A Enumerologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, teáticos ou pesquisas e vivências das enumerações empregando a técnica didática de feitura e processamento de textos, através da listagem de fatos ou variáveis, centrada na autocrítica informativa.
Você, leitor ou leitora, emprega as técnicas da Enumerologia nas comunicações interconscienciais? Qual a maior enumeração de itens técnicos já elaborada por você?
ENUMEROLOGIA
(COMUNICOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A Enumerologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, teáticos ou pesquisas e vivências das enumerações empregando a técnica didática de feitura e processamento de textos, através da listagem de fatos ou variáveis, centrada na autocrítica informativa.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O termo enumerar deriva do idioma Latim, enumerare, “contar; computar por inteiro; colocar tudo na conta, no cálculo; enumerar; fazer resenha; expor de modo esmiuçado; resumir; recapitular”. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
Sinonimologia: 1. Ciência das enumerações. 2. Ciência das listagens. 3. Ciência das Relações Metódicas. 4. Metodologia Enumerológica.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo enumeração: enumerabilidade; enumerador; enumeradora; enumerar; enumerativa; enumerativo; enumerável; enumerograma; enumeróloga; Enumerologia; enumerológica; enumerológico; enumerologista; enumerólogo; enumeroteca.
Neologia. O vocábulo Enumerologia e as duas expressões compostas Enumerologia Simples e Enumerologia Abrangente são neologismos técnicos da Comunicologia.
Antonimologia: 1. Fatos dispersos. 2. Ideias desorganizadas.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade.
Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Enumeração: análise prototípica.
Seciologia. No âmbito da Lexicografia, a Enumerologia é Seção, variável ou eventual, componente da Divisão Detalhismo, dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da intelectualidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
Fatologia: a técnica didática; o processamento de textos; a Seção Enumerologia da Enciclopédia da Conscienciologia; o enumerograma; a matematização do conhecimento; as listas de expressões; as relações metódicas; a hierarquização enumerológica; a hierarquização interativa; a faculdade mental de enumerar; as colunas enumerativas; as definições com enumerações; a listagem de termos pertinentes ao mesmo tema; o listão; o listário; a relação; os apostilhamentos; as ordens das enumerações; as sequências ideativas; as aproximações simples; o número de itens da enumeração; o emprego do negrito e do itálico; a explicitação máxima do contexto; o atacadismo consciencial; o agrupamento de ideias afins; o continuísmo ideativo.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.
III. Detalhismo
Tecnologia: a técnica da enumeração horizontal; o técnica da enumeração vertical.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Comunicologia.
Ciclologia: o ciclo enumerativo.
Ciclologia: o ciclo enumerativo.
Enumerologia: as enumerações simples; as enumerações compostas; as enumerações verticais; as enumerações sintéticas; as enumerações copiosas; a progressão enumerativa.
Trinomiologia: o trinômio enumerológico listagem-pertinência-homogeneidade; o trinômio pesquisa-ordenação-enumeração; o trinômio Enumerologia-Metodologia-Taxologia.
Antagonismologia: o antagonismo coerência / incoerência.
Politicologia: a gnosiocracia; a tecnocracia.
Filiologia: a comunicofilia.
Holotecologia: a enumeroteca; a metodoteca; a sistematicoteca; a taxoteca; a comunicoteca; a ciencioteca; a filologoteca.
Interdisciplinologia: a Enumerologia; a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Conformática; a Filologia; a Linguística; a Estilística; a Sistematologia; a Didaticologia; a Parapedagogiologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens enumerator; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens polymatha.
V. Argumentologia
Exemplologia: Enumerologia Simples = a composta por 10 itens; Enumerologia Abrangente = a composta por 200 itens ou mais.
Diagnóstico. No universo da Comunicologia, o pesquisador pode manter 1 ideia por linha, consultando, depois de escrita a página, a listagem de itens com características e especificações, a fim de chegar ao diagnóstico informativo, da técnica das enumerações, ao modo destes 30, listados na ordem funcional:
01. Redação: o número exato dos tópicos totais.
02. Discernimento: as definições de todo o texto.
03. Ideias: o total dos argumentos originais expostos.
04. Sínteses: as frases-sínteses de 1 linha de extensão.
05. Hipóteses: as hipóteses aventadas.
06. Metodologia: as técnicas objetivas ou evoluídas.
07. Literatura: as metáforas de natureza científica.
08. Debate: os questionamentos e contribuições.
09. Ordenação: as classificações das categorias.
10. Terminologia: o total das expressões da Sinonimologia.
11. Onomástica: os nomes próprios sem repetições.
12. Grifos: o total das expressões sublinhadas.
13. Aspeamentos: o total de pares de aspas usados.
14. Expressões: o total das expressões compostas, com 1 ou mais vocábulos, empregadas no texto.
15. Hífens: o total das expressões hifenizadas.
16. Parênteses: o total dos pares de parênteses.
17. Remissões: o total relativo a capítulos ou autores mencionados.
18. Dicionário: o total de neologismos empregados.
19. Poliglotismo: o total de estrangeirismos usados.
20. Enumerologia 1: as enumerações diferentes.
21. Enumerologia 2: as enumerações numeradas.
22. Enumerologia 3: as enumerações intituladas.
23. Enumerologia 4: os enunciados das enumerações.
24. Exemplificação 1: o total dos vários exemplos.
25. Exemplificação 2: o total dos exemplos racionais.
26. Ilustrações: as figuras, desenhos, tabelas, mapas.
27. Cifras: as equações, percentuais e estatísticas.
28. Resultados: as conclusões obtidas.
29. Bibliografia 1: as fontes específicas de referência.
30. Bibliografia 2: as fontes conscienciológicas.
Taxologia. À luz da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 categorias de realidades nas quais se empregam as enumerações comunicativas:
01. Cognatos.
02. Dicionários.
03. Enciclopédias.
04. Glossários.
05. Holotecas.
06. Léxicos.
07. Listagens.
08. Tecas.
09. Tesauros.
10. Vade-mécuns.
11. Vocabulários.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Enumerologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
2. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
3. Ciclo enumerativo: Enumerologia; Neutro.
4. Conformática: Comunicologia; Neutro.
5. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
6. Holotecologia: Comunicologia; Homeostático.
7. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
AS TÉCNICAS DA ENUMEROLOGIA AMPLIAM O UNIVERSO DAS ABORDAGENS TÉCNICAS, EM QUALQUER RAMO
DO CONHECIMENTO AVANÇADO, E O DICIONÁRIO CEREBRAL ANALÓGICO DOS PESQUISADORES, EM GERAL.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega as técnicas da Enumerologia nas comunicações interconscienciais? Qual a maior enumeração de itens técnicos já elaborada por você?