Tema Verbetável

O tema verbetável é o assunto relevante para compor a Enciclopédia da Conscienciologia resultante da garimpagem das neoideias a partir da hiperacuidade pesquisística.

Você, leitor ou leitora, já pensou em pesquisar temas verbetáveis, para compor a Enciclopédia da Conscienciologia? Já contribuiu com a megagescon grupal, com temas da IC na qual voluntaria, por exemplo?

      TEMA VERBETÁVEL
                                      (TEMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O tema verbetável é o assunto relevante para compor a Enciclopédia da Conscienciologia resultante da garimpagem das neoideias a partir da hiperacuidade pesquisística.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo tema vem do idioma Latim, thema, “tema; assunto; proposição; argumento; matéria; tese; tema (de 1 verbo)”, e este do idioma Grego, thêma, “aquilo que se propõe; porção; parte; tema ou assunto do desenvolvimento oratório; tema ou raiz de alguma palavra; soma de dinheiro depositado em banco; tesouro”. Surgiu no Século XV. O termo verbo deriva do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. A palavra verbete apareceu em 1881. O sufixo vel deriva igualmente do idioma Latim, bilis, “passível de; e mais raramente; agente de”.
         Sinonimologia: 1. Assunto verbetável. 2. Tema para compor a Enciclopédia da Conscienciologia. 3. Tema com recorte inédito. 4. Tema para verbete.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo tema: subtema; temário; temática; temático; Tematologia; tematológica; tematológico.
         Neologia. As 4 expressões compostas tema verbetável, tema verbetável engavetado, tema verbetável em revisão, tema verbetável revisado são neologismos técnicos da Tematologia.
         Antonimologia: 1. Tema já debatido. 2. Tema secundário. 3. Tema impublicável. 4. Tema inservível para publicação.
         Estrangeirismologia: os verbetes tout court da Enciclopédia da Conscienciologia; o feedback da Equipe de Titulologia de neoverbetes da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a lista de verbetes defendidos, em andamento no website do Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística (ICGE); os downloads gratuitos dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia disponibilizados no site das Tertúlias.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à seletividade de temas verbetográficos.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Inexiste assunto desinteressante. Inexiste assunto indiscutível.
         Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele (Fiódor Dostoiévski, 1821–1881). Um grande homem há de encontrar um grande assunto ou, o que dá no mesmo, de engrandecer qualquer assunto (Ralph Waldo Emerson, 1803–1882).
         Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas na ordem alfabética:
         1. “Conscienciografia. Na dúvida quanto ao tema para escrever, a conscin deve observar as suas vivências, sobre assuntos assistenciais, capazes de fornecer esclarecimentos aos compassageiros evolutivos”.
         2. “Enciclopédia. A Enciclopédia da Conscienciologia é inesgotável quanto aos temas abordados, pois expressa a pesquisa da própria vida integral, multidimensional, da consciência, ao modo de uma holoteca prática”.
         3. “Patopensenidade. Se você teve uma ideia de tema patológico para pesquisar, escreva sobre o assunto, contudo não se fixe na temática evocadora. O ideal é intercalar com outras atividades e manter o máximo de autodiscernimento para sobrepairar e não adentrar no holopensene patológico do assunto”.
         4. “Temas. Quanto mais a conscin pesquisar os temas avançados e evolutivos, maior se tornará o seu juízo auto e heterocrítico, preparando-se para ser evolucióloga em tempo oportuno”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da prioridade intelectiva; o holopensene do tema verbetável facilitando as neoideias; o temário dos pensenes verbetográficos; o materpensene do verbete; o holopensene da Verbetografia; o holopensene do Holociclo; o materpensene duplista verbetológico; a neometa cognopolitana dos 1.000 neoverbetógrafos contribuindo com a grafopensenidade; a psicometria verbetográfica revelando o holopensene do(a) pesquisador(a); a Ortografopensenologia.
          Fatologia: o tema verbetável; o tema não debatido na tertúlia; o tema central do verbete; a temática essencial; os temas da Conscienciologia; o subtema; o curso Programa Verbetografia; o cosmograma; o dicionário temático; os temas assemelhados; a sintetização do tema; o tema impactante; a viragem do tema pelo avesso; o tema autopesquisístico; o tema heteropesquisístico; o tema das próprias pesquisas; os diversos assuntos relacionados; o universo temático pesquisístico; o conhecimento do tema; a variação do mesmo tema; as características do tema; a fuga do tema de pesquisa; os temas listados em ordem alfabética; a escolha do título; a análise do tema; a temática fútil; os temas controvertíveis da Conscienciologia; as hipóteses sobre o tema; a obra publicada sobre o tema verbetável; a anatomização dos temas; os exemplos esclarecedores do tema; as afinidades temáticas; o aprofundamento do assunto; a chapa verbetográfica; o tema tabu; a heteroindicação de temas verbetáveis; os diversos títulos sobre o mesmo tema; as entradas da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ideia de temas verbetográficos durante as projeções conscientes; as assins e desassins com a temática do verbete; a tenepes inspirando temas verbetográficos; as repercussões holossomáticas dos temas pesquisados e evocados.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo entre os temas dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia e a temática de pesquisa pessoal; o sinergismo tema pesquisado–verbete publicado; o sinergismo verbetorado-autorado conscienciológico.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado aos temas pesquisados; o princípio tarístico de priorizar a assistência em detrimento do tema; o princípio “isto é possível”, em relação a escrita do verbete pessoal; o princípio de quem aprende deve ensinar.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) favorecendo a seleção dos temas pesquisados; o código grupal de Cosmoética (CGC) valorizando as contribuições pessoais dos neoverbetógrafos.
          Teoriologia: a teoria da Verbetologia auxiliando na pesquisa de neotemas.
          Tecnologia: a técnica da associação de temas; a técnica de doação do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica do registro pessoal dos temas das tertúlias; a técnica da exaustividade qualificando os temas pesquisados; a técnica da prescrição verbetográfica; as técnicas verbetográficas; a técnica da leitura especializada dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Voluntariologia: o voluntário da ENCYCLOSSAPIENS; o voluntariado das equipes de revisão de verbetes.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Tertuliarium; Holociclo; Holoteca); os temas pesquisados no laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Autores Conscienciológicos; o Colégio Invisível dos Enciclopedistas da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Lexicólogos; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Verbetólogos da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Verbetógrafos.
         Efeitologia: o efeito evolutivo do bordão conscienciológico “cadê o verbete?”; os efeitos das extrapolações cognitivas na cosmovisão do assunto pesquisado.
         Neossinapsologia: as neossinapses verbetográficas; as neossinapses criadas na elaboração de verbetes enciclopédicos; as neossinapses oriundas da coleta de temas verbetáveis facilitando a redação de neoverbetes; as neossinapses oriundas da associação de ideias no estudo da verbetografia; as neossinapses adquiridas do aprendizado do confor verbetográfico; as neossinapses das neoverpons dos neoverbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
         Ciclologia: o ciclo vontade de escrever–escolha do tema–aprovação do título; o ciclo autoverbetográfico; o ciclo tema verbetável–escrita do verbete–defesa do verbete no Tertuliarium; o ciclo pesquisa do tema–aprovação do título–escrita do verbete–revisão–publicação.
         Enumerologia: o assunto; o título; o argumento; o conteúdo; a matéria; a tese; a proposição.
         Binomiologia: o binômio vontade de escrever–vontade de publicar; o binômio tema de pesquisa–tema verbetável; o binômio autopesquisa-verbete; o binômio reciclagem existencial–proposta de verbete; o binômio interesses pessoais–seletividade temática; o binômio desafio verbetográfico–desassédio mentalsomático; o binômio Verbetologia-Verbetografia.
         Interaciologia: a interação dos temas de verbetes indicando a especialidade do verbetógrafo; a interação tema de pesquisa–público-alvo da assistência–verbete publicado; a interação momento evolutivo–tema de reciclagem pessoal–partilha do saber; a interação pré-verbetógrafos–neoverbetógrafos–verbetógrafos–paraverbetógrafos; a interação interesse temático–pesquisa exaustiva–questionamentos pertinentes.
         Crescendologia: o crescendo pesquisa ideativa –verbetografia vivenciada; o crescendo conceptáculo de neoideia–nicho de neoideia; o crescendo artigo-verbete-curso-livro; o crescendo decisão pessoal da escrita de verbete–participação na megagescon grupal enciclopédica.
         Trinomiologia: o trinômio tema evoluído–leitura crítica–escrita conscienciológica; o trinômio tema assistencial–empenho pessoal–amparo de função; o trinômio tema indispensável–compreensão do tema–esclarecimento do tema; o trinômio páginas-máximos-logias.
         Polinomiologia: o polinômio tema verbetável–título aprovado–chapa verbetográfica–revisão exaustiva; o polinômio pesquisa dirigida–leitura selecionada–reflexão temática–escrita técnica.
         Antagonismologia: o antagonismo completismo verbetográfico / procrastinação verbetográfica; o antagonismo interesse verbetográfico / esnobação verbetográfica.
         Paradoxologia: o paradoxo de o intermissivista considerar-se inapto a contribuir com tema verbetável; o paradoxo de o conscienciólogo veterano não sentir motivação para autoinclusão na Enciclopédia da Conscienciologia; o paradoxo de a dedicação às minúcias da pesquisa de temas verbetáveis ampliar a cosmovisão do verbetógrafo; o paradoxo de quem ensina alguma coisa é a primeira pessoa a apreender o tema ensinado.
         Politicologia: a política de aprovação de títulos da Enciclopédia da Conscienciologia; a democracia; a verbetocracia.
         Legislogia: a lei do maior esforço visando o completismo verbetográfico.
         Filiologia: a conscienciofilia; a enciclopediofilia; a grafofilia; a leiturofilia; a lexicofilia; a pesquisofilia; a verbetofilia; a verbetografofilia.
         Fobiologia: a conscienciofobia; a enciclopediofobia; a grafofobia; a leiturofobia; a lexicofobia; a pesquisofobia; a verbetofobia; a superação da verbetografofobia.
         Sindromologia: a evitação da síndrome da perfeição; a superação da síndrome da subestimação; o enfrentamento da síndrome da procrastinação; a libertação da síndrome da despriorização evolutiva; o sobrepujamento da síndrome da dispersão consciencial; a profilaxia quanto à síndrome de Amiel; a erradicação da síndrome da apriorismose.
         Maniologia: a eliminação da mania de ler textos inúteis; o descarte da fracassomania; o autenfrentamento da mania de inventar desculpas para não assumir o verbetorado conscienciológico; a profilaxia da mania de deixar para amanhã o verbete a ser escrito hoje.
          Mitologia: o mito do verbete perfeito; o mito dos temas tabus; a desconstrução do mito de não existir mais temas verbetáveis; o mito de ainda não estar preparado para escrever verbetes para a Enciclopédia da Conscienciologia.
          Holotecologia: a consciencioteca; a encicloteca; a lexicoteca; a mentalsomatoteca; a pesquisoteca; a tertulioteca; a verbetoteca.
          Interdisciplinologia: a Tematologia; a Comunicologia; a Conformaticologia; a Contextologia; a Enciclopediologia; a Evoluciologia; a Gesconologia; a Lexicologia; a Mentalsomatologia; a Neoenciclopediografologia; a Pesquisologia; a Proexologia; a Reeducaciologia; a Taristicologia; a Titulologia; a Tertuliologia; a Verbetografologia; a Verbetologia; a Verbetometrologia; a Verbetotecnologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o neoverbetógrafo; o verbetógrafo conscienciológico; o verbetógrafo jejuno; o verbetógrafo veterano; o inversor verbetógrafo; o reciclante verbetógrafo; o professor do Programa Verbetografia; o amparador extrafísico de função da verbetografia; o leitor da Enciclopédia da Conscienciologia; o continuísta verbetográfico; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a neoverbetógrafa; a verbetógrafa conscienciológica; a verbetógrafa jejuna; a verbetógrafa veterana; a inversora verbetógrafa; a reciclante verbetógrafa; a professora do Programa Verbetografia; a amparadora extrafísica de função da verbetografia; a leitora da Enciclopédia da Conscienciologia; a continuísta verbetográfica; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens encyclopaedologus; o Homo sapiens lexicologus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens verbetographus; o Homo sapiens verbetologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: tema verbetável engavetado = o já pesquisado, aprovado e ainda não escrito por insegurança intelectiva do(a) pesquisador(a); tema verbetável em revisão = o do verbete redigido e enviado, porém ainda não liberado para publicação; tema verbetável revisado = o do verbete pronto para ser publicado, sem a defesa pública no Tertuliarium.
          Culturologia: a cultura da verbetografia conscienciológica; a cultura da doação dos neoachados intelectivos; a cultura tertuliana.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o tema verbetável, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Cardápio de ideias: Gesconologia; Neutro.
            02. Desafio verbetográfico: Mentalsomatologia; Homeostático.
            03. Escolha do título verbetográfico: Verbetografologia; Neutro.
            04. Inspiração verbetogênica: Heuristicologia; Homeostático.
            05. Materpensene verbetológico: Megafocologia; Neutro.
            06. Mundo verbetográfico: Gesconologia; Homeostático.
            07. Parapedagogiologia Verbetográfica: Reeducaciologia; Homeostático.
            08. Receituário de verbetes: Taristicologia; Neutro.
            09. Técnica da qualificação dos verbetes: Comunicologia; Neutro.
            10. Tema homeostático: Tematologia; Homeostático.
            11. Tema neutro: Tematologia; Neutro.
            12. Tema nosográfico: Tematologia; Nosográfico.
            13. Tema transversal: Tematologia; Neutro.
            14. Textualidade verbetográfica: Conformaticologia; Neutro.
            15. Verbete: Comunicologia; Neutro.
      A BUSCA INCANSÁVEL DE TEMAS VERBETÁVEIS DEMONSTRA LUCIDEZ QUANTO A SER MINIPEÇA DO MAXIMECANISMO, CONTRIBUINDO COM A EXCELÊNCIA, CONTINUÍSMO E COMPLETISMO DA TARES GRAFOPENSÊNICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pensou em pesquisar temas verbetáveis, para compor a Enciclopédia da Conscienciologia? Já contribuiu com a megagescon grupal, com temas da IC na qual voluntaria, por exemplo?
            Bibliografia Específica:
            1. Nader, Rosa; Org.; Manual de Verbetografia da Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Dulce Daou; revisores Ulisses Schlosser; Erotides Louly; & Helena Araújo; 392 p.; 5 seções; 10 caps.; 21 E-mails; 464 enus.; 4 fichários; 1 foto; 18 minicurrículos; 9 tabs.; 263 verbetes chaves; 19 websites; 64 refs.; 11 webgrafias; 1 anexo; alf.; 28 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 52 a 55.
            2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 404, 584, 1.265 e 1.606.
            3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 115.
            Webgrafia Específica:
            1. Campus CEAEC; Tertúlia da Conscienciologia: Página do Verbetógrafo; Tertúlia on line diária; 4 enus.; 1 website; disponível em: <http://www.tertuliaconscienciologia.org/index.php?option=com_content &task=view&id=50 &Itemid=80>; acesso em: 18.07.16.
            2. Enciclopédia / ICGE – Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística; Kit Verbetógrafo; 3 down loads; 2 E-mails; 1 website; disponível em:<http://www.icge.org.br/wordpress/?page_id=1595>; acesso em: 18.07.16.
           3. Enciclopédia / ICGE – Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística; Verbetes em Andamento; glos. 572 termos (verbetes); disponível em: <http://www.icge.org.br/wordpress/?page_id=1621>; acesso em: 18.07.16.
           4. Enciclopédia / ICGE – Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística; Verbetes Defendidos; glos. 3.843 termos (verbetes); disponível em: <http://www.icge.org.br/wordpress/?page_id=1621;>; acesso em: 12.08.16.
           5. ENCYCLOSSAPIENS – Equipe de Titulologia; Política de Aprovação de Títulos de Neoverbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; disponível em <http://encyclossapiens.org/wp-content/uploads/2016/06/POLITICADE-APROVACAO-DE-TITULOS-DA-ENCICLOPEDIA-DA-CONSCIENCIOLOGIA-JUNHO-2016.pdf>; acesso em: 20.08.16; 10h19.
                                                                                                                C. N.