Primeira Onda

A primeira onda é o movimento tecnológico, industrial, comercial e, obviamente, social da apresentação de algum artigo ou mercadoria recém-lançado no mercado e aceito de imediato, sem maiores análises pela conscin usuária, consumista, participante, entusiasta ou mesmo vidiota.

Você já embarcou em alguma primeira onda sociotecnológica? Quais foram os resultados?

      PRIMEIRA ONDA
                                   (EXPERIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A primeira onda é o movimento tecnológico, industrial, comercial e, obviamente, social da apresentação de algum artigo ou mercadoria recém-lançado no mercado e aceito de imediato, sem maiores análises pela conscin usuária, consumista, participante, entusiasta ou mesmo vidiota.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo primeiro vem do idioma Latim, primarius, “o primeiro; de primeira ordem”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo onda deriva também do idioma Latim, unda, “água em movimento; vaga; agitação; tempestade; ondas de ar; agitação de multidão”. Surgiu igualmente no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Primeira onda comercial. 2. Primeira onda tecnológica. 3. Primeira onda social. 4. Primeira onda sociotecnológica.
         Neologia. As duas expressões compostas primeira onda leve e primeira onda pesada são neologismos técnicos da Experimentologia.
         Antonimologia: 1. Segunda onda comercial. 2. Segunda onda tecnológica. 3. Segunda onda social. 4. Segunda onda sociotecnológica.
         Estrangeirismologia: o new gadget, o novo equipamento; o artigo top de linha; o new look; a new fashion; a fashion victim.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: a primeira onda; a crista da onda; a primeira geração tecnológica; a primeira série do modelo novo de carro; a novidade do momento; a compulsão do megaconsumismo; o novidadismo; a queda na tentação do momento; o carro pessoal do ano; a voracidade consumista; a hipocondria consumista; a bulimia consumista; o capitalismo selvagem; a Tecnologia movida a cifrão (as mazelas da Tecnologia); o balão de ensaio público; os últimos lançamentos consecutivos; a automotivação; o interesse pela coisa nova; o sonho dourado de consumo; a instabilidade dos gostos pessoais; o achismo; o palpitismo; o impulsivismo; a inexperiência; os arrebatamentos impetuosos; a sofreguidão; o açodamento; a impulsividade; a precipitação; o ansiosismo; o transtorno da ansiedade generalizada (TAG); a credulidade; a sugestibilidade; o ato de quebrar a cara; a frustração; a subavaliação dos fatos; o autodesconfiômetro; o automancômetro; o semancol; a prudência; a Era da Omninformação; a Socin ainda patológica; a pesquisa insubstituível; a busca; o inquérito; a averiguação.
         Parafatologia: o assédio das consciexes energívoras; a heterassedialidade.


                                          III. Detalhismo

         Principiologia: a falta do princípio da descrença.
         Enumerologia: a neoárea; o neoempreendimento; a neoideia; a neoperspectiva; a neotécnica; a neotecnologia; a neoverpon.
         Binomiologia: o binômio ousadia-sensatez; o binômio excesso de possibilidades–escassez de discernimento; o binômio Tecnologia-Paratecnologia.
         Trinomiologia: o trinômio fugaz-perene-multidimensional.
         Antagonismologia: o antagonismo acumulativo fartura / escassez.
          Politicologia: a tecnocracia.
          Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a proexofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a criticofobia.
          Maniologia: a neomania; a riscomania; a egomania; a onemania; a oniomania; a modamania.
          Holotecologia: a tecnoteca; a egoteca; a oniroteca; a evolucioteca; a proexoteca; a intermissioteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Intrafisicologia; a Holomaturologia; a Sociologia; a Tecnologia; a Industriologia; a Ludopatologia; a Autovitimologia; a Intencionologia; a Paraprofilaxiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin inconsciente; a personalidade novidadeira; a conscin abastada; a pessoa ludopata; a conscin eletronótica; a consréu ressomada; a isca humana inconsciente; a consciênçula; a protoconsciência; a massa humana impensante.
          Masculinologia: o superconsumista; o usuário; o esbanjador; o perdulário; o achista; o jovem inexperiente; o vidiota; o bibliota; o consumidor da primeira hora; o consumidor número 1; o apriorota; o assistido; o compassageiro evolutivo; o evoluciente; o pré-serenão vulgar; o interneteiro afobado; o publicitário.
          Femininologia: a superconsumista; a usuária; a esbanjadora; a perdulária; a achista; a jovem inexperiente; a vidiota; a bibliota; a consumidora da primeira hora; a consumidora número 1; a apriorota; a assistida; a compassageira evolutiva; a evoluciente; a pré-serenona vulgar; a interneteira afobada; a publicitária.
          Hominologia: o Homo sapiens consumptor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens avidus; o Homo sapiens ludopathicus; o Homo sapiens inconsciens; o Homo sapiens temerarius.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: primeira onda leve = o novo carro, zero quilômetro, da primeira série de fabricação, recém-lançado na praça pela fábrica e adquirido pela conscin consumista; primeira onda pesada = o novo medicamento recém-lançado nas farmácias pelo laboratório multinacional e ainda dependente dos testes finais nos próprios pacientes ou usuários – nunca se sabe com certeza, veja as bulas –, adquirido e usado pela conscin consumista ou mesmo hipocôndrica.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a primeira onda, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Achismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico.
          04. Balão de ensaio: Experimentologia; Neutro.
          05. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Fruto experimental: Experimentologia; Homeostático.
          07. Hipocondria: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Iniciativa pessoal: Voliciologia; Neutro.
        09. Interesse: Autodiscernimentologia; Neutro.
        10. Ludopatia: Parapatologia; Nosográfico.
 A ACEITAÇÃO IMEDIATA E ENTREGA À PRIMEIRA ONDA
    DA COISA NOVA APONTA O BAIXO NÍVEL DO AUTODISCERNIMENTO DA CONSCIN, HOMEM OU MULHER,
      PREFERINDO A RISCOMANIA E NÃO A SENSATEZ.
        Questionologia. Você já embarcou em alguma primeira onda sociotecnológica? Quais foram os resultados?