Superação da Autodepreciação

A superação da autodepreciação é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, ultrapassar, eliminar, suplantar a autocrítica exacerbada e a desvalorização pessoal, reconhecendo a própria capacidade, competência e trafores, por meio de técnicas e vivências, tornando-se mais autocoerente e autêntica nas automanifestações, em direção à autonomia e à autossuficiência evolutiva.

Você, leitor ou leitora, aplica máximo realismo nas autanálises e ponderações reciclogênicas? Aprecia os êxitos obtidos e reconhece os autesforços para as superações necessárias ao alcance da maturidade consciencial?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                          SUPERAÇÃO DA AUTODEPRECIAÇÃO
                                                (RECICLOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A superação da autodepreciação é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, ultrapassar, eliminar, suplantar a autocrítica exacerbada e a desvalorização pessoal, reconhecendo a própria capacidade, competência e trafores, por meio de técnicas e vivências, tornando-se mais autocoerente e autêntica nas automanifestações, em direção à autonomia e à autossuficiência evolutiva.
             Tematologia. Tema central homeostático
             Etimologia. O vocábulo superação vem do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Surgiu no Século XVI. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo depreciar procede do idioma Latim, depretiare, “diminuir ou tirar o valor de; aviltar; desprezar”, ligado ao substantivo pretium, “preço”. As palavras depreciar e depreciação apareceram no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Autossuperação da baixa autestima. 2. Superação da autoimagem depreciativa. 3. Superação da autodesvalorização. 4. Resolução da autodepreciação. 5. Reciclagem da postura autodepreciativa.
             Antonimologia: 1. Autopercepção trafarista. 2. Sucumbência à baixa autestima. 3. Autassédio pela autodepreciação. 4. Vitimização pela autodepreciação.
             Estrangeirismologia: a busca do know-how evolutivo; o upgrade consciencial; o modus operandi superador; o turning point evolutivo; a mudança do mindset anacrônico.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade pensênica.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autodepreciação: automanifestação desvalorizada. Autodesvalorização gera autovitimização. Autossuperação: satisfação íntima.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Autoculpa. Autoculpa gera autovitimização”.
             2. “Autossuperação. Quanto mais depressa superarmos a minifrustração ou a megafrustração, buscando de imediato o refazimento ou a autossuperação, mais rápida será a troca do megadeslize pelo miniacerto”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da Autorreciclologia; o holopensene da autossuperação dos trafares; o holopensene da antirrepressão; o sobrepujamento dos autopensenes assediadores; o enfrentamento da autopensenidade vitimizada; os patopensenes; a patopensenidade; o autassédio permitindo a influência das intrusões pensênicas ressaltando a autodepreciação; os toxicopensenes; a toxicopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a superação do holopensene autoconflitivo; a erradicação do holopensene recorrente de menos-valia; a superação dos pensenes autodesqualificadores; a assunção dos autopensenes traforistas em benefício do autovalor intrínseco e pró-evolutivo; os ortopensenes; a ortopensenidade.
             Fatologia: a superação da autodepreciação; o posicionamento cosmoético em relação ao autotraforismo; a valorização dos talentos intraconscienciais; a ampliação da autoconfiança; as ações reciclogênicas; a busca por recins com indicadores conscienciometrológicos; a decisão de ir em frente nas autoverificações; o caráter resolutivo da autoliderança no contexto familiar; a autorganização pessoal auxiliando na autossuperação; as autorreflexões sobre as imaturidades pessoais; 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a as inúmeras investidas para transpor os bloqueios intraconscienciais; a autoimagem distorcida; a desorganização mental; a autovitimização; o medo de errar gerando paralisações; a falta de ânimo para empreender evolutivamente; a necessidade de aceitação; o autassédio em relação à auteficácia; as heterocomparações e competições deslocadas interferindo na proatividade existencial; as autocorrupções identificadas; a admissão dos próprios erros; a superação do medo da heterocrítica; as decisões corretas; o sobrepujamento da procrastinação; o empenho no continuísmo das autopesquisas; o exercício da Higiene Consciencial; a autovalorização gerando reforma íntima; a autocosmoeticidade valorizada; a correção do temperamento pessoal; a reciclagem intraconsciencial vivenciada.
          Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal identificada relativa ao heterassédio; o autodesassédio mentalsomático propiciado pela escrita de verbete pessoal; o desbloqueio do laringochacra através da autexposição; as autodefesas energéticas ampliadas; as projeções conscientes educativas referentes aos temas pesquisados; a interassistência multidimensional qualificada pela recins.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorganização-autodiscernimento-autocompetência; o sinergismo autocrítica-autoprioridade-automaturidade; o sinergismo autopensenização-autodeterminação-continuísmo; o sinergismo assertividade-posicionamento-produtividade; o sinergismo esforço-criatividade; o sinergismo dos trafores aplicado à superação dos trafares.
          Principiologia: o princípio da Autopequisologia; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de valores pessoais.
          Teoriologia: a teoria da verdade relativa de ponta incentivando as autanálises acuradas; a teoria da autocoerência evolutiva; a teoria da reciclagem pessoal a partir do autesforço; a teoria da responsabilidade evolutiva; a teoria do paradigma consciencial vincando o valor das autorreciclagens.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica das autanálises conscienciométricas; a técnica de mudança do bloco pensênico favorecendo a autopercepção otimista; a técnica do checkup da própria lucidez; a técnica da tenepes.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico sustentado; a alavancagem na recins por meio do voluntariado interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia.
          Efeitologia: o efeito da assunção da autovalorização; o efeito sadio do EV propiciando a autolucidez; o efeito prático da autavaliação sem dramatização; o efeito da reeducação existencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelas autorrecins; as neossinapses geradas a partir da autorreflexão.
          Ciclologia: o ciclo da valorização dos trafores; a superação do ciclo depreciativo automimético; o sobrepujamento do ciclo das imaturidades pessoais; o ciclo revisão pensênica–crise de crescimento−fortalecimento dos atributos conscienciais; o ciclo autaceitação-autovalorização.
          Enumerologia: a superação do autodesprezo; a superação da autovitimização; a superação da autoconflitividade; a superação da autorrepressão; a superação do autodesprestígio; a superação do autemocionalismo; a superação da autossujeição ao perfeccionismo.
          Binomiologia: o binômio autoconfiança-autorrespeito; o binômio autodeterminação-autopersistência; o binômio autodiscernimento-autovalorização; o binômio autossuperação–autoEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                      3 crítica cosmoética; o binômio superação-desafios; o binômio autovitimização-autodepreciação; o binômio autorreflexão-autaceitação.
             Interaciologia: a interação autocobrança-autocompreensão; a interação autoinsegurança-autossegurança; a interação menosprezo pessoal–inadaptabilidade social; a interação autoafeto conquistado‒convivialidade sadia.
             Crescendologia: o crescendo automotivação-autempenho-realização; o crescendo das autossuperações intraconscienciais; o crescendo autoverbação-autorrefratariedade; o crescendo autopesquisa-autoconhecimento-autossuperação.
             Trinomiologia: o trinômio autoconceito-autoimagem-autestima; o trinômio motivação-determinação-constância; o trinômio organização-competência-rentabilidade; o trinômio atenção-autorreflexão-autocrítica; o trinômio autenfrentamento-autocompetência-automaturidade; o trinômio autaceitação-autoconfiança-autossuperação.
             Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autopesquisa-autodiscernimento-autovalor; o polinômio otimismo-flexibilidade-persistência-sociabilidade; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade.
             Antagonismologia: o antagonismo pacificação / ansiosismo; o antagonismo autoconfiança / autovitimização; o antagonismo reciclagens de valores pessoais / crenças irracionais; o antagonismo comedimento / alienação; o antagonismo senso crítico / autengano; o antagonismo proatividade / reatividade.
             Paradoxologia: o paradoxo de a hipercriticidade pessoal poder representar ausência de autocrítica cosmoética.
             Politicologia: a assistenciocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a tenepessocracia; a reciclocracia; a proexocracia; a recexocracia.
             Legislogia: a lei de causa e efeito aplicada aos esforços pessoais; a lei da ação e reação; a lei da responsabilidade consciencial.
             Filiologia: a neofilia; a pesquisofilia; a autorreciclofilia; a descrenciofilia; a reciclofilia; a conscienciofilia; a determinofilia.
             Fobiologia: a fobia da autexposição; a decidofobia; a catagelofobia; a fobia social.
             Sindromologia: a evitação da síndrome do impostor; o enfrentamento da síndrome da autoinsegurança; a autorreciclagem da síndrome do perfeccionismo.
             Maniologia: a superação da mania de pensar em doença; a acribomania.
             Mitologia: o mito de a autodepreciação não proporcionar ganhos secundários; o mito de o erro não trazer aprendizado, mas punição; o mito do aprendizado sem esforço.
             Holotecologia: a assistencioteca; a consciencioteca; a cosmoeticoteca; a egoteca; a pensenoteca; a proexoteca; a recexoteca.
             Interdisciplinologia: a Reciclologia; a Autopesquisologia; a Autodeterminologia; a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Autorreeducaciologia; a Autorrecexologia; a Tenepessologia; a Homeostaticologia; a Conscienciometrologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a consréu ressomada; a conscin insegura; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin cobaia; a conscin autopesquisadora; a conscin superadora; a conscin interassistencial; a conscin enciclopedista; o ser desperto.
             Masculinologia: o pré-senenão vulgar; o voluntário lúcido; o intermissivista; o amparador intrafísico; o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o autodecisor; o experimentador; o verbetógrafo; o exemplarista; o semperaprendente; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o cosmopolita; o reeducador; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o proexista; o tenepessista; o tertuliano; o teletertuliano. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
         Femininologia: a pré-senenona vulgar; a voluntária lúcida; a intermissivista; a amparadora intrafísica; a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a autodecisora; a experimentadora; a verbetógrafa; a exemplarista; a semperaprendente; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a cosmopolita; a reeducadora; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a proexista; a tenepessista; a tertuliana; a teletertuliana.
         Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                         V. Argumentologia

         Exemplologia: superação básica da autodepreciação = a alcançada por meio da autanálise positiva resultando na valorização das autocompetências e realizações pessoais; superação avançada da autodepreciação = a alcançada por meio da autanálise positiva resultando na valorização dos autotrafores aplicados em favor da evolução pessoal e grupal.
         Culturologia: a cultura da autopesquisa intraconsciencial; a cultura útil enriquecedora; a cultura adquirida ao longo da vida; a cultura da Conscienciometria Interassistencial; a cultura da Recinologia.
         Terapeuticologia: a priorização autevolutiva; a valorização das autoconquistas; a desinibição nas interrelações; a autexpressão desembaraçada; o autodesassédio deliberado; a vontade aplicada; o sobrepairamento autocrítico; o autodesprendimento quanto ao heterorreconhecimento; o exercício da associação de ideas sadias; o recurso à autoconsciencioterapia; a prática da autoconscienciometria.
         Tabelologia. Sob a ótica da Reciclologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 16 cotejos entre características, atitudes ou posturas favoráveis à manutenção da tendência à autodepreciação e respectivas posturas autorrealistas de autossuperação:
             Tabela – Cotejo Postura Autodepreciativa / Postura Autorrealista
     Nos           Postura Autodepreciativa                       Postura Autorrealista
     01.    Ansiedade                                    Autocentramento
     02.    Autoculpa                                    Autorreconciliação
     03.    Autofuga                                     Autenfrentamento
     04.    Autoimagem distorcida                        Autoimagem real
     05.    Autorrejeição                                Autaceitação
     06.    Autorrepressão                               Autodesrepressão
     07.    Autossubjugação                              Autoliderança
     08.    Autovitimização                              Desdramatização
     09.    Baixa autestima                              Autestima sadia
     10.    Impulsividade                                Ponderação
     11.    Manipulação                                  Autorresponsabilização En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                   5
       Nos             Postura Autodepreciativa                              Postura Autorrealista
       12.      Mau humor                                           Bom humor
       13.      Perfeccionismo                                      Detalhismo
       14.      Pessimismo                                          Otimismo
       15.      Procrastinação                                      Resolutividade
        16      Trafarismo                                          Traforismo


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a superação da autodepreciação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
             02. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
             03. Autossuperação da arrogância: Reciclologia; Homeostático.
             04. Autossuperação do emocionalismo: Mentalsomatologia; Homeostático.
             05. Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
             06. Autovalor ínsito: Paraxiologia; Homeostático.
             07. Binômio autodepreciação-autossubjugação: Parapatologia; Nosográfico.
             08. Construção do autoafeto: Evoluciologia; Homeostático.
             09. Crescendo das autossuperações: Crescendologia; Homeostático.
             10. Desdramatização dos autotrafares: Trafarologia; Homeostático.
             11. Desestigmatização do autoconceito: Autodesassediologia; Neutro.
             12. Domínio pessoal: Autoconscienciometrologia; Neutro.
             13. Reciclagem da autovitimização: Autorrecexologia; Homeostático.
             14. Reconciliação íntima: Homeostaticologia; Homeostático.
             15. Síndrome do silêncio autodepreciativo: Parapatologia; Nosográfico.
    A SUPERAÇÃO DA AUTODEPRECIAÇÃO EXIGE MÁXIMO
   REALISMO E COSMOÉTICA NOS AUTENFRENTAMENTOS,
 AUTORRECICLAGENS E ASSUNÇÃO DOS AUTOTRAFORES
  COM VALORIZAÇÃO DO AUTODESEMPENHO EVOLUTIVO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica máximo realismo nas autanálises e ponderações reciclogênicas? Aprecia os êxitos obtidos e reconhece os autesforços para as superações necessárias ao alcance da maturidade consciencial?
             Bibliografia Específica:
             1. Machado, Cesar; Antivitimização: Alicerce para a Autevolução; pref. Alexandre Zaslavsky; 330 p.; 3 seções; 19 caps.; 65 abrevs.; 5 cronologias; 120 enus.; 35 questionamentos; 3 testes; 5 tabs.; glos. 256 termos; 215 refs.; 1 webgrafia; alf.; geo; ono; estrangeirismos; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 85 e 111.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 808, 1.112 e 1.141.
             3. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 mi6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a crobiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 651.
            4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 334 e 679.
            5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 177 e 251.
                                                                                                                     M. L. F.