Imersão Pontual

A imersão pontual é a ação, estado, estratégia, experiência, método, técnica ou procedimento de aprofundamento pesquisístico circunscrito a alguma linha de pensamento específico, objetivando a aquisição do megafoco pessoal a partir da saturação concentrada do assunto, a fim de se obter resultados teáticos e verbaciológicos.

Você já aprofundou, com direção certa, sobre algum assunto específico, nesta vida humana? Houve neoformulações a partir deste ato relevante e episódico? Quais foram as consequências deste experimento pontual e como refletiu na proéxis pessoal?

      IMERSÃO PONTUAL
                                   (EXPERIMENTOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A imersão pontual é a ação, estado, estratégia, experiência, método, técnica ou procedimento de aprofundamento pesquisístico circunscrito a alguma linha de pensamento específico, objetivando a aquisição do megafoco pessoal a partir da saturação concentrada do assunto, a fim de se obter resultados teáticos e verbaciológicos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo imersão deriva do idioma Latim tardio immersio, “imersão; mergulho”. Apareceu no Século XVIII. O vocábulo pontual provém do idioma Francês, ponctuel, “preciso; exato”, derivado do idioma Latim Medieval, punctualis, “que vai ao ponto”, e este do idioma Latim, punctum, “ponto”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Imersão megafocal. 2. Experimento pontual. 3. Imersão episódica. 4. Imersão instantânea. 5. Introspecção momentânea. 6. Concentração pontual. 7. Centripetismo da ação. 8. Mergulho autorreflexivo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 29 cognatos derivados do vocábulo imersão: imergência; imergente; imergir; imersa; imersar; imersibilidade; imersionismo; imersiva; imersível; imersividade; imersivo; imerso; imersor, imersora; maximersão; megaimersão; minimersão; polimersão; periimersão; pré-imersão; pós-imersão; submergida; submergido; submergir; submersa; submersão; submersível; submerso; totimersão.
          Neologia. As 4 expressões compostas imersão pontual, minimersão pontual, maximersão pontual e megaimersão pontual são neologismos técnicos da Experimentologia.
          Antonimologia: 1. Experimento permanente. 2. Experimento panorâmico. 3. Imersão generalizada. 4. Centrifuguismo da ação. 5. Imersão de conjunto. 6. Emersão pontual 7. Desviacionismo.
          Estrangeirismologia: o experimento pontual ad aeternum; o momentum exato; o perfect timing experimental; o engagement no jogo; o influx immersion; a immersion estudada; o codex atual; o proexarium; o Experimentarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento instantâneo quanto à Megafocologia.
          Coloquiologia. Eis, a seguir, 5 expressões coloquiais relativas ao tema: à justa; entrar de cabeça; na conta; no ato; agir no lance.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Experimentologia Diuturna; o holopensene pessoal do megafoco evolutivo; o ato de pensenizar instantânea e profundamente; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o exame dos evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o fluxo rápido de pensenes; os taquipensenes; a taquipensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o percentual de prioropensenes.
          Fatologia: a imersão pontual; a reflexão em 1 instante; as experiências das maratonas nos laboratórios conscienciológicos; a interassistência pontual; o mergulho na ação apropriada com os 2 pés fincados na rocha e o mentalsoma focado no Cosmos; o saber-fazer preciso dos objetivos intermissivos; a abordagem exemplificadora; a previsão racional ativa; a lógica apropriada ao investimento consciencial; o momento da sincronicidade; o megafoco; os atributos e sentidos conscienciais em prontidão para o assunto emergente; a hiperacuidade instantânea; a vitória sobre o desviacionismo; a holomaturidade experimental; a metodologia científica aplicável; o pensamento aprofundado; a hipótese-tentativa do experimento iminente; a vivência da autoprospectiva evolutiva; a autauditoria aprofundada; a verdade relativa de ponta (verpon) eliminando a verdade absoluta; as imersões experimentadas em convergência objetiva, na cronêmica necessária; o recolhimento intraconsciencial; a capacidade para fazer a imersão imediata após o fato e refletir com rapidez; a recin urgente; os indícios da recin a ser iniciada; o autorrevezamento desejado para a próxima vida; a porta aberta; o critério relevante; o epicentrismo consciencial; a indicação objetiva e amparada; a contingência específica; a retenção reflexiva imediata; a chegada ao limite cosmoético; a opinião abalizada; o autorado especializado; os benefícios pontuais do algoritmo útil; o autoinventário das muletas conscienciais; a crítica cosmoética; a crítica anticosmoética; o instante intempestivo; a contingência precipitada; a fuga ao autenfrentamento; o afundamento na patologia; a submissão episódica; o desvio da proéxis; a convergência de interesses; a acareação reeducadora; a síntese da autocondição pessoal enquanto produmetria da conscin-estudante da Conscienciologia; a atividade da interassistencialidade pontual, buscada pela minipeça consciente, enquanto tarefa do esclarecimento a maior; a empresa conscienciocêntrica (EC); a Instituição Conscienciocêntrica (IC); o curso Labor & Ação do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); os debates do CEAEC; as aulas abertas da REAPRENDENTIA; os seminários de pesquisa das ICs; a sessão pipoca dominical do Cineclube Cognópolis, no Discernimentum; a Prova Geral de Conscienciologia; a Prova da Imagística; a prova da Reaprendentia para formação docente; a Prova da Proexologia da Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); as pesquisas pontuais na Holoteca e no Holociclo; a radicação nas diversas Cognópolis, as comunidades da Descrenciologia no planeta Terra; o estudo dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; a tertúlia conscienciológica diária no Tertuliarium.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal desassediadora; a imersão no fluxo do Cosmos; a Cosmovisiologia do assunto; a recuperação de cons magnos durante as imersões pontuais; a entrevista pós-dessomática com o(a) evoluciólogo(a); o holocurrículo pessoal; as dinâmicas parapsíquicas semanais do CEAEC; os cursos Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 1 (ECP1) e Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2), do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); o curso Acoplamentarium do CEAEC; os Grupos de Desenvolvimento da Parapercepciologia e da Energossomática do IIPC; a abordagem extrafísica certa; a hipnagogia; a hipnopompia; a projeção lúcida rememorada; o recesso projetivo; a autoconscientização multidimensional (AM); o advento multidimensional cosmoético; a resolução do problema multimilenar; as autorretrocognições esclarecedoras; as comunexes avançadas; o autoconfinamento episódico na Baratrosfera; as tertúlias pós-dessomáticas do Curso Intermissivo (CI); as visitas parapedagógicas às Centrais Extrafísicas; as parexcursões intermissivas.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: a experimentação das realidades sinérgicas; o sinergismo cognitivo cérebro-paracérebro; o sinergismo entre dados experimentais acumulados; o sinergismo detalhismo-cosmovisão; o sinergismo teática-verbação nos resultados da imersão pontual; o sinergismo da autopensenização ativa; o sinergismo responsabilidade cosmoética–interassistencialidade cosmoética.
          Principiologia: o princípio da descrença vivido; o princípio do exemplarismo ativo; o princípio profilático das perguntas e respostas mergulhadas nos fatos e parafatos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) experimentado para melhores resultados a favor de todos; os avanços episódicos do código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da ressoma; a teoria do corpo objetivo; a teoria do experimento interassistencial; a teoria do megafoco preciso; o 1% de teoria e os 99% de autexperiência; a teoria eletronótica experimental; a teoria conscienciológica experimental.
          Tecnologia: a técnica da imersão laboratorial; a técnica do autorado conscienciológico; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do uróboro introspectivo.
          Voluntariologia: o período de voluntariado nas ICs.
          Laboratoriologia: o laboratório Conscienciografia em Debate, da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos imediatos da imersão pontual; os efeitos mediatos da imersão pontual; os efeitos passo a passo das tertúlias; os efeitos intraconscienciais do resultado da imersão instantânea; os efeitos amplos dos atos imersivos; o efeito das verpons.
          Neossinapsologia: as neossinapses motivadas pela imersão proexogênica.
          Ciclologia: o ciclo dos laboratórios conscienciológicos do CEAEC.
          Enumerologia: a imersão laboratorial; a imersão específica; a imersão megafocal; a imersão ativa; a imersão lúcida; a imersão reciclante; a imersão pontual.
          Binomiologia: o binômio análise-síntese; o binômio realidade-pararrealidade.
          Crescendologia: o crescendo imersão autopesquisística–reciclagem intraconsciencial; o crescendo despertamento-domínio das atuações nas atividades imersivas.
          Trinomiologia: o trinômio ortopensênico parar-refletir-atuar.
          Polinomiologia: o polinômio organizar-imergir-emergir-produzir.
          Antagonismologia: o antagonismo imersão ativa / imersão passiva; o antagonismo atenção pontual / atenção dividida; o antagonismo aplicação particular da neoideia / aplicação geral da neoideia; o antagonismo especificidade seletiva / generalidade coletiva; o antagonismo imersão sadia / imersão condicionada; o antagonismo pessoal transitório entre instantaneidade (tempo) e megafoco (conteúdo) na experimentação pontual; o antagonismo pontualidade / generalidade; o antagonismo profundidade / superficialidade; o antagonismo visão imersiva pontual / visão amplificada.
          Politicologia: a voliciocracia; a conscienciocracia; a lucidocracia; a parapsicocracia; a proexocracia inerente às Cognópolis.
          Filiologia: a assistenciofilia; a conscienciofilia; a experimentofilia; a neofilia; a recexofilia.
          Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do eclipse consciencial; a síndrome da vontade débil; a síndrome de Amiel.
          Holotecologia: a biblioteca; a metodoteca; a experimentoteca; a politicoteca; a recicloteca; a recexoteca; a biografoteca; a fenomenoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Laboratoriologia; a Autocogniciologia; a Autopriorologia; a Autocriteriologia; a Autodefinologia; a Autoverponologia; a Descrenciologia; a Autoconsciencioterapia; a Autoprojeciografia; a Paracronologia; a Parageografia; a Cosmovisiologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciex ressomada; a conscin ainda baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a conscin lúcida; a conscin-cobaia voluntária da Conscius; a consciência teática; a pessoa coerente; a consciência verbacional; a consciência cosmoética; o ser interassistencial; a conscin desperta.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o escritor; o perito; o técnico-profissional; o sistemata; o exemplarista; o acoplamentista; o reeducador; o agente retrocognitor; o evoluciente; o imerso detalhista; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o completista; o voluntário; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o cosmoeticista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o tenepessista; o ofiexista; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a escritora; a perita; a técnica-profissional; a sistemata; a exemplarista; a acoplamentista; a reeducadora; a agente retrocognitora; a evoluciente; a imersa detalhista; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a completista; a voluntária; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a cosmoeticista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a tenepessista; a ofiexista; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autocomprobator; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens parapercutiens; o Homo sapiens rationabilis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minimersão pontual = o experimento nas câmaras de autorreflexão dos laboratórios conscienciológicos; maximersão pontual = a radicação em alguma Cognópolis; megaimersão pontual = a primeira projeção lúcida em comunex avançada.
          Culturologia: a cultura da Autexperimenologia; a cultura da Autorrecexologia; a cultura da interassistencialidade; a cultura sadia da reflexão antes da ação.
          Cronêmica. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem cronológica, 3 estágios racionais das práticas efetivas em cada imersão pontual realizada:
          1. Pré-imersão: perguntas, metodologia, hipóteses da autopesquisa imersiva.
          2. Periimersão: critérios baseados nos fatos e parafatos; planilha de critérios.
          3. Pós-imersão: exposições dos saldos experimentais em debates, seminários e autorados, visando esclarecer a ação ocorrida.
          Cogniciologia. Segundo a Cogniciologia, a imersão pontual tem relevância evolutiva, pois permite compor a tese do megafoco sadio a ser descrita em autorados especializados pelos experimentadores, homens ou mulheres interessados.
          Projeção lúcida. A projeção consciencial lúcida é imersão pontual necessária para estudantes da Conscienciologia. Rememorar as paravivências das saídas lúcidas do psicossoma permite registros educativos, construtores de autevidências oportunas para a Ciência Projeciologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a imersão pontual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          02. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          03. Autorreflexão de 5 horas: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          04. Detalhe irretocável: Autodiscernimentologia; Neutro.
          05. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          06. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
          07. Hiperacuidade: Holomaturologia; Neutro.
          08. Interlúdio: Parageografologia; Homeostático.
          09. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          10. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          11. Objetivo prioritário: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          12. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro.
          13. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático.
          14. Superestimação pontual: Parapatologia; Nosográfico.
            15. Zum mnemônico: Autorretrocogniciologia; Neutro.
 IMERSÕES PONTUAIS EM ITENS ESPECÍFICOS DA PROÉXIS PESSOAL SÃO OPORTUNAS, NECESSÁRIAS E PRIORITÁRIAS PARA A CONSCIÊNCIA INTERESSADA EM ACELERAR A CONVERGÊNCIA MEGAFOCAL AUTEVOLUTIVA.
            Questionologia. Você já aprofundou, com direção certa, sobre algum assunto específico, nesta vida humana? Houve neoformulações a partir deste ato relevante e episódico? Quais foram as consequências deste experimento pontual e como refletiu na proéxis pessoal?
            Bibliografia Específica:
            1. Buononato, Flávio; Empresa de Conscienciólogos; Conscientia; Revista; Bimensário; Vol. 10; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 10 enus.; 2 questionários; 10 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2007; páginas 193 a 200.
            2. Daou, Dulce; Homo sapiens paradiplomaticus; Conscientia; Revista; Bimensário; Vol. 10; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 15 enus.; 3 notas; 1 tab.; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2006; páginas 325 a 333.
            3. Guimarães, Tania; Produtividade Cosmoética: Imersão Laboratorial; Conscientia; Revista; Bimensário; Vol. 7; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 18 enus.; 4 gráfs.; 1 questionário; 2 tabs.; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2007; páginas 115 a 125.
            4. Jonas, Hans; O Princípio Responsabilidade (Das Prinzip Verantwortung); trad. Marijane Lisboa; 354 p.; 6 caps.; 35 subcaps.; 23 x 16 cm; Contraponto; & Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro (PUC-Rio); Rio de Janeiro, RJ; Agosto, 2006; páginas 54, 127 e 216.
            5. Pitaguari, Antonio; Prova Geral da Conscienciologia; Conscientia; Revista; Bimensário; Vol. 11; N. 1; 7 enus.; 6 gráfs.; 3 notas; 1 questionário; 3 tabs.; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2007; páginas 05 a 24.
            6. Rogoski, Jorge; Empresa de Conscienciólogo e Cosmoética; Procedings of the Studies of the Invisible College of Cosmoethics (Anais de Estudos do Colégio Invisível da Cosmoética); Journal of Conscientiology; Vol. 10; N. 37 S; Artigo; 12 enus.; 1 tab.; 15 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); Evoramonte; Portugal; Janeiro-Março, 2007; páginas 87 a 103.
            7. Schlosser, Ulisses; Paracognição: Proposta de Estruturação Científica; Conscientia; Revista; Bimensário; Vol. 11; Anais do Primeiro Congresso de Verponologia; 13 enus.; 3 questionários; 1 tab.; 17 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas. 66 a 76.
            8. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 44, 191 e 827.
            9. Idem; Sincronicidade Multidimensional; Boletins da Conscienciologia, Revista; Vol. 1; N. 1; 3 enus.; Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Dezembro, 1999; páginas 7 e 8.
                                                                                                                       T. G.