A técnica do crescendo é o processo da amplificação ou desenvolvimento da ideia, ação, fato, empreendimento ou objetivo, a partir do estado primitivo original para outro mais à frente, podendo ser de natureza sadia ou patológica, evolutiva ou regressiva, florescente ou decadente.
Você emprega regularmente a técnica do crescendo nos textos, aulas, pesquisas e realizações? Quais resultados homeostáticos obtém?
TÉCNICA DO CRESCENDO
(COMUNICOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A técnica do crescendo é o processo da amplificação ou desenvolvimento da ideia, ação, fato, empreendimento ou objetivo, a partir do estado primitivo original para outro mais à frente, podendo ser de natureza sadia ou patológica, evolutiva ou regressiva, florescente ou decadente.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O termo técnica vem do idioma Francês technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo crescendo provém do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Apareceu em 1873.
Sinonimologia: 1. Técnica do crescendo. 2. Técnica da mutação; técnica da progressão. 3. Técnica dos conceitos escalares.
Neologia. As 3 expressões compostas técnica do crescendo, técnica do minicrescendo e técnica do maxicrescendo são neologismos técnicos da Comunicologia.
Antonimologia: 1. Técnica de decréscimo. 2. Processo de retrocesso. 3. Declínio da pesquisa.
Estrangeirismologia: o upgrade evolutivo; o work in progress.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às técnicas pesquisísticas.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da Autopesquisologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; o hábito de pensenizar grande.
Fatologia: a reversão existencial; o encolhimento da ideia; a amplificação da abordagem técnica; o primeiro estágio; o segundo estágio; o deslocamento gradual; a mudança para melhor; a dinâmica intelectiva; o engrandecimento da riqueza cognitiva; o alargamento ideativo da cosmovisão pessoal; a propagação da inteligência; a dilatação da percuciência; a gradação das frequências energéticas; o progresso paulatino e contínuo; a série progressiva das grandezas; a intensificação progressiva; o aumento progressivo das coisas; o crescimento natural rápido da bananeira; o crescimento natural da cauda do burro para baixo; o crescimento das realizações evolutivas em crescendo; a evolução das pesquisas; o engrandecimento da ideia focal.
Parafatologia: a expandidura das pararrealidades pessoais.
III. Detalhismo
Tecnologia: a técnica do crescendo; a técnica das definições em crescendo.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da tenepes.
Crescendologia: o crescendo funcional; o crescendo cronológico; o crescendo de melhoramento; o crescendo da forma (continente superficial e débil); o crescendo do conteúdo (significado profundo e denso); o crescendo sadio; o crescendo de pioria; o crescendo patológico; o crescendo do Índice das Faixas Etárias Humanas; o crescendo da Escala Evolutiva das Consciências.
Filiologia: a prosofilia.
Holotecologia: a qualitoteca; a tecnoteca; a comunicoteca.
Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Crescendologia; a Tecnologia; a Evoluciologia; a Paracronologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia; a Parapatologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin intelectual.
Masculinologia: o pesquisador; o inversor existencial; o reciclante; o aluno; o professor.
Femininologia: a pesquisadora; a inversora existencial; a reciclante; a aluno; a professora.
Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus.
V. Argumentologia
Exemplologia: técnica do minicrescendo = a evolução da conscin de isca inconsciente para a condição de isca lúcida; técnica do maxicrescendo = a evolução da conscin de conscienciólogo para a condição de ser desperto.
Taxologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética dos temas, 36 categorias de crescendos derivados, básicos, de áreas da consciência, sendo a segunda posição, em tese, conforme o contexto, funcionalmente superior à primeira:
01. Ação: pessoa belicista / bombeiro voluntário.
02. Adinamia: moleza / prostração (Parapatologia).
03. Amplitude: holopensene pessoal / holopensene grupal.
04. Análise: Psicanálise / Cosmanálise.
05. Autorregressismo: Trafarium / Melexarium (Parapatologia).
06. Ciência: imaginação / Imagística; imagem / Imagética; caso / Casuística; fato / Fatuística; parafato / Parafatuística.
07. Cognição: alfa / ômega.
08. Completude: assimilação simpática (assim) / desassimilação simpática (desassim).
09. Consciência: reciclagem existencial (recéxis) / reciclagem intraconsciencial (recin).
10. Contrastante: psicosfera pessoal débil / psicosfera pessoal majestosa.
11. Conviviologia: Socin Totalitária ou Autocrática / Socin Aberta ou Democrata.
12. Cronêmica: retroabordagem mesmexológica / neoabordagem evoluciológica.
13. Dinâmica: força presencial centrípeta / força presencial centrífuga.
14. Especialização: ficção / ficção científica.
15. Evolução: abertismo consciencial / abertismo consciencial omnilateral; inteligência vulgar / inteligência evolutiva (IE).
16. Expansão: tautopensene isolado / tautopensenidade técnica.
17. Experimentologia: evidência simples / demonstração cabal.
18. Fenomenologia: leitura da energosfera / clarividência viajora.
19. Ignorância: Ignorantismo / Intolerantismo (Parapatologia).
20. Interiorização: aparência / âmago; superfície / profundidade.
21. Lexicologia: dicionário cerebral sinonímico / dicionário cerebral analógico.
22. Mentalsomatologia: atenção pessoal pontual / atenção pessoal dividida.
23. Mente: alienação pessoal / amência consciencial (Parapatologia).
24. Multidimensionalidade: constrangimento / paraconstrangimento.
25. Parapatologia: autocorrupção passiva / autocorrupção ativa.
26. Parapercepciologia: autossinalética anímica / autossinalética parapsíquica.
27. Pedagogia: corpo discente simples / corpo docente complexo.
28. Pensenologia: holopensene pessoal / holopensene grupal.
29. Pioria: voto / veto.
30. Posicionamento: oponente / aliado.
31. Proexologia: minimoréxis / maximoréxis.
32. Qualificação: vínculo empregatício / vínculo consciencial; esquiva emocional / esquiva intelectual; omissão deficitária / omissão superavitária.
33. Sinal: reticências (...) / exclamação (!).
34. Terapia: tratamento ambulatorial / tratamento cirúrgico.
35. Traço: trafal / trafor.
36. Voliciologia: travão da vontade débil / propulsor da vontade granítica.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica do crescendo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Aquecimento neuronal: Mentalsomatologia; Homeostático.
2. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
3. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
4. Conformática: Comunicologia; Neutro.
5. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
6. Primeiro tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
7. Segundo tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
A APLICAÇÃO DA TÉCNICA DO CRESCENDO, QUANDO
EVOLUTIVA, A RIGOR, PRECISA ALCANÇAR A CONSCIÊNCIA EM TODAS AS INSTÂNCIAS POSSÍVEIS, EM
FAVOR DE SI E DE TODOS OS SERES DO COSMOS.
Questionologia. Você emprega regularmente a técnica do crescendo nos textos, aulas, pesquisas e realizações? Quais resultados homeostáticos obtém?
Bibliografia Específica:
1. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; página 784.
2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 539 e 614.