A tertúlia conscienciológica terapêutica é o debate-aula verponológico de interação científica e compartilhamento de conhecimentos antidogmáticos de autopesquisadores, gratuito e transmitido online em ambiente parapedagógico, no Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), caracterizado por holopensene reurbanizador, descrenciológico, cooperativo, universalista, com repercussões holossomáticas, multidimensionais, assistenciais, prioritárias, pluriexistenciais sadias, favorecedor de reciclagens e reversão para melhor da auto e heterorrealidade consciencial.
Você, leitor ou leitora, já assistiu a tertúlias conscienciológicas terapêuticas? Tem aproveitado o Curso de Longo Curso para efetivar a autoconsciecioterapia e as reciclagens necessárias à consquista da homeostasia pessoal?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 TERTÚLIA CONSCIENCIOLÓGICA TERAPÊUTICA (HOMEOSTATICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A tertúlia conscienciológica terapêutica é o debate-aula verponológico de interação científica e compartilhamento de conhecimentos antidogmáticos de autopesquisadores, gratuito e transmitido online em ambiente parapedagógico, no Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), caracterizado por holopensene reurbanizador, descrenciológico, cooperativo, universalista, com repercussões holossomáticas, multidimensionais, assistenciais, prioritárias, pluriexistenciais sadias, favorecedor de reciclagens e reversão para melhor da auto e heterorrealidade consciencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo tertúlia vem do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Apareceu, no mesmo idioma Espanhol, em 1630. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O termo consciência procede do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. A palavra terapêutico procede do idioma Grego, therapeutikê, “Arte, Ciência de cuidar e tratar de doentes e doenças”, e este de therapeúo, “curar; tratar; cuidar”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Curso de Longo Curso terapêutico. 2. Tertúlia consciencioterápica. 3. Tertúlia de Autopesquisologia Terapêutica. 4. Tertúlia mentalsomática reeducativa. Neologia. As 4 expressões compostas tertúlia conscienciológica terapêutica, tertúlia conscienciológica terapêutica egocármica, tertúlia conscienciológica terapêutica grupocármica e tertúlia conscienciológica terapêutica policármica são neologismos técnicos da Homeostaticologia. Antonimologia: 01. Tertúlia musical. 02. Aula patológica. 03. Tertúlia psicossomática. 04. Sermão dogmático. 05. Tertúlia religiosa. 06. Tertúlia política. 07. Autoimolação pública. 08. Panóptico. 09. Evento exibicionista. 10. Congresso de Intermissivistas. Estrangeirismologia: a superação dos gaps cognitivos; a vivência diária do carpe diem mentalsomático; o striptease da teaticidade ou autopesquisa permanente; a live conscienciológica realizada no Tertuliarium; o Conviviarium; as frequently asked questions (FAQ) da Conscienciologia; o strike na autossuperação verbetográfica; o evento exquisito; a scoperta scientifica evoluciológica; a charla conscienciológica. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às reciclagens evolutivas prioritárias. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tertúlia conscienciológica: omniterapia. Descrenciologia é autotares. Coloquiologia: as indagações tornadas coloquiais nas tertúlias terapêuticas: cadê o livro? cadê o verbete!?; a autolibertação da torre de marfim da pseudoevolução; o aparente ponto fora da curva, mas totalmente alinhado ao fluxo do Cosmos. Citaciologia. Eis duas citações reflexivas, associadas ao tema: – Todo homem morre, mas nem todo homem vive (Sir William Wallace, 1270–1305). Entre a ignorância e o saber absoluto há lugar para o conhecimento e para o progresso do conhecimento (André Comte-Sponville, 1952–). Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e pertinentes ao tema: 1. “Aula. A aula que não gera debate é mera comunicação vulgar, em geral, medíocre”. 2. “Reurbanologia. A Reurbanologia é a promoção da eliminação, pouco a pouco, das dessomas prematuras patológicas, com a ampliação exponencial das longevidades produtivas homeostáticas dos Seres Humanos”. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3. “Tertuliarium. O Tertuliarium é a antidogmática concreta em cimento, através dos debates urbi et orbe e da vivência do princípio da descrença (PD) em grupo”. Filosofia: a Holofilosofia; o Universalismo; o Exemplarismo; o Pacifismo Universal; o Ceticismo Otimista Cosmoético; o Laicismo; o Parailuminismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da homeostase; o uso do cotejo permanente entre o holopensene pessoal e o prumo ortopensênico; os serenopensenes; a serenopensenidade; os ortopensenes; a consolidação gradativa da ortopensenidade bem fundamentada, firme e vigorosa; os circumpensenes; a circumpensenidade; os batopensenes necessários e sadios; a batopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a eliminação dos patopensenes do egoísmo; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os terapeuticopensenes; a terapeuticopensenidade; o tirateima do materpensene pessoal; a mudança do holopensene, do materpensene e da senha multiexistencial depois da defesa de verbetes e também da participação nas tertúlias. Fatologia: a tertúlia conscienciológica terapêutica; a coragem para assumir a autevolução; a identificação do contexto terapêutico e da importância da autorrecin; os vínculos cognoterapêuticos; o enfrentamento da apriorismose; a saturação temática homeostática; a quebra do apedeutismo baratrosférico; o antidesperdício consciencial; o autenfrentamento verbetográfico; a autoterapia por meio da autocognição; o verbete desanuviador; a ampliação da intercompreensão; o descondicionamento mental; a antidisperdisividade sem autobitolação; o farol da autopesquisa; a capacidade de entender o diferente; a postura de querer conhecer o modo de funcionar diverso; o compartilhamento franco das dúvidas multiexistenciais; a opção pela tenepes; o tirateima da proexibilidade; o realismo cirúrgico; a análise de momentos da convivialidade; a competência grafotécnica tarística; a regularidade do olhar conscienciográfico; a estilística pessoal; o modo de apresentação do verbete; o envio de perguntas elucidadoras; a mediação docente; a equipe de apoio megassistencial; o burilamento e revisão exaustiva das equipes de revisores da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a rodada de revisões superqualificadas; a autoliberação gradativa da tendência recorrente para o descontinuísmo; a diluição do visgo interprisional; a chance de autodiagnóstico; a ampliação do autoconhecimento pela Autopesquisologia; o recobramento do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a segurança maior do autabsolutismo cosmoético; a minirrecin; o ponto alto do dia; o reencontro diário com amparadores em geral; a possibilidade de desencadeamento do dia matemático; o desassédio cognitivo; o neoverbete; a megaoportunidade de autatualização evolutiva; o aprofundamento autopesquisístico; a autoimersão conscienciológica; o teste da autocientificidade; a qualificação para a comunicabilidade avançada; a desnecessidade de convencimento; o estudo do CI, enquanto referência das vivências compartilhadas com outros intermissivistas; a abertura a novas realidades cognitivas, autolúcidas e megaevolutivas; a pílula de Higiene Consciencial; o estudo e autochecagem do padrão homeostático de referência; o contato ombro a ombro com equipes interassistenciais; o debate de alto nível; a opção constante pelo traforismo e o extrapolacionismo do megatrafor; a liderança verponológica; a liderança tarística; a capacidade de sobrepairar e aprender com a diversidade; o fortalecimeno nas crises de crescimento; a finalidade da construção do Tertuliarium; a corrente da interassistência; os diferenciais das tertúlias conscienciológicas; o profissionalismo na identificação e incremento das pérolas negras conscienciológicas; a abertura e enriquecimento da conta-corrente policármica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autossuperação gradativa da dependência dos esbregues extrafísicos devido à acomodação; a memória pós-intermissiva; a formação interassistencial parambulatorial; a pesquisa nas vivências parambulatoriais; En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 as funções e amparo de função no CI; o desafio parambulatorial das crises e gaps cognitivos; a neutralização das energias esterilizantes; a descablagem dos grupos miméticos do passado; a narrativa da autotrajetória do resgate da Baratrosfera até a consolidação de bases do epicentrismo lúcido; a megacognição parailuminista; a identificação, energização e blindagem interassistencial das conscins e consciexes da equipe de trabalho; o rendimento máximo da holossomática; as Centrais Extrafísicas; o megaporte de energias conscienciais; a blindagem energética pela megacognição; a ampliação da hololucidez no autoconvívio, interconvívio e paraconvívio; a instalação de campo parapedagógico; o aumento da autoconscientização multidimensional (AM). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo mediador-verbetógrafo; o sinergismo meganalistas-verbetógrafo; o sinergismo revisor-verbetógrafo; o sinergismo tertulianos-verbetólogos; o sinergismo equipe de apoio–equipe de frente de programa diário mentalsomático. Principiologia: o princípio de o menos doente assistir o mais doente; o princípio do aprendizado infinito; o princípio da transcendência do umbigão; o princípio de recuperação de cons e megacons; o princípio do anticomodismo; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da coerentização crescente; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de toda dúvida autêntica ser válida; o princípio de todos terem algo a ensinar. Codigologia: a autorreeducação através do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria dos Serenões; o alerta à teoria da robéxis ainda monopolizando a maioria de consciências; a teoria da ideias de Platão; a teoria da consciência poliédrica; a teoria da maxiproéxis grupal realizada por meio de equipes evolutivas; a teoria da singularidade consciencial; as teorias da reurbanização intra e extrafísica; a teoria do conhecimento. Tecnologia: a técnica tertuliária; as técnicas terapêuticas verponológicas elencadas nos verbetes; a técnica da circularidade; a técnica da exaustividade; a técnica dos 5 chapéus aplicada no dia a dia, em cada contexto dos tertulianos e teletertulianos; a técnica de autorreflexão de 5 horas; a técnica de autencapsulamento energético; as técnicas grafopensênicas centradas nas autopesquisas; as técnicas de levedação do conteúdo. Voluntariologia: os voluntários contribuidores dos eventos no Tertuliarium. Laboratoriologia: o trio de laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo, Holoteca); o autolabcon compartilhado. Efeitologia: o efeito borboleta tertuliológico; o efeito da saída da condição de buscador-borboleta para a Proexologia Teática; o efeito proexológico das rotinas úteis e hábitos sadios; o efeito antiestigmatizador e autorganizador das tertúlias conscienciológicas terapêuticas; o efeito ricochete das tertúlias. Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelas ideias libertárias, visões inovadoras, verpons e neoverpons; as neossinapses advindas do estudo do paradigma consciencial; as neossinapses favorecedoras de recuperação de cons e megacons; a habilitação sináptica possibilitadora da comunicabilidade científica avançada. Ciclologia: o ciclo dessoma-intermissibilidade-ressoma; o ciclo multiexistencial da atividade pessoal (CMP); o estudo aprofundado e desmistificador dos ciclos humanos e da Natureza; o ciclo início-meio-fim; o ciclo autoimperdoador-heteroperdoador; os 5 ciclos; o ciclo mentalsomático; o ciclo reparatório; o cipriene; o ciclo autoconsciencioterápico vivenciado. Enumerologia: a tertúlia reeducadora; a tertúlia reciclogênica; a tertúlia autoprescritiva; a tertúlia tarística; a tertúlia medicamento; a tertúlia cirúrgica; a tertúlia desassediadora. Binomiologia: o binômio ideia nuculânea–verbete conscienciológico escrito; o binômio subsistência-superexistência; o binômio pré-cognição–pró-cognição; o binômio realidade avassaladora–mente turbilhonante; o binômio autopesquisa-autaprendizagem, o binômio verbetógrafo-evoluciente. Interaciologia: a melhoria da qualidade de interações múltiplas; a interação rotinas úteis–hábitos sadios quanto à verbetografia; a interação intelectualidade-antidogmaticidade. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Crescendologia: o crescendo da higidez consciencial; o crescendo do autoprotagonismo evolutivo; o crescendo agrupamento–equipe evolutiva; o crescendo das autossuperações; o crescendo Helenismo–Conscienciologia; o crescendo verbetógrafo-maxiproexista; o crescendo do detalhismo técnico. Trinomiologia: o trinômio equipe de revisão–verbetógrafo–mediador; o trinômio intencionalidade-vontade-autorganização; o trinômio autoconfiança lúcida–confiança na equipex–interconfiança na equipe evolutiva. Polinomiologia: o polinômio verbetógrafo-mediador-tertuliano-monitor; o polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinômio parapsiquismo intelectual–parassincronicidade–premonição–profilaxia assistencial. Antagonismologia: o antagonismo pensamento religioso / pensamento científico; o antagonismo Psicologia Convencional / Autopesquisologia Avançada; o antagonismo academicismo / verbetografia conscienciológica; a sensibilização para o antagonismo currículo convencional / currículo conscienciológico; o antagonismo escamoteamento / predisposição para a acareação tarística; o antagonismo padrão de heterodesconfiança hipercrítica / Descrenciologia Interassistencial; o antagonismo livre arbítrio / determinismo; o antagonismo autovitimização / empenho proexolíneo conscienciográfico. Paradoxologia: o paradoxo da isenção na autopesquisa; o paradoxo de, na aula, o professor poder ser o maior aprendiz; o paradoxo de ser preferível a mais dura realidade à mais doce ilusão; o aprofundamento e transcendência do paradoxo de Fermi; o paradoxo do autengano superado pelo debate, autopesquisa, identificação de lacunas cognitivas e megacognição. Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a sofocracia; a meritocracia laica. Legislogia: a lei do maior esforço direcionada aos debates e compartilhamento das vivências da Cosmoética; a lei da inseparabilidade grupocármica; a porta de saída da magnética lei da interprisão grupocármica, através da Tertuliologia; a compreensão crescente da lei da ação e reação; as 14 leis da proéxis na lupa evoluciológica. Filiologia: a tertuliofilia; a autoterapeuticofilia; a despertofilia; a serenofilia; a desassediofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: o entendimento da autoterapeuticofobia; o enfrentamento lúcido da autocriticofobia. Sindromologia: a dissipação da síndrome de Amiel ao incrementar a publicação das inspirações intermissivistas; a saída da síndrome do ostracismo por meio da autorretratação e das ortodecisões recinológicas; o estudo da síndrome do estrangeiro (SEST) e da tendência ao autencapsulamento nosográfico; o despertamento para os riscos da síndrome da dispersão consciencial. Maniologia: a identificação e superação da mania da falta de continuísmo e aprofundamento; a antimitomania; o aprendizado advindo do enfrentamento da mania negacionista. Mitologia: o mito do intermissivista perfeito; a paciência necessária quanto aos mitos religiosos. Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a consciencioteca; a recexoteca; a evolucioteca; a mnemoteca; a diarioteca; a verbetoteca; a tertulioteca; a audioteca; a videoteca; a autopesquisoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Tertuliologia; a Antidogmatologia; a Parapedagogiologia; a Taristicologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Argumentologia; a Maxiproexologia; a Parapercepciologia; a Autodiscernimentologia; a Intermissiologia; a Interassistenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin transmigrada; a consciênçula; a consbel; a consréu; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciex tertuliana; a recém-consciex em processo de autoqualificação; o elenco da Conscienciologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Masculinologia: o ex-déspota esclarecido; o pré-intermissivista; o pré-serenão; o neotertuliano; o teletertuliano; o neoverbetógrafo; os intermissivistas; os interessados em autopesquisa. Femininologia: a ex-déspota esclarecida; a pré-intermissivista; a pré-serenona; a neotertuliana; a teletertuliana; a neoverbetógrafa; as intermissivistas; as interessadas em autopesquisa. Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens empathicus; o Homo sapiens cosmoethicus. V. Argumentologia Exemplologia: tertúlia conscienciológica terapêutica egocármica = aquela com tema e abordagem pessoais resultantes de autopesquisa, indicando homeostasia e autorreciclagens iniciais; tertúlia conscienciológica terapêutica grupocármica = aquela influenciando as reciclagens e homeostasia do grupocarma de única ou mais consciências; tertúlia conscienciológica terapêutica policármica = aquela com temas e abordagens avançadas, contribuindo com a homeostasia do grupo evolutivo e com a reurbanização planetária. Culturologia: a cultura da homeostase consciencial; a cultura das aulas paraterapêuticas; a cultura do debate; a cultura do estudo de verpons; a cultura tertuliana; a cultura conscienciocêntrica; a cultura da Autopesquisologia; a cultura verbetográfica. Aprendizado. Comparando as paraprocedências, os holopensenes, as perspectivas e valores diferentes, torna-se mister a vivência do binômio autopesquisa-autaprendizagem enquanto fundamento teático conscienciológico. As tertúlias terapêuticas envolvem complexo “pacote de autesforços” e estão ancoradas em verpons, fixadas em neotécnicas singulares e promotoras de exaustiva autorreflexão e detalhismo. Verpons. Consoante a Verponologia, as tertúlias conscienciológicas atuam de modo terapêutico, da intraconsciencialiade para extraconsciencialidade, a partir da teática dos verbetógrafos, no sentido da intraconsciencialidade para interconsciencialidade, e além, para cosmoconsciencialidade, quanto ao processo restaurativo, reeducativo, tarístico, autocurativo, tonificante, a partir de verdades relativas de ponta (verpons), megaverpons, transverpons ampliando a neorrede de amizades evolutivas e intercâmbios desassediadores. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a tertúlia conscienciológica terapêutica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aula terapêutica: Taristicologia; Homeostático. 02. Autacertometria: Autocompletismologia; Neutro. 03. Autoimersão teletertuliana: Autopesquisologia; Homeostático. 04. Autoqualificação da defesa de verbetes: Taristicologia; Homeostático. 05. Ciclo autoverbetográfico: Lexicologia; Homeostático. 06. Conscin-medicamento: Paraterapeuticologia; Homeostático. 07. Cosmovisão verponológica: Cosmocogniciologia; Homeostático. 08. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático. 09. Década tertuliana: Tertuliologia; Neutro. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 10. Paracablagem interassistencial: Tenepessologia; Homeostático. 11. Receituário de verbetes: Taristicologia; Neutro. 12. Reconhecimento do amparo: Amparologia; Homeostático. 13. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro. 14. Trabalho autoterapêutico: Homeostaticologia; Homeostático. 15. Verbetologia terapêutica: Mentalsomatologia; Homeostático. A TERTÚLIA CONSCIENCIOLÓGICA TERAPÊUTICA RESSALTA A SINGULARIDADE AUTOPESQUISÍSTICA, DESTACANDO OPORTUNIDADE INÉDITA HOMEOSTÁTICA E COMPARTILHAMENTO DE AUTOLABCONS VIVENCIADOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já assistiu a tertúlias conscienciológicas terapêuticas? Tem aproveitado o Curso de Longo Curso para efetivar a autoconsciecioterapia e as reciclagens necessárias à consquista da homeostasia pessoal? Bibliografia Específica: 1. De Masi, Domenico; Org.; A Emoção e a Regra - Os Grupos Criativos na Europa de 1850 a 1950 (L'Emozione e la Regola: I Gruppi Criativi in Europa dal 1850 al 1950); trad. Elia Ferreira Edel; 420 p.; 13 caps.; 1 cronologia; 12 esquemas; 1 formulário; 165 fotos; 8 ilus.; 1 organograma; 5 tabs.; 484 refs.; 18 x 16 x 3,5 cm; br.; José Olympio; Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 139, 412 e 416. 2. Revista Infra; Redação; Tertuliarium Único do Planeta fica em Foz do Iguaçu; Mensário; Ano 10; N. 108; Seção: De Olho nas Novidades; 2 abrevs.; 1 foto; 1 website; São Paulo, SP; Abril, 2009; página 10. 3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 149, 1.474 e 1.623. 4. Idem; Tertúlias Conscienciológicas; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Seção: Temas da Conscienciologia; Vol. 6; N. 2; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2002; páginas 39 a 42. C. M.