Perspicácia Estratégica

A perspicácia estratégica é a capacidade de agudeza e sagacidade de a conscin, homem ou mulher, direcionar ou dividir a atenção na percepção e parapercepção dos detalhes, nuances e sutilezas associando ideias e esquemas, em situações inesperadas ou não, enquanto mecanismo de tomada de decisões ou construção de novos conceitos.

Você, leitor ou leitora, aplica a perspicácia estratégica na percepção dos detalhes cotidianos? Qual perspicácia predomina no planejamento das estratégias pessoais, a intrafísica ou a multidimensional?

      PERSPICÁCIA ESTRATÉGICA
                                 (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A perspicácia estratégica é a capacidade de agudeza e sagacidade de a conscin, homem ou mulher, direcionar ou dividir a atenção na percepção e parapercepção dos detalhes, nuances e sutilezas associando ideias e esquemas, em situações inesperadas ou não, enquanto mecanismo de tomada de decisões ou construção de novos conceitos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo perspicácia procede do idioma Latim, perspicacia, “qualidade de perspicaz; sagacidade”. Surgiu no Século XVII. A palavra estratégia provém do idioma Grego, stratégía, “o cargo do comandante de alguma armada; o cargo ou a dignidade de determinado ministro da guerra na antiga Atenas; o pretor, em Roma; manobra ou artifício militar”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Acuidade estratégica. 2. Sagácia estratégica. 3. Sagacidade direcionada. 4. Percepção tática. 5. Agudeza estratégica.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética 8 cognatos derivados do vocábulo perspicácia: imperspicácia; imperspicaz; perspicacíssima; perspicacíssimo; perspicaz; perspicuidade; perspícua; perspícuo.
          Neologia. As duas expressões compostas perspicácia estratégica primária e perspicácia estratégica avançada são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
          Antonimologia: 1. Inépcia estratégica. 2. Visão obnubilada. 3. Atenção dispersa.
          Estrangeirismologia: o insight; o modus operandi.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Mentalsomatologia do detalhismo perspicaz.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Perspicácia: estratégia mentalsomática.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da concentração mental; os taquipensenes; a taquipensenidade; os criticopensenses; a criticopensenidade; a autopensenização crítica; a desordem pensênica; os pensenes criativos; a autopensenização criativa; o predomínio da lógica na pensenização; os neopensenes; a neopensenidade; a versatilidade pensênica.
          Fatologia: a perspicácia estratégica; a visão técnica; a percepção detalhista; a observação minuciosa; o pragmatismo; a evitação do imediatismo; as etapas não vivenciadas; a impaciência egoica; a ansiedade; a persuasão; a impulsividade; a empolgação passageira; a intolerância intelectual; a negociação patológica; a negociação sadia; a intuição; a inspiração; a improvisação; o reflexo somático aprimorado; a observação direcionada; a criatividade produtiva; a busca por soluções; a visualização espacial; os autoquestionamentos construtivos; o direcionamento da concentração; a agilidade mental; o taquipsiquismo; a memorização visual; a memória auditiva; a elaboração rápida de estratégias; a antecipação de situações; a conclusão ágil de ideias; o abertismo consciencial; a curiosidade automotivadora; a aprendizagem facilitada; o calculismo cosmoético; a estruturação do plano B; o ato de olhar adiante; a argumentação mentalsomática; o autoposicionamento firme; a capacidade de simplificar; a análise e solução de problemas a partir de diferentes pontos de vista; a capacidade de agir com facilidade; a perspicácia aplicada na realização de tarefas; a adaptabilidade rápida aos diferentes contextos de vida; a aplicação do discernimento antes do emocionalismo; as reciclagens conscienciais das autoperspectivas pessoais; a tomada de decisão por meio de estratégias predeterminadas; a superação dos travões cognitivos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autolucidez parapsíquica; a projetabilidade lúcida (PL); o senso de perspectiva da conscin parapsíquica; a conscientização da realidade multidimensional; a vivência extrafísica do estudo; a participação nas Dinâmicas Parapsíquicas; a assimilação rápida das inspirações do amparo extrafísico; a manutenção da soltura mentalsomática; a prevenção profilática dos acidentes de percurso de efeitos físicos e parapsíquicos; a atenção na dimensão extrafísica; a exteriorização de energias assistenciais; a confirmação extrafísica de ideias através da sinalética energética e parapsíquica; a parapercepção antecipada de situações.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da flexibilidade mental; o sinergismo autorrecolhimento íntimo–taquipsiquismo; o sinergismo Pensenologia-Comunicologia-Interassistenciologia; o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina; o sinergismo autevolutivo comunicabilidadeintelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo quantidade-qualidade da informação; o sinergismo da autopensenização sadia.
          Principiologia: o princípio do respeito interconsciencial; o princípio de não brigar contra os fatos; o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autorreeducação consciencial; o princípio da convivialidade homeostática; o princípio da qualificação da autolucidez; o princípio da acuidade nas priorizações; o princípio da comunicação sadia; o princípio da autenticidade cosmoética.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da cosmovisão consciencial.
          Tecnologia: a técnica da construção de cenas; a técnica dos mapas mentais; a técnica do detalhismo; a técnica da autorganização; a técnica do debate útil; a técnica de refletir profundamente antes de agir; a técnica argumentativa cosmoética; a técnica de associação de ideias.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma.
          Neossinapsologia: a perspicácia estratégica possibilitando neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo funcional das neoideias; o ciclo da criatividade; o ciclo da interassistencialidade; a identificação do ciclo pessoal de desperdícios das autopotencialidades existenciais; o ciclo atenção-observação-conclusão; o ciclo vontade–intenção–concentração mental–atenção; a eficácia do ciclo problema-solução; o ciclo parapercepção-reflexão-lucidez.
          Enumerologia: a perspicácia estratégica na priorização; a perspicácia estratégica na resolução dos impasses evolutivos; a perspicácia estratégica nas rotinas úteis; a perspicácia estratégica na interassistência; a perspicácia estratégica na intelectualidade; a perspicácia estratégica na lucidez multidimensional; a perspicácia estratégica nas decisões mais lúcidas. A perspectiva patológica; a perspectiva errônea; a perspectiva tendenciosa; a perspectiva acertada; a perspectiva cognitiva; a perspectiva multidimensional; a perspectiva interassistencial.
          Binomiologia: o binômio detalhe-observação; o binômio percepção-cognição; o binômio crise-crescimento; o binômio concentração mental–atenção dividida.
          Interaciologia: a busca da interação velocidade do pensamento–comunicação verbal; a interação pensenização-escrita; a interação perspicácia estratégica–cosmoética.
          Crescendologia: o crescendo devaneio-reflexão-neoideia; o crescendo monovisão-cosmovisão-omnivisão; o crescendo tacon-tares.
          Trinomiologia: o trinômio dissecção-detalhamento-exaustividade; o trinômio concentração mental–atenção fixada–lucidez; o trinômio consistência-coerência-racionalidade.
          Polinomiologia: o polinômio megafocalidade-criticidade-racionalidade-reflexidade.
          Antagonismologia: o antagonismo cálculo / impulso; o antagonismo focagem autopensênica / devaneio; o antagonismo enfoque dispensável / enfoque prioritário; o antagonismo megafoco autopensênico / atenção dividida; o antagonismo zoom / panorama.
          Legislogia: a lei do maior esforço no exercício da atenção aos detalhes perceptivos e paraperceptivos.
          Filiologia: a neofilia; a mentalsomatofilia; a logicofilia; a gnosiofilia; a conscienciofilia; a leiturofilia; a intelectofilia.
          Fobiologia: a superação da neofobia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da pressa; a supressão da síndrome do ansiosismo; a nulificação da síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a fracassomania; a megalomania.
          Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Mentalsomatologia; a Parapercepciologia; a Comunicologia; a Holomaturologia; a Experimentologia; a Autocogniciologia; a Autocriticologia; a Heuristicologia; a Cerebrologia; a Paracerebrologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o autodecisor; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: perspicácia estratégica primária = o direcionamento da atenção detalhada, intrafísica, para a tomada de decisão profissional; perspicácia estratégica avançada = o predomínio da atenção detalhada, multidimensional, para a tomada de decisão proexogênica.
          Culturologia: a cultura da Tecnologia; a cultura do planejamento; a cultura da lucidez multidimensional; a cultura da lógica mentalsomática; a cultura de pensar antes de agir; a cultura da prevenção; a cultura da Cosmoeticologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a perspicácia estratégica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
           02. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
           03. Acurácia consciencial: Autopesquisologia; Homeostático.
           04. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
           05. Atributo consciencial: Mentalsomatologia; Neutro.
           06. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
           07. Megafoco autopensênico: Autopensenologia; Neutro.
           08. Neopensene: Neopensenologia; Neutro.
           09. Percentual de racionalidade: Autorraciocinologia; Neutro.
           10. Pesquisa curiosa: Experimentologia; Neutro.
           11. Qualificação do autotaquipsiquismo: Taquipensenologia; Homeostático.
           12. Racionalização: Autorraciocinologia; Neutro.
           13. Senso de perspectiva: Cosmovisiologia; Neutro.
           14. Sinal de alerta: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
           15. Taquipensene: Taquipensenologia; Neutro.
  A PERSPICÁCIA ESTRATÉGICA SOMADA À COSMOÉTICA
  CONTRIBUI EFETIVAMENTE NA QUALIFICAÇÃO INTERASSISTENCIAL E NO PREDOMÍNIO DO MENTALSOMA NOS
 PLANEJAMENTOS DAS MANIFESTAÇÕES CONSCIENCIAIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica a perspicácia estratégica na percepção dos detalhes cotidianos? Qual perspicácia predomina no planejamento das estratégias pessoais, a intrafísica ou a multidimensional?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 318 e 328.
           2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 130, 372 e 388.
                                                                                                                     R. L. F.