A autocobrança antievolutiva é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, almejar de modo excessivo suposto padrão de perfeição, ao não conseguir lidar com falhas pessoais, gerando elevado nível de autassédio, prejudicando o grau de lucidez e discernimento pessoal.
Você, leitor ou leitora, já parou para analisar o nível de autocobrança no dia a dia? Consegue destinguir as autocobranças sadias das nocivas?
AUTOCOBRANÇA ANTIEVOLUTIVA (AUTOPESQUISOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autocobrança antievolutiva é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, almejar de modo excessivo suposto padrão de perfeição, ao não conseguir lidar com falhas pessoais, gerando elevado nível de autassédio, prejudicando o grau de lucidez e discernimento pessoal. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo cobrança procede de recobrar derivado do idioma Latim, recuperare, “recuperar; reaver”. Surgiu no Século XIV. O prefixo anti provém do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo evolutivo vem do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873. Sinonimologia: 1. Autexigência antievolutiva. 2. Autocobrança involutiva. Neologia. As 3 expressões compostas autocobrança antievolutiva, miniautocobrança antievolutiva e megautocobrança antievolutiva são neologismos técnicos da Autopesquisologia. Antonimologia: 1. Autocobrança evolutiva. 2. Autexigência evolutiva. Estrangeirismologia: a busca permanente do personal best; o receio do feedback; os truth end hard facts; o workaholism; o winner-loser; a mania de querer ser wonder woman ou superman; as high expectations; a self-blame; a preocupación demasiada por los errores. Atributologia: predomínio dos faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos limites pessoais. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Perfeccionista: conscin antiassistencial. Perfeccionismo: inautenticidade constante. Coloquiologia: – Errar é humano. Ninguém é perfeito. É errando que se aprende. Citaciologia: – O homem que não comete erros geralmente não faz nada (Edward John Phelps, 1822–1900). O importante é a lembrança dos erros, que nos permite não cometer sempre os mesmos. O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro dos seus erros, a larga experiência vital decantada por milênios, gota a gota (José Ortega y Gasset, 1883–1955). Preocupe-se com a aprovação das pessoas e você será prisioneiro de si mesmo (Lao Tsé, 601–531 a.e.c.). Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Cobranças. A autocobrança é sempre maior por parte da consciência mais lúcida”. 2. “Imperfeições. É impossível à consciência evoluir sem identificar e combater suas imperfeições”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal antievolutivo; o holopensene pessoal do perfeccionismo; a autocobrança pensênica; o holopensene pessoal autassediado; o holopensene pessoal ansioso; o holopensene pessoal da assedialidade; a afinização pensênica com companhias patológicas; os assediopensenes; a assediopensenidade; a ativação do autassédio na mudança do holopensene; a ausência da Higiene Autopensênica; a necessidade de lucidopensenes; a ausência da lucidopensenidade; a carência de ortopensenes; a ausência da ortopensenidade; a autescravidão pensênica; o holopensene pessoal rígido; os estagnopensenes; a estagnopensenidade; o holopensene pessoal carregado no sen; as fissuras pensênicas; os invexopensenes; a invexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade. Fatologia: a autocobrança antievolutiva; a autocobrança diante dos erros cometidos; a autexigência no ambiente escolar e no trabalho; a autocobrança perante o não realizado; a falta de tempo; a exigência exaustiva quanto à rotina de provas e trabalhos escolares; a exigência pessoal quanto a erros no ambiente de trabalho; a melancolia intrafísica (melin) relacionada às frustações; o estresse relacionado às cobranças sucessivas; o descontentamento a cada coisa realizada; o “padrão perfeito” a ser alcançado; as altas expectativas em todas as coisas; o padrão de competitividade; as autexigências patológicas perante a invéxis; a autopercepção de insuficiência das ações pessoais, mesmo sendo corretas; a ansiedade constante; a falta de flexibilidade perante atos falhos; o constante sentimento de culpa; o autojulgamento frequente seguido de autopunição; a autoimagem vista de maneira negativa; a influência das mídias na autocobrança da conscin imatura; a falta de valorização das pequenas conquistas; o receio de heterocríticas; a presença contínua de lastimações; a procrastinação na realização de tarefas; a apreensão ante certos desafios; a desvalorização e falta de assunção dos trafores pessoais; a autestima instável; a falta de abertismo culminando em monoideísmo, abrindo brechas para o heterassédio; a autossabotagem constante; as dificuldades em lidar com imprevistos; o pessimismo antecipando a desaprovação; o medo quanto à não aceitação; o ato de não fazer por si mesmo o feito pelos outros; a ausência de respeito às próprias limitações; a dificuldade em dizer não; a falta de autenticidade; a falta de autocrítica em momentos de pouca lucidez; o senso de responsabilidade deslocado; a ausência de visão de conjunto; os trafais a serem preenchidos objetivando a superação do perfeccionismo; as auto e heterocobranças ao possível candidato à invéxis, em relação ao potencial, decorrentes da crença de o inversor ser perfeito; a autaceitação; a assistência prestada a conscins portadoras do mesmo traço, a partir das reciclagens pessoais; o apoio mútuo entre inversores com o hábito da autocobrança excessiva; a superação da autocobrança antievolutiva, em troca da evolutiva e equilibrada. Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desperdício de energias conscienciais (ECs); a falta de desassimilações simpáticas (desassins); a deficiência das autodefesas energéticas da conscin ante os heterassédios; a qualificação da autocobrança em razão da autopesquisa multidimensional invexológica; o autexemplarismo intra e extrafísico a partir das reciclagens pessoais. III. Detalhismo Sinergismologia: a ausência do sinergismo dos trafores pessoais; a falta do sinergismo energético pessoal; a inobservância quanto ao sinergismo hábitos saudáveis–rotinas úteis; o sinergismo patológico dos autesforços estéreis. Principiologia: o princípio da impossibilidade de perfeição na intrafisicalidade. Codigologia: a profilaxia das posturas perfeccionistas pela aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da reciclagem consciencial. Tecnologia: as técnicas do detalhismo e exaustividade; a técnica da imobilidade física vígil (IFV). Voluntariologia: o perfeccionismo enquanto variável a ser evitada pelos voluntários-autores de gescons; as reciclagens propiciadas pelo voluntariado conscienciológico; a aplicação dos trafores no voluntariado em Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a conciliação entre o voluntariado conscienciológico e outras áreas da vida, de modo equilibrado e sem cobranças. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV). Colegiologia: o Colégio Invisível da Autodesassediologia; o Colégio Invisível da Autorganizaciologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Parapatologia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Recexologia. Efeitologia: os efeitos somáticos das autocobranças excessivas; o efeito corrosivo dos patopensenes; os efeitos danosos das expectativas. Neossinapsologia: a ausência de neossinapses evolutivas; a ausência de neossinapses para identificar e superar o trafar; as neossinapses adquiridas a partir do contato com os amparadores extrafísicos. Ciclologia: o ciclo vicioso; o ciclo de gerações perfeccionistas; o ciclo erro-retificação-acerto; a autointoxicação holopensênica pela inaptidão ao ciclo assim-desassim. Enumerologia: a abordagem autassediante; a autolimitação estagnante; a ansiedade exagerada; a autopersistência excessiva; a autopunição frequente; a insegurança crescente; o negativismo continuado. Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica. Interaciologia: a ausência da interação ideia-realidade; a interação perfeccionismo-inflexibilidade; a interação insegurança-autocobrança-competitividade sustentadora do perfeccionismo. Crescendologia: o crescendo homeostático erro-acerto. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer. Polinomiologia: o polinômio rigidez-punição-medo-inibição. Antagonismologia: o antagonismo detalhismo / perfeccionismo. Paradoxologia: o paradoxo autesforço máximo–vida feliz; o paradoxo alta capacidade–baixa realização. Politicologia: a política demagógica de querer agradar a todos. Legislogia: a lei de atração entre afins. Filiologia: a ausência da assistenciofilia. Fobiologia: a criticofobia; a humilhofobia. Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome do bonzinho; a síndrome da subestimação; a síndrome da pré-derrota. Maniologia: a mania de agradar; a mania de nunca se satisfazer com o desempenho pessoal. Mitologia: o mito de somente o alcance do primeiro lugar possuir valor; o mito do corpo perfeito; a quebra do mito de o inversor ser considerado perfeito. Holotecologia: a psicossomatoteca; a patopensenoteca; a invexoteca; a recinoteca; a autocriticoteca; a autopesquisoteca; a prioroteca; a traforoteca. Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Parapatologia; a Conscienciometrologia; a Invexologia; a Recexologia; a Autodiscernimentologia; a Autodeterminologia; a Seriexologia; a Autoconfianciologia; a Pensenologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin perfeccionista; a conscin refém de si mesma. Masculinologia: o autocobrador; o ansioso; o inseguro; o inflexível; o preocupado; o autassediado; o exigente; o competitivo; o insatisfeito; o reciclante; o inversor. Femininologia: a autocobradora; a ansiosa; a insegura; a inflexível; a preocupada; a autassediada; a exigente; a competitiva; a insatisfeita; a reciclante; a inversora. Hominologia: o Homo sapiens autassediator; o Homo sapiens automimeticus; o Homo sapiens competitor; o Homo sapiens anxius; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens antievolutivus; o Homo sapiens inflexibilis; o Homo sapiens analyticus. V. Argumentologia Exemplologia: miniautocobrança antievolutiva = aquela razoável, em razão do atraso de tarefas do voluntariado, gerando autassédio e prejudicando de certa forma a assistência prestada; megautocobrança antievolutiva = aquela excessiva, em razão do não cumprimento de tarefas do voluntariado, devido à falta de disciplina, de desassins e do EV profilático. Culturologia: a cultura do padrão ideal; a cultura do ser perfeito e sem defeitos. Trafores. Sob a ótica da Recexologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 6 trafores a serem buscados pela conscin autocobradora antievolutiva, em geral manifestos na autocobrança sadia: 1. Abertismo: a profilaxia do monoideísmo, inibindo os mecanismos de defesa do ego (MDEs), passíveis de gerar brechas para o assédio. 2. Adaptabilidade: a demonstração de flexibilidade, ferramenta necessária para a conduta homeostática nas correções ou ajustes pessoais. 3. Autenticidade: a manifestação da conscin verdadeira, sem preocupação excessiva com o meio externo. 4. Autesforço: o compromisso da conscin consigo mesma, em aplicar foco máximo na consecução de tarefas ou reciclagens. 5. Autoincorruptibilidade: a evitação das autocorrupções, usadas como desculpa para justificar certas ações. 6. Coragem: a intencionalidade cosmoética chancelada pela coragem para as reciclagens dos traços prioritários para evoluir. Tabelologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, tabela com 5 itens, expondo o cotejo entre posturas patológicas e posturas evolutivas: Tabela – Contraponto Posturas Patológicas versus Posturas Evolutivas Nos Posturas Patológicas Posturas Evolutivas 1. Autassédio devido às falhas Aprendizado com as falhas 2. Autopunição Autoimperdoamento Comparação com a versão anterior de si 3. Comparação com o meio externo mesmo 4. Padrão pensênico assediado Padrão pensênico evolutivo 5. Insegurança Autoconfiança evolutiva VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autocobrança antievolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico. 02. Antiansiosismo invexológico: Invexologia; Homeostático. 03. Aparência: Intrafisicologia; Nosográfico. 04. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico. 05. Autassunção da Invexologia: Autoproexologia; Homeostático. 06. Autoconfiança intelectual: Mentalsomatologia; Neutro. 07. Conscin inversora: Invexologia; Homeostático. 08. Conscin perfeccionista: Parapatologia; Nosográfico. 09. Desconstrução da autoimagem idealizada: Autocriticologia; Homeostático. 10. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático. 11. Estudante perfeccionista: Parapatologia; Nosográfico. 12. Idealização antievolutiva: Conscienciometrologia; Nosográfico. 13. Rotina do inversor universitário: Invexologia; Neutro. 14. Síndrome da pré-derrota: Parapatologia; Nosográfico. 15. Workaholism: Parapatologia; Nosográfico. A AUTOCOBRANÇA ANTIEVOLUTIVA EVIDENCIA LACUNAS NA AUTOCONFIANÇA DA CONSCIN, CULMINANDO EM SEQUÊNCIA DE AUTO E HETERASSÉDIOS E FRUSTRAÇÕES PREJUDICIAIS À VISÃO DE CONJUNTO DELA PRÓPRIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já parou para analisar o nível de autocobrança no dia a dia? Consegue destinguir as autocobranças sadias das nocivas? Bibliografia Específica: 1. Araújo, Ana Luíza de Carvalho; Bichara, Felippe Feres; & Araújo, Leopoldo Freitas; Perfeccionismo: Autoconhecimento e Desapego dos Ideais Perfeitos; Artigo; XI Congresso Internacional de Inversão Existencial; Foz do Iguaçu, PR; 14-17.07.14; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 18; N. 1; Ed. Especial; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 8 enus.; 3 microbiografias; 3 siglas; 3 técnicas; 5 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2014; páginas 48 a 58. 2. Pedroso, Thatianna; Antiperfeccionismo na Invéxis; Artigo; V CINVÉXIS: Congresso Internacional de Inversão Existencial; Foz do Iguaçu, PR; 10-13.07.06; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 16 enus.; 1 microbiografia; 6 siglas; 4 técnicas; 1 teste; 4 notas; 16 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2005; páginas 189 a 194. 3. Vicenzi, Siomara; Enfrentamento da Auto-sabotagem através do Traforismo; Artigo; Anais do I Simpósio de Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 27-28.10.07; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); 1 E-mail; 1 minicurrículo; 12 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2007; páginas 114 a 116. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 426 e 1.019. B. F.