O bloco intelectivo é a técnica da composição do conjunto de 7 elementos, itens, variáveis, condições ou reações pessoais, afins, intensamente interativas, de modo mais definitivo, enumerativo, racional e incontestável, expressando a ideia pesquisada ou o constructo defendido, dirimindo dúvidas.
Você, leitor ou leitora, já aplica a técnica do bloco intelectivo nas comunicações técnicas? As Enumerologias têm ajudado você na concepção dos blocos intelectivos?
BLOCO INTELECTIVO
(COMUNICOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. O bloco intelectivo é a técnica da composição do conjunto de 7 elementos, itens, variáveis, condições ou reações pessoais, afins, intensamente interativas, de modo mais definitivo, enumerativo, racional e incontestável, expressando a ideia pesquisada ou o constructo defendido, dirimindo dúvidas.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O vocábulo bloco vem do idioma Francês, bloc, “bloco; montão; cepo; poleiro de ave de rapina; cabeça de moiro (instrumento de suplício); armadilha; prisão; conjunto; por atacado; ao todo”, e este do idioma Neerlandês, bloc, atual blok, “tronco de madeira ou peça de material pesado, empilhado para conter ou imobilizar”. Surgiu no Século XIX. O termo intelectivo procede do idioma Latim, intellectivus, “fundado na inteligência”. Apareceu no Século XV.
Sinonimologia: 1. Bloco tirateima. 2. Bloco ideativo. 3. Bloco mentalsomático. 4. Grupo intelectivo. 5. Conjunção intelectiva.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo bloco: blocada; blocado; blocagem; blocar; blocaus; blocause; blocausse; blockhaus; bloco-diagrama; bloco-matriz.
Neologia. As 4 expressões compostas bloco intelectivo, bloco intelectivo intrafísico, bloco intelectivo parapsíquico e bloco intelectivo misto são neologismos técnicos da Comunicologia.
Antonimologia: 1. Ideia isolada. 2. Constructo solto.
Estrangeirismologia: o didactical link of ideas; o Argumentarium.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade pessoal.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da comunicabilidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade.
Fatologia: o bloco intelectivo; a reunião das ideias do mesmo viés intelectual; a neovertente.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo intelectual.
Principiologia: o princípio da interassistencialidade evolutiva; o princípio da descrença.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à seleção das associações consideradas didáticas.
Teoriologia: a teoria da Orismologia.
Tecnologia: as técnicas didáticas; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da enumeração horizontal; as técnicas da comunicação científica.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Comunicologia.
Colegiologia: o Colégio Invisível dos Comunicólogos.
Efeitologia: o efeito didático no emprego das expressões corretas; o efeito esclarecedor das associações didáticas exitosas.
Neossinapsologia: as neossinapses docentes favorecedoras das neossinapses discentes.
Ciclologia: o ciclo mentalidade artística psicossomática–mentalidade científica mentalsomática; o ciclo alternante ensinar-aprender; o ciclo alternante docência-discência.
Enumerologia: o bloco interativo; o bloco enumerativo; o bloco explicitativo; o bloco detalhista; o bloco exaustivo; o bloco megacircular; o bloco batopensênico.
Binomiologia: o binômio varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o binômio (dupla) professor-aluno.
Interaciologia: a interação língua-energia–língua-idioma; a interação Didática-Paradidática.
Crescendologia: o crescendo racionalização simplista–racionalização complexa.
Trinomiologia: o trinômio Comunicologia- Parapedagogiologia-Didática; o trinômio intelectualidade-autoparapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio tares-Autocosmoética-Didática; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia.
Polinomiologia: o polinômio racionalidade-logicidade-prioridade-verdade; o polinômio linhas-frases-sínteses-ênfases; o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico.
Antagonismologia: o antagonismo sinônimo / antônimo; o antagonismo Sinonimologia / Antonimologia; o antagonismo neofilia / neofobia; o antagonismo acerto / desacerto.
Politicologia: a democracia direta.
Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao trinômio enumeração-detalhismo-exaustividade.
Filiologia: a bibliofilia; a raciocinofilia; a cienciofilia; a intelectofilia; a comunicofilia; a assistenciofilia; a parapsicofilia.
Holotecologia: a aforismoteca; a linguisticoteca; a comunicoteca; a didaticoteca; a pedagogoteca; a tecnoteca; a argumentoteca.
Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Linguística; a Fraseologia; a Parapedagogiologia; a Reeducaciologia; a Mentalsomatologia; a Mnemossomatologia; a Enumerologia; a Argumentologia; a Debatologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens intellector; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens communicativus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis.
V. Argumentologia
Exemplologia: bloco intelectivo intrafísico = o conjunto de realidades interativas mentais ou cerebrais; bloco intelectivo parapsíquico = o conjunto de realidades interativas multidimensionais ou paracerebrais puras; bloco intelectivo misto = o conjunto de realidades interativas mentais e multidimensionais conjuntas.
Culturologia: a cultura da Comunicologia Moderna.
Taxologia. Sob a ótica da Comunicologia, eis, por exemplo, na ordem lógica, 26 categorias de blocos intelectivos, cada qual com 7 itens:
01. Bloco intelectivo acadêmico: curso; congresso; seminário; simpósio; fórum; encontro; jornada.
02. Bloco intelectivo afetivo: amorosidade; carinho; meiguice; ternura; candura; doçura; brandura.
03. Bloco intelectivo carismático: appeal; glamour; it; charme; fascínio; beleza; magnetismo.
04. Bloco intelectivo educacional: civilidade; cordialidade; afabilidade; amabilidade; amenidade; pacificidade; megafraternidade.
05. Bloco intelectivo comunicativo: artigo; ensaio; conferência; curso; tese; livro; tratado.
06. Bloco intelectivo consciencial: consciencialidade; interconsciencialidade; heteroconsciencialidade; intraconsciencialidade; extraconsciencialidade; paraconsciencialidade; cosmoconsciencialidade.
07. Bloco intelectivo dialético: dialética; maiêutica; erística; retórica; oratória; eloquência; histrionismo.
08. Bloco intelectivo energético: energia; alegria; euforia; simpatia; sintonia; sincronia; sinergia.
09. Bloco intelectivo cognitivo: Cogniciologia; Autocogniciologia; Heterocogniciologia; Retrocogniciologia; Paracogniciologia; Cosmocogniciologia; Pancogniciologia.
10. Bloco intelectivo evolutivo: subumanidade; Humanidade; emocionalidade; artisticidade; desportividade; intelectualidade; extraterrestrialidade.
11. Bloco intelectivo cosmoético: dignidade; hombridade; moralidade; probidade; magnanimidade; urbanidade; sobriedade.
12. Bloco intelectivo demonstrativo: abordagem; prospecção; dissecção; exposição; demonstração; reverificação; comprovação.
13. Bloco intelectivo dinâmico: Homo sapiens activus; Homo sapiens agens; Homo sapiens expeditus; Homo sapiens dynamicus; Homo sapiens mutator; Homo sapiens articulator; Homo sapiens prioritarius.
14. Bloco intelectivo extrafísico: Sociex; comunex; equipex; ambientex; reurbex; consciex; euforex.
15. Bloco intelectivo imagístico: fantasia; folclore; besteirol; bestiário; utopia; embuste; superstição.
16. Bloco intelectivo indiciador: preliminar; óbvio; sutil; esparso; comprobatório; incriminador; incontestável.
17. Bloco intelectivo intimista: inato; inerente; ínsito; intrínseco; instintivo; íntimo; internalizado.
18. Bloco intelectivo intraconsciencial: Autorraciocinologia; Autoconscienciologia; Autocriticologia; Autocriteriologia; Autocoerenciologia; Autopriorologia; Autodeterminologia.
19. Bloco intelectivo personalístico: perfil; talento; vocação; potencial; caráter; materpensene; erudição.
20. Bloco intelectivo pesquisístico: Pesquisologia; Metodologia; Experimentologia; Prospecciologia; Dissecciologia; Introspecciologia; Comprovaciologia.
21. Bloco intelectivo proexológico: antiproéxis; proéxis; autoproéxis; miniproéxis; maxiproéxis; neoproéxis; reproéxis.
22. Bloco intelectivo recexológico: neoparadigma; neoenergia; neopensene; neorrealidade; neotécnica; neoempreendimento; neoperspectiva.
23. Bloco intelectivo retrocognitivo: Retrogenética; retrovidas; retrossomas; retrocérebros; retropensenes; retrotrafores; retrobiografias.
24. Bloco intelectivo social: família; etnia; civismo; cultura; profissão; Economia; Cosmoética.
25. Bloco intelectivo subjetivístico: atilamento; percuciência; acuidade; logicidade; agudez; lucidez; taquipsiquismo.
26. Bloco intelectivo versátil: polivalência; polimatia; polifasia; poliedrismo; policarma; polipsiquismo; poligrafia.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o bloco intelectivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Associação didática: Comunicologia; Neutro.
02. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
03. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
04. Conformática: Comunicologia; Neutro.
05. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
06. Definição do básico: Definologia; Homeostático.
07. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
08. Orismologia: Comunicologia; Neutro.
09. Palavra: Comunicologia; Neutro.
10. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
11. Técnica do bloco tridisciplinar: Parapedagogiologia; Neutro.
12. Verbete: Comunicologia; Neutro.
A TÉCNICA DO BLOCO INTELECTIVO EXPANDE
A COSMOVISÃO PESQUISÍSTICA AO AMPLIAR A ESTRUTURA DOS DICIONÁRIOS CEREBRAIS, PRINCIPALMENTE DO SINONÍMICO E DO ANALÓGICO, DA CONSCIN LÚCIDA.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, já aplica a técnica do bloco intelectivo nas comunicações técnicas? As Enumerologias têm ajudado você na concepção dos blocos intelectivos?