Remissão Enciclopédica

A remissão enciclopédica é a estruturação e utilização técnica da enumeração vertical da Remissiologia – seção dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia – interrelacionando o tema em estudo com outros afins, facilitando ao leitor a compreensão, aprofundamento, anatomização e ampliação da cosmovisão pesquisística.

Você, leitor ou leitora, procura ampliar as autopesquisas, artigos ou textos pessoais utilizando a remissão enciclopédica? Com quais resultados?

      REMISSÃO ENCICLOPÉDICA
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A remissão enciclopédica é a estruturação e utilização técnica da enumeração vertical da Remissiologia – seção dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia – interrelacionando o tema em estudo com outros afins, facilitando ao leitor a compreensão, aprofundamento, anatomização e ampliação da cosmovisão pesquisística.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo remissão procede do idioma Latim, remissio, “ação de pôr a caminho de novo; diminuição; isenção; ação de relaxar; cessação”, e este de remittere, “reenviar; remeter; tornar a mandar; entregar; deixar ir; despedir; consentir”. Apareceu no Século XIII. O termo enciclopédia vem do idioma Francês, encyclopédie, derivado do idioma Latim Tardio, encyclopaedia, e este do idioma Grego, egkuklopaideía, por egklúklios paideia, “ensino circular, panorâmico”. Surgiu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 01. Técnica remissiológica enciclopédica. 02. Método remissiológico enciclopédico. 03. Ordenação remissiológica interverbetes. 04. Interrelação verbetológica. 05. Rede verbetológica. 06. Visão panorâmica verbetológica. 07. Prescrição temática verbetográfica. 08. Correlações temáticas. 09. Técnica da intercomplementaridade temática. 10. Técnica da circularidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas remissão enciclopédica, remissão enciclopédica verbetológica e remissão enciclopédica verbetográfica são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 01. Ausência remissiológica. 02. Imprecisão remissiológica. 03. Desconexão temática. 04. Limitação intelectiva. 05. Restringimento pesquisístico. 06. Carência informativa. 07. Deficiência parapedagógica. 08. Redundância; tautologia. 09. Índice remissivo. 10. Técnica sinonímica.
          Estrangeirismologia: o emprego do notebook pessoal; os links auxiliares; os achados no find do processador de textos; o zoom técnico; os upgrades pesquisísticos; o breakthrough temático; a technical advanced search.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Pesquisologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Remissiologia: cosmovisão temática.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da intelectualidade; o batopensene ideativo; os neopensenes; a neopensenidade; os lexicopensenes; a lexicopensenidade; o holopensene cosmovisiológico; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
          Fatologia: a remissão enciclopédica; o método da ampliação de ideias; a atenção à singularidade; o uso dos contrastes; as neoideias; as verpons; o confor; a sentença relevante; a frase enfática expondo a síntese do tema; o dicionário cerebral analógico; os extrapolacionismos; o “juntar as pontas”; os cons magnos; a inteligência evolutiva (IE); a interassistencialidade; a tares; a intrarticulação heurística; a desinibição mentalsomática; as abordagens multifacetadas; as similitudes temáticas; as especialidades, neoespecialidades e subespecialidades; as oficinas do Holociclo; a Holoteca possibilitando neopesquisas e ampliações; a produção da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático; a parapercuciência do parafato; a multifocagem analítica dos parafatos; a disciplina prática do Curso Intermissivo (CI)
pré-ressomático; o propósito gratificante de encarar as neorrealidades e pararrealidades; a primener resultante da expansão mentalsomática.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectual.
          Principiologia: o princípio da hiperacuidade da Conscienciologia; o princípio da perseverança pesquisística; o princípio da atomização cognitiva; o princípio da explicitação pesquisística; o princípio da interatividade cognitiva; o princípio do uróboro; o princípio da descrença.
          Teoriologia: a teoria do refinamento das neoideias.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da enumeração; a técnica do crescendo; a técnica do circundamento do assunto; a técnica do omniflanqueamento do tema; a técnica da associação de ideias.
          Voluntariologia: as equipes técnicas voluntárias do Holociclo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito da multifacetação da ideia.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pela ampliação dos neoconceitos.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal; o ciclo mentalsomático; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a nuança; a minúcia; a analogia; a correlação; o tangenciamento; o contraponto; a interconexão.
          Binomiologia: o binômio atenção-cosmovisão; o binômio análise-síntese; o binômio atenção-autodiscernimento; o binômio significação-ressignificação; o binômio interatividade informacional–intrarticulação coerente.
          Interaciologia: a interação detalhismo-generalismo.
          Crescendologia: o crescendo ideia simples–ideia complexa; o crescendo realidades-pararrealidades.
          Trinomiologia: o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-multipesquisas; o trinômio confrontos-analogias-sinonímias; o trinômio informações-conhecimentos-neoverpons; o trinômio fato-autodiscernimento-interpretação; o trinômio detalhismo-maximização-exaustividade; o trinômio conexidade-conotação-concatenação; o trinômio dissecção-detalhamento-ampliação da ideia em foco.
          Antagonismologia: o antagonismo círculo virtuoso / círculo vicioso; o antagonismo repetição didática / argumentação rebarbativa; o antagonismo enfoque específico / enfoque pluralizante.
          Politicologia: a cognocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a neofilia; a gnosiofilia; a pesquisofilia; a raciocinofilia; a conteudofilia; a intelectofilia; a comunicofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a cenotofobia; a apriorismofobia; a intelectofobia; a bibliofobia; a pesquisofobia; a leiturofobia.
          Holotecologia: a atencioteca; a cognoteca; a encicloteca; a lexicoteca; a mentalsomatoteca; a cosmovisioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Experimentologia; a Holotecologia; a Autopesquisologia; a Parapercepciologia; a Interassistenciologia; a Comunicologia; a Heuristicologia; a Enciclopediologia; a Verponologia; a Proexologia; a Seriexologia; a Cosmovisiologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin mentalsomática; a conscin eletronótica; o ser interassistencial; a consciência rastreadora de neoideias.
          Masculinologia: o experimentador; o pesquisador; o autor; o voluntário técnico; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o revisor; o produtor de conhecimento; o comunicólogo; o conscienciólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o intelectual; o inversor existencial; o reciclante existencial; o projetor consciente; o verponista; o arquiteto de verpons.
          Femininologia: a experimentadora; a pesquisadora; a autora; a voluntária técnica; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a revisora; a produtora de conhecimento; a comunicóloga; a consciencióloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a intelectual; a inversora existencial; a reciclante existencial; a projetora consciente; a verponista; a arquiteta de verpons.
          Hominologia: o Homo sapiens encyclopaedicus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens analyticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: remissão enciclopédica verbetológica = o estudo acurado a partir da seção Remissiologia na Enciclopédia da Conscienciologia; remissão enciclopédica verbetográfica
= a enumeração vertical de no mínimo 10 verbetes, redigida pelo verbetógrafo da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Culturologia: a cultura da mentalsomaticidade cosmovisiológica; a cultura da Pesquisologia.
          Objetivos. No âmbito da Comunicologia, eis, por exemplo, 12 objetivos da remissão enciclopédica, listados em ordem alfabética:
          01. Acuidade. Elucidar a intrarticulação coerente nos constructos dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
          02. Amplitude. Ampliar a abordagem do tema mediante reiterações lógicas.
          03. Anatomização. Aprofundar os conceitos através das correlações.
          04. Associações. Conduzir a novas associações de ideias.
          05. Circularidade. Captar, através da técnica da circularidade, maior apreensão do tema em estudo.
          06. Complementação. Alargar a compreensão do verbete ou tema analisado, mediante informações complementares evidentes em outros.
          07. Cosmovisão. Ampliar a visão de conjunto interdisciplinar das realidades e pararrealidades.
          08. Criticidade. Remeter a outros conceitos para posterior análise crítica.
          09. Detalhismo. Ler nas entrelinhas as informações relevantes ou dados complementares à pesquisa realizada no momento.
          10. Exaustividade. Ser exaustivo na busca de dados úteis.
          11. Panorâmica. Observar o enfoque do tema com visão conspectiva.
          12. Reflexão. Oportunizar reflexões mais acuradas.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a remissão enciclopédica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
           02.  Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
           03.  Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
           04.  Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
           05.  Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
           06.  Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
           07.  Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
           08.  Fórmula formal: Conformática; Neutro.
           09.  Interação análise-síntese: Experimentologia; Neutro.
           10.  Interrelações interdisciplinares: Mentalsomatologia; Homeostático.
           11.  Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
           12.  Nuança: Experimentologia; Neutro.
           13.  Orismologia: Comunicologia; Neutro.
           14.  Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático.
           15.  Verbete: Comunicologia; Neutro.
     A ACURÁCIA MINUCIOSA E A AUTORREFLEXÃO PERTINENTE, UTILIZADAS NA REMISSÃO ENCICLOPÉDICA,
  CONTRIBUEM, PRIORITARIAMENTE, PARA A RECUPERAÇÃO DOS CONS MAGNOS DA CONSCIN PESQUISADORA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, procura ampliar as autopesquisas, artigos ou textos pessoais utilizando a remissão enciclopédica? Com quais resultados?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996 (Edições em Português e Espanhol); páginas 8 a 42; 90, 91, 110, 111, 130, 131, 150, 151, 170, 171, 190, 191, 210, 211, 230, 231, 250 e 251.
           2. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007 (Edição em Português); páginas 382, 639, 998 e 1.010.
           3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004 (Edição em Português); páginas 68, 123, 127, 128, 129, 131, 154, 186, 338 a 357.
                                                                                                                         N. C.