A lucidez paracronológica é a condição avançada de clareza de raciocínio (hiperacuidade), cosmovisão e paracompreensibilidade quanto à cronologia das manifestações conscienciais ao longo da seriéxis (Holobiografologia) permitindo não só a avaliação mais coerente quanto ao desenvolvimento evolutivo pessoal e grupal mas, também, o embasamento do autorrevezamento multiexistencial lúcido (Cronoevoluciologia).
Você, leitor ou leitora, já ponderou sobre a importância do tempo no processo evolutivo? Qual o nível pessoal de lucidez paracronológica hoje? Pode melhorar?
LUCIDEZ PARACRONOLÓGICA (SERIEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. A lucidez paracronológica é a condição avançada de clareza de raciocínio (hiperacuidade), cosmovisão e paracompreensibilidade quanto à cronologia das manifestações conscienciais ao longo da seriéxis (Holobiografologia) permitindo não só a avaliação mais coerente quanto ao desenvolvimento evolutivo pessoal e grupal mas, também, o embasamento do autorrevezamento multiexistencial lúcido (Cronoevoluciologia). Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo lucidez vem do idioma Latim, lucidus, “luminoso; luzente; radioso; nítido; claro; evidente; manifesto”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição para deriva do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo cronologia procede do idioma Francês, chronologie, e este do idioma Grego, khronología, composto por (de) khrónos, “Ciência das medidas do tempo”, e lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Lucidez paracronêmica. 2. Lucidez para-historiográfica. 3. Paratemporalidade consciente. 4. Hiperacuidade paracronológica. 5. Consciência da paracronografia. 6. Sagacidade quanto à serialidade do tempo evolutivo. Neologia. As 3 expressões compostas lucidez paracronológica, minilucidez paracronológica e maxilucidez paracronológica são neologismos técnicos da Seriexologia. Antonimologia: 1. Ignorância paracronológica. 2. Lucidez hemerológica. 3. Materialismo. Estrangeirismologia: o carpe diem evolutivo; o Retrocognitarium; o Simulcognitarium; o Precognitarium; o Autoconfrontarium; o Melexarium; o Proexarium; o Mentalsomarium; o Seriexarium; o Evolutionarium; a timeline auto-historiográfica; o turning point evolutivo da retrovida crítica; o upgrade cosmoético; o curriculum vitae multiexistencial; o Zeitgeist. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto ao ritmo evolutivo ao longo da seriéxis. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Lucidez paracronológica: megacosmovisão. Somos extrafisicamente atemporais. Coloquiologia: o tempo tudo cura. Citaciologia: – Quando me sinto culpado por meu passado imperfeito, ou me sinto ansioso por meu futuro desconhecido, eu não vivo no presente (Spencer Johnson, 1940–). Alius de alio iudicat dies et tamen supremus de omnibus (Um dia julga o outro e o último julga a todos; Caio Plínio Segundo, 23–79). Proverbiologia. Eis provérbio latino relacionado ao tema: – Tempus fugit, memento mori (O tempo é fugidio, lembra-te de que irás morrer um dia). Ortopensatologia: – “Paracronologia. A retrocognição não é apenas pelos meus ou os seus belos olhos, mas porque o trabalho exige, segundo as tarefas acumuladas através das décadas. O tempo é uma variável relativa. O que você recorda em 3 minutos, pode ser referente a 3 milênios. Aí está a razão da dificuldade de se levantar a tampa das lembranças das pessoas ou dos amparadores extrafísicos ajudarem nas retrocognições de tais pessoas”. “As retrocognições exigem a interfusão da Holomemória com a Paracronologia. Temos de viver com horários certos e rotinas assentadas. Chegamos em certo nível que o tempo vira a semana-dia e tudo passa rápido. O mentalsoma faz a extinção do tempo. Toda vez que cuidamos especificamente dos trabalhos mentaissomáticos, o tempo desaparece. Número expressivo dos componentes da população humana já está vivendo 1 século. Contudo, a vida transcorre depressa, por isso, surge a importância do atilamento pessoal ante o tempo mentalsomático”. Unidade. A unidade de medida da Paracronologia é o segundo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Paracronologia; o holopensene pessoal da Seriexologia; o holopensene pessoal da Cronoevoluciologia; o holopensene pessoal da organização cronológica; os cronopensenes; a cronopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a autossustentação da retilinearidade autopensênica ao longo do tempo; a lucidez quanto às fôrmas holopensênicas de hoje e de ontem, visando o amanhã; o holopensene da Proexologia; o holopensene da mentalidade Para-Historiográfica. Fatologia: a variável tempo nas análises conscienciais; a lucidez quanto à passagem do tempo no contexto da Evolução; o aproveitamento consciente do tempo considerando-se a Seriexologia; a mundividência pessoal a partir do olhar seriexológico; o soma enquanto relógio vivo; os cronótipos; a cronodisrupção; as fases somáticas; as faixas etárias; a periodicidade circadiana; os hábitos e as rotinas conscientes; a inexorabilidade cronológica; os comportamentos temporais; os calendários; os monumentos; as tradições; o folclore; as celebrações históricas; as despedidas; a atenção em relação às ilusões humanas onipresentes; a Genealogia Familiar indicando as gerações conscienciais e as raízes grupocármicas; as biografias enquanto sínteses paracronológicas funcionais; o mnemotropismo lúcido; o anacronismo consciencial evitável; a extemporaneidade das abordagens assediadoras; a contemporaneidade dos intermissivistas; a simultaneidade dos trabalhos tenepessológicos de diferentes conscins; a tendência da conscin de orientar a vida para o futuro; a cognografia autobiográfica sustentando o autorrevezamento autoral; as expectativas temporais; as emoções contaminando a noção cronológica; o dia matemático; o dia não passado em branco; a data relevante; as repetições inevitáveis e as ociosas; as automimeses patológicas (patomimeses); a mesméxis; as autocorrupções de ontem gerando os constrangimentos de hoje; o incompléxis tal qual repetência seriexológica de ano; a maxiorganização pessoal; o tempo proexogênico; as proexoprioridades; o ato de levar de eito as principais áreas da vida (Atacadismologia); o ato de saber lidar com o tempo para fazer cumprir as cláusulas pétreas da proéxis; o vanguardismo consciencial; a maxiconvergência incessante; a economia de bens; o ônus decisório; o autoultimato cosmoético; o custo de oportunidade evolutiva (Megapriorologia); a vivência cotidiana considerando-se a Pré-Intermissiologia; a Era da Aceleração da História Humana. Parafatologia: a lucidez paracronológica; a Paracronologia Autevolutiva; a paracronografia holobiográfica; as pesquisas da Autocronoevoluciologia; o levantamento da Para-Historiografia Pessoal e Grupal; o diacronismo e o sincronismo para-historiográficos no contexto da reurbex; o autenfrentamento holobiográfico; os múltiplos indicadores holocármicos; a holomemória embasando o cotejo temporal interexistencial; as comparações seriexométricas da evolução pessoal com determinada retrovida pessoal, com a média do grupocarma e com determinadas personalidades destacadas do grupo; o autesforço constante a fim de reduzir o grau de restringimento intrafísico; o ritmo seriexológico pessoal; a sabedoria na aplicação do patrimônio holobiográfico pessoal; o autatilamento quanto à periodização holocármica; o tempo seriexológico de liberação das interprisões grupocármicas; as idades conscienciais multimilenares (elders evolutivos); o investimento em ações com alto rendimento holobiográfico para a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o aniversário seriexológico de retrodata marcante; as retrocelebrações positivas; o retorno das energias conscienciais (ECs) congratulatórias no tempo-espaço da seriéxis; o revertério paracronológico dos retrodesmandos anticosmoéticos; o combate aos revivalismos paralisantes ao longo da seriéxis; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático favorecendo autorretrocognições; os padrões de ocorrência das parassincronicidades retrocognitivas; o desafio da simulcognição seriexológica lúcida; o especialismo holobiográfico construído ao longo da seriéxis e qualificado na vida atual; a vivência lúcida quanto à autocontinuidade multiexistencial; o senso de paraeternidade consciencial; a noção extrafísica quanto ao tempo interminável; a duração da evolução desprovida de fim (eviternidade); as especulações quanto ao evo seriexológico pessoal rumo ao ciclo mentalsomático da Consciex Livre (CL). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo consciência do tempo–tempo da consciência; o sinergismo retrocognições autênticas–lucidez paracronológica; o sinergismo escala de lucidez da conscin projetada–escala de autoconsciência contínua; o sinergismo calculismo cosmoético–lucidez paracronológica; o sinergismo Crononutrição-Cronobiologia. Principiologia: o princípio da prioridade compulsória (PPC); o princípio da universalidade do tempo; o princípio da empatia evolutiva. Codigologia: o uso adequado do tempo pessoal e grupal enquanto alínea do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da Escala Evolutiva das Consciências; a teoria da Era da Fartura; a teoria da Taquirritmologia; a teoria da subintrância cronêmica; a teoria da recuperação de cons ao longo da proéxis; a teoria do leitmotif holobiográfico. Tecnologia: a técnica de pesquisa holobiográfica a partir das abordagens indiciárias seriexológicas; as técnicas retrocognitivas; as técnicas de otimização do tempo; as técnicas de registro histórico; a técnica do sprint proexológico; a técnica da auto-historiografoterapia; a técnica de análise comparativa de determinado retroego com o atual. Voluntariologia: os voluntários da Associação Internacional de Pesquisas Seriexológicas e Holobiográficas (CONSECUTIVUS). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia. Efeitologia: o efeito terapêutico, cosmovisiológico e conscienciométrico da análise grafológica da autobiografia; o efeito nosológico das omissões deficitárias e desmandos anticosmoéticos na seriéxis; os efeitos da Evocaciologia sobre a lucidez paracronólogica; os efeitos paraprofiláticos das retrocognições sobre o presente já futuro. Neossinapsologia: a autodepuração das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses. Ciclologia: o ciclo miopia temporal–incompletismo existencial; o ciclo ressoma-dessoma-intermissão; as mudanças nas autoprioridades de acordo com o ciclo etário; o ciclo decisório pessoal no tempo; o ciclo vital semear-regar-germinar-crescer-colher; o ciclo encontros-desencontros-reencontros; os critérios do Ciclo Multiexistencial Pessoal (CMP); os cinco ciclos. Enumerologia: o tempo cronológico; o tempo meteorológico; o tempo geológico; o tempo biológico; o tempo historiográfico; o tempo seriexológico; o tempo consciencial. Binomiologia: o binômio tempo qualitativo–qualidade temporal; o binômio passado latente–futuro presente; o binômio retrovícios–lucidez paracronológica; o binômio memória implícita–realidade explícita; o binômio gap teático–lucidez paracronológica; o binômio lucidez paracronológica–reurbanização extrafísica. Interaciologia: a interação mnemônica riqueza de recordações–sensação temporal alargada; a interação faixa etária–planejamento temporal; a interação autobiografia atual–holobiografia multimilenar; a interação tempo autobiográfico (marcos pessoais)–tempo público (marcos históricos); a interação memória-tempo; a interação holomemória–senso de continuidade consciencial. Crescendologia: o crescendo holocármico interprisão-policarmalidade ao longo da seriéxis; o crescendo instante lúcido–lucidez a cada instante; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo fase preparatória–fase consecutiva–fase acabativa–paraprocedência; o crescendo pequenos passos–grandes conquistas; o crescendo lucidez paracronológica–holomaturidade teática. Trinomiologia: o trinômio aqui-agora-já; o trinômio autorretrocognição-autoproéxis-autorrevezamento; o trinômio Seriexologia-Paracronologia-Para-Historiografologia; o trinômio retrovida crítica–vida pré-CI–vida atual; o trinômio passado-presente-futuro. Polinomiologia: o polinômio invéxis-tenepes-epicentrismo-desperticidade; o polinômio intermissivo primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo; o polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo (Autorrevezamentologia). Antagonismologia: o antagonismo tempo cronológico / tempo psicológico; o antagonismo Pré-Intermissiologia Teática / Marasmologia Prática; o antagonismo lucidez / morbidez; o antagonismo parassociológico paradever da memória / necessidade de esquecimento; o antagonismo poder temporal / poder consciencial; o antagonismo egocídio / egolatria. Paradoxologia: o paradoxo da conscin atual fixada no passado e alienada em relação ao presente-futuro; o paradoxo do tempo; o paradoxo dias cronologicamente iguais–sensações cronológicas diferentes; o paradoxo paracronológico da atemporalidade vivenciado no parafenômeno da cosmoconsciência; o paradoxo de, a rigor, não ser possível economizar tempo. Legislogia: a lei do maior esforço na Evolução. Filiologia: a organizaciofilia; a proexofilia; a mnemofilia; a cronofilia; a interassistenciofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a seriexofobia. Sindromologia: a síndrome da pressa; a síndrome da parerudição desperdiçada; a síndrome do ansiosismo; a síndrome de Peter Pan; a síndrome de Gabriela; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da autossubestimação; a síndrome da inércia grafopensênica. Maniologia: a evitação da mania de deixar para depois (postergação). Mitologia: os mitos de Chronos e Kairós. Holotecologia: a proexoteca; a cronoteca; a etarioteca; a parapsicoteca; a mnemoteca; a consciencioteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Seriexologia; a Lucidologia; a Paracronologia; a Cronoevoluciologia; a Autorrevezamentologia; a Cronologia; a Cronoproexometria; a Cronobiologia; a Ciclologia; a Parassincronologia; a Intrafisicologia; a Autopriorologia; a Autodecidologia; a Complexiologia. IV. Perfilologia Elencologia: a autocobaia seriexológica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a semiconsciex. Masculinologia: o agente autorretrocognitor; o atacadista consciencial; o investigador-ator; o pesquisador-sensitivo; o homem racional; o voluntário assistencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo; o seriexólogo; o seriexômetra; o paracronologista. Femininologia: a agente autorretrocognitora; a atacadista consciencial; a investigadora-atriz; a pesquisadora-sensitiva; a mulher racional; a voluntária assistencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga; a seriexóloga; a seriexômetra; a paracronologista. Hominologia: o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens seriexologus; o Homo sapiens autohereditator; o Homo sapiens autorrevertor; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens cosmovisiologicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: minilucidez paracronológica = a da conscin intermissivista, homem ou mulher, conhecedora de determinada retropersonalidade pessoal permitindo avaliação comparativa quanto ao ritmo da autevolução ao longo da seriéxis; maxilucidez paracronológica = a da consciex evolucióloga, homem ou mulher, conhecedora de múltiplas retropersonalidades pessoais e grupais permitindo avaliação cosmovisiológica quanto ao ritmo da evolução individual, grupal e coletiva ao longo da seriéxis. Culturologia: a cultura do compléxis; a cultura da autoconscientização seriexológica. Memória. Pela Definologia, a noção de tempo está intimamente relacionada ao conceito de automemória, e pode ser definida como sendo o processo pelo qual a consciência conserva as autocognições no tempo. Desse modo, ampliar a lucidez paracronológica significa elastecer o acesso holomnemônico e atualizar-se quanto aos paradeveres holocármicos. Temperamento. Sob a ótica da Holobiografologia, as experiências retrocognitivas milenares da consciência tendem a evidenciar, para ela mesma, o quão difícil e demorado é a reciclagem do autotemperamento, gerando verdadeiro impacto ante a realidade: o tempo passa, mas a mentalidade continua. Evoluir é ampliar o autoparadigma (matriz mental pessoal) através do qual a consciência enxerga e interage com o Cosmos (Paracosmovisiologia). Anacronismo. Permanecer, de modo predominante, com representações mentais obsoletas (anacronismo consciencial), não permite à conscin intermissivista dar acesso à recuperação dos cons magnos aprendidos no Curso Intermissivo (CI). Neofilia requer autesforço. Perdas. Atinente a Proexologia, o baixo nível de lucidez paracronológica conduz a conscin a altos níveis de patomimeticidade (mesméxis) encaminhando-a ao incompléxis. Considerando a Perdologia, a mesméxis gera, ao menos, 4 tipos de efeitos evolutivos lamentáveis: 1. Perda de companhias intra e extrafísicas. 2. Perda de esforço consciencial. 3. Perda de oportunidades proexológicas. 4. Perda de tempo seriexológico. Tempo. No âmbito da Paracronologia, eis, ordenadas alfabeticamente, 30 abordagens prioritárias à conscin intermissivista, homem ou mulher, quanto à passagem do tempo cronológico e a seriéxis visando expandir a análise e compreensão quanto à lucidez paracronológica: 01. Biorritmologia: a autolucidez quanto ao cronótipo pessoal (biorritmo) permitindo aumento da perfomance proexológica (Cronoproexologia). 02. Cosmoeticologia: a autolucidez quanto às consequências holocármicas dos atos anticosmoéticos no tempo seriexológico sintetizada na expressão: – Segundos de loucura, séculos de recomposição. 03. Despertologia: a autolucidez quanto aos 3 anos de preparação para assunção efetiva da autodesperticidade. 04. Duplologia: a autolucidez quanto à escolha do(a) parceiro(a) para compor a dupla evolutiva libertária dando-se preferência àquela conscin com a qual tenha vivido 30 vidas juntos em detrimento da outra com, por exemplo, apenas 3 vidas de convivência. 05. Economiologia: a autolucidez quanto à economicidade própria do investidor financeiro, homem ou mulher, deixando os juros compostos trabalharem a favor da própria independência econômico-financeira ao longo do tempo. 06. Evoluciologia: a autolucidez quanto ao parafato de os evoluciólogos estarem, evolutivamente, alguns milênios à frente das conscins intermissivistas do grupocarma. 07. Extrafisicologia: a autolucidez quanto à extrafisicalidade lúcida produtiva buscando vivenciar, em futuro próximo, 1 século ou mais de intermissão prolongada da consciex inserida no Ciclo Multiexistencial Pessoal da atividade. 08. Holocarmologia: a autolucidez quanto à amortização evolutiva tendo-se por base os 7 séculos e meio em média, por hipótese, para a consciência superar a fase da interprisão grupocármica e atingir a fase da libertação evolutiva, nos casos mais benignos ou médios do Curso Grupocármico da Evolução. 09. Interassistenciologia: a autolucidez quanto à desamarração grupocármica (Acertologia) a partir, por exemplo, do meio século dedicado à tarefa assistencial libertária caracterizando o jubileu evolutivo. 10. Intermissiologia: a autolucidez quanto ao compléxis, tendo-se em mente, por exemplo, os 4 tempos do Curso Intermissivo (CI), a colheita intermissiva e a paraliderança interassistencial. 11. Intrafisicologia: a autolucidez quanto à patomimese, a partir, por exemplo, do caso do buscador-borboleta, homem ou mulher, preso ao tempo das iniciações místicas do passado milenar. 12. Invexologia: a autolucidez quanto à liberopensenidade, própria do jovem inversor, homem ou mulher, antecipador da fase consecutiva da próexis evitando deixar para a aposentadoria as autoprioridades assistenciais. 13. Invexometrologia: a autolucidez quanto ao timing da autodesassedialidade, tendose por base, por exemplo, 46 anos de idade-referência para o inversor ou inversora conquistar a autodesperticidade após duas décadas de dedicação interassistencial parapsíquica desde a maturação biológica do soma (26 anos). 14. Macrossomatologia: a autolucidez quanto ao macrossoma, a partir, por exemplo, das manifestações paragenéticas sadias eclodindo ao longo do tempo proexológico ao modo de timepills evolutivas. 15. Mentalsomatologia: a autolucidez quanto ao parapsiquismo intelectual a partir, por exemplo, dos 4 turnos de trabalho mentalsomático previstos na técnica do turno intelectual. 16. Mesmexologia: a autolucidez quanto à auto-hereditariedade a partir, por exemplo, do caso nosográfico do antepassado de si mesmo o qual mantém-se patologicamente preso no ciclo paragenealógico antecessor-sucessor. 17. Ofiexologia: a autolucidez quanto à conquista da condição de minipeça lúcida a partir, por exemplo, do fato de as duas décadas de tenepessismo favorecerem a conquista da ofiex. 18. Para-Historiografologia: a autolucidez quanto à historicidade seriexológica a partir, por exemplo, da pesquisa multidimensional e multiexistencial do Homem ao longo do tempo. 19. Paramemoriologia: a autolucidez quanto às memórias extrafísicas a partir, por exemplo, das análises holobiográficas de retrovidas remotas e recentes ocorridas no paralaboratório da parapsicoteca. 20. Parapatologia: a autolucidez quanto à nosografia seriexológica a partir, por exemplo, do desenvolvimento paracronológico das doenças conscienciais entre as vidas sucessivas exigindo abordagem consciencioterápica adequada. 21. Parapercepciologia: a autolucidez quanto aos parafenômenos a partir, por exemplo, dos extrapolacionismos parapsíquicos interassistenciais (antecipações evolutivas). 22. Paraprocedenciologia: a autolucidez quanto à hometown extrafísica a partir, por exemplo do tempo transcorrido desde a saída da paraprocedência pessoal (idade física). 23. Proexologia: a autolucidez quanto às proexoprioridades a partir, por exemplo, dos anos de vida na fase de preparação proexológica em contraposição às décadas de consecução e os anos de finalização da autoproéxis. 24. Reurbexologia: a autolucidez quanto aos marcos cronêmicos da reurbanização extrafísica ao modo dos anos de, por exemplo, 1100, 1651 e 1950. 25. Seriexologia: a autolucidez quanto ao ritmo evolutivo pessoal a partir, por exemplo, dos séculos decorrentes desde a retrovida crítica da conscin intermissivista até a ressoma atual. 26. Seriexometrologia: a autolucidez quanto ao megadesafio do intermissivista a partir, por exemplo, do fato de a vida atual dos mesmos valer, hipoteticamente, por 15 retrovidas. 27. Somatologia: a autolucidez quanto à Cronobiologia a partir, por exemplo, do fato de a maturação somática finalizar aos 26 anos de idade. 28. Tenepessismo: a autolucidez quanto aos tempos assistenciais a partir, por exemplo, do fato dos 50 minutos de duração das sessões energoassistenciais diárias da tenepes. 29. Trafarologia: a autolucidez quanto às tendências nosográficas pessoais a partir, por exemplo, do caso do adulto preso ao tempo adolescente através das manifestações imaturas do porão consciencial na adultidade. 30. Transmigraciologia: a autolucidez quanto à parajurisprudência cósmica a partir, por exemplo, dos casos de transmigrações interplanetárias a menor, após múltiplas vidas de recalcitrância anticosmoética. Timing. De acordo com a Autopriorologia, a conscin intermissivista, homem ou mulher, interessada na conquista de maiores níveis de lucidez paracronológica deve estar atenta ao melhor momento de produção, coordenação e encaminhamento de várias frentes de trabalho no lifetime disponível ao modo das 13 listadas a seguir na ordem alfabética: 01. Timing autorrevezamental: o senso de oportunidade quanto à priorização da estratégia pessoal do legado autobiográfico e maxiproexológico visando as próximas vidas. 02. Timing despertológico: o senso de oportunidade quanto à assunção da autodesassedialidade permanente no tempo intrafísico até a dessoma. 03. Timing duplológico: o senso de oportunidade quanto à maturação constante do relacionamento libertário no tempo intrafísico até a dessoma. 04. Timing evolutivo: o senso de oportunidade quanto ao aproveitamento lúcido do tempo proexológico. 05. Timing gesconológico: o senso de oportunidade quanto à escrita dos livros pessoais no tempo intrafísico até a dessoma. 06. Timing holocármico: o senso de oportunidade quanto às recomposições grupocármicas em curso ao longo da vida humana. 07. Timing interassistencial: o senso de oportunidade quanto à qualificação do altruísmo pessoal perante as demais consciências do grupocarma. 08. Timing parapsíquico: o senso de oportunidade quanto ao aproveitamento das vivências paraperceptivas ordinárias. 09. Timing proexológico: o senso de oportunidade quanto à priorização do compléxis no cotidiano. 10. Timing recexológico: o senso de oportunidade quanto à reciclagem para melhor das realidades externas à consciência (extraconsciencialidade). 11. Timing recinológico: o senso de oportunidade quanto à mudança para melhor da intraconsciencialidade. 12. Timing tenepessológico: o senso de oportunidade quanto ao aproveitamento genuíno das sessões diárias de assistência multidimensional. 13. Timing verponológico: o senso de oportunidade quanto ao momento de concepção, maturação e consequências multidimensionais das verpons. Síntese. Segundo as pesquisas da Seriexologia, cabe à conscin intermissivista saber realizar a autavaliação consciencial tendo como referencial o passado imutável (Holobiografologia) a fim de dinamizar o presente (Maxiproexologia) mas já preparando o futuro (Autorrevezamentologia). Daí surge e se mantém, teaticamente, a autolucidez paracronológica. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a lucidez paracronológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 02. Anacronismo: Paracronologia; Nosográfico. 03. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico. 04. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático. 05. Autancestralidade: Autoparageneticologia; Homeostático. 06. Autenfrentamento holobiográfico: Seriexologia; Homeostático. 07. Auto-historiografoterapia: Historiografoterapeuticologia; Homeostático. 08. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro. 09. Crescendo escriba-neoverbetógrafo: Seriexologia; Homeostático. 10. Crescendo Helenismo-Conscienciologia: Autodiscernimentologia; Homeostático. 11. Historicidade seriexológica: Holomemoriologia; Neutro. 12. Minuto: Cronologia; Neutro. 13. Relação paracronológica: Paracronologia; Neutro. 14. Subintrância cronêmica: Paracronologia; Neutro. 15. Tempo proexogênico: Cronoproexometria; Homeostático. ALARGAR O HORIZONTE PARACRONOLÓGICO PESSOAL SIGNIFICA ACESSAR MEMÓRIAS DA HISTORIOLOGIA AUTO-HOLOBIOGRÁFICA PARA LANÇAR TEATICAMENTE, HOJE, AS BASES DO AUTORREVEZAMENTO DE AMANHÃ. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já ponderou sobre a importância do tempo no processo evolutivo? Qual o nível pessoal de lucidez paracronológica hoje? Pode melhorar? Bibliografia Específica: 1. Fernandes, Pedro; Autorrevezamento Existencial: Entrosamento Interexistenciológico Lúcido; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 3; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 14 enus.; 1 nota; 1 ref.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2012; páginas 286 a 295. 2. Idem; Paraprofilaxia Aplicada à Proéxis; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; Suplemento 1; 24 enus.; 2 websites; 14 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Fevereiro, 2007; páginas 75 a 88. 3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 255 e 353. 4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 aEd. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 213 e 830 a 833. 5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.214. P. F.