Superação da Autoinsegurança

A superação da autoinsegurança é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, identificar e solucionar, por meio de recins, os traços associados à desconfiança, hesitação e receios, adquiridos ao longo de retrovidas, possibilitando a otimização da proéxis pessoal.

Você, leitor ou leitora, ainda alimenta traços de insegurança e hesitação? Quais os ganhos evolutivos no autenfrentamento das fobias e medos pessoais?

      SUPERAÇÃO DA AUTOINSEGURANÇA
                                 (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A superação da autoinsegurança é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, identificar e solucionar, por meio de recins, os traços associados à desconfiança, hesitação e receios, adquiridos ao longo de retrovidas, possibilitando a otimização da proéxis pessoal.
         Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo superação vem do idioma Latim, superatio, “ação de vencer;
alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo in provém do idioma Latim, in, “privação; negação”. O vocábulo segurança provém igualmente do idioma Latim, securus, “tranquilo; calmo; seguro; que não teme; que não receia”, composto por sine, “sem”, e cura, “inquietação; aflição; angústia; cuidado; guarda; vigia; superintendente; objeto ou causa de cuidados”. Surgiu no Século XIV. O termo insegurança apareceu no Século XX.
         Sinonimologia: 1. Sobrepujamento da autoinsegurança. 2. Resolução da autoinsegurança. 3. Ultrapassagem do gargalo da autoinsegurança. 4. Remoção da autoinsegurança.
         Neologia. As 3 expressões compostas superação da autoinsegurança, superação básica da autoinsegurança e superação avançada da autoinsegurança são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
         Antonimologia: 1. Perda da autossegurança. 2. Vitimização pela autoinsegurança. 3. Zona de conforto patológica.
         Estrangeirismologia: a superação da lack of self confidence; o hábito constante de tourner autour du pot; o ato de sempre jeter l'éponge.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autorrecinologia Prioritária.
         Coloquiologia: a insegurança da conscin ao colocar minhocas na cabeça.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autoconfiança; o holopensene pessoal da força de vontade; o holopensene pessoal da autossegurança; o holopensene pessoal da autossuperação; os ortopensenes; a ortopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; a conexão pensênica com o amparo intra e extrafísico; a visão distorcida dos heteropensenes; a inconsistência pensênica; o holopensene da desconfiança; o holopensene da autorreeducação; os xenopensenes; a xenopensenidade; o holopensene pessoal da imperturbabilidade; a autopensenidade racional.
         Fatologia: a superação da autoinsegurança; o término da geração de incertezas pela autoinsegurança; a autocriticidade cosmoética; a busca pela maturidade consciencial; a superação da autoinsegurança oriunda da repressão da família nuclear; a eliminação do medo de errar; o autenfrentamento; a hesitação nosográfica precursora de patologias físicas e mentais; a procrastinação; a perda das oportunidades evolutivas; a baixa autestima potencializadora da autoinsegurança; a autocobrança; a heterocobrança; a influência da mesologia dificultando a conscin na superação do trafar; a atitude grosseira como reflexo da insatisfação pessoal; o comodismo potencializando a indecisão constante; a falta da pacificação íntima; o reflexo da autoinsegurança na alteração do tom de voz; a omissão precursora de problemas; a sensação de inferioridade; a autoinsegurança geradora da melin; a desvalorização dos aportes existenciais; a perda do ponto de referência gerando desequilíbrios cognitivos; a autoindulgência; a insegurança ativando a reação do subcérebro abdominal; a distorção exacerbada do medo; a necessidade de autaprovação; as reações impulsivas para livrar-se dos problemas; a necessidade de autafirmação; a tares do amparo intrafísico; o autexemplo perante o grupo evolutivo; a obstinação na superação do trafar; a rotina útil; as diversificadas terapias auxiliando na rememoração da infância; o ato de sair da acomodação na zona de conforto; a coragem para seguir no contrafluxo; a superação multifacetada da autoinsegurança; a audácia cosmoética; a vontade sustentando as recins; a finesse evolutiva; a matriz otimista; a exemplificação traforista silenciosa; a coragem do autoposicionamento cosmoético; o fim da preguiça mental; a otimização do tempo auxiliando na recin da autoinsegurança; o senso de autovalor inato.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a influência da autorrepressão potencializadora da vulnerabilidade extrafísica; a autossustentação energética da recin; as parapercepções influenciando nas atitudes intrafísicas; a confiança no amparo extrafísico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autodeterminação–inteligência evolutiva (IE); o sinergismo autoinsegurança-heterodesconfiança; o sinergismo incompreensão-autoinsegurança; o sinergismo autoconfiança proativa–segurança intíma.
          Principiologia: o princípio da maturidade consciencial.
          Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) no autenfrentamento contínuo; a autossegurança nos itens do código pessoal de Cosmoética enraizados na personalidade.
          Tecnologia: a técnica autopesquisística antonimológica; a técnica da exaustividade aplicada à recin; a técnica da madrugada; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica.
          Voluntariologia: a ausência de posicionamento no voluntariado; o voluntariado conscienciológico auxiliando na superação da autoinsegurança.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Autexperimentologia; o Colégio Invisível da Conviviologia.
          Efeitologia: o efeito halo da autoinsegurança; o efeito da falta de autenticidade; o efeito do medo na postergação; o efeito da tares nas recins; o efeito patológico da repressão religiosa; o efeito pacificador da maturidade mentalsomática; o efeito do estresse sobre a autoinsegurança; o efeito da audácia evolutiva sobre as recins; o efeito do bem-estar mentalsomático; o efeito da tares; o efeito de sair da zona de conforto; o efeito da autovalorização.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas de pensamentos, sentimentos e energias sadias; as percepções de ameaças do entorno produzindo sinapses autorrepressoras; a religiosidade impedindo as neossinapses autolibertadoras; a obnubilação consciencial dificultanto as neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo ameaça-insegurança-intimidação; o ciclo autoinsegurança-heterodesconfiança.
          Binomiologia: o binômio autoinsegurança-autossuperação; o binômio emoção-instintividade; o binômio autoinsegurança-indecisão; o binômio autoinsegurança-autodesmotivação; o binômio autoinsegurança–distorção de valores.
          Interaciologia: a interação autossegurança–parabanho autoconfirmatório.
          Crescendologia: o crescendo insegurança–falta de posicionamento–pusilanimidade; o crescendo insegurança-comodismo.
          Trinomiologia: o trinômio patológico autoinsegurança–patologia energética–patologia somática; o trinomio autoinsegurança-autodesconfiança-heterodesconfiança; o trinômio autoinsegurança-imaturidade-irresponsabilidade; o trinômio insegurança–fragilidade da autestima–fantasia.
          Antagonismologia: o antagonismo medo / serenidade; o antagonismo insegurança
 / coragem evolutiva.
          Paradoxologia: o paradoxo de a insegurança poder gerar automotivação; o paradoxo de a delicadeza poder potencializar a imposição energética.
          Fobiologia: a amnesiofobia; a decidofobia; a fobia social; a tropofobia; a enosiofobia; a fronemofobia; a laliofobia.
          Sindromologia: a síndrome do estrangeiro (SEST); a atenção em relação à síndrome da dispersão consciencial; a autocura da síndrome da insegurança; a cautela quanto à síndrome da Maria vai com as outras.
          Maniologia: a fracassomania.
          Holotecologia: a autopesquisoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a grupocarmoteca; a pensenoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Autodecidologia; a Traforologia; a Achismologia; a Autorreciclologia; a Autovitimologia; a Heterocriticologia; a Somatologia; a Discernimentologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o intermissivista; o autodecisor; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o proexólogo; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a intermissivista; a autodecisora; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a covivióloga; a duplista; a proexista; a proexóloga; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens insecurus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens recyclicus; o Homo sapiens autolucidus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: superação básica da autoinsegurança = a exitosa no âmbito da intrafisicalidade; superação avançada da autoinsegurança = a exitosa no âmbito da multidimensionalidade.
          Culturologia: a cultura do medo; a cultura da repressão; a cultura da religiosidade; a cultura da autorreciclogenia.
          Sintomatologia. Segundo a Holossomatologia, a autoinsegurança, quando patológica, pode gerar repercussões, a exemplo das 16 enumeradas em ordem alfabética, exigindo autossuperação por parte da conscin:
          01. Ansiedade.
          02. Autassédio.
          03. Autoculpa.
          04. Baixa autestima.
          05. Desvio de caráter.
           06.  Erros constantes.
           07.  Falta de autenticidade.
           08.  Falta de autoconfiança.
           09.  Falta de força de vontade.
           10.  Falta de posicionamento.
           11.  Frustração.
           12.  Preocupação.
           13.  Procrastinação.
           14.  Sensação de incompetência.
           15.  Sensação de inferioridade.
           16.  Tristeza.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a superação da autoinsegurança indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antiprocrastinação: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           02. Autoconfiança intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
           03. Autoconfiança proativa: Traforologia; Homeostático.
           04. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
           05. Automitridatismo: Autoparaimunologia; Homeostático.
           06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           07. Conscin corajosa: Holomaturologia; Neutro.
           08. Família nuclear conscienciológica: Grupocarmologia; Homeostático.
           09. Fórmula SEI: Paradireitologia; Homeostático.
           10. Medo: Subcerebrologia; Nosográfico.
           11. Papel de vítima: Conviviologia; Nosográfico.
           12. Propósito de mudança: Autoproexologia; Neutro.
           13. Reciclagem do temperamento: Temperamentologia; Homeostático.
           14. Sobrepujamento emocional autoinvestigativo: Autexperimentologia; Neutro.
           15. Vontade de acertar: Voliciologia; Homeostático.
  A SUPERAÇÃO DA AUTOINSEGURANÇA OTIMIZA A EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL, FACILITANDO O DESLANCHE
 DA PROÉXIS E A COMPLETUDE EXISTENCIAL, POR MEIO
   DAS RECICLAGENS INTRACONSCIENCIAIS LIBERTÁRIAS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda alimenta traços de insegurança e hesitação? Quais os ganhos evolutivos no autenfrentamento das fobias e medos pessoais?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 904, 905, 906, 907 e 908.
                                                                                                                  A. C. M.