Tema Transversal

O tema transversal é o conceito e valor fundamental potencializador da cultura do paradigma vivenciado, amplo o bastante para permear a própria vida do profissional de qualquer linha de conhecimento, mas autodidata, suplementar, lateral, enriquecedor além da escolaridade convencional, fora das grades curriculares.

Você, leitor ou leitora, já listou os próprios temas transversais da atualidade? Há alguns desses temas capazes de serem titulares ainda nesta vida humana?

      TEMA TRANSVERSAL
                                        (TEMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O tema transversal é o conceito e valor fundamental potencializador da cultura do paradigma vivenciado, amplo o bastante para permear a própria vida do profissional de qualquer linha de conhecimento, mas autodidata, suplementar, lateral, enriquecedor além da escolaridade convencional, fora das grades curriculares.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo tema vem do idioma Latim, thema, “tema; assunto; proposição; argumento; matéria; tese; tema (de 1 verbo)”, e este do idioma Grego, thêma, “aquilo que se propõe; porção; parte; tema ou assunto do desenvolvimento oratório; tema ou raiz de alguma palavra; soma de dinheiro depositada em banco; tesouro”. Surgiu no Século XV. O vocábulo transverso procede também do idioma Latim, transversus, “oblíquo; atravessado”, de transvertere, “converter; mudar em; transformar; desviar; apartar”. As palavras transverso e transversal apareceram no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Tema adventício. 2. Tema lateral. 3. Tema coadjutor. 4. Tema suplementar. 5. Tema autodidata. 6. Transversalidade conceitual.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 4 cognatos derivados do vocábulo transverso: transversa; transversal; transversalidade; transversina.
          Neologia. As duas expressões compostas tema transversal efêmero e tema transversal perduradouro são neologismos técnicos da Tematologia.
          Antonimologia: 1. Tema titular. 2. Tema insignificante.
          Estrangeirismologia: o whole pack conteudístico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoprioridade intelectiva evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; os lateropensenes; a lateropensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a autopensenização convergente para o megafoco.
          Fatologia: o tema transversal; o tema transversal de hoje podendo ser o tema titular amanhã; o raciocínio polifásico; a inteligência multifocal; a atenção dividida; o autodidatismo; a associação de ideias; a intrarticulação conceitual; a ligação dos saberes; as jornadas temáticas; o tema capaz de perpassar e engendrar os conteúdos de diversas disciplinas; a rede pensamental; a superação da fragmentação do saber; o fio de Ariadne; o omnidirecionamento ideativo; o compartilhamento de pressupostos epistemológicos; a confluência de diferentes áreas do conhecimento; o entrelaçamento da neocognição a partir do eixo temático; o pensamento sistêmico abordando simultaneamente as partes e o todo; a mentalidade multifocal; as Ciências Polidisciplinares; o ato de pensar planetariamente; a construção do conhecimento globalizante; o saber transversal; o corte transversal do conhecimento; a seção transversal; o micrótomo ideativo; a linha colateral ou transversal; a integração máxima dos conceitos; a transversalidade avançando além da interdisciplinaridade e rompendo com a estrutura hierárquica tradicionalista dos saberes; a transversalidade como sendo o caminho do meio nas pesquisas de ponta; a transversalidade de gênero; a transversalidade de diversidade; as análises transversais da Para-Hermeneuticologia; a transversalidade transdisciplinar identificada nas visões cosmovisiológicas da conscin lúcida; a transversalidade permeando a Tudologia; os temas transversais intrafísicos (Exemplos: antiviolência; envelhecimento; sustentabilidade); as linhas mestras do corpus teórico; os eixos temáticos fundamentais; os pilares ideológicos; os permeamentos temáticos no discurso; a fixação de conceitos; a veiculação de princípios; o grau de inserção do tema transversal na autexposição; a integração dos enquadramentos, tangenciamentos, atravessamentos e entrelaçamentos das ideias básicas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a pangrafia; a sessão parapsíquica permanente constituída pela própria vida; a transversalidade da inteligência evolutiva (IE) multidimensional parapsíquica; a vivência do ato de pensar multidimensionalmente na exemplificação da tares; a transversalidade integrando a conscin minipeça na coletividade multidimensional do maximecanismo interassistencial; os temas transversais conscienciológicos (Exemplos: ECs; EV; IE; Paracronêmica; Paraproxêmica); os bastidores extrafísicos; a transversalidade extrafísica onipresente na intrafisicalidade.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo conceitos humanos–conceitos multidimensionais; o sinergismo intelectualidade-comunicabilidade-paraperceptibilidade.
          Principiologia: o princípio da interdisciplinaridade; o princípio da transversalidade; o princípio da equifinalidade; o princípio da ininterruptibilidade da aprendizagem do semperaprendente; o princípio da omninteratividade cósmica.
          Codigologia: a transversalidade do código pessoal de Cosmoética (CPC) na autexpressão.
          Teoriologia: a teoria dos princípios universais.
          Tecnologia: as técnicas didáticas; a técnica da circularidade; a técnica do entrelinhamento; a técnica da passarela permanente levando os saberes particulares ao conhecimento geral.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmovisiologia.
          Colegiologia: os encontros de interlocuções transdisciplinares dos Colégios Invisíveis dos Pesquisadores; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia.
          Efeitologia: os efeitos cosmovisiológicos da perspectiva transversal; o efeito expansivo das abordagens cosmovisiológicas.
          Ciclologia: o ciclo aprender-ensinar-reaprender; o ciclo perspectivação-reperspectivação; o ciclo monovisão-cosmovisão ininterrupto.
          Enumerologia: a disciplinaridade; a multidisciplinaridade; a pluridisciplinaridade; a interdisciplinaridade; a transdisciplinaridade; a intertransdisciplinaridade; a omnitransversalidade.
          Binomiologia: o binômio contextualização-globalização; o binômio abrangência significativa–visão polissêmica; o binômio tema principal–temas colaterais; o binômio temática em foco–temática de fundo; o binômio plano principal–plano transversal.
          Interaciologia: a interação da unidade em toda pluralidade e da pluralidade em toda unidade; a interação autonomia intelectual–interdisciplinaridade permanente; a interação interdisciplinaridade-transversalidade; a interação divergência-convergência.
          Crescendologia: o crescendo cosmovisiológico saberes fragmentados–saberes integralizados.
          Trinomiologia: o trinômio interdisciplinaridade-pluridisciplinaridade-transdisciplinaridade; o trinômio verticalidade-horizontalidade-transversalidade; o trinômio associaçãooposição-complementação; o trinômio interconexões-interinfluências-interdependências.
          Polinomiologia: o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico; o polinômio universalidade-prioridade-cognoscibilidade-cosmoeticidade na seleção dos temas transversais.
          Antagonismologia: o antagonismo sabedoria / ignorância; o antagonismo tema transversal / disciplina tradicional; o antagonismo pensamento arborescente / transversalidade; o antagonismo abordagem transversal / abordagem paralela; o antagonismo tema central / tema transversal; o antagonismo concepção fragmentária do conhecimento / concepção unitária do paraconhecimento.
          Paradoxologia: o paradoxo filosófico saber mais–saber menos; o paradoxo do tema muito abrangente poder tornar-se superficial.
          Politicologia: a democracia do saber; a cognocracia; a transversalidade no universo da democracia pura. As políticas espúrias de utilização da transversalidade temática nas escolas públicas para promover apologias anticosmoéticas pró-governo.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da Cosmoética.
          Filiologia: a neofilia; a intelectofilia; a evoluciofilia; a leiturofilia; a epistemofilia; a cosmofilia; a cogniciofilia.
          Holotecologia: a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a encicloteca; a metodoteca; a experimentoteca; a parapedagogoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Tematologia; a Autocogniciologia; a Autexperimentologia; a Mentalsomatologia; a Priorologia; a Cosmoeticologia; a Comunicologia; a Parapedagogiologia; a Descrenciologia; a Multiculturologia; a Cosmovisiologia; a Parapercepciologia; a Autevoluciologia; a Pancogniciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens teaticologus; o Homo sapiens semperaprendens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: tema transversal efêmero = a profissão escolhida para esta vida intrafísica; tema transversal perduradouro = a condição da serenidade pessoal evolutivamente exigida pela Serenologia do Homo sapiens serenissimus.
          Culturologia: a cultura interdisciplinar; a Multiculturologia da Omnitransversalidade; a Multiculturologia Intrafísica e Extrafísica.
          Tabelologia. Sob a ótica da Tematologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 6 contrapontos de temas transversais entre o paradigma intrafísico e o paradigma conscienciológico:
        Tabela – Contraponto Paradigma Intrafísico – Paradigma Conscienciológico
  Nos            Paradigma Intrafísico                      Paradigma Conscienciológico
   1.    Ética (Bioética)                           Cosmoética (CPC, CGC)
   2.    Ambiente (Ecologia; Intrafisicologia)      Multidimensionalidade (Parapsiquismo)
   3.    Sexologia                                  Sexossomática (Duplologia)
   4.    Pluralidade cultural                       Omniculturalidade (Parageneticologia)
   5.    Educação e trabalho                        Paraeducação e paratrabalho (Autoproéxis)
   6.    Saúde humana (Somatologia)                 Saúde consciencial (Holossomatologia)


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o tema transversal, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Autopromoção evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
          06. Diferencial da Conscienciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
          08. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
          09. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
          10. Maxiconvergência incessante: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
          12. Parângulo: Heuristicologia; Homeostático.
          13. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
          14. Saber transversal: Autocogniciologia; Neutro.
          15. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
  NO UNIVERSO DA CONSCIENCIOMETROLOGIA, O ESTABELECIMENTO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PESSOAIS,
     POR PARTE DA CONSCIN LÚCIDA, EMBASA SOLIDAMENTE A AUTOCOSMOVISÃO EVOLUTIVA, PRIORITÁRIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já listou os próprios temas transversais da atualidade? Há alguns desses temas capazes de serem titulares ainda nesta vida humana?