal, abrindo possibilidades de construção de novo patamar de interação.
          Reperspectivação. O novo posicionamento reciclante das consciências beligerantes acerca do conflito, ao substituir as energias belazes pela interassistência, polariza-o positivamente, para patamar de abertura maior, capaz de reverter parcial ou totalmente o panorama conflitivo.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com os bastidores paradiplomáticos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
          02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          03. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro.
          04. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          06. Carregamento na pensenidade: Pensenologia; Neutro.
          07. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.
          08. Conflituosidade: Conflitologia; Nosográfico.
          09. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático.
          10. Linearidade da autopensenização: Autopensenologia; Homeostático.
          11. Mediador: Conflitologia; Homeostático.
          12. Reaproximação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
          13. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
          14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
           15. Tares expositiva: Interassistenciologia; Homeostático.
  NOS BASTIDORES PARADIPLOMÁTICOS SÃO RECRIADAS
  AS AMBIENTAÇÕES PARARRECONCILIATÓRIAS, VISANDO ALCANÇAR ACERTOS MULTISSECULARES, A PARTIR DOS
   DESASSÉDIOS ANTIBELICISTAS E INTERASSISTENCIAIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já conhece a metodologia dos bastidores paradiplomáticos do conflito? Poderia fazer concessões em etapas sucessivas, a fim de chegar à resolução dos próprios conflitos interpessoais?
           Bibliografia Específica:
           1. Magnoli, Demétrio; História da Paz; 448 p.; 18 caps.; 1 esquema; 7 fotos; 1 gráf.; 9 ilus.; 16 mapas; 15 microbiografias; 1 organograma; 1 tab.; 215 refs.; 23 x 16 cm; br.; Contexto; São Paulo, SP; 2008; páginas 9 a 19 e 297 a 329.
           2. Nahas, Jacqueline; Resolução de Conflitos Grupais e Conciliabilidade; Artigo; II Jornada de Administração Conscienciológica; São Paulo, SP; 12-15.10.06; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 10; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 17 enus.; 1 esquema; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2006; páginas 102 a 111.
           3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 836 a 839.
           4. Vinyamata, Eduard; Aprender a partir do Conflito: Conflitologia e Educação; (Aprender del Conflicto: Conflictologia y Educación); trad. Ernani Rosa; 144 p.; 10 caps.; 6 enus.; 9 ilus.; 14 tabs.; 119 refs.; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2005; páginas 41 a 46 e 113 a 142.
                                                                                                                         J. N.