Imersão no Holociclo

A imersão no Holociclo é a vivência, experiência ou procedimento de a conscin, homem ou mulher, frequentar de maneira intensiva, continuada e disciplinada, durante período de tempo específico, o megalaboratório de desassédio mentalsomático concebido para fundamentar a elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia, localizado no Campus da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).

Você, leitor ou leitora, com qual frequência utiliza o megalaboratório do desassédio mentalsomático? Já realizou alguma imersão no local? Quais os resultados do experimento?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                                    I MERS ÃO NO HO LO CICLO
                                          (EXPERIMENTOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A imersão no Holociclo é a vivência, experiência ou procedimento de a conscin, homem ou mulher, frequentar de maneira intensiva, continuada e disciplinada, durante período de tempo específico, o megalaboratório de desassédio mentalsomático concebido para fundamentar a elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia, localizado no Campus da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo imersão vem do idioma Latim Tardio, immersio, “imersão; mergulho”. Surgiu no Século XVIII. O primeiro elemento de composição holo deriva do idioma Grego, hólos, “total; completo; inteiro”. O segundo elemento de composição ciclo procede do idioma Francês, cycle, derivado do idioma Latim, cyclus, “período de anos”, e este do idioma Grego, kyklós, “círculo; roda; esfera”. Apareceu no Século XVIII.
             Sinonimologia: 1. Maratona pesquisística no Holociclo. 2. Imersão no megalaboratório do desassédio mentalsomático. 3. Mergulho pessoal no Holociclo.
             Neologia. As 3 expressões compostas imersão no Holociclo, imersão no Holociclo não planejada e imersão no Holociclo planejada são neologismos técnicos da Experimentologia.
             Antonimologia: 1. Visita pontual ao Holociclo. 2. Frequência periódica no Holociclo. 3. Desinteresse pelo Holociclo.
             Estrangeirismologia: a imersão no Holociclo podendo demarcar o turning point evolutivo; o tour de force mentalsomático; a open mind; o rapport com os amparadores extrafísicos do Holociclo; os insights durante a imersão; o upgrade cognitivo; a imersão favorecendo os sprints proexológicos; o carpe diem; o Megaverbetarium; o Cosmocognitarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às priorizações cognitivas cosmoéticas.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Imersão: autexperiência intensiva.
             Coloquiologia: o intensivão; o ato de ir ao fundo; o ato de entrar de cabeça; o ato de mergulhar nos livros; o banho de loja; o lava a jato; os recursos intelectuais à mão; o ninho de ideias originais.
             Citaciologia: – Nada do que é grande surge repentinamente, nem mesmo a uva, nem os figos. Se agora me disseres: Quero um figo, respondo-te: É preciso tempo. Antes de tudo, deixa virem as flores, depois que se desenvolvam os frutos e que amadureçam (Epicteto, 55–135 e.c.).
             Ortopensatologia. Eis3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Conhecimento. O melhor aproveitamento do tempo é a busca diuturna do conhecimento (Carpe diem)”.
             2. “Holociclo. O holociclo é show room da multidimensionalidade, megalaboratório de desassédio mentalsomático, aglutinador de talentos, fábrica de neossinapses e incubadora paratecnológica”. “O viajante depois de uma semana hospedado no CEAEC, me afirmou: – “Só o Holociclo vale uma viagem à Cognópolis”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da Experimentologia Intensiva; o holopensene pessoal da autopesquisa; o holopensene pessoal do aproveitamento de oportunidades; o holopensene bibliográfico; o holopensene ambiental desassediado; o holopensene verponológico; os cognopensenes; a cognopensenidade; os heuropensenes; a heuropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ilha de ortopensenidade; a assinatura pensênica expressa 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a na caligrafia; a organização pensênica resultante da imersão no Holociclo; a higidez pensênica; o espaço otimizado favorecendo o ato de pensenizar grande; o afinco ao desenvolvimento do holopensene pessoal da intelectualidade; o local da autopensenização carregada no pen; o aprendizado da ordenação da autopensenidade por meio da leitura de dicionários; a imersão no holopensene mentalsomático imantado pela Lexicoteca e Encicloteca; a responsabilidade dos intermissivistas pela manutenção do holopensene desassediado por meio da utilização do Holociclo para a produtividade gesconográfica.
          Fatologia: a imersão no Holociclo; o aproveitamento do tempo nas brechas da agenda, verdadeiras janelas de oportunidade; o experimento planejado; a meta da imersão; o Holociclo enquanto categoria de realidade a ser acessada objetivando a evolução pessoal e grupal; o suporte do espaço como escritório conscienciológico dos pesquisadores passando temporadas na Cognópolis Foz do Iguaçu, PR; a caminhada pela Aleia dos Gênios inspirando neoideias; o kit básico de tratados conscienciológicos em cada estação da megamesa; a leitura técnica ajudando a ordenar o pensamento e as emoções; os artefatos do saber à disposição; a investigação do assunto prioritário de pesquisa; as consultas aos dicionários, enciclopédias e recortes de jornais e revistas referentes ao tema de pesquisa; o propósito de aumentar a cosmovisão do tema em estudo; a prática do fichamento mentalsomático durante a imersão; o exercício do cosmograma durante o período frequentado; o usufruto do ambiente construído com foco no enciclopedismo; a aplicação das metodologias inovadoras de pesquisa e redação utilizadas na Enciclopédia da Conscienciologia; os gargalos para completar a imersão; o sono nas primeiras idas ao local para pesquisa; a persistência para continuar a autexperimentação perante os incômodos e convites sociais; o exercício de manter a mente focada e o corpo tranquilo; o treino do autodomínio emocional e cerebelar; a busca pela autodesassedialidade; o ato de se acostumar a estar em ambiente desassediado; a experimentação de espaço homeostático, condição a ser replicada no microuniverso consciencial; o recinto de silêncio e reflexão favorecendo o desenvolvimentro do discernimento e a diminuição da ansiedade; o autodesempenho imersivo; os resultados inesperados da imersão; as descobertas autoconscienciométricas; os autenfrentamentos durante a imersão; a lexicoterapia; a reciclagem de ideias anacrônicas a todo vapor, contrastando ao padrão lento e gradual do dia a dia; a produtividade na escrita superior ao rendimento no escritório pessoal; a percepção de se sentir mais inteligente; o extrapolacionismo intelectual; a aceleração evolutiva; a imersão de final de semana no Holociclo com a percepção de autodesassédio similar a cursos de campo; o silêncio mental após turno contando verbetes de dicionário; a identificação do próprio padrão homeostático de referência; o local favorecendo a convivialidade sadia e a intercooperatividade; a gratidão aos mantenedores, diretos e indiretos, do local; o fortalecimento das amizades intermissivas durante a imersão; a oportunidade ímpar de experimentar o escritório de trabalho do propositor da Conscienciologia, autor e lexicógrafo prolífico.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático durante a imersão no Holociclo; o circuito corono-frontochacra antes de iniciar a leitura ou escrita; o desbloqueio dos chacras encefálicos; as exteriorizações energéticas espontâneas no local; as iscagens lúcidas; a soltura energossomática; a sustentabilidade energética; a sugestão, durante projeção consciente, de técnica para ser utilizada na imersão; as inspirações dos amparadores extrafísicos; a confluência de sincronicidades com o tema da pesquisa; o levantamento de hipóteses seriexológicas a partir da interação com os artefatos do saber; a desassim decorrente dos esforços somáticos para a organização do ambiente; os esforços mentaissomáticos propiciando o autodesassédio; a diligência para desenvolver o parapsiquismo intelectual; o extrapolacionismo parapsíquico; o biparatranse heurístico; o pararrecurso avançado gratuito para a consecução da megagescon; o acesso à parapsicoteca; a imersão favorecendo a manifestação da autoconsciexiabilidade intermissiva enquanto conscin. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             3


                                                      III. Detalhismo

             Sinergismologia: o sinergismo catalítico evolutivo; o sinergismo volição-automotivação; o sinergismo autesforço-autevolução; o sinergismo intelectivo; o sinergismo cognitivo cérebro-paracérebro; o sinergismo detalhismo-cosmovisão; o sinergismo paratecnológico estimulador de catarses–catálises–insights.
             Principiologia: o princípio do aproveitamento máximo do tempo disponível; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da semperaprendência; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio organizador dos saberes; o princípio de os fatos e os parafatos orientarem a pesquisa; o princípio da cosmovisão “pense grande”.
             Codigologia: a convergência entre o código de prioridades pessoais e o código de prioridades evolutivas; a elaboração de cláusula do código pessoal de Cosmoética (CPC) resultante da imersão no Holociclo.
             Teoriologia: a relevância do 1% de teoria para os 99% de prática.
             Tecnologia: as 100 técnicas mais utilizadas na pesquisa e redação da Enciclopédia da Conscienciologia.
             Voluntariologia: o voluntariado no Holociclo favorecendo períodos de imersões.
             Laboratoriologia: o megalaboratório conscienciológico do desassédio mentalsomático.
             Efeitologia: os efeitos imediatos e mediatos da imersão no Holociclo; o efeito energizador do corredor do saber lexicográfico; o efeito das verpons; os efeitos intraconscienciais da imersão; o efeito de acalmia promovido pelo holopensene do Holociclo; o efeito de pacificação íntima advindo dos esforços mentaissomáticos; o efeito de desassédio mentalsomático do Holociclo; o efeito da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma.
             Neossinapsologia: o Holociclo como fábrica de neossinapses; a aquisição de neossinapses pesquisísticas; a construção de neossinapses por meio da autorreflexão; o estímulo às neossinapses parapsíquicas intelectuais; a formação de neossinapses evolutivas por meio da visão enciclopédica; as neossinapses cosmovisiológicas advindas do cosmograma; as neossinapses cognitivas decorrentes da consulta à Lexicoteca e a Encicloteca.
             Ciclologia: o ciclo imersão no Holociclo–emersão da autoconsciexiabilidade retrocognitiva.
             Enumerologia: o recurso autopesquisístico; o recurso conscienciométrico; o recurso consciencioterápico; o recurso desassediador; o recurso potencializador de atributos mentais; o recurso catalisador da escrita; o recurso inspirador de verpons.
             Binomiologia: o binômio tempo-esforços; o binômio psicomotricidade-intelectualidade; o binômio imersão-reflexão; o binômio fatos-parafatos; o binômio curiosidade-pesquisa; o binômio operário-intelectual; o binômio detalhismo-exaustividade; o binômio pesquisa-especialidade; o binômio microcosmo-macrocosmo.
             Interaciologia: a interação Holociclo-Holoteca; a interação Holociclo–laboratórios conscienciológicos; a interação Holociclo–tertúlia conscienciológica; a interação Holociclo–dinâmica parapsíquica; a interação Holociclo–Aleia dos Gênios da Humanidade; a interação Holociclo–jardins do CEAEC; a interação Holociclo–atendimentos consciencioterápicos.
             Crescendologia: o crescendo imersão autopesquisística–reciclagem intraconsciencial; o crescendo atenção-cosmovisão; o crescendo estudo-cultura-erudição; o crescendo infinito das aquisições autocognitivas.
             Trinomiologia: o trinômio autoimersão-autorganização-autodesempenho; o trinômio aqui-agora-já multidimensional; o trinômio pesquisa-leitura-consulta; o trinômio inspiração–concepção–elaboração de ideias; o trinômio desassediador leitura útil–reflexão cosmoética–escrita tarística; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio Hemeroteca-Lexicoteca-Encicloteca.
             Polinomiologia: o polinômio revista-jornal-livro-enciclopédia; o polinômio consultas-escolhas-garimpagens-pescarias-pinçamentos-colheitas-recoltas; o polinômio ler-escrever-revisar-publicar; o polinômio dicionário cerebral sinonímico-antonímico-poliglótico-analógico. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Antagonismologia: o antagonismo rotina / exceção; o antagonismo desperdício / aproveitamento; o antagonismo superficialidade autopesquisística / aprofundamento autopesquisístico; o antagonismo monovisão / cosmovisão; o antagonismo apedeutismo / erudição; o antagonismo acomodado à ignorância / buscador da evolução; o antagonismo procrastinação / aceleração da escrita.
          Paradoxologia: o paradoxo de o ambiente silencioso poder proporcionar a mente em ebulição de ideias.
          Politicologia: a cognocracia; a interassistenciocracia; a autopesquisocracia; a proexocracia; a desassediocracia; a paracerebrocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a experimentofilia; a bibliofilia; a pesquisofilia; a cognofilia; a reciclofilia; a organizaciofilia; a homeostaticofilia.
          Fobiologia: a ausência da neofobia frente às verpons; a eliminação da autocogniciofobia; o enfrentamento da cainofobia; a ausência da epistemofobia; a erradicação da frenofobia; a remoção da definofobia; a superação da grafofobia.
          Sindromologia: a remissão da síndrome da subestimação intelectual; a evitação da síndrome da dispersão consciencial; a anulação da síndrome da autodesorganização; a ultrapassagem da síndrome da inércia grafopensênica; a profilaxia para a síndrome do autodesperdício; a reciclagem da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a ação terapêutica contra a síndrome da parerudição desperdiçada.
          Maniologia: a evitação da mania de desperdiçar tempo.
          Mitologia: a desconstrução do mito da inspiração sem transpiração.
          Holotecologia: a lexicoteca; a encicloteca; a hemeroteca; a cosmogramateca; a revistoteca; a aforismoteca; a biblioteca conscienciológica.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Holociclologia; a Autorganizaciologia; a Autopesquisologia; a Reciclologia; a Pensenologia; a Autodesassediologia; a Mentalsomatologia; a Homeostaticologia; a Autevoluciologia; a Cosmocogniciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; as equipes técnicas do Holociclo; a equipex de amparadores de função; a consciex Zéfiro.
          Masculinologia: o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o autoconscienciômetra; o proexista; o reeducador; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o autopesquisador; o voluntário; o mantenedor do Holociclo; o leitor; o consulente; o fichador; o cosmogramista; o docente; o autor; o tradutor; o verbetólogo; o verbetógrafo; o lexicógrafo; o especialista; o cosmanalista; o amigo da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Femininologia: a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a autoconscienciômetra; a proexista; a reeducadora; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a autopesquisadora; a voluntária; a mantenedora do Holociclo; a leitora; a consulente; a fichadora; a cosmogramista; a docente; a autora; a tradutora; a verbetóloga; a verbetógrafa; a lexicógrafa; a especialista; a cosmanalista; a amiga da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Hominologia: o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens encyclomaticus; o Homo sapiens encyclopaedicus. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  5


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: imersão no Holociclo não planejada = a experiência de passar determinado período de modo intensivo e continuado para pesquisa no megalaboratório do desassédio mentalsomático, sem prévia preparação, aproveitando janela de oportunidade inesperada; imersão no Holociclo planejada = o experimento de passar determinado período de modo intensivo e continuado para realizar a escrita de gescon no megalaboratório do desassédio mentalsomático, previamente preparado com detalhada organização.
             Culturologia: a cultura útil; o oásis cultural; a cultura enciclopédica; a cultura da autopesquisa; a cultura da aceleração evolutiva; a cultura da produtividade intelectual interassistencial; a cultura da Autexperimentologia.
             Recursos. Segundo a Holociclologia, eis 15 recursos intrafísicos, dispostos em ordem alfabética, disponíveis ao pesquisador durante a imersão no Holociclo (Ano-base: 2022):
             01. Biblioteca: 2.000 itens bibliográficos na Biblioteca da Conscienciologia.
             02. Coleções: 5 coleções ou tecas (Hemeroteca, Lexicoteca, Encicloteca, Aforismoteca e Biblioteca da Conscienciologia).
             03. Cosmograma: 1 estação de trabalho especializada na técnica do cosmograma.
             04. Dicionários: 7.428 dicionários, manuais, guias e enciclopédias.
             05. Estação: 20 estações individuais equipadas com cadeira ergonômica, tomadas, atril e kit bibliográfico.
             06. Fichamento: 1 estação de trabalho especializada na técnica do fichamento mentalsomático.
             07. Internet: sinal de wi-fi em todo o espaço.
             08. Linha: 1 quadro contendo a linha do tempo conscienciológica.
             09. Megamesa: 1 megamesa de mármore branco de 21 metros de extensão para pesquisa individual.
             10. Mesa: 1 mesa de mármore branco para pesquisa em grupo (Equipes Técnicas do Holociclo).
             11. Mural: 1 mural de notícias de cursos e eventos relacionados à Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
             12. Pastas: 3.993 pastas de temas diferentes da Hemeroteca.
             13. Recortes: 608.781 recortes de periódicos.
             14. Técnicas: 100 técnicas de pesquisa e redação.
             15. Temas: 1.763 temas de léxicos.
             Caracterologia. Sob a ótica da Autoconscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 atributos mentais passíveis de serem desenvolvidos durante a imersão no Holociclo:
             01. Análise: o escrutínio; a decomposição do todo em partes.
             02. Autodidatismo: a aprendizagem autogerida.
             03. Autodiscernimento: o holopensene desassediado facilitando o autojuízo crítico.
             04. Autorganização: pensênica.
             05. Atenção: a concentração mental focada; a evitação de devaneios.
             06. Bom humor: o bem-estar íntimo; a descontração; a leveza.
             07. Concentração: a perscrutação em si; a capacidade de reflexão e introspecção.
             08. Criatividade: a inspiração, captação e elaboração de ideias originais.
             09. Criticidade: a auto e heterocrítica na análise dos fatos.
             10. Cosmovisão: a associação de ideias; o entrecruzamento de informações.
             11. Detalhismo: a observação dos detalhes ampliando o discernimento.
             12. Energossomaticidade: a sustentabilidade energética no trabalho intelectual.
             13. Eumatia: a predisposição para a aprendizagem.
             14. Exaustividade: a investigação com profundidade em todos os recursos disponíveis. 6                                                                      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
             15.   Flexibilidade: a abordagem cosmovisiológica dos fatos.
             16.   Interatividade: o bom clima na interação com visitantes e pesquisadores.
             17.   Paciência: o ato de lidar bem com a repetição e o retrabalho.
             18.   Parapsiquismo: intelectual.
             19.   Persistência: o autesforço e a constância nos autenfrentamentos.
             20.   Psicomotricidade: o controle do soma; a boa postura somática.


                                                    VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a imersão no Holociclo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Ano sabático conscienciológico: Autevoluciologia; Homeostático.
             02. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
             03. Aproveitamento das autexperiências conscienciológicas: Intraconscienciologia; Homeostático.
             04. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
             05. Casa do intelecto: Mentalsomatologia; Neutro.
             06. Desassediologia: Consciencioterapia; Homeostático.
             07. Geopolítica desassediadora: Consciencioterapia; Neutro.
             08. Holociclo: Cosmocogniciologia; Neutro.
             09. Holopensene bibliográfico: Grafopensenologia; Neutro.
             10. Ilha de consciencialidade: Intrafisicologia; Homeostático.
             11. Imersão na CCCI: Autevoluciologia; Homeostático.
             12. Imersão pontual: Experimentologia; Neutro.
             13. Lexicoterapia: Autocogniciologia; Homeostático.
             14. Técnica da imersão intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
             15. Usufruto da gratuidade tarística cognopolitana: Cognopoliologia; Neutro.
      A IMERSÃO NO HOLOCICLO É EXPERIÊNCIA CATALISADORA DE RECICLAGENS, RECUPERAÇÃO DE CONS,
      ALAVANCAGEM DA ESCRITA E DE AUTODESASSÉDIO
  MENTALSOMÁTICO. VALORIZEMOS AS OPORTUNIDADES.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, com qual frequência utiliza o megalaboratório do desassédio mentalsomático? Já realizou alguma imersão no local? Quais os resultados do experimento?
             Bibliografia Específica:
             01. Arakaki, Kátia; Holociclo: Laboratório do Desassédio Mentalsomático; Artigo; Anais da I Jornada da Despertologia; Foz do Iguaçu, PR; 15-17.07.05; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 8; N. 2; 1 E-mail; 21 enus.; 2 notas; 5 refs.; 1 anexo; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2004; páginas 63 a 77.
             02. Couto, Cirleine; Contrapontos do Parapsiquismo: Superação do Assédio Interconsciencial Rumo à Desassedialidade Permanente Total; pref. Waldo Vieira; revisoras Helena Araújo; & Erotides Louly; 208 p.; 2 seções; 18 caps.; 18 E-mails; 102 enus.; 48 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 17 websites; glos. 300 termos; 45 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 123 a 125.
             03. Ferraro, Cristiane; Holociclo: Duas Décadas ampliando Horizontes Cognitivos; E-book; 74 p.; 5 caps.; 8 citações; 1 cronologia; 9 enus.; 158 fotos; 10 refs.; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2020.
             04. Idem; Holociclo: Laboratório de Organização dos Pensamentos e das Emoções; Capítulo; In: Kauati, Adriana; Manfroi, Eliana; & Manfroi, Ninarosa; Orgs.; Manual de Leitura Lúcida: Guia Prático para Ler Textos de En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                         7 Diferentes Áreas do Conhecimento; Antologia; prefácio Laurentino Afonso; revisores Alexandre Zaslavsky; et al.; 392 p.; 3 seções; 23 cáps.; 1 cronologia; 20 E-mails; 137 enus.; 2 estatísticas; 5 esquemas; 1 filme; 6 fotos; 1 gráf.; 17 ilus.; 1 mapa mental; 19 microbiografias; 11 questionários; 9 tabs.; 63 técnicas; 2 testes; 148 refs. 50 webgrafias; 11 websites; 1 apênd.; 1 pontoação; alf.; 24 x 17 cm; br; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 267 a 281.
             05. Idem; Holociclo: Vintênio Para-Heurístico; Artigo; Holotecologia; Revista; Bianual; N. 4; Seção: Bibliologia & Bibliografologia; 4 enus.; 12 fotos; 1 ilus.; 1 microbiografia; 7 siglas; 3 tabs.; 10 refs.; Associação Internacional Editares (EDITARES) & Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Dezembro, 2021; ISSN 2238-6459; páginas 146 a 157.
             06. Mello, Alexandre; Lexicoterapia: Autodesassédio Mentalsomático; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 7; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 14 enus.; 2 notas; 12 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2003; páginas 14 a 23.
             07. Pereira, Adriane; Holociclo: Fábrica Mentalsomática; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 4; N. 3; 1 enu.; 1 ref.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2000; páginas 214 a 216.
             08. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 82, 423, 469, 470, 545 a 547 e 1.075.
             09. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 110 a 114 e 121 a 145.
             10. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 30 E-mails; 4 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 2 fotos; glos. 7.518 termos; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 26 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 477, 968 e 969.
                                                                                                                      A. C. L.