A acurácia consciencial é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, utilizar o atributo da atenção e do atilamento nas vivências cotidianas, buscando ter mais empatia e menos apriorismos nas abordagens interconscienciais, ampliando assim as auto e heteropercepções e qualificando as relações interassistenciais.
Você, leitor ou leitora, emprega a acurácia consciencial no dia a dia?
ACURÁCIA CONSCIENCIAL (AUTOPESQUISOLOGIA) I. Conformática Definologia. A acurácia consciencial é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, utilizar o atributo da atenção e do atilamento nas vivências cotidianas, buscando ter mais empatia e menos apriorismos nas abordagens interconscienciais, ampliando assim as auto e heteropercepções e qualificando as relações interassistenciais. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo acurácia vem do idioma Latim, accuratus, “feito com cuidado; exatidão; bem trabalhado; aprimorado”. A palavra acurado surgiu no Século XVII. O vocábulo consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Perspicácia consciencial. 2. Acuidade consciencial. 3. Antiapriorismo. 4. Atenção interassistencial. 5. Aprofundamento consciencial. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vacábulo acurácia: acurada; acurado; acurar; acurativo; desacurada; desacurado; desacurar. Neologia. As 3 expressões compostas acurácia consciencial, acurácia consciencial primária e acurácia consciencial avançada são neologismos técnicos da Autopesquisologia. Antonimologia: 1. Inépcia consciencial. 2. Embotamento consciencial. 3. Desatenção antievolutiva. 4. Necedade evolutiva. 5. Superficialidade nas abordagens conscienciais. Estrangeirismologia: a open mind; a awareness permanente; o Taquipensenarium; a vivência full time da interassistencialidade. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da acuidade autopesquisística. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da concentração mental; o materpensene pessoal assistencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o posicionamento pessoal, rotineiro, de pensenizar de modo linear sobre os outros; o holopensene pessoal da acuidade interassistencial. Fatologia: a acurácia consciencial; a acurácia pessoal; a percuciência; a holopercuciência; a hiperacuidade consciencial; a agudez; a penetrabilidade; o atilamento pessoal; a apreensibilidade; a recuperação de cons; o tirocínio; a perspicácia; a argúcia; a megafocagem; a dinamização da holopercuciência; a observação sem preconceito; o abertismo consciencial; o interesse evolutivo; a empatia evolutiva; a intercompreensão; o respeito ao nível evolutivo alheio; a megaempatia; a autodisponibilidade assistencial; a autopredisposição para ajudar; a agudez na percepção da condição do outro; a ausência de poluição egoica na heteropercepção; as oportunidades do cotidiano, muitas vezes banalizadas pelas consciências; o aperfeiçoamento da criticidade; a acurácia no diagnóstico profissional da saúde; a anamnese eficaz no exame clínico; o diagnóstico correto; a escuta clínica; a escuta cosmoética; a escuta pedagógica; a escuta sensível; a escuta consciencioterápica; o olhar clínico; o detalhe observado mudando o diagnóstico; a assertividade cosmoética em cima do lance; a acurácia conscienciométrica; o diagnóstico errado por falta de acurácia consciencial; a ignorância quanto à interassistencialidade; a vida superficial; a falta de espaço mental para os outros; a desatenção quanto a si próprio e, consequentemente, aos outros; o ato de viver pensando apenas nos próprios interesses; a ignorância quanto à inteligência evolutiva (IE); o aproveitamento máximo do mínimo; o detalhismo na observação; a atenção dividida; a associação de ideias; a intuição; a inspiração; a abstração; o interesse pessoal para as pesquisas ininterruptas; o registro diário das percepções ocorridas durante o dia; a fixação de horário para fazer o exame minucioso das ocorrências do dia a dia; a procura de verpons nas relações interconscienciais; as prioridades pessoais; a manutenção de espaço mental para o prioritário; o nível cognitivo pessoal; a automotivação para enfrentar os fluxos das realidades do Cosmos; a consciência expandida; o gosto pessoal pelos desafios das reciclagens evolutivas; a autorreflexão ininterrupta. Parafatologia: o parapsiquismo interassistencial; a qualificação da interassistência através da sensibilização gradativa dos sentidos e parassentidos; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autolucidez parapsíquica; a escala da acurácia parapsíquica; a escala de lucidez da conscin projetada; a tenepes estendida às 24 horas do dia; a atuação plena da ofiex pessoal. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante; o sinergismo da autopensenização sadia continuada; o sinergismo quantidade-qualidade das vivências parapsíquicas cotidianas. Principiologia: o princípio da hiperacuidade da Conscienciologia; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio da qualificação da autolucidez; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da verpon. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando a acurácia consciencial. Teoriologia: a teoria da cosmovisão consciencial. Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica do turno mentalsomático. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do cosmograma. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores Cognopolitas. Efeitologia: o efeito halo da interassistencialidade. Neossinapsologia: a acurácia consciencial otimizando as neossinapses evolutivas. Ciclologia: o ciclo operacional da neoideia; o ciclo pesquisa-ponderação-escrita-debate. Enumerologia: a capacidade empática; a atenção reflexiva; o olho clínico; a escuta atenta; a sensibilidade fina; a observação participante; a leitura precisa. Binomiologia: o binômio admiração-discordância. Interaciologia: a interação autodesassédio-heterassistência consciencial. Crescendologia: o crescendo hipoacuidade-normoacuidade-hiperacuidade. Trinomiologia: o trinômio pertinência-agudeza-perspicácia. Polinomiologia: o polinômio investigar-auscultar-compreender-assistir. Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo extroversão assistencial / introversão egoica; o antagonismo sensibilidade interassistencial / insensibilidade interconsciencial; o antagonismo autoperceptibilidade altruísta / autoperceptibilidade egoísta; o antagonismo autoparticipação / autalienação; o antagonismo olhar cosmovisiólogico / olhar reducionista. Paradoxologia: o paradoxo da heteranálise poder reverberar na autopesquisa; o paradoxo da simplicidade poder revelar a complexidade. Politicologia: a democracia pura; a lucidocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na busca pela acurácia consciencial. Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia. Fobiologia: a interassistenciofobia. Sindromologia: a síndrome da apriorismose. Mitologia: a campanha pessoal contra os mitos milenares. Holotecologia: a consciencioteca; a ciencioteca; a cognoteca; a comunicoteca; a evolucioteca; a assistencioteca; a criativoteca. Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autocoerenciologia; a Autocriticologia; a Autevoluciologia; a Autoconscienciologia; a Autocosmoeticologia; a Autocriteriologia; a Autodesassediologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin autoconsciente; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o antenado interassistencial; o assistente veterano; o interassistente profissional. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a antenada interassistencial; a assistente veterana; a interassistente profissional. Hominologia: o Homo sapiens hiperacutor; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens despertus. V. Argumentologia Exemplologia: acurácia consciencial primária = a da consciência atilada aos interesses pessoais; acurácia consciencial avançada = a da consciência com atenção prioritária voltada à interassistencialidade. Culturologia: a cultura da Mentalsomatologia. Dificuldades. Nas análises e avaliações da Conscienciometrologia, toda personalidade egoísta, segregacionista, ultraortodoxa, discriminadora, racista, classista, corporativista e nacionalista extremada, tem dificuldade para vivenviar o atributo evolutivo da divisão da atenção e, consequentemente, da acurácia consciencial. Preconceitos. A qualificação da acurácia consciencial depende, diretamente, da diminuição do próprio nível de apriorismo, muitas vezes proveniente da generalização precipitada dos fatos. Autabertismo. Segundo a Discernimentologia, eis, enquanto exemplos, na ordem alfabética, 21 áreas relevantes para a compreensão e a qualificação da acurácia consciencial: 01. Alimentar: as antiadicções; a autorreeducação nutricional. 02. Antidogmática: as anticrenças pessoais milenares; as reciclagens intraconscienciais. 03. Assistencial: a antiarrogância assistencial; a interassistencialidade. 04. Científica: o anticientificismo fenomenológico; a Parafenomenologia. 05. Comportamental: o antifechadismo consciencial; o abertismo consciencial. 06. Convivencial: o antiantagonismo ao diverso; a convivialidade sadia. 07. Cultural: a antixenofobia; o multiculturalismo. 08. Educacional: o antiapedeutismo; a erudição multidimensional. 09. Étnica: o antirracismo; o universalismo. 10. Financeira: o antimiserê; a conscin large. 11. Geográfica: o antirregionalismo; a curiosidade consciencial. 12. Hierárquica: a antiaristrocracia; o fraternismo. 13. Ideativa: a antidispersão; a autorreflexão. 14. Intelectual: a antiarrogância intelectual; a mentalsomaticidade. 15. Megafraternal: a antiestigmatização consciencial; a intercompreensão. 16. Mesológica: a antinegligência experimental; a Experimentologia. 17. Patológica: o antipreconceito das patologias; a Higiene Consciencial. 18. Política: o anticoronelismo; a Paradiplomacia. 19. Profissional: o anticorporativismo; a interdisciplinaridade. 20. Religiosa: a antidogmática; o paradigma consciencial. 21. Social: a antissociosidade; a libertação das coleiras do ego. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com acurácia consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro. 03. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático. 04. Atributo consciencial: Mentalsomatologia; Neutro. 05. Consciência calidoscópica: Autolucidologia; Neutro. 06. Conscin polissêmica: Somatologia; Neutro. 07. Criatividade evolutiva: Mentalsomatologia; Homeostático. 08. Escala perceptiva das consciências: Parapercepciologia; Homeostático. 09. Escala das parapercepções: Autoparapercepciologia; Homeostático. 10. Hiperacuidade: Holomaturologia; Neutro. 11. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro. DEIXAR OS EMOCIONALISMOS DE LADO E REALIZAR O AUTENFRENTAMENTO DAS REALIDADES INTRACONSENCIAIS, PESSOAIS E ALHEIAS, É RECURSO COADJUTOR ÍMPAR À QUALIFICAÇÃO DA ACURÁCIA CONSCIENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega a acurácia consciencial no dia a dia? Quais proveitos evolutivos obtém com o emprego desse atributo? E. O.