Tertuliano Coadjutor

O tertuliano coadjutor é o debatedor consciencial com traquejo argumentativo capaz de deslocar, a partir de pergunta bem elaborada, o rumo da tertúlia para o tema inquirido, tornando este o enfoque central da mesma durante tempo razoável do debate.

Você, leitor ou leitora, tem verificado, in loco, o grau de importância dos debates impulsionados dialeticamente pelo tertuliano coadjutor? Como você avalia a própria participação?

      TERTULIANO COADJUTOR
                                       (DEBATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O tertuliano coadjutor é o debatedor consciencial com traquejo argumentativo capaz de deslocar, a partir de pergunta bem elaborada, o rumo da tertúlia para o tema inquirido, tornando este o enfoque central da mesma durante tempo razoável do debate.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo tertúlia deriva do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Surgiu, no idioma Espanhol, em 1630. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo coadjutor vem do idioma Latim, coadjutor, “coadjutor”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Tertuliano debatedor. 2. Questinonador perspicaz de tertúlia. 3. Discutidor sagaz de tertúlia.
          Neologia. As 3 expressões compostas tertuliano coadjutor, tertuliano coadjutor eventual e tertuliano coadjutor assíduo são neologismos técnicos da Debatologia.
          Antonimologia: 1. Tertuliano não participativo. 2. Tertuliano avesso ao debate. 3. Frequentador apático de tertúlia. 4. Intermissivista indiferente à discussão.
          Estrangeirismologia: o modus operandi do debate cosmoético no Tertuliarium; o upgrade do tertuliano questinonador; o Argumentarium; o Debatorium; o Sabatinarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Argumentologia Cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tertuliano: debatedor evolutivo. Tertuliano: questionador cosmoético. Discordar é preciso. Solilóquio não, Dialética.
          Coloquiologia. A frase relativa ao tema aponta a necessidade de o tertuliano participar da tertúlia: – Quem cala consente.
          Filosofia: o ominiquestionamento cosmoético entre tertulianos constituindo a Holofilosofia do Tertuliarium; a Dialética Cosmoética sendo o procedimento holofilosófico do tertuliano; a Maiêutica Universalista prevalescendo nos debates das tertúlias; o Antidogmatismo teático permeando a Ágora Tertuliana.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Debatologia Evolutiva; a agudez autopensênica selecionando o tema de discussão; o holopensene descrenciológico; o holopensene da interassistencialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes lógicos; a neopensenidade; os convíviopensenes; a conviopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os antipensenes; a antipensenidade.
          Fatologia: o enriquecimento das discussões tertulianas pela ação de debatedores qualificados; o fato de pipocar perguntas e respostas acalentar as discussões; os debates tertulianos impulsionados por lampejos de lucidez; as discussões do momento gerando contrapontos inerentes à réplica e à tréplica; as neoideias libertárias prevalecendo nas polêmicas; os temas inéditos levantados nas discussões constituindo neoverpons; as contendas conscienciológicas diárias enriquecidas por debatedores lúcidos; a análise do verbete-aula do dia na tertúlia; o surgimento de temas variados no calor das discussões; o enriquecimento das minitertúlias sob a ação de perguntas previamente elaboradas; a controvérsia sobre múltiplos assuntos relevantes; o colóquio do somatório de ideias; a exposição ponderada de razões conscienciais; a participação nas polêmicas constituindo autopesquisa avançada; a contestação de ideias de modo harmonioso e cosmoético; as discussões acirradas sem atritos patológicos; as heterocríticas cosmoéticas ao tema da vez; a avaliação conjunta dos temas mais complexos; a predominância dos assuntos multidimensionais nos debates; as argumentações variegadas pululando o cenário das tertúlias; o pingue-pongue de assuntos relevantes analisados com rigor conscienciológico; as discordâncias de ideias discorridas de modo cosmoético; os esclarecimentos oportunos enriquecendo a dialética tertuliana; as ideias corroboradas e as refutadas durante as contendas; a refutação permanente das teorias ultrapassadas da Eletronótica; os debates teáticos avançados das especialidades conscienciológicas; as discussões dos itens do memorando afixado no Tertuliarium; as perguntas diárias e oportunas dos tertulianos assíduos; a participação positiva e acalorada dos debatedores internautas; o debatódromo das tertúlias tal qual palco das verdades relativas de ponta (verpons) da Conscienciologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os debates tertulianos favorecidos pelo campo energético de desassédio mentalsomático; a autotaquirritmia evidente em debatedores tertulianos; a ocorrência de parafenômenos enriquecendo o desenrolar dos debatimentos; a paravisita incessante de consciexes intermissivistas lideradas por grupos de amparadores extrafísicos; os parabanhos energéticos confirmando os parafenômenos; os insights transmitidos por amparadores extrafísicos favorecendo a desenvoltura das discussões nas tertúlias; o toque do Serenão alavancando a contenda.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o sinergismo das associações de ideias.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) orientando os debatedores; o princípio cosmoético da polêmica útil; o princípio da autopesquisa gerada pelo debate; o princípio da evolução conjunta interassistencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da amparabilidade inerente ao empreendimento cosmoético; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da interassistencialidade; o princípio dual da polaridade; o princípio da verpon; o princípio da divergência; o princípio da consensualidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado ao debate diário; o código grupal de Cosmoética (CGC) sustentando o bom desempenho das tertúlias.
          Teoriologia: a teoria do debate útil; a teoria da argumentação mentalsomática; a teoria da interlocução equânime; a teoria da exposição lógica; a teoria da Conviviologia Cosmoética.
          Tecnologia: a técnica do debate esclarecedor; a técnica da dialética; a técnica da autopesquisa heurística; a técnica da Confrontologia Cosmoética.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Comunicologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia.
          Efeitologia: os efeitos tarísticos dos debates nas tertúlias conscienciológicas; os efeitos esclarecedores das argumentações racionais dos tertulianos; os efeitos potencializadores do conhecimento consciencial dos tertulianos e teletertulianos; o efeito ampliador das neoideias; os efeitos enriquecedores e agregadores de neoverpons e neologismos; os efeitos ampliadores da erudição de tertulianos; os efeitos proexológicos melhorando o padrão teático de intermissivistas; o efeito halo do acúmulo de horas de autopensenização conjunta.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelas neoideias em debates tertulianos; as tertúlias promovendo a ampliação das neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo ler-ouvir-assimilar-refletir-dialogar; o ciclo debate-réplica-tréplica; o ciclo ouvir-perguntar-responder-rebater-concluir; a interação verbetógrafo expositor–tertúliano coadjutor; o ciclo diário de discussões inteligentes; o ciclo diálogo-consenso; o ciclo dialético tese-antítese-síntese.
          Enumerologia: a análise; a síntese; a fundamentação; a argumentação; a concordância; a discordância; o consenso.
          Binomiologia: o binômio pergunta bem formulada–resposta inteligente; o binômio debate no Tertuliarium–assimilação do verbete; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio autopesquisa-heteropesquisa; o binômio perguntar-discordar.
          Interaciologia: a interação tertuliano-verbetógrafo; a interação discussão local–repercussão multidimensional; a interação Tertuliarium-Interlúdio; a interação tertuliano-teletertuliano-paratertuliano; a interação loc intrafísico–loc extrafísico; a interação qualificação da criticidade–solidez das argumentações.
          Crescendologia: o crescendo intelectivo e parapsíquico percepção parcial das tertúlias pelos telealunos–participação presencial, ao vivo e in loco, no Tertuliarium; o crescendo tertuliano calado–tertuliano questionador; o crescendo cognitivo da associação de ideias de ponta no decorrer da tertúlia.
          Trinomiologia: o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Harmoniologia; o trinômio ortopensenidade–dialógica multidimensional–exposição lúcida; o trinômio pensar-examinar-expor; o trinômio ouvir-assimilar-refutar.
          Polinomiologia: o polinômio dúvida-pergunta-resposta-compreensão.
          Antagonismologia: o antagonismo pergunta / resposta; o antagonismo tese / antítese; o antagonismo aceitação / rejeição; o antagonismo percepção / parapercepção; o antagonismo reflexão unidimensional / reflexão multidimensional; o antagonismo monovisão / cosmovisão.
          Paradoxologia: o paradoxo amizade-debate; o paradoxo de a evolução individual apenas existir em grupo.
          Politicologia: a argumentocracia; a refutocracia; a democracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a criticocracia; a cognocracia; a interassistenciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectual; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a tertuliofilia; a neofilia; a autopesquisofilia; a cogniciofilia; a coerenciofilia; a raciocinofilia; a experimentofilia; a criticofilia; a energofilia; a parapsicofilia.
          Fobiologia: o autenfrentamento da fobia de falar em público; a autocriticofobia; a heterocriticofobia; a parapsicofobia; a sociofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome do pânico.
          Maniologia: a mania de dialogar; a mania de perguntar; a mania de discutir; a mania de criticar de modo cosmoético; a profilaxia da egomania.
          Holotecologia: a debatoteca; a comunicoteca; a convivioteca; a pesquisoteca; a assistencioteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca.
          Interdisciplinologia: a Debatologia; a Tertuliologia; a Argumentologia; a Questionologia; a Descrenciologia; a Mentalsomatologia; a Experimentologia; a Pesquisologia; a Taristicologia; a Comunicologia; a Interassistenciologia; a Verbetologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o tertuliano coadjutor; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o voluntário; o infocomunicólogo; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o internauta curioso; o aluno de Conscienciologia; o pré-intermissivista.
          Femininologia: a tertuliana coadjutora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a voluntária; a infocomunicóloga; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a internauta curiosa; a aluna de Conscienciologia; a pré-intermissivista.
          Hominologia: o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens teletertulianus; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens amparator; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens rationalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: tertuliano coadjutor eventual = aquele participando esporadicamente dos debates; tertuliano coadjutor assíduo = aquele participando regularmente dos debates.
          Culturologia: a cultura da dialética na tertúlia conscienciológica; a cultura verbetográfica; a cultura do Enciclopedismo conscienciológico; a cultura das autopesquisas conscienciais; a cultura cognopolita; a cultura do parapsiquismo cosmoético interassistencial.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o tertuliano coadjutor, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antagonismo conscienciológico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Confutaciologia: Contradiciologia; Neutro.
          03. Cultura tertuliana: Tertuliologia; Homeostático.
          04. Debate: Debatologia; Neutro.
          05. Década tertuliana: Tertuliologia; Neutro.
          06. Diálogo desassediante: Interassistenciologia; Homeostático.
          07. Omnidesafio das tertúlias conscienciológicas: Refutaciologia; Homeostático.
          08. Paradoxo amizade-debate: Paradoxologia; Homeostático.
          09. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          11. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático.
          12. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro.
          13. Teletertuliano incógnito: Infocomunicologia; Neutro.
          14. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
          15. Tertuliofilia: Tertuliologia; Neutro.
  O TERTULIANO COADJUTOR CONTRIBUI, DE MODO DECISIVO, PARA DINAMIZAR OS DEBATES NAS TERTÚLIAS,
 QUALIFICANDO OS PARACONHECIMENTOS CONSCIENCIOLÓGICOS DE PONTA TRANSMITIDOS PARA O COSMOS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem verificado, in loco, o grau de importância dos debates impulsionados dialeticamente pelo tertuliano coadjutor? Como você avalia a própria participação?
                                                                                           A. A.