Autexposição Tertuliana

A autexposição tertuliana é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, apresentar-se multidimensionalmente nos debates tarísticos promovidos no Tertuliarium, na condição de verbetógrafo, explanador, mediador ou questionador.

Você, leitor ou leitora, contribui com autoposicionamentos esclarecedores para a manutenção do holopensene desassediador do Tertuliarium? Considera os possíveis desdobramentos interassistenciais, maxiproexológicos e grupocármicos de tal postura pessoal?

      AUTEXPOSIÇÃO TERTULIANA
                                    (TARISTICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A autexposição tertuliana é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, apresentar-se multidimensionalmente nos debates tarísticos promovidos no Tertuliarium, na condição de verbetógrafo, explanador, mediador ou questionador.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo exposição provém do idioma Latim, expositio, “exposição; exposto; alegação; narração; proposição maior de algum silogismo; explicação; esclarecimento; declaração”. Apareceu no Século XIV. O termo tertúlia procede do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Surgiu, no idioma Espanhol, em 1630. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Autodesnudamento consciencial tertuliano. 2. Autoparticipação tertuliana presencial. 3. Autexposição consciencial no Tertuliarium.
          Neologia. As 3 expressões compostas autexposição tertuliana, autexposição tertuliana básica e autexposição tertuliana avançada são neologismos técnicos da Taristicologia.
          Antonimologia: 1. Autossilenciamento tertuliano. 2. Esquiva pessoal do Tertuliarium.
          Estrangeirismologia: a imagem pessoal difundida por prazo indeterminado na web; as performances assistenciais pontuando na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o Argumentarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocondição de minipeça tarística.
          Ortopensatologia: – “Debates. Nos debates do Tertuliarium, os confrontos, cotejos e associações das ideias trazem as referências pesquisísticas e ampliam a compreensão geral”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Interassistenciologia Mentalsomática; o holopensene pessoal da Interpensenologia; os inevitáveis criticopensenes das plateias intra e extrafísicas; a criticopensenidade; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; a autoconfiança sobrepairando pensenes desmotivadores; o treino taquipensênico intensivo do verbetógrafo; o predomínio do pen nos auto e heteropensenes; a fala tranquila sem afetações do sen na autopensenidade; o abertismo neopensênico; o rico cardápio de neoconstructos na combinação de autopensenes e heteropensenes esclarecedores; os autopensenes verbalizados e registrados para a posteridade; a construção ininterrupta do holopensene pró-verponológico do Tertulialium.
          Fatologia: a autexposição tertuliana; a autodisponibilidade maxiproéxica; a intencionalidade assistencial; o ganha-ganha nos debates; o enriquecimento neocognitivo grupocármico; a interaprendizagem tertuliana; as oportunidades de interreeducação cosmoética; as composições neoideativas; o antiemocionalismo racional; o abertismo às críticas; a receptividade às distintas mundividências; a autopesquisa comunicológica; a adjetivação adequada; a dosagem vocabular; os limites autexpositivos; o aparamento das arestas anticomunicativas pessoais; a associação ideativa rápida e pontual, por vezes com aporte extrafísico; a atenção dividida; as entrelinhas dos questionamentos; o megafoco temático; a adaptabilidade exemplificatória pontual; o desapego ideológico lúcido; as inibições compensadas pela vontade de interassistir; o processo maiêutico de autotares na exposição oral; a distribuição irrestrita de neotemas para autopesquisa e escrita; o descarte de eventuais ganhos secundários; a antiprecipitação generalista infracognitiva; os distintos níveis de apreensão tarística pessoal e grupal; a alfabetização verponológica mútua; a interpacificação com base na racionalidade neoprincipiológica; as exposições no Tertuliarium enquanto boletins auto e maxiproexológicos, registrados para futuras pesquisas; o ensaio da ortoconvivialidade mentalsomática nos debates neoparadigmáticos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo intelectivo; as sutis energias conscienciais (ECs) de base mentalsomática; a impossibilidade de esconder o real teor da ECs em exposições públicas; a aferição da tara parapsíquica pessoal; o psicossoma aquietado desobstruindo o fluxo ideativo paracérebro-cérebro; a psicosfera explicitada à paraplateia e conscins parpsíquicas; a laringochacralidade aplicada ao esclarecimento; o palco multidimensional de retratações ideológicas; o paracontato funcional com amparadores extrafísicos técnicos da tares; a hipótese de doação interassistencial mais intensiva de neuroectoplasma; a malhação mnemônica intensiva da conscin verbetógrafa durante a defesa; a postura tarística no extrafísico (Projeciologia) a partir das práticas esclarecedoras no intrafísico.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo laringochacra-coronochacra; o sinergismo explanatório amplitude neologística–coloquialismo pontual; o esmero pelo sinergismo conteúdo relevante–exposição eficiente.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da paraprendizagem ininterrupta; o princípio do aprender fazendo; o princípio da qualificação da quantidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teática do auto e heterodesassédio; a teoria da recuperação de cons magnos; a teoria das relações holocármicas.
          Tecnologia: a técnica dos 50 verbetes; o neoenciclopedismo conjugando concomitantemente múltiplas técnicas evolutivas; as técnicas de acalmia íntima; as técnicas comunicativas; as Neotecnologias Comunicativas ampliando a participação e alcance dos eventos no Tertuliarium.
          Voluntariologia: os voluntários sustentadores da tares tertuliana diária.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Holociclo.
          Efeitologia: os efeitos da exposição da bagagem experimentológica pessoal no Tertuliarium; os efeitos auto e gruporrevezamentais do neoenciclopedismo; os múltiplos efeitos evolutivos da autodisponibilização tarística.
          Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses a cada autexposição pública.
          Ciclologia: o ciclo travões comunicativos–neotecnicidade interlocutória; o ciclo assim-desassim; o ciclo questão subjetiva–resposta objetiva; o ciclo saber aprender–saber ensinar; os esforços pelo avanço pessoal e coletivo no ciclo grupocármico.
          Binomiologia: o binômio falar-ouvir; o binômio foco no interlocutor–autorraciocinação; a linha de corte temática e argumentativa pautada no binômio teática-verbação; o binômio admiração-discordância testado em nível grupal; o binômio resposta individual–tares grupal.
          Interaciologia: a interação afinidade temática–entusiasmo expositivo contagiante; a interação entrosamento interverbetográfico pessoal–qualificação expositiva; a interação sincronicidades tarísticas–fluxo do Cosmos; as interações mentais entre debatedores focados.
          Crescendologia: o crescendo egocarma-grupocarma-policarma.
          Trinomiologia: o trinômio ponderação–racionalidade–lógica dialética.
          Polinomiologia: o polinômio Tertúlia Conscienciológica–Círculo Mentalsomático–Tertúlia Matinal–Areópago Conscienciológico–Epicentrismo em Debate.
          Antagonismologia: o antagonismo modelo / antimodelo; o antagonismo inconsistência / consistência; o antagonismo detalhe conteudístico relevante / capricho formalístico improdutivo; o antagonismo defensibilidade ideológica egoica / abertismo reciclogênico.
          Paradoxologia: o paradoxo de o aprendizado haurido pelo expositor tarístico ser proporcional à dedicação em ensinar; o paradoxo de expor com simplicidade constructos evolutivamente complexos.
          Politicologia: a conscienciocracia; a descrenciocracia; a teaticocracia.
          Filiologia: a autocriticofilia; a enciclopediofilia; a lexicofilia; a abertismofilia.
          Fobiologia: a reciclagem do medo de falar em público.
          Sindromologia: a síndrome da subestimação; a síndrome do perfeccionismo.
          Holotecologia: a cosmovisioteca; a apriorismoteca; a controversoteca; a fatoteca; a diplomacioteca; a parassocioteca; a problematicoteca; a recinoteca.
          Interdisciplinologia: a Taristicologia; a Holomnemonicologia; a Antagonismologia Sadia; a Antissubmissiologia; a Antiansiosismologia; a Anticonflitologia; a Parapedagogiologia; a Reaprendenciologia; a Dialeticologia; a Heuristicologia; a Neoenciclopediologia; a Grupocarmologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin neoenciclopedista; a conscin minipeça verbetográfica assídua; a conscin tarística automotivada; o parelenco específico da temática em pauta; a equipe de mediadores das tertúlias; a conscin estimuladora de heterorrecins.
          Masculinologia: o verbetógrafo conscienciológico; o epicon lúcido; o areopagita conscienciológico; o verbetógrafo-mediador; o debatedor profícuo; o especialista; o generalista; o atacadista consciencial; o intermediador de ideias avançadas; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o visitante ocasional do Tertuliarium.
          Femininologia: a verbetógrafa conscienciológica; a epicon lúcida; a areopagita conscienciológica; a verbetógrafa-mediadora; a debatedora profícua; a especialista; a generalista; a atacadista consciencial; a intermediadora de ideias avançadas; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a visitante ocasional do Tertuliarium.
          Hominologia: o Homo sapiens intratertuliarius; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens libertarius; o Homo sapiens maxiproexista; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens pluriprospectivus; o Homo sapiens intrarticulator.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: autexposição tertuliana básica = a primeira questão pessoal exposta pelo neodebatedor no Tertuliarium; autexposição tertuliana avançada = a participação ativa em centenas de eventos no Tertuliarium, seja como debatedor, mediador ou verbetógrafo do dia.
          Culturologia: a cultura da ortoconvivialidade; a cultura do compartilhamento das ideias evolutivas pessoais; a cultura do intercâmbio de conhecimentos cosmoéticos.
          Taxologia. Eis, em ordem alfabética, 50 atributos, posturas, atitudes ou condições passíveis de serem observadas e qualificadas a partir das autexposições técnicas no Tertuliarium, elencadas em especialidades conscienciológicas afins:
          01. Abnegaciologia: o despojamento na autocondição de semperaprendente. Ouçamos, falemos, interreeduquemo-nos.
          02. Autabsolutismologia: a sustentação motivacional pela acabativa tarística em alto nível. Continuísmo demanda coragem.
          03. Autopesquisologia: a análise desdramatizada e automotivadora quanto aos trafares e trafais antitarísticos pessoais já registrados. Obstáculos, não. Desafios.
          04. Autoprincipiologia: o senso megaverpônico avançado de as ideias evolutivas e libertárias estarem acima da consciência isoladamente. Esclarecimento: práxis intermissivista.
          05. Autorganizaciologia: a profilaxia, flexibilidade e paciência frente a eventuais imprevistos pré-apresentação. Tares: dinâmica multidimensional.
          06. Cautelologia: a tranquilidade em admitir o desconhecimento parcial ou integral sobre determinado assunto ou correlação interdisciplinar questionada. Ninguém sabe tudo.
          07. Coerenciologia: o atilamento explanatório ao realismo omnifatuístico já autovivenciado em algum nível. Descrenciologia: pilar neocientífico.
          08. Compromissologia: a percuciência quanto às responsabilidades assumidas frente aos temas, vieses e abordagens de pesquisas compartilhadas publicamente. Saber é paradever.
          09. Cosmovisiologia: os esforços pessoais na construção neocognitiva da Tudologia. Cosmos: omnidesafio megacognitivo.
          10. Criticologia: o revisionismo oportuno das convicções ideológicas quando já elencadas à condição de extemporâneas. Autorrecin: atitude interassistencial.
          11. Cronologia: a capacidade de síntese ideativa pessoal, paradoxalmente ampliadora e qualificadora das devolutivas aos questionamentos recebidos. Prolixidade gera dispersão.
          12. Dedicaciologia: a diligência pesquisística nas investigações neocientíficas, englobando as ocorrências e neoideias hauridas nos debates. Neodetalhes instigam neopesquisas.
          13. Democraciologia: o incentivo exemplarista à emancipação opinativa dos compassageiros evolutivos. Microfones não mordem!
          14. Desassediologia: a refratariedade aos autassédios capazes de levar à inibição omissiva da autexposição de ideias relevantes. Existem silêncios comprometedores.
          15. Didaticologia: a tecnicidade intelectiva e argumentativa na composição de respostas frutíferas e elucidativas. Esclarecimento: claridade neocognitiva.
          16. Dinamismologia: a atenção dividida entre a tares prioritária e as ocorrências e paraocorrências concomitantes e relevantes às autopesquisas. Minimizemos perdas informacionais.
          17. Energossomatologia: a diferenciação dos campos energéticos específicos de acordo com os bolsões holopensênicos evocados na temática. Público-alvo: consciências VIP.
          18. Evocaciologia: a discrição nas abordagens casuísticas pessoais. Evitemos nosoevocações desnecessárias.
          19. Grupocarmologia: as recomposições neoparadigmáticas reeducativas. Atualizemos nossos retrodiscursos.
          20. Harmoniologia: a diplomacia embasando a anticonflitividade nas arguições inusitadas ou discordantes. Existem discordâncias convergentes.
          21. Holopensenologia: a receptividade mentalsomática dentro da Proxêmica evolutivamente favorável. Paracérebro: maquinário verponológico.
          22. Interassistenciologia: a empatia capaz de estabelecer rapport fraterno nas discussões técnicas entre debatedores. Afinidade: coesão grupal.
          23. Lateropensenologia: o atilamento ao expor conteúdos tarísticos com atenção aos complementos e intercorrelações argumentológicas relevantes. Sagacidade é trafor.
          24. Liberologia: o autoburilamento da linha de corte qualitativa frente ao binômio debatológico posicionar-se–silenciar. Discernir para ortodecidir.
          25. Lucidologia: a clareza e consistência íntima quanto aos propósitos argumentativos e escolhas temáticas pessoais. Perscrutemos nossas intenções.
          26. Maximologia: a busca pelo top das autocapacidades esclarecedoras frente ao grupo. Autevoluir é autossuperar-se.
          27. Maxiproexologia: o fomento cognitivo ao megaempreendimento neoenciclopédico. Minipeças constituem maximecanismos.
          28. Memoriologia: a força das falas tarísticas na retenção mnemônica neoconceitual e na recuperação de cons. Palavra: realidade multievocativa.
          29. Multidimensionologia: o aproveitamento dos campos energéticos nos debates verpônicos para alavancar o parapsiquismo intelectual. Tertuliarium: laboratório interdimensional.
          30. Neologismologia: a maior extensão vocabular neoterminológica pessoal fruto de imersões multitemáticas sequenciais. Neologismos reformulam retroconstructos.
          31. Neurolexicologia: a malhação intensiva dos múltiplos dicionários cerebrais, notadamente do neuroléxico analógico. Autoneurolexicalidade: ferramental interassistencial.
          32. Objetivologia: a ortointencionalidade na técnica do esclarecimento sem convencimento aplicadas às argumentações, réplicas e tréplicas. Persuasão: interaprisionamento ideativo.
          33. Ortocomunicologia: o mitridatismo autexpositivo em ambiente controlado. Miniavanços estruturam megamudanças.
          34. Pacifismologia: a imperturbabilidade frente a câmeras e microfones. Somos vitrines multidimensionais.
          35. Paradidaticologia: os rumos temáticos pontuais e imprevisíveis a cada evento tertuliano expondo a demanda tarística intra e / ou extrafísica. Disponibilizemo-nos à tares.
          36. Paramatematicologia: a ambiência multidimensional composta de autopensenes, heteropensenes e do holopensene local. Distribuamos ortopensenes, sempre.
          37. Parapensenologia: a parassensibilidade e agilidade em dar vazão aos insights envolvendo questionamentos e argumentos parapatrocinados. Perguntas também ensinam.
          38. Paraxiologia: a ponderação valorativa nas interlocuções, matizada e sem dicotomias superficiais, em prol da pensenidade heurística grupal. Minidetalhes geram neorraciocínios.
          39. Perdologia: a autocrítica pós-apresentação quanto aos ganchos tarísticos omitidos pela autotimidez. Valorizemos nossa holobiografia.
          40. Posicionamentologia: a autossustentação cognitiva pró-evolutiva com abertismo, intencionalidade cosmoética e criticidade autorreciclogênica. Teimoso: conscin travada.
          41. Priorologia: o jogo de cintura para encerrar eventuais polêmicas inócuas e improdutivas, valorizando a oportunidade de interaprendizado grupocármico. A fila anda.
          42. Psicossomatologia: o autocontrole das emoções, sem repressões ou culpas, melhorando a expressividade mentalsomática. Evitemos ruídos psicossomáticos.
          43. Qualificaciologia: o empenho pela excelência tarística a partir do polinômio estudos prévios–autoconfiança–acalmia–ortointenção. Todo esforço conta.
          44. Reeducaciologia: a flexibilidade neocognitiva estruturando o binômio repensenização-reposicionamento, livre de engessamentos patomiméticos. Evolução exige dinamismo.
          45. Residenciologia: a autexposição multidimensional iniciada no silêncio do escritório pessoal no decorrer da redação verbetográfica. Verbetarium: antessala tertuliana.
          46. Taquipensenologia: a rapidez neopensênica multiassociativa qualificadora do nível tarístico coletivo no decorrer dos debates. Mentalsomaticidade é megaeficiência.
          47. Teaticologia: a maturidade quanto às explanações verponológicas, evitando a fragilidade argumentativa do teoricismo excessivo. Evitemos especulações improdutivas.
          48. Transparenciologia: a força argumentativa, racional e lógica do esclarecimento autexemplificativo e bem articulado. Bons exemplos arrastam.
          49. Tridotaciologia: o estirão de 2 horas na exposição verbetológica estimulando os 3 módulos qualificadores da manifestação consciencial. Autorreciclemo-nos no atacado.
          50. Voliciologia: o atributo evolutivo magno embasando o autocomprometimento com a manutenção e qualificação dos posicionamentos tarísticos contínuos. Optemos pela tares.
          Grupocarmologia. O holopensene tertuliano é otimizado e amparado, intra e extrafisicamente. Contudo, nada substitui o esforço, a bagagem, a autorganização, os estudos e o preparo para qualificar a autexposição tarística, maximizando a autocontribuição singular ao corpus de neoconhecimento da Conscienciologia. Tertuliarium: holopensene recompositório.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autexposição tertuliana, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autenticidade assistencial: Assistenciologia; Homeostático.
          02. Autexposição a heterocríticas: Holomaturologia; Neutro.
          03. Autoqualificação da defesa de verbetes: Taristicologia; Homeostático.
            04.   Balanceamento tridotaciológico: Tridotaciologia; Homeostático.
            05.   Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
            06.   Defesa do verbete: Mentalsomatologia; Homeostático.
            07.   Omnidesafio das tertúlias conscienciológicas: Refutaciologia; Homeostático.
            08.   Parabastidores da tertúlia: Parapercepciologia; Homeostático.
            09.   Partilha do saber: Seriexologia; Homeostático.
            10.   Pergunta oportuna: Cosmoeticologia; Homeostático.
            11.   Singularidade verbetográfica: Verbetologia; Neutro.
            12.   Taquipensenidade verbetológica: Taquipsiquismologia; Homeostático.
            13.   Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
            14.   Tertuliarium: Paracomunicologia; Homeostático.
            15.   Transmissão gratificante: Parapedagogiologia; Homeostático.
 A LONGA SEQUÊNCIA DE AUTEXPOSIÇÕES TERTULIANAS
 PODE GERAR INCREMENTOS NEOCOGNITIVOS, PARAPSÍQUICOS E COMUNICATIVOS RELEVANTES, ASSENTANDO
 INTIMAMENTE A AUTOCONDIÇÃO DE AGENTE TARÍSTICO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, contribui com autoposicionamentos esclarecedores para a manutenção do holopensene desassediador do Tertuliarium? Considera os possíveis desdobramentos interassistenciais, maxiproexológicos e grupocármicos de tal postura pessoal?
            Bibliografia Específica:
            1. Lopes, Adriana; Repertório Verbetográfico Pró-Autorrevezamento Multiexistencial; Artigo; Neologus – Revista Científica da ENCYCLOSSAPIENS; II Encontro de Enciclopedistas da Conscienciologia: Gruporrevezamentologia Neoenciclopédica; Auditorium, CEAEC; Foz do Iguaçu, PR; 17-18.08.19; Anuário; Ano 2; N. 2.; 7 enus.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); Foz do Iguaçu, PR; Agosto, 2019; páginas 174 e 175.
            2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 829, 830, 848, 866 e 909.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 80 e 471.
            4. Idem; Manual de Megapensenes Trivocabulares; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR, 2009; página 268.
                                                                                                                M. P. C.