Transição Evolutiva

A transição evolutiva é a passagem de determinado estado íntimo ou condição intraconsciencial atual para outro mais evoluído, no decorrer da seriéxis, em consequência de reciclagens incessantes exigidas para a fixação da direção megafocal da consciência, conscin ou consciex, embasada no princípio da interassistencialidade multidimensional.

Em qual fase da transição evolutiva você, leitor ou leitora, se encontra?

      TRANSIÇÃO EVOLUTIVA
                                       (RECEXOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A transição evolutiva é a passagem de determinado estado íntimo ou condição intraconsciencial atual para outro mais evoluído, no decorrer da seriéxis, em consequência de reciclagens incessantes exigidas para a fixação da direção megafocal da consciência, conscin ou consciex, embasada no princípio da interassistencialidade multidimensional.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo transição procede do idioma Latim, transitio, “ato ou efeito de transitar; passagem de algum lugar, de algum estado de coisas, de alguma condição”. Apareceu no Século XVIII. O termo evolutivo procede do idiomo Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Modificação evolutiva. 2. Mutação evolutiva. 3. Reciclagem evolutiva. 4. Salto evolutivo.
          Neologia. As 4 expressões compostas transição evolutiva, transição evolutiva inicial, transição evolutiva intermediária e transição evolutiva avançada são neologismos técnicos da Recexologia.
          Antonimologia: 1. Estagnação evolutiva. 2. Inconstância evolutiva. 3. Passividade evolutiva. 4. Restrição evolutiva. 5. Regressão evolutiva.
          Estrangeirismologia: o know-how evolutivo; o curriculum vitae multiexistencial; o feedback interassistencial; o neomodus operandi da consciência perante a evolução; o neomodus faciendi de se viver melhor evolutivamente; o Zeitgeist; o jus eundi evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autocogniciologia Evolutiva.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução; o holopensene pessoal da reciclogenia; o entrecruzamento da autopensenidade e da heteropensenidade; a transição das nuances das intenções pensênicas pessoais; a reflexão pensênica mais apurada; a reeducação e a reestruturação holopensênica; a retilinearidade pensênica; os ortopensenenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a transição evolutiva; a consciência em transição contínua; a saída da inércia; a aferição da bússola consciencial; a sazonalidade evolutiva; a mudança comportamental pró-evolutiva; a espiral evolutiva; a assimetria evolutiva; os talentos e os aportes existenciais; os autoposicionamentos pontuais; o trabalho temporário para atender as necessidades transitórias intrafísicas; a autoliderança existencial em transição; a autodeterminação para fixação no prioritário; o Manual Pessoal de Prioridades (MPP); a implantação de hábitos sadios e rotinas úteis; a autorganização funcional, eficaz, produtiva e assistencial; a assertividade cronêmica entre as recins na transição atual; os cuidados prioritários com o soma em transição; a autoverificação pemanente da intencionalidade pessoal; a autexposição do nível evolutivo através dos neoposicionamentos diários; a evitação dos redutores do autodiscernimento; o miniato de assistência; o autesforço na transição de patamar evolutivo; a autorreflexão constante dos atos; o filtro cosmoético nas relações interconscienciais em grupos, redes sociais e Cognópolis; as impactoterapias; o fortalecimento da vontade; a voliciolina aplicada; a manutenção da primener; o taquipsiquismo; o autenfrentamento da dispersividade; a saída da preguiça mental; os pontos vulneráveis da personalidade intempestiva; a impulsividade; a falta de autocentramento; a carência afetivo-sexual; a irritabilidade; a agressividade; a comunicação verbal agressiva; a postergação da interprisão grupocármica; a falta de diplomacia na intenção de realizar a tares; o autocontrole cerebelar; o ato de agradecimento pontual; a pacificação íntima; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os deslocamentos interconscienciais imperturbáveis; o neovalor mais relevante sendo o reconhecimento da autorrealidade intraconsciencial no momento evolutivo; a autevolução sendo o neovalor prioritário nas transições evolutivas multiexistenciais; as transições evolutivas paroxísticas durante o Curso Intermissivo (CI); o inventário pessoal; a inteligência evolutiva (IE) aplicada nas transições; a transição e a ascensão na Escala Evolutiva das Consciências.
          Parafatologia: a autovivência diária do estado vibracional (EV) profilático; a megaeuforização; a reciclagem constante e contínua do parapsiquismo otimizando a evolução pessoal; a sinalética energética e parapsíquica pessoal afinada; as parapercepções auxiliadoras na manutenção do megafoco da proéxis; a qualificação das neoposturas diárias através do parapsiquismo; a paragenética forte superando a genética; as ideias inatas; o contato e as aprendizagens interassistenciais com o amparador de função; a assistencialidade na capacidade de compreender o holopensene dos ambientes multidimensionais em transição; a recuperação de cons magnos; a projeção lúcida (PL); o ombro a ombro com os amparadores e evoluciológos em múltiplas vidas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dos efeitos do passado com as ações do presente; o sinergismo Retrogenética-Paragenética-Neogenética; o sinergismo vontade de reciclar–apoio do amparador; o sinergismo intenção qualificada–ação assertiva–autoconfiança–autoconquista; o sinergismo autocriticidade-autossinceridade; o sinergismo intenção cosmoética–ortopensenidade–megafocagem–assistencialidade; o sinergismo reflexão-priorização; o sinergismo das associações de ideias; o sinergismo das energias conscienciais (ECs) dos interesses do grupo afim; o sinergismo recin-recéxis.
          Principiologia: o princípio do continuísmo existencial; o princípio da autevolução requerendo renovação incessante; o princípio da descrença autovivenciado; o princípio do “se não presta, não adianta fazer maquilagem”; o princípio pessoal do aproveitamento máximo do tempo; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio das sincronicidades interligando passado-presente-futuro.
          Codigologia: o código de prioridades pessoais; a reciclagem do código pessoal de Cosmoética (CPC) propiciando o livre trânsito evolutivo durante as transições existenciais; o código grupal de Cosmoética (CGC) vigente.
          Teoriologia: a teoria da evolutividade continuada; a autorresponsabilidade interconsciencial despertada no entendimento da teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da grupocarmalidade evolutiva; a teoria da evolução compulsória; a revolução pacífica e silenciosa das neoverpons reformulando as teorias e práticas (retroteática) antiquadas.
          Tecnologia: a técnica da recéxis; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do balanço existencial; a técnica da rotina útil; a técnica da autorreflexão; a técnica da priorização; a técnica da seleção das amizades; a técnica do conscienciograma; a técnica conscienciométrica de identificação da autopensenidade padrão; a técnica da conscin-cobaia; a técnica da retilinearidade pensênica; a técnica de viver priorizando a autevolução; a técnica de manutenção da autolucidez; a técnica de identificação das sinaléticas parapsíquicas pessoais; as técnicas projetivas; a técnica de viver assistencialmente; as técnicas da potencialização do dinamismo evolutivo.
          Voluntariologia: o engajamento no trabalho grupal do voluntariado conscienciológico; o voluntário produtivo e assistencial; o docente voluntário conscienciológico potencializador da dinâmica evolutiva pessoal e grupal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da grupalidade.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Policarmologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Assistenciologia.
         Efeitologia: os efeitos holossomáticos da síndrome da pressa; o efeito halo da cultura parapsíquica sobre a consecução da autoproéxis; os efeitos surpreendentes das ações tarísticas nas autorreciclagens prioritárias; os efeitos construtivos da autoliderança evolutiva; o efeito da racionalidade na cosmovisão pessoal.
         Neossinapsologia: as neossinapses provocadas pelas reciclagens nas transições multiexistenciais; os bagulhos autopensênicos atravancando a dinâmica geradora de neossinapses; as terapias cognitivas visando novos valores e neossinapses; a omnifermentação de neossinapses evolutiva.
         Ciclologia: o ciclo autoconflitividade–crises de crescimento–autoconhecimento–automaturidade–automanifestação consciencial; o ciclo das reformulações do CPC; o ciclo de ressomas e dessomas; o ciclo reflexão-decisão-consecução; o ciclo erro-ambivalência-acerto; o ciclo neoideia-autorreflexão-neoideia; o ciclo preparação-ação-manutenção; o ciclo (contínuo) ego antigo–ego novo inerente à evolução.
         Enumerologia: a transição do trafar para o trafor; a transição do trafal para o trafor; a transição do trafor para o megatrafor; a transição do temperamento ansioso para a acalmia; a transição dos autovalores obsoletos para os evolutivos; a transição da Ética para a Cosmoética; a transição da grupocarmalidade para a policarmalidade.
         Binomiologia: o binômio EV-amparador; o binômio assim-desassim; o binômio crise-crescimento; o binômio conhecimento-vivência; o binômio teática-verbação; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio admiração-discordância; o binômio evolutivo rotina-progresso.
         Interaciologia: a interação insatisfação–satisfação evolutiva; a interação autolucidez-automemória-autocognição-autodiscernimento; a interação reciclagens-fatos-parafatos; a interação reciclagens-Genética-Paragenética; a interação teoria-prática; a interação amparador técnico–conscin; a interação homeostática correções-autenganos; a interação análises-sínteses; a interação intencionalidade-interassistencialidade-amparabilidade; a interação complexa mentalidade individual–mentalidade coletiva; a interação minipeça humana–maximecanismo assistencial multidimensional; a interação verbação-anticonflituosidade; a interação autoverbação-autodesassedialidade; a interação aportes existenciais–diretrizes da proéxis.
         Crescendologia: o crescendo maturidade biológica–maturidade consciencial; o crescendo maturidade parapsíquica–maturidade consciencial.
         Trinomiologia: o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio expandir retroconquistas–sustentar conquistas–planejar neoconquistas; o trinômio ascensão-queda-reerguimento; o trinômio motivação-esforço-perseverança; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo; o trinômio Decidologia-Definologia-Determinologia; o trinômio autoparapsiquismo–autopriorização cosmoética–autorganização; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio proéxis-compléxis-moréxis.
         Polinomiologia: o polinômio vontade-intenção-definição-decisão-determinação-autorganização-neoconquista; o polinômio trafor-trafar-trafal-megatrafor.
         Antagonismologia: o antagonismo pensenosfera homeostática / pensenosfera nosográfica; o antagonismo empirismo / racionalismo; o antagonismo atenção / desatenção.
         Paradoxologia: o paradoxo de muitas facilidades serem patrocinadas pelos assediadores extrafísicos.
         Politicologia: a evoluciocracia; a meritocracia evolutiva; a parapsicocracia; a proexocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a democracia pura.
         Legislogia: a lei da imperfectibilidade intrafísica; a lei da meritocracia evolutiva; a lei da proéxis; a lei das interprisões grupocármicas; a lei de causa e efeito; a lei da ação e reação; a lei da interassistencialidade; a lei da evolução; a lei do livre arbítrio; a lei do maior esforço evolutivo.
           Filiologia: a neofilia; a sociofilia; a parapsicofilia; a decidofilia; a proexofilia; a recexofilia; a evoluciofilia.
           Fobiologia: a neofobia; a tropofobia; a sociofobia; a parapsicofobia; a decidofobia; a proexofobia; a recexofobia; a evoluciofobia.
           Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome do deficit de atenção; a síndrome do buscador borboleta; a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
           Maniologia: a egomania; a religiomania; a idolomania; a gurumania; a angelomania; a nostomania; a fracassomania; a eliminação da megalomania.
           Mitologia: o mito da liberdade consciencial corresponder a deixar-se levar pela vida; o mito da autoimagem.
           Holotecologia: a convivioteca; a assistencioteca; a conscienciometroteca; a cosmoeticoteca; a somatoteca; a geneticoteca; a parageneticoteca; a historioteca; a pensenoteca; a energoteca; a intermissioteca.
           Interdisciplinologia: a Recexologia; a Ressomatologia; a Temperamentologia; a Presenciologia; a Cosmoeticologia; a Conscienciometrologia; a Holomaturologia; a Homeostaticologia; a Interprisiologia; a Interassistenciologia; a Sociologia; a Proexologia; a Evoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin assistencial; a dupla evolutiva.
           Masculinologia: o autolíder existencial; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o macrossômata; o conviviólogo; o docente; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o multicompletista.
           Femininologia: a autolíder existencial; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a macrossômata; a convivióloga; a docente; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a multicompletista.
           Hominologia: o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens parapsychicus.


                                          V. Argumentologia

           Exemplologia: transição evolutiva inicial = a modificação provocada com a saída da inércia e a reciclagem das atitudes conscienciais primárias e imaturas; transição evolutiva intermediária = a modificação provocada pelo autesforço para a fixação da autopensenidade sadia; transição evolutiva avançada = a modificação provocada pelas manifestações conscienciais próprias da holomaturidade, a partir do mentalsoma.
            Culturologia: a Cultura da Evoluciologia; a evitação da cultura inútil; a atualização cultural.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com com a transição evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Assertividade cosmoética: Experimentologia; Homeostático.
            03. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
            04. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
            05. Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático.
            06. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
            07. Exigência da vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
            08. Livre arbítrio: Paradireitologia; Neutro.
            09. Megaqualificação consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
            10. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
            11. Omissuper: Holomaturologia; Homeostático.
            12. Reciclogenia: Autorrecexologia; Homeostático.
            13. Revolução conscienciológica: Evoluciologia; Homeostático.
            14. Senso de orientação existencial: Evoluciologia; Homeostático.
            15. Tritrafalismo antievolutivo: Trafalologia; Nosográfico.
    O ÊXITO NA PROÉXIS ATUAL RESULTA DA SUCESSÃO
  DE TRANSIÇÕES EVOLUTIVAS MULTIEXISTENCIAIS, SENDO PRIORITÁRIAS, INTERASSISTENCIAIS E ALICERÇADAS
 EM RECINS E RECÉXIS MULTIDIMENSIONAIS CONTÍNUAS.
            Questionologia. Em qual fase da transição evolutiva você, leitor ou leitora, se encontra?
As prioridades existenciais atuais são interassistenciais? Ou você vive apenas na egocarmalidade?
            Bibliografia Específica:
            1. Couto, Cirleine; Contrapontos do Parapsiquismo: Superação do Assédio Interconsciencial Rumo à Desassedialidade Permanente Total; pref. Waldo Vieira; revisoras Helena Araújo; & Erotides Louly; 208 p.; 2 seções; 18 caps.; 18 E-mails; 102 enus.; 48 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 17 websites; glos. 300 termos; 45 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 20, 21 e 27.
            2. Silva, Ana Beatriz B.; Mentes Inquietas: Entendendo Melhor o Mundo das Pessoas Distraídas, Impulsivas e Hiperativas; pref. Débora Barbosa Gil; & Maria das Graças Soares de Oliveira; 222 p.; 16 caps.; 124 refs.; 22,5 x 15,5 cm; br.; 38ª Ed.; Gente; São Paulo, SP; 2003; página 20.
                                                                                                                 R. P. L.