A teoria das dificuldades recíprocas é a proposição conscienciológica acerca da mutualidade de alguns obstáculos, entraves ou empecilhos ao estabelecimento ou continuidade da interação consciencial, devido a defasagens de etiologias diversas, exigindo empenho bilateral ou intervenção externa na tentativa de superação.
Você, leitor ou leitora, reconhece a própria parcela de responsabilidade em relação aos obstáculos antiinterativos vivenciados? Quais abordagens utiliza para tentar restabelecer a fluência da intercompreensão?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 TEORIA DAS DIFICULDADES RECÍPRO CAS (INTERACIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A teoria das dificuldades recíprocas é a proposição conscienciológica acerca da mutualidade de alguns obstáculos, entraves ou empecilhos ao estabelecimento ou continuidade da interação consciencial, devido a defasagens de etiologias diversas, exigindo empenho bilateral ou intervenção externa na tentativa de superação. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo teoria vem do idioma Latim, theoria, “investigação filosófica”, e esta do idioma Grego, theoría, “ação de observar, examinar; estudo ou conhecimento devido a raciocínio especulativo”. Surgiu no Século XVI. O termo dificuldade deriva igualmente do idioma Latim, difficultas, “dificuldade; obstáculo; embaraço; empecilho; trabalho; falta; necessidade; carência”. Apareceu no Século XIV. A palavra recíproco procede do mesmo idioma Latim, reciprocus, “que vai e vem; alternativo”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Teoria das dificuldades interacionais mútuas. 2. Teoria da bilateralidade da deficiência interativa. 3. Teoria do desnível antiinterativo interconsciencial. Neologia. As 3 expressões compostas teoria das dificuldades recíprocas, teoria particular das dificuldades recíprocas e teoria geral das dificuldades recíprocas são neologismos técnicos da Interaciologia. Antonimologia: 1. Teoria das pontes interconscienciais. 2. Teoria da inabordabilidade consciencial. 3. Teoria da fartura energética. 4. Teoria do isolamento consciencial. 5. Teoria da inviabilidade da interação consciencial. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à singularidade do microuniverso consciencial. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Há dificuldades intransponíveis. Somos espelhos recíprocos. Coloquiologia: a estratégia de descer do salto alto; o ato de dar a segunda chance; a falta de jogo de cintura. Proverbiologia. Eis ditado popular relativo ao tema: – “2 bicudos não se beijam”. Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Consenso. As amizades raríssimas somente persistem pelo consenso mútuo das opiniões entre os amigos”. 2. “Heterocriticador. Precisamos entender realisticamente sempre que as consciências jamais são idênticas. Há primatas humanos. A caravana prossegue a sua marcha evolutiva independentemente dos latidos dos cães das margens da estrada. Reencontramo-nos sempre à frente, nas quebradas da evolução”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interatividade; o holopensene pessoal empático; o atrito entre holopensenes; os dubiopensenes; a dubiopensenidade; a dificuldade de deciframento do aporte exopensênico; a qualificação do contrapensene; a contrapensenidade cosmoética; os batopensenes; a batopensenidade; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade. Fatologia: os obstáculos antiinterativos mútuos; as diferenças de abordagem; as variedades de experiências; as gradações da maturidade consciencial; as automundividências discrepantes; a incipiência descrenciológica; a defasagem pensamento-verbalização somando-se à defasa2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a gem escuta-interpretação; a diferença de idade; a diferença de gênero; a diferença de acuidade nos sentidos somáticos; os escondimentos; as premissas não declaradas; a desatenção mútua; a falta de clareza; a ausência da visão de conjunto; o embate entre pontos de vista; o engessamento da hierarquia; o distanciamento protocolar; a fixação no anacronismo; os rancores irrevelados; a desarmonia de opiniões; as posturas extremistas; os apegos cristalizados; a fidelização amaurótica; a divergência política; a estirpe filosófica; a diatribe religiosa; a desavença futebolística; as fronteiras geográficas; a distância idiomática; o ufanismo patriótico; a dificuldade recíproca de abrir mão de estar certo; a dissidência ideológica; a semelhança nem sempre reconhecida de trafares; o esforço bilateral de convergência; a mudança radical de abordagem; a conjuminação traforística; o enriquecimento cognitivo pela ultrapassagem das diferenças; a importância do debate construtivo; a tarefa do esclarecimento; as concessões cosmoéticas; a ambiguidade necessária à interassistência; a existência intrafísica enquanto oportunidade crítica de interação; o abertismo consciencial; a inteligência evolutiva (IE) indicando a superação das dificuldades. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as dificuldades comunicativas interdimensionais; os obstáculos mútuos multiexistenciais; as idiossincrasias autoparapsíquicas; os paracontatos fugazes; a projetabilidade lúcida (PL) permitindo transpor o gap interdimensional; os descartes veiculares holossomáticos modificando as possibilidades interativas; a dessoma podendo introduzir novo patamar de dificuldades comunicativas; o parafato de nem toda consciex ser abordável; a retirada estratégica do amparador extrafísico, aguardando melhores tempos para assistir; a invisibilidade espontânea da consciex evoluída em dimensões paratroposféricas; o desaparecimento extrafísico instantâneo; a reurbex reperspectivando globalmente as diferenças interconscienciais; o planejamento ressomático envolvendo dificuldades recíprocas a conciliar; a semipossessão benigna pelo amparador de tenepes (Interconfianciologia); o monólogo psicofônico; o Curso Intermissivo (CI) inaugurando a megairreconciliabilidade inevitável à autevolução. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo persistência-percuciência. Principiologia: a aplicação do princípio da descrença (PD) evitando acumpliciamentos; o princípio da maior responsabilidade do mais lúcido; o princípio “ninguém perde ninguém”; o principium coincidentia oppositorum; o princípio do descarte do imprestável. Codigologia: os códigos linguísticos permitindo a intercompreensibilidade. Teoriologia: a teoria das dificuldades recíprocas; as teorias da comunicação; a teoria da interpenetração dimensional; a teoria dos múltiplos egos; a teoria da evolução em grupo. Tecnologia: as técnicas de abordagem interconsciencial; a técnica de cada qual mover-se 50% no caminho para o entendimento mútuo; a técnica da coedes; a técnica da dupla evolutiva (DE). Voluntariologia: a superação das dificuldades de entendimento mútuo no voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia. Efeitologia: o efeito da dificuldade sobre a autorresiliência; o efeito atravancador da dificuldade supervalorizada; o efeito halo da dificuldade mutuamente superada. Neossinapsologia: as neossinapses da inventividade interativa. Ciclologia: o ciclo tentativa-erro-insistência-acerto; as avenças e desavenças dentro do ciclo mimético grupal. Enumerologia: a indisposição mútua; o preconceito mútuo; a inflexibilidade mútua; a desconfiança mútua; a ingenuidade mútua; a arrogância mútua; a vaidade mútua. A predisposição recíproca; o interesse recíproco; a cordialidade recíproca; o respeito recíproco; a admiração recíproca; a gratidão recíproca; a solidariedade recíproca. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Binomiologia: o binômio autocobrança-heterocobrança; o binômio admiração-discordância. Interaciologia: a interação interconsciencial; a interação humano–pré-humano; a interação consciex-conscin. Crescendologia: o crescendo dificuldade-óbice; o crescendo impaciência-intolerância. Trinomiologia: o trinômio da insuficiência interativa boa vontade–boa fé–boa intenção. Polinomiologia: o polinômio prudência-persistência-competência-benevolência. Antagonismologia: o antagonismo dificuldade unilateral / dificuldade recíproca; o antagonismo dificuldade artificial / dificuldade real; o antagonismo dito / não dito; o antagonismo discordância / desrespeito; o antagonismo perfeição / perfectibilidade aplicado aos relacionamentos. Paradoxologia: o paradoxo de a consciência mais esclarecida poder ser a dificultadora do entendimento mútuo; o paradoxo de nem toda dificuldade ser patológica; o paradoxo de abrir mão de ter razão em favor da conciliação. Politicologia: a eliminação da autocracia; a assistenciocracia; a meritocracia; a lucidocracia; a parapsicocracia; a pacienciocracia; a discernimentocracia; a política da boa vizinhança. Legislogia: a lei da afinização pensênica. Filiologia: a abertismofilia; a descrenciofilia; a multidimensiofilia. Fobiologia: a errofobia; a espectrofobia. Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da autossobrestimação; a síndrome da autossubestimação. Maniologia: a mania de subestimar os potenciais alheios; a mania de prejulgar; a mania de criticar pelas costas; a mania de dissimular as reais intenções; a mania de ouvir sem escutar. Mitologia: a necessidade de intermediação evidenciada no mito de Hermes; o mito da harmonia irretocável. Holotecologia: a convivioteca; a culturoteca; a intermissioteca; a linguisticoteca; a pacificoteca; a paradoxoteca; a pensenoteca; a recinoteca. Interdisciplinologia: a Interaciologia; a Conviviologia; a Interconscienciologia; a Interdimensiologia; a Comunicologia; a Duplologia; a Grupocarmologia; a Interprisiologia; a Paradireitologia; a Equilibriologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: o princípio consciencial em evolução; o casal íntimo; o casal incompleto; a dupla evolutiva; o círculo de amigos; a equipin; a equipex. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a mulher de ação. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Hominologia: o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens atilator; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interdependens. V. Argumentologia Exemplologia: teoria particular das dificuldades recíprocas = aquela circunscrita a única etiologia de obstáculos antiinterativos, notadamente o gap interdimensional; teoria geral das dificuldades recíprocas = aquela abrangendo múltiplas etiologias de obstáculos antiinterativos. Culturologia: o atrito cultural intergeracional; a cultura do aprendizado pelas diferenças. Proposição. A teoria das dificuldades recíprocas é primeiramente mencionada no tratado 700 Experimentos da Conscienciologia (Ano-base: 1994) e fundamentada, em cotejos com 9 subespecialidades, no livro 200 Teáticas da Conscienciologia (Ano-base: 1997). Defasagens. Eis, na ordem alfabética, categorizados em 18 especialidades conscienciológicas, exemplos de defasagens interconscienciais, passíveis de dificultar ou mesmo inibir a interação: 01. Cogniciologia: o desnível quanto à erudição. 02. Comunicologia: o desnível quanto à eficácia expressiva. 03. Cosmoeticologia: o desnível quanto à vivência teática da Cosmoética. 04. Debatologia: o desnível quanto à argumentabilidade técnica. 05. Descrenciologia: o desnível quanto à permeabilidade dos filtros cognitivos. 06. Evoluciologia: o desnível quanto ao patamar conquistado na Escala Evolutiva das Consciências. 07. Grupocarmologia: o desnível quanto à predisposição conciliatória. 08. Holossomatologia: o desnível quanto à quantidade veicular holossomática. 09. Interassistenciologia: o desnível quanto à compreensão da tares. 10. Interdimensiologia: o desnível quanto à dimensão prioritária de manifestação. 11. Intermissiologia: o desnível quanto à profundidade do Curso Intermissivo. 12. Lucidologia: o desnível quanto à recuperação de cons. 13. Maxiproexologia: o desnível quanto ao engajamento no voluntariado conscienciológico. 14. Paradigmologia: o desnível quanto à certeza íntima da concretude da realidade consciencial. 15. Parapercepciologia: o desnível quanto à fidedignidade paraperceptiva. 16. Pensenologia: o desnível quanto ao carregamento pensênico. 17. Reciclologia: o desnível quanto ao aprofundamento nas reciclagens. 18. Zooconviviologia: o desnível quanto às possibilidades de manifestação. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a teoria das dificuldades recíprocas, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ambiguidade necessária: Assistenciologia; Homeostático. 02. Coedes: Conviviologia; Neutro. 03. Defasagem evolutiva: Evoluciologia; Neutro. 04. Dificuldade comunicativa interdimensional: Paracomunicologia; Nosográfico. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 05. Dificultador evolutivo: Parapatologia; Nosográfico. 06. Interdependenciologia: Grupocarmologia; Homeostático. 07. Megairreconciliabilidade: Descrenciologia; Neutro. 08. Multidimensiologia: Parapercepciologia; Homeostático. 09. Ponte interconsciencial: Conviviologia; Neutro. 10. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro. 11. Princípio da solidariedade consciencial: Paradireitologia; Neutro. 12. Principium coincidentia oppositorum: Anticonflitologia; Homeostático. 13. Quebra de vínculo: Interaciologia; Neutro. 14. Reeducação recíproca: Conviviologia; Homeostático. 15. Relação interconsciencial: Paraconviviologia; Neutro. A TEORIA DAS DIFICULDADES RECÍPROCAS EVIDENCIA, AO MALOGRAREM OS ESFORÇOS INTERCONCILIATÓRIOS, SEREM INEVITÁVEIS CERTAS DESPEDIDAS TEMPORÁRIAS, PERANTE A MAGNITUDE DO DESCOMPASSO EVOLUTIVO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece a própria parcela de responsabilidade em relação aos obstáculos antiinterativos vivenciados? Quais abordagens utiliza para tentar restabelecer a fluência da intercompreensão? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 796, 844 e 1.096. 2. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 84. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 417, 488 e 781. 4. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisores Erotides Louly; Helena Araújo; & Julieta Mendonça; 154 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 18 E-mails; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 19 websites; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3 a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 18. 5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 125. 6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 242 e 530. O. V.