A tares verbetográfica é o esclarecimento promovido pela conscin, homem ou mulher, através da escrita, revisão e defesa de verbete da Enciclopédia da Conscienciologia, objetivando a compreensão e autovivência dos conceitos cosmoéticos, interassistenciais e multidimensionais por meio da grafopensenidade lúcida.
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TARES VERBETOGRÁFICA (MENTALSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A tares verbetográfica é o esclarecimento promovido pela conscin, homem ou mulher, através da escrita, revisão e defesa de verbete da Enciclopédia da Conscienciologia, objetivando a compreensão e autovivência dos conceitos cosmoéticos, interassistenciais e multidimensionais por meio da grafopensenidade lúcida. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra tarefa vem do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Surgiu no Século XVI. O prefixo es deriva do idioma Latim, ex, “movimento para fora; privação; extração”. O vocábulo claro procede do mesmo idioma Latim, clarus, “luminoso; brilhante; iluminado”. O sufixo mento provém igualmente do idioma Latim, mentum, formador de substantivos derivados de verbos. O termo esclarecimento surgiu no Século XV. A palavra verbo vem igualmente do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. O vocábulo verbete apareceu em 1881. O termo gráfica deriva do idioma Grego, graphikós, “que se refere à ação de escrever, de compor; gráfico”, através do idioma Latim, graphicus, “perfeito; completo”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Esclarecimento pela verbetografia. 2. Desconstrução cosmoética de ideias pela verbetografia. 3. Elucidação verbetográfica. Neologia. As 3 expressões compostas tares verbetográfica, autotares verbetográfica e heterotares verbetográfica são neologismos técnicos da Mentalsomatologia. Antonimologia: 1. Literatice. 2. Superficialidade verbetográfica. Estrangeirismologia: o upgrade consciencial; a rehabilitation multidimensional seriexológica; o novo approach consciencial. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao senso de oportunidade da tares verbetográfica. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Esclarecimento: despertamento consciencial. Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: − Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é falta de respeito, é tentativa de colonização do outro (José de Souza Saramago, 1922–2010). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do esclarecimento grafopensênico; a evocação do holopensene do verbete; o holopensene pessoal da imersão mentalsomática; o abertismo pensênico; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a pensenização interassistencial; a pensenidade oxigenada pelo verbete exercendo mudança na estrutura holopensênica do leitor e do escritor; a instigação ortopensênica promovendo a substituição da baixa autestima pela autoconfiança. Fatologia: a tares verbetográfica; o empreendimento assistencial às outras pessoas; a ação elucidativa assistencial através das palavras; o esclarecimento interassistencial; o ato de gerar no leitor estresses positivos, sadios e cosmoéticos através do corte da realidade; o verbete possibilitando novas formas de pensar a cotidianidade; a intenção fraterna de dar o melhor de si; o ato de oferecer a chave de acesso à evolução ao compassageiro evolutivo; o processo da aprendizagem libertária a partir ampliação da visão e da interação multidimensionais; a intenção impactoterápica na escrita do verbete; a coragem de abrir mão das autoverdades deixando-se assistir; a repercussão reeducativa do verbete; a neoverpon opondo-se às convenções, tradicionalismos e temporalidades da Socin; o bom humor na apresentação dos verbetes verponológicos; o verbete enquanto instrumento de saturação mental cosmoética; a criação de rotinas úteis a partir da motivação cognitiva; a troca das experiências nas tertúlias chancelando o esclarecimento a partir do exemplarismo; a postura assistencial nos debates construtivos; o desenvolvimento do ato de pensar por si; a opção inteligente de não desperdiçar as oportunidades evolutivas; as escolhas autolúcidas conduzindo à autoconscienciometria; a disponibilidade interassistencial; o ato de esclarecer sem o objetivo de convencer; a desmistificação do problema pela busca da solução; as verpons conscienciológicas atuando nas prioridades conscienciais dos assistidos; os trafores desenvolvidos em favor dos outros; a responsabilidade assumida pela autevolução; a fermentação de neoideias a partir do despertamento mentalsomático; o despertamento e esforço da autossuperação; o ato de aprender a abrir mão do monoideísmo; a autoconscientização quanto aos próprios equívocos intrafísicos; a construção do posicionamento íntimo retilíneo rompendo com a mediocridade existencial; a autopesquisa; os autenfrentamentos assumidos; a predominância de atividades intelectuais na cotidianidade; o desenvolvimento da maturidade do verbetógrafo e dos compassageiros evolutivos; a autoinclusão verbetogáfica; a interfusão assistencial entre o tertuliano e o verbetógrafo; a autodisponibilidade assistencial; o gosto pelo ato de assistir; a escrita do verbete como retribuição aos aportes recebidos; a mudança de patamar; a assunção da responsabilidade assistencial; a preparação para desafios cosmoéticos maiores; a tares através dos autexemplos cosmoéticos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o domínio das energias promovendo maior capacitação assistencial; o desassédio consciencial verbetográfico; o autodesassédio mentalsomático; a conexão com o amparo extrafísico; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autoconscientização multidimensional (AM); as conexões extrafísicas na tenepes; o desenvolvimento do parapsiquismo; o desenvolvimento da visão seriexológica; o campo mentalsomático; a presença do amparo extrafísico durante a escolha, escrita e defesa do verbete; os insights pontuais; a paraplateia tertuliana; a mudança para melhor das companhias extrafísicas; o preparo para os futuros Cursos Intermissivos (CIs). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo concentração mental–ampliação do pensamento; o sinergismo assistência interconsciencial–amparo extrafísico. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio cosmoético de objetivar o melhor para todos; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do autocompromisso com a Humanidade e Para-Humanidade. Codigologia: a benignidade enquanto cláusula do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: o enfrentamento à mediocrização da consciência embasado na teoria e prática da reciclagem intraconsciencial (recin). Tecnologia: a técnica do conscienciograma; a técnica da autoconsciencioterapia; a técnica da conscin-cobaia; a técnica da verbetografia; a técnica tertuliária; a técnica da autodeterminação; a técnica da cosmoeticoterapia. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; o voluntariado da assistência da tares verbetográfica. Laboratoriologia: a verbetografia trabalhada no laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico Holociclo; o laboratório conscienciológico Holoteca; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico Tertuliarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Verbetografia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: o efeito do esclarecimento verbetográfico no aprimoramento das faculdades mentais; o efeito da desassedialidade pessoal resultante da antipoluição pensênica; o efeito da depuração das interprisões na superação do egocentrismo; o efeito da ampliação da lucidez a cada verpon compreendida; o efeito da autoconscienciometria a cada autorreflexão realizada; o efeito evolutivo na conquista de novos hábitos intelectuais; o efeito das renovações íntimas conquistadas a partir dos autenfrentamentos sinceros; o efeito da conquista do senso de Universalismo a partir da captação e apreensão de neoideia libertária; o efeito acolhedor da grafopensenidade escancarada. Neossinapsologia: as neossinapses autoprovocadas a partir da intensa atividade mentalsomática; as neossinapses geradas pela desconstrução das monoideias; as neossinapses construídas a partir do modo de enxergar a necessidade do outro; as neossinapses desenvolvidas pela tares; as neossinapses conquistadas pela aquisição da benevolência; as neossinapses advindas da ação do confor verbetográfico. Ciclologia: a tares verbetográfica no ciclo alternante leitor-autor gerando efeito cascata evolutiva; o ciclo da dinamização esclarecedora do verbete promovido a partir da profundidade e dosificação determinadas pelo fôlego e tempo evolutivo de cada consciência. Enumerologia: a tares verbetográfica saneadora; a tares verbetográfica desassediadora; a tares verbetográfica neocognitora; a tares verbetográfica traforista; a tares verbetográfica multidimensional; a tares verbetográfica multiexistencial; a tares verbetográfica interassistencial. Binomiologia: o binômio autopesquisa-autodesprendimento; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio admiração-discordância; o binômio vontade-autodeterminação na conduta autorresponsável desassediada; o binômio retribuição-esclarecimento. Interaciologia: a interação autodesassédio–heterassistência consciencial; a interação verbetógrafo–compassageiro evolutivo; a interação bom humor–prazer no ato de esclarecer. Crescendologia: o crescendo da propulsão da tares assistencial interconsciencial; o crescendo das autocríticas favorecendo as crises de crescimento. Trinomiologia: o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio (dinâmica interassistencial contínua) verbete-tertúlia-cosmovisão; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-transparência; o trinômio priorização-autorganização-incorruptibilidade; o trinômio volição-cognição-autocrítica. Polinomiologia: o polinômio responsabilidade-benevolência-exemplarismo-retribuição; o polinômio escrita–revisão–defesa–desrepressão–aprendizagem evolutiva. Antagonismologia: o antagonismo taxa pessoal de egoísmo / taxa pessoal de cosmoética; o antagonismo tacon / tares; o antagonismo rigidez / flexibilidade pensênica; o antagonismo egoísmo / altruísmo. Paradoxologia: o paradoxo de a ação antipática da tares representar a benignidade e o interesse pelo compassageiro evolutivo; o paradoxo da ação fraterna de acolhimento ao frontalmente diferente. Politicologia: a democracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a argumentocracia; a debatocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na busca da ampliação do discernimento e cosmoética promovidos pela produção grafotarística da Enciclopédia da Conscienciologia. Filiologia: a assistenciofilia; a priorofilia; a verbetofilia; a conscienciofilia; a verponofilia; a cosmoeticofilia; a neofilia. Fobiologia: a ultrapassagem da autopesquisofobia; a remissão da recexofobia; a superação da intelectofobia; a eliminação da xenofobia. Sindromologia: o combate à síndrome do apriorismo; o enfrentamento à síndrome da dispersão consciencial; a remissão da síndrome da vitimização; a superação da síndrome do avestruzismo. Maniologia: a depuração da monomania; o combate à querulomania. Mitologia: a superação do mito da independência total. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a mentalsomatoteca; a pesquisoteca; a argumentoteca; a metodoteca; a cognoteca; a grafopensenoteca; a tertulioteca; a consciencioteca; a assistencioteca. Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Descrenciologia; a Verbetologia; a Enciclopediologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Tariscologia; a Intencionologia; a Teaticologia; a Interaciologia; a Autopesquisologia; a Autodeterminologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens taristicus; o Homo sapiens assistentiologus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens conscientiologus. V. Argumentologia Exemplologia: autotares verbetográfica = o autesclarecimento a partir da escrita do verbete, promovendo a superação da desorganização pensênica do próprio verbetógrafo, pelo emprego e compreensão da fórmula formal; heterotares verbetográfica = o esclarecimento aos compassageiros evolutivos, a partir da escrita do verbete, favorecendo a compreensão de fatos, parafatos e verpons. Culturologia: a cultura da racionalidade; a cultura da Cosmoética Prática. Grafopensenologia. Sob a ótica da Verbetologia, a ação e o efeito da grafopensenidade legítima e esclarecedora somente acontece a partir do uso teático e traforista da inteligência evolutiva (IE) a serviço da interassistencialidade universal. Taxologia. Segundo a Autocoerenciologia, eis, em ordem alfabética, 10 exemplos de condições evolutivas a serem observadas pela conscin lúcida no desempenho da tares verbetográfica: 01. Abertismo: o ato de perceber, acolher, admitir e assimilar neoideias evolutivas. 02. Autocriticidade: a autossaturação levando às autocríticas realistas. 03. Bioenergossomaticidade: a responsabilidade do controle das próprias energias. 04. Desprendimento: a renúncia aos conceitos anacrônicos e estagnadores. 05. Detalhismo: a meticulosidade aplicada às atividades exercidas. 06. Erudição: a leitura e o estudo esclarecedores, suscitando neorreflexões. 07. Incorruptibilidade: a decisão cirúrgica de eliminar as autocorrupções. 08. Lisura: a sinceridade cosmoética de propósitos. 09. Posicionamento: a coragem para identificar e enfrentar o próprio erro. 10. Responsabilidade: o comprometimento com a própria capacidade interassistencial. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a tares verbetográfica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acurácia consciencial: Autopesquisologia; Homeostático. 02. Autoconsciencioterapia verbetográfica: Autoconsciencioterapia; Homeostático. 03. Auto-historiograma: Historiologia; Neutro. 04. Autoinclusão verbetográfica: Autorrevezamentologia; Homeostático. 05. Autoposicionamento sadio: Comunicologia; Homeostático. 06. Capacitação tarística: Taristicologia; Homeostático. 07. Cosmoeticoterapia: Consciencioterapia; Homeostático. 08. Cosmovisão verponológica: Cosmocogniciologia; Homeostático. 09. Fatofilia: Autodiscernimentologia; Homeostático. 10. Megatares: Autopriorologia; Homeostático. 11. Qualificação da tares: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Reorganização cognitiva: Autocogniciologia; Neutro. 13. Tertuliofilia: Tertuliologia; Neutro. 14. Textualidade verbetográfica: Conformaticologia; Neutro. 15. Verbetógrafo conscienciológico: Verbetologia; Homeostático. A TARES VERBETOGRÁFICA PROMOVE A REVITALIZAÇÃO MENTALSOMÁTICA DAS CONSCIÊNCIAS PELA GRAFOPENSENIDADE COSMOÉTICA E PELO EXERCÍCIO CONTÍNUO DE REDIGIR, DEFENDER E EXPANDIR AS NEOIDEIAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, avalia a responsabilidade de utilização da própria inteligência de maneira assistencial por meio da tares verbetográfica? Já integra o elenco de coautores da Enciclopédia da Conscienciologia? Bibliografia Específica: 1. Almeida, Júlio; Qualificação Autoral: Aprofunadamento na Escrita Conscienciológica; pref. Rosemary Salles; revisores Gisélle Razera; et al.; 312 p.; 9 seções; 60 caps.; 23 E-mails; 210 enus.; 64 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 20 websites; glos. 170 termos; 25 filmes; 308 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 27 a 29, 50, 51, 108 a 112 e 134 a 136. 2. Loche, Laênio; Anticonflituosidade Consciencial; Artigo; III Congresso Internacional de Inversão Existencial – CINVÉXIS; Foz do Iguaçu, PR; 19-22.07.04; Conscientia; Revista; Vol. 6; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 28 enus.; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2002; página 155 a 165. 3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 1.005. 4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 1.105. 5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 reffs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 411 a 416, 450 e 451. H. S.