Primeiro Verbete

O primeiro verbete é a entrada componente da Enciclopédia da Conscienciologia escrita pela conscin, homem ou mulher, intermissivista ou não, neoverbetógrafa estreante, a partir da autopesquisa de tema relevante, apresentada no Tertuliarium da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), objetivando o gruporrevezamento multiexistencial evolutivo.

Você, leitor ou leitora, já refletiu acerca da cápsula do tempo autorrevezamental? Já escreveu o primeiro verbete? Qual legado mentalsomático pensa em deixar?

      PRIMEIRO VERBETE
                                  (EXPERIMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O primeiro verbete é a entrada componente da Enciclopédia da Conscienciologia escrita pela conscin, homem ou mulher, intermissivista ou não, neoverbetógrafa estreante, a partir da autopesquisa de tema relevante, apresentada no Tertuliarium da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), objetivando o gruporrevezamento multiexistencial evolutivo.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo primeiro vem do idioma Latim, primarius, “o primeiro (em posição); de primeira ordem”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo verbo deriva também do idioma Latim, verbum, “palavra, vocábulo, termo, expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. O vocábulo verbete apareceu em 1881.
          Sinonimologia: 1. Primoverbete. 2. Verbete inaugural. 3. Primeira gescon verbetográfica. 4. Primeiro autorado verbetográfico.
          Neologia. As duas expressões compostas primeiro verbete básico e primeiro verbete avançado são neologismos técnicos da Experimentologia.
          Antonimologia: 1. Primeiro artigo. 2. Primeira tese. 3. Primeiro livro.
          Estrangeirismologia: o ato de sair do stand by e dar o primeiro passo; o incentivo do amparador de função por meio dos insights; a conviviofilia no Tertuliarium; a expertise em autocrítica.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autexperimentologia Compartilhada.
          Coloquiologia: a agulha puxa a linha; o bicho não é tão feio quanto parece; a ação de não deixar para depois o que pode fazer agora; a condição de na casa de ferreiro, o espeto é de pau; o ato de ficar de olho no peixe e o outro no gato.
          Ortopensatologia: – “Tertúlias. As tertúlias de duas horas diárias, ininterruptas, estruturam a melhor técnica e prática para pesquisas, debates e intercompreensão entre as pessoas”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade verbetográfica; o holopensene pessoal da Experimentologia; o holopensene pessoal da Descrenciologia; o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; o holopensene grupal verbetográfico; o holopensene da pesquisa e autopesquisa; o holopensene das ideias intermissivistas; os genopensenes; a genopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; o holopensene pessoal do tertuliano e do teletertuliano assíduos; o holopensene pessoal do verbetógrafo tarístico; a pensenidade compartilhada com o grupo evolutivo, respeitando o timing consciencial; o predomínio do pen do pensene mantendo o continuísmo verbetográfico; a autopensenização na retrospectiva dos fatos e parafatos; o pen e o ene do pensene nos neodesafios com perseverança na premissa “devagar também se chegar longe”; a valorização, importância e qualidade da tares grafopensênica; a irresistibilidade grafopensênica; a Enciclopédia da Conscienciologia vincada no holopensene pessoal sendo senha para a próxima ressoma.
          Fatologia: o primeiro verbete; as pesquisas, reflexões e autorreflexões sobre o tema escolhido para a estreia; as autexperiências do neoverbetógrafo compartilhadas pela primeira vez entre compassageiros evolutivos; a rotina mentalsomática na confecção do verbete inicial; a escrita prazerosa e homeostática; o empenho na assiduidade às tertúlias sendo ganho imensurável de conhecimentos e recuperação de cons; o ato de inserir-se na Enciclopédia da Conscienciologia; o estado de alerta para ser ponte entre o intra e o extrafísico; o primeiro trabalho contribuindo para Enciclopédia da Conscienciologia; o primeiro debate tertuliário pessoal; o mentalsoma expandido; o ato de saber ouvir para saber responder melhor; a indiferença quanto à escrita verponológica; a estagnação verbetográfica; a autorreflexão quanto ao perfectível; a autorreeducação emocional; o ato de qualificar a assistência; a primeira pergunta de praxe; o prazer em compartilhar experiências; o debate esclarecedor; o ato de informar e não de convencer; a sinergia desde o primeiro encontro com a equipe da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a tranquilidade, apoio, atenção e assistência cosmoética da equipe verbetográfica; a eficiência do quase anonimato dos técnicos responsáveis pela transmissão das tertúlias conscienciológicas; o espírito de gratidão do neoverbetógrafo e do veterano enciclopedista; o gesto, o sorriso, o olhar dos colegas em conversa telepática de confraternização; a gratidão pelo desafio superado; a primeira apresentação sendo rapport para a próxima; o replay da primeira apresentação contribuindo para autocrítica sadia e autodiscernimento; o primeiro passo para os demais verbetes; a autoliderança mentalsomática; a reciprocidade entre colegas enriquecendo as vivências e estimulando a saída da jejunice; o veterano exemplarista motivando a gescon verbetográfica do neoverbetógrafo; a gratidão fazendo parte de cada degrau galgado; a convivialidade gesconológica aprofundando o conhecimento com pesquisa e autopesquisa; a última fala do mediador estimulando o acréscimo ao currículo evolutivo do neoverbetógrafo; a responsabilidade quanto à escrita e a defesa do primeiro verbete; a maturidade na gescon; a megaoportunidade evolutiva.
          Parafatologia: a autovivência contínua do estado vibracional (EV) profilático necessária para escrita e defesa do primeiro verbete conscienciológico; a energia sadia elucidativa entre tertulianos, teletertulianos e paratertulianos quanto aos questionamentos e respostas sobre verpons e neoverpons conscienciológicas; a percepção do autoparapsiquismo intelectual ampliado a partir da estreia no Tertuliarium; a assimilação simpática (assim) e desassimilação simpática (desassim); o desenvolvimento mentalsomático contribuindo para o aumento do parapsiquismo; a confraternização energética salutar; o amparo extrafísico recebido antes, durante e depois da defesa do primeiro verbete da Enciclopédia da Conscienciologia; a autoproéxis planejada no Curso Intermissivo (CI) integrando a maxiproéxis grupal; a vivência autoconsciente da condição de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial a partir da autoinclusão verbetográfica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo revisor-autor; o sinergismo da teática verbetográfica; o sinergismo palmochacra–chacras superiores; o sinergismo vontade cosmoética–amparabilidade; o sinergismo escrita-defesa do primeiro verbete.
          Principiologia: o princípio “tudo tem razão de ser”; o princípio da atração verbetográfica; o princípio da autenticidade consciencial; o princípio da influência holopensênica; o princípio popular “a união faz a força”; o princípio pessoal do continuísmo verbetográfico; o princípio de pensar grande; o princípio da descrença (PD); o princípio “ninguém evolui sozinho”; o princípio de o menos doente ajudar ao mais doente.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC); o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da assistencialidade; a teoria da informação tarística.
          Tecnologia: a técnica de pensar grande a partir de pequenos passos; a técnica de não passar o carro à frente dos bois; a técnica do pensene elevado.
          Voluntariologia: os voluntários da ENCYCLOSSAPIENS; o voluntariado do Tertuliarium.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; a verbetografia na condição de laboratório conscienciológico.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Verbetógrafos; o Colégio Invisível dos Enciclopedistas; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível dos Pesquisadores.
          Efeitologia: o efeito do antes, durante e depois da defesa do primeiro verbete; o efeito da ponderação quanto à crítica anticosmoética de si mesmo; o efeito da interação nos debates; os efeitos do amparo de função na apresentação verbetográfica; o efeito sincrônico, harmônico entre revisor e neoverbetógrafo proporcionando segurança e autoconfiança; o efeito da cápsula do tempo grupal nas futuras ressomas; o efeito prazeroso do crescendo neoverbetógrafo–verbetógrafo veterano–verbetógrafo veteraníssimo.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da escrita do verbete facilitando a redação de neoverbetes; a recuperação das neossinapses do Curso Intermissivo.
          Ciclologia: o ciclo sementeira-colheita; o ciclo proéxis-maxiproéxis; o ciclo tema aprovado–pesquisa e autopesquisa–mão na massa; o ciclo pré-correção–pente fino–pós-correção–apresentação; o ciclo gratidão-retribuição-deleite.
          Enumerologia: o primeiro contato com a Internet; o primeiro acesso à tertúlia; a primeira visita ao Tertuliarium; o primeiro verbete manuseado; o primeiro título aprovado; o primeiro experimento verbetográfico; a primeira defesa de verbete conscienciológico.
          Binomiologia: o binômio autocriticidade-autocompreensão; o binômio pesquisa-autopesquisa; o binômio teoria-prática; o binômio introspecção-solilóquio promovendo inspiração na elaboração do verbete; o binômio Tertuliarium–cápsula do tempo; o binômio enciclopédia–cápsula do tempo; o binômio livro dos Credores Grupocármicos–livro 500 Verbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Interaciologia: a interação equipe ENCYCLOSSAPIENS–verbetógrafo–revisores–mediadores; a interação experiência-teática; a interação autor-revisor; a interação autor-leitor; a interação verbetógrafo-tertuliano-teletertuliano-paratertuliano; a interação informação compartilhada–autocognição expandida; a interação fatos–parafatos–livre arbítrio.
          Crescendologia: o crescendo do autodidatismo; o crescendo verbete-artigo-livro; o crescendo primeiro verbete–série de verbetes.
          Trinomiologia: o trinômio ideias inatas–neoideias–tares; o trinômio assumir-agir-retribuir; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio autenticidade-amparabilidade-autoconvicção; o trinômio tertúlia-autopesquisa-recin.
          Polinomiologia: o polinômio dúvida-reflexão-questionamento-posicionamento-assunção; o polinômio ler-interpretar-perguntar-compartilhar-refletir-concluir; o polinômio tertúlia-assistência-autopesquisa-cosmovisão; o polinômio escopo–tares–gratidão–reconhecimento–retribuição–assistência–efeito profícuo.
          Antagonismologia: o antagonismo postergação / priorização; o antagonismo dentro / fora; o antagonismo holopensene monovisiológico / holopensene cosmovisiológico; o antagonismo cápsula do tempo / ausência de megagescon; o antagonismo liberdade / coação; o antagonismo dúvida / certeza.
          Paradoxologia: o paradoxo de minifrase poder promover recuperação de cons e abrir caminho para a cosmovisão e o compléxis.
          Politicologia: a maxiproexocracia; a verbetocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei do livre arbítrio; a lei do maior esforço aplicada às prioridades pessoais.
          Filiologia: a enciclopediofilia; a verbetofilia; a parapsicofilia; a cognofilia; a proexofilia; a criticofilia; a pesquisofilia; a neofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a evitação da fobofobia; a neofobia; a fronemofobia; a autopensenofobia; a verbetofobia; a verbetografofobia.
          Sindromologia: a síndrome do perfeccionismo; a síndrome de Cassandra; a síndrome de Poliana.
          Maniologia: a mania condicionante de pensenizar incluindo o “se”.
          Mitologia: o descarte do mito de a escrita ser coisa para profissional; o ato de desvencilhar-se do mito da perfeição.
          Holotecologia: a encicloteca; a teaticoteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a argumentoteca; a grafopensenoteca; a debatoteca; a cognoteca; a proexoteca; a comunicoteca; a consciencioteca; a autodiscernimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Verbetologia; a Proexologia; a Grafologia; a Mentalsomatologia; a Policarmologia; a Intermissiologia; a Evoluciologia; a Cosmovisiologia; a Descrenciologia; a Pensenologia; a Priorologia; a Comunicologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin maxiproexista; as conscins e consciexes afins; a equipe técnica da verbetografia; a equipe técnica do Tertuliarium; a conscin teática.
          Masculinologia: o revisor; o leitor; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o proexista; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a revisora; a leitora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a proexista; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens maxiproexologus; o Homo sapiens organisatus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens amparator; o Homo sapiens parapsychicus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: primeiro verbete básico = aquele redigido e defendido sobre tema corriqueiro da intrafisicalidade; primeiro verbete avançado = aquele escrito e defendido sobre tema transcendente da extrafisicalidade.
          Culturologia: a cultura tertuliária; a cultura do debate; a cultura verbetográfica; a cultura do enciclopedismo; a cultura do parapsiquismo; a cultura conscienciológica; a cultura da Taristicologia; a cultura intermissiva; a cultura da Descrenciologia; a cultura da Experimentologia.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o primeiro verbete, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Amparofilia: Amparologia; Homeostático.
            02. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
            03. Autofamiliaridade ascendente: Autoconviviologia; Homeostático.
            04. Autoinclusão verbetográfica: Autorrevezamentologia; Homeostático.
            05. Autorraciocinofilia: Autorraciocinologia; Homeostático.
            06. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
            07. Cultura tertuliana: Tertuliologia; Homeostático.
            08. Migração intratertuliária: Tertuliologia; Neutro.
            09. Omnidesafio das tertúlias conscienciológicas: Refutaciologia; Homeostático.
            10. Reciclofilia: Reciclologia; Neutro.
            11. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático.
            12. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro.
            13. Teletertuliano incógnito: Infocomunicologia; Neutro.
            14. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
            15. Tertuliofilia: Tertuliologia; Neutro.
    A DEFESA DO PRIMEIRO VERBETE DA ENCICLOPÉDIA
      DA CONSCIENCIOLOGIA SERVE DE ALAVANCA PARA
    O DESLANCHE DA PROÉXIS PESSOAL E GRUPAL, FAVORECENDO O AUTORREVEZAMENTO MULTIEXISTENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu acerca da cápsula do tempo autorrevezamental? Já escreveu o primeiro verbete? Qual legado mentalsomático pensa em deixar?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 523, 528, 678, 930 e 931.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 95, 372, 414, 415 e 809.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.624.
            4. Idem; Nossa Evolução; revisores Alexander Steiner; & Sheila Guia; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 1 website; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 32 a 34, 109, 110 e 113 a 118.
                                                                                                                      M. L. P.