Tempo Proexogênico

O tempo proexogênico é a unidade de medida cronológica dedicada efetivamente à consecução lúcida da autoproéxis pela conscin intermissivista, homem ou mulher, além dos afazeres ordinários destinados à autossubsistência intrafísica.

Você, leitor ou leitora, mantém-se constantemente lúcido perante a interação tempo intrafísico–programação existencial? Já consegue priorizar a proéxis em, pelo menos, 51% do tempo humano? É possível melhorar tal percentual pessoal ainda mais?

      TEMPO PROEXOGÊNICO
                               (CRONOPROEXOMETRIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O tempo proexogênico é a unidade de medida cronológica dedicada efetivamente à consecução lúcida da autoproéxis pela conscin intermissivista, homem ou mulher, além dos afazeres ordinários destinados à autossubsistência intrafísica.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo tempo deriva do idioma Latim, tempus, “tempo; estação; ocasião; oportunidade; circunstância”. Apareceu no Século XIII. A palavra programação procede do mesmo idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e esta do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Surgiu no Século XX. O termo existencial provém igualmente do idioma Latim, existentialis, “existencial”. Apareceu no Século XIX. O elemento de composição genia vem do idioma Grego, génos, “raça; tronco; família; origem; descendência”.
         Sinonimologia: 01. Tempo proéxico; tempo proexológico. 02. Tempo dedicado à proéxis. 03. Timing proexológico. 04. Autolucidez cronológica. 05. Calculismo proexológico. 06. Discernimento cronêmico. 07. Maturidade temporal. 08. Cronômetro maxiproexológico. 09. Autovalorização cronêmica. 10. Autopriorização cronológica.
         Neologia. As 4 expressões compostas tempo proexogênico, tempo proexogênico inicial, tempo proexogênico médio e tempo proexogênico máximo são neologismos técnicos da Cronoproexometria.
         Antonimologia: 01. Tempo desperdiçado. 02. Perdularismo cronêmico. 03. Esperdício proexológico. 04. Ectopia cronológica. 05. Hedonismo intrafísico. 06. Minidissidência proexológica. 07. Dispersão humana. 08. Síndrome da subestimação. 09. Dolce far niente. 10. Antimegafoco proéxico.
         Estrangeirismologia: o carpe diem evolutivo; o modus vivendi lúcido; o memento mori proexológico; o desideratum intermissivo; o follow-up pró-compléxis; o up-to-date autoproéxico; o background paraprocedencial; o timeline seriexológico; o Proexarium.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autoparaprocedenciologia Teática.
         Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares capazes de sintetizar o tema: Tempo proexológico: autolucidometria. Minutos fazem megadiferenças. Calculismo proexológico: sempre. Autocronoproexometria é paraprofilaxia.
         Coloquiologia: o ato de não perder o bonde da Para-História; a proéxis a termo como sendo aquela em dia; o aproveitamento coerente das deixas amparadoras no palco da autoproéxis.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Intrafisicologia; os proexopensenes; a proexopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os cronopensenes; a cronopensenidade; o holopensene pessoal da Priorologia Proexológica.
         Fatologia: o tempo proexogênico; as proexoprioridades; o tempo enquanto bem valioso da autoproéxis; o ato de saber utilizar o tempo a favor do compléxis; a sabedoria na priorização dos minutos; a administração da proéxis minuto a minuto; o fato de a vida humana ser finita; o combate à miopia temporal; o adiamento dos miniprazeres imediatos em prol dos megaprazeres mediatos; a noção mais exata quanto à importância da jornada intrafísica de vida; as perspectivas temporais pessoais; a autorientação cronológica; o valor crescente do tempo nos dias atuais; a variável tempo nas autodecisões; o fluxo incessante do tempo; o poder do tempo; a evitação da ociosidade antiproexológica; o fato de o tempo não poder ser reposto; o tempo ainda mal empregado pela conscin dispersa e displicente; as perdas de tempo da juventude (porão consciencial); o fato de parar significar retroceder; o valor do tempo consciencial sendo superior ao valor do dinheiro intrafísico; o hábito de se vender o próprio tempo; a supervalorização patológica do tempo; a priorização inteligente das atividades com maior rendimento evolutivo; o aumento progressivo da quantidade de tempo intrafísico do soma (longevidade); os 50 minutos da tenepes repercutindo nas demais horas do dia; o sábio ato pró-compléxis de saber conciliar a antecipação do inversor, a experiência do reciclante e a maturidade do geronte na cotidianidade diuturna frente aos autodesafios proexológicos; a Cronometria Proexológica Lúcida.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a revalorização dos próprios valores e, consequentemente, do emprego do tempo pessoal nas experiências de quase morte (EQM); o múnus intermissivo (Autoparadeontologia); as projeções instantâneas capazes de gerar reciclagens profundas e perenes; a manutenção da paraconexão intermissiva ao longo do dia (Autoparaprocedenciologia); o fato de a atual vida valer por, pelo menos, 15 vidas anteriores em função da automegarresponsabilidade intermissiva.


                                           III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo autoproexológico macrorganização (cosmovisão)-microrganização (detalhismo); o sinergismo tempo precioso–tempo preciso; o sinergismo consciência do tempo–tempo da consciência; o sinergismo profissão–carreira–pé-de-meia; o sinergismo autorganização evolutiva–produtividade interassistencial; o sinergismo domínio do EV–autodesassédio proexológico; o sinergismo ortointenção–amparo de função–produção maxiproexológica.
         Principiologia: o princípio da prioridade compulsória (PPC); o princípio da universalidade do tempo.
         Codigologia: o códego; a teática do codex subtilissimus pessoal; o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado no planejamento diário das atividades laborais.
         Teoriologia: a teoria da Era da Fartura; a teoria das fases proexológicas; a teoria do compléxis; a teoria da Taquirritmologia; a teoria da subintrância cronêmica; a teoria da ortótes; a teoria da recuperação de cons ao longo da proéxis.
         Tecnologia: a aplicação teática da técnica do proexograma.
         Voluntariologia: a teática do voluntariado conscienciológico nacional e internacional na condição de megaexemplo do tempo proexogênico.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganização.
         Efeitologia: o efeito evolutivo da priorização hodierna das verpons conscienciológicas; os efeitos mediatos dos investimentos proexológicos; o efeito halo das autodecisões no grupocarma nuclear; o efeito nosológico das omissões deficitárias; os efeitos extrafísicos doentios (melex)
da Desviologia pessoal; os efeitos interassistenciais do exemplarismo pessoal; os efeitos parassociológicos da invéxis; os múltiplos efeitos evolutivos do compléxis.
         Neossinapsologia: as neossinapses e paraneossinapses desencadeadas pela assiduidade no Curso de Longo Curso (tertúlias) diário realizado no Tertuliarium.
         Ciclologia: as mudanças nas autoprioridades de acordo com o ciclo etário; o ciclo circadiano bem administrado no turno intelectual; o ciclo decisório pessoal; as mudanças hormonais desencadeadas pelo ciclo menstrual; o ciclo vital semear-regar-germinar-crescer-colher.
         Enumerologia: a vida planejada; a década esquematizada; o ano planificado; o mês preparado; o dia organizado; a hora priorizada; o minuto programado; o instante lúcido.
         Binomiologia: o binômio miniacertos diários–acertos existenciais; o binômio autodesempenho proexológico–autocuidado holossomático; o binômio teática-verbação; o binômio convergência de autointeresses–interassistencialidade grupocármica; o binômio metas proexológicos–economias prioritárias; o binômio cosmoético autoincorrupção-anticonflitividade; o binômio ritmo biológico–ritmo proexológico.
          Interaciologia: a interação escassez cronêmica–valorização temporal; a interação proexista-parapreceptoria; a interação tempestividade proexológica–maxicompletismo existencial; a interação êxito na proéxis–saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a interação dia matemático–semana do detalhismo; a interação Autoconscienciometrologia (traços conscienciais)-Interassistenciologia (necessidades evolutivas); a interação relógio-bússola-calendário.
          Crescendologia: o crescendo autassistência-heterassistência-poliassistência; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo CI-invéxis-compléxis-euforex; o crescendo fase preparatória–fase consecutiva–fase acabativa–paraprocedência; o crescendo pequenos passos–grandes conquistas; o crescendo nosológico perdularismo-Melexarium; o crescendo tempo desperdiçado–compléxis baldado.
          Trinomiologia: o trinômio aqui-agora-já; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio autoplanejamento-autacompanhamento-autorresultados; o trinômio (trio) conscin-duplista-amparador; o trinômio invéxis-tenepes-epicentrismo (triatletismo consciencial); o trinômio da consciência interprisioneira presa ao passado–viciada no presente–refém do futuro; o trinômio da autolocalização evolutiva autorretrocognição-autoproéxis-autorrevezamento.
          Polinomiologia: o polinômio intermissivo primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo; o polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo (Autorrevezamentologia); o polinômio carreira-duplismo-voluntariado-autorado; o polinômio Intraconscienciologia-Interconscienciologia-Paraconscienciologia-Extraconscienciologia-Policonscienciologia; o polinômio necessidades-interesses-preferências-escolhas; o polinômio definição-planejamento-consecução-persistência; o polinômio autocrítica-autoincorruptibilidade-autocosmoética-autodesassédio.
          Antagonismologia: o antagonismo automatismo cronêmico / calculismo proexogênico; o antagonismo cronêmico retrocognição / retroatividade; o antagonismo tempo real / tempo psicológico; o antagonismo autoprioridade / heteroprioridade; o antagonismo calculismo / perfeccionismo; o antagonismo refém lúcido da autocognição / show solo do egão.
          Paradoxologia: o paradoxo de a proéxis grupal ser antes de tudo responsabilidade individual; o paradoxo da opção pela zona de conforto intrafísica acarretar extremo desconforto extrafísico; o paradoxo de o tempo ser o bem mais valioso e o mais perecível; o paradoxo de a mudança (recin) ser a única coisa de fato permanente (evolução).
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à Autorganizaciologia Evolutiva.
          Filiologia: a proexofilia; a organizaciofilia; a cronofilia; a interassistenciofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a educaciofilia.
          Fobiologia: a anticatagelofobia; a anticenotofobia; a antidecidofobia; a antibibliofobia; a antiparapsicofobia; a anti-hamartofobia; a antifobofobia; a antipantofobia.
          Sindromologia: a atenção quanto à síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da autossubestimação; a evitação da síndrome da mediocrização; a profilaxia quanto à síndrome da reunionite; os cuidados pessoais frente à síndrome do hiperconsumismo; a prevenção da síndrome do “já ganhou” proexológico; a eliminação da síndrome do diploma.
          Maniologia: o combate à apriorismomania; a evitação da mania de deixar para depois.
          Holotecologia: a proexoteca; a cronoteca; a etarioteca; a parapsicoteca; a convivioteca; a consciencioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Cronoproexometria; a Cronoevoluciologia; a Autocronologia; a Cronobiologia; a Autoproexologia; a Proexogramologia; a Intrafisicologia; a Autopriorologia; a Autolucidologia; a Autodecidologia; a Autorrevezamentologia; a Complexiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin intermissivista lúcida; a conscin tenepessista; o ser desperto.
          Masculinologia: o candidato ao compléxis.
          Femininologia: a candidata ao compléxis.
          Hominologia: o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autossufficiens; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens proexus; o Homo sapiens completista.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: tempo proexogênico inicial = a dedicação lúcida às atividades proexológicas prioritárias durante a adolescência por parte do(a) inversor(a); tempo proexogênico médio
= a dedicação lúcida às atividades proexológicas prioritárias por parte do(a) reciclante adulto(a), ainda sem independência econômico-financeira, trabalhando por meio período e dedicando-se à proéxis no restante do tempo disponível; tempo proexogênico máximo = a dedicação lúcida às atividades proexológicas prioritárias pela conscin pesquisadora independente, dedicada full time à tarefa do esclarecimento.
          Culturologia: a cultura da Agilizaciologia Evolutiva (Conscienciologia).
          Complexiologia. Consoante à Definologia, a Cronografia é a Ciência dedicada ao estudo e escrita sobre o tempo e respectivas consequências, objetivando a distinção da ordem correta de ocorrência de determinados fatos e parafatos (Paracronografia). Tal realidade é crucial para a aquisição, on time, do compléxis.
          Polivalenciologia. Nesse sentido e considerando a Intrafisicologia, a proéxis pode ser melhor compreendida e empreendida a partir da correta divisão cronológica das múltiplas áreas e requisições (demandas) habitualmente existentes.
          Matematicologia. No tocante à Autorganizaciologia, a conscin intermissivista pode auferir a dedicação diária exclusiva às tarefas proexológicas a partir dos percentuais de tempo utilizados nas tarefas ordinárias, considerando-se a totalidade das 24h de cada dia, as 168h semanais, as 720h mensais ou as cerca de 8.760h anuais (100%).
          Autoquestionamentologia. Nascem daí, pelo menos, 3 perguntas a serem respondidas com sinceridade máxima e acompanhadas ao longo do lifetime pessoal, relacionadas em ordem lógica:
          1. Predomínio. Qual a atividade cronologicamente predominante no schedule pessoal atual?
          2. Dispersão. Qual a predominância de tempo perdido com caprichos, ociosidades, dispersividades e desvios diários?
          3. Megaprioridade. Qual o percentual atual de tempo dedicado inteiramente à autoproéxis?
          Regularidade. Observando a Cronoproexometria, a ortorrealização da proéxis assentase no binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis justamente por demonstrar o nível da qualidade da aplicação do tempo pessoal. A implantação de tal binômio apoia-se na Autodecidologia Lúcida.
          Autodecisão. Atinente à Intrafisicologia, a consecução lúcida da autoproéxis exige tomada constante de decisões a fim de melhor embasar e manter a produtividade consciencial. Eis, ordenadas alfabeticamente, a título de exemplo, 15 especialidades conscienciológicas relacionadas a decisões proexológicas críticas capazes de ilustrar a importância da aplicação do tempo pessoal para a aquisição do compléxis:
          01. Cronologia: a decisão de iniciar e manter passatempos produtivos pessoais (hobbies).
          02. Duplologia: a decisão de iniciar e manter a técnica da dupla evolutiva.
          03. Etologia: a decisão de iniciar e manter comportamentos mais coerentes, exemplificados a partir do código pessoal de Cosmoética.
          04. Geopoliticologia: a decisão de transferir domicílio para determinada Cognópolis conscienciológica visando a subsunção maxiproexológica.
          05. Gesconologia: a decisão de iniciar, manter, acabar e publicar os registros sobre determinada pesquisa pessoal.
          06. Habitaciologia: a decisão de iniciar, manter e terminar a construção da residência proexogênica pessoal.
          07. Interassistenciologia: a decisão de iniciar e manter, em pleno desenvolvimento, os trabalhos tenepessológicos.
          08. Invexologia: a decisão de iniciar e manter a técnica da inversão existencial.
          09. Monetariologia: a decisão de iniciar, manter e saber como melhor aplicar as economias objetivando a independência econômico-financeira pessoal (pé-de-meia).
          10. Ocupaciologia: a decisão de prestar vestibular, adquirir o diploma e manter determinada profissão digna.
          11. Parapercepciologia: a decisão de iniciar e manter o domínio ascendente do energossoma a partir do estado vibracional.
          12. Pensenologia: a decisão de iniciar e manter pensenizações cosmoéticas acerca de qualquer temática, urbi et orbi.
          13. Recexologia: a decisão de iniciar e manter a técnica da reciclagem existencial.
          14. Sinaleticologia: a decisão de registrar o mapeamento dos sinais paraperceptivos (Autossinaleticografia).
          15. Verbetologia: a decisão de iniciar e manter a escrita constante de neoverbetes para a Enciclopédia da Conscienciologia.
          Cosmovisiologia. A Cronoproexometria pode ser também apreciada a partir do cotejo entre o tempo pessoal e as 8 especialidades conscienciológicas, arroladas alfabeticamente a seguir, prioritárias ao proexista interessado em qualificar teaticamente a aplicação do tempo proexogênico:
          1. Cronoassistenciologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico sobre a interassistencialidade pessoal. Por exemplo: o timing assistencial envolvido na tarefa do esclarecimento; o número de assistidos e a qualidade da assistência prestada em determinado período de tempo; o tempo semanal reservado ao voluntariado; os 50 minutos de trabalhos diários da tenepes; a conquista do jubileu evolutivo.
          2. Cronocarmologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico sobre a qualificação da Ficha Evolutiva Pessoal. Por exemplo: o tempo envolvido nos acertos grupocármicos; o tempo de duração do ciclo grupocármico pessoal da interprisão à policarmalidade.
          3. Cronoconviviologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico sobre a carga e a qualidade da convivência grupocármica. Por exemplo: o tempo de convivência necessário para a constituição da amizade raríssima ou do duplismo libertário exitoso; a dedicação temporal à família nuclear.
          4. Cronocupaciologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico durante as tarefas profissionais. Por exemplo: o tempo diário dedicado à subsistência econômico-financeira; o tempo dispendido no contínuo aperfeiçoamento profissional.
          5. Cronogesconologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico sobre a materialização das obras escritas pessoais. Por exemplo: o tempo envolvido na concepção, escrita e publicação das gescons pessoais; o percentual de tempo diário dedicado à Mentalsomatologia.
          6. Cronointermissiologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico sobre a permanência da consciex no período intermissivo. Por exemplo: o tempo e a qualidade da intermissibilidade pessoal; a relação entre o tempo médio pré-ressomático e o grau de interprisão consciencial; o antagonismo minintermissão / maxintermissão.
          7. Cronopriorologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico sobre a qualidade da autopriorização consciencial. Por exemplo: a dedicação diuturna e disciplinada ao megafoco proexológico (antidispersão); a assiduidade atenta à autatualização verponológica tertuliária; as diferentes prioridades ao longo do lifetime pessoal.
          8. Cronossomatologia: a Ciência dedicada ao estudo dos efeitos da variável tempo cronológico sobre a manifestação do corpo humano. Por exemplo: a longevidade pessoal e a qualidade da ancianidade; a administração do relógio biológico pessoal (biorritmo); a teática do turno intelectual.
          Gargalo. Atinente à Autorganizaciologia, talvez o maior gargalo do intermissivista nos dias atuais (Ano-base: 2012) seja saber conciliar, conjuminar, reunir, combinar, concorrer, agregar e conduzir, de eito, organizada e teaticamente, as múltiplas frentes do trabalho proexológico, sabendo alçar à frente as megaprioridades do momento evolutivo a fim de manter o automegafoco. Saibamos lidar com o custo de oportunidade evolutiva.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o tempo proexogênico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          02. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
          03. Autoprofilaxia proexológica: Autoproexogramologia; Homeostático.
          04. Cláusula pétrea: Proexologia; Homeostático.
          05. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
          06. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          07. Gap teático: Incoerenciologia; Nosográfico.
          08. Indução intermissiva: Intermissiologia; Homeostático.
          09. Megadesafio do intermissivista: Maxiproexologia; Homeostático.
          10. Minuto: Cronologia; Neutro.
          11. Priorização da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          12. Proexograma: Proexologia; Homeostático.
          13. Síndrome da pressa: Parapatologia; Nosográfico.
          14. Subintrância cronêmica: Paracronologia; Neutro.
          15. Técnica da pontoação: Enumerologia; Neutro.
  A QUALIDADE DA UTILIZAÇÃO DO TEMPO INTRAFÍSICO
  DEDICADO, ESSENCIALMENTE, ÀS TAREFAS PROEXOLÓGICAS DEMONSTRA, DIAGNOSTICA E REVELA, COM EXATIDÃO, O ATUAL NÍVEL DE HOLOMATURIDADE PESSOAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém-se constantemente lúcido perante a interação tempo intrafísico–programação existencial? Já consegue priorizar a proéxis em, pelo menos, 51% do tempo humano? É possível melhorar tal percentual pessoal ainda mais?
                                                                                             P. F.