Autossuperação da Arrogância

A autossuperação da arrogância é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, suplantar, ultrapassar ou transpor atitude, caráter, traço, tendência, pensamento ou conjunto de padrões comportamentais da falsa concepção de superioridade em relação às demais consciências, cultivando a autoconscientização interassistencial paradireitológica.

Você, leitor ou leitora, já diagnosticou sintomas ou resquícios de traços de arrogância nas automanifestações? Em caso afirmativo, vem incrementando os autesforços na reestruturação holopensênica visando à autossuperação?

      AUTOSSUPERAÇÃO DA ARROGÂNCIA
                                      (RECICLOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A autossuperação da arrogância é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, suplantar, ultrapassar ou transpor atitude, caráter, traço, tendência, pensamento ou conjunto de padrões comportamentais da falsa concepção de superioridade em relação às demais consciências, cultivando a autoconscientização interassistencial paradireitológica.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo superação deriva do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Surgiu no Século XVI. O termo arrogância procede também do idioma Latim, adrogantia ou arrogantia, “arrogância; bravata; insolência; pretensão orgulhosa”, de adrogans, particípio presente de adrogare, “interrogar; adotar; perfilhar; unir”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Autossuperação da empáfia. 2. Autossobrepujamento da presunção. 3. Autossuplantação da altivez. 4. Autossobrepujamento da insolência. 5. Autossuperação da prepotência. 6. Autossobrepujamento da soberba. 7. Eliminação da arrogância.
          Neologia. As 3 expressões compostas autossuperação da arrogância, miniautossuperação da arrogância e maxiautossuperação da arrogância são neologismos técnicos da Reciclologia.
          Antonimologia: 1. Fossilização da arrogância. 2. Autexaltação da imodéstia. 3. Automanutenção da soberba. 4. Falta de modéstia. 5. Ausência de amabilidade.
          Estrangeirismologia: o olhar glee para alguém com os olhos parcialmente fechados; o comportamento blasé; a superação do status quo aparente; a eliminação do show egocêntrico; a presunção de ser expert em todos os assuntos; a suplantação do gap de autodiscernimento.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autoconsciencialidade.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema – Ar superior inferioriza.
          Coloquiologia. Eis 12 expressões populares relacionadas ao tema: eliminar o rei na barriga; levantar do tombo; eliminar o ego inflado; baixar o nariz em pé; descer do salto alto; baixar a bola; murchar a bola; destruir a torre de marfim; estourar o balão; baixar a crista; engolir a soberba; deixar de bravata.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, classificadas em 2 subtítulos, pertinentes ao tema:
          1. “Arrogância. A arrogância é o disfarce da ignorância”. “Arrogância: primeiro autengano”.
          2. “Autossuperação. Quanto mais depressa superarmos a minifrustração ou a megafrustração, buscando de imediato o refazimento ou a autossuperação, mais rápida será a troca do megadeslize pelo miniacerto”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Ortoconviviologia; o holopensene religioso da humildade como suposta qualidade; o holopensene homeostático da autossuperação trafarista; o holopensene do autoconhecimento; a superação do holopensene da megalomania; os autopensenes; a autopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a identificação e reprogramação dos padrões holopensênicos pessoais; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da interassistencialidade; a incorruptibilidade autopensênica; o holopensene da autossuperação evolutiva; o holopensene da vigilância evolutiva; o holopensene pessoal da holomaturidade.
          Fatologia: a autossuperação da arrogância; a ampliação da lucidez pessoal; a conquista da imperturbabilidade no caminho de evolução; a evitação da melin; a eliminação da influenciabilidade patológica; a libertação emocional do dogmatismo religioso da falsa humildade; a libertação da interprisão grupocármica estigmatizada pela arrogância; a superação da compulsão consumista para satisfazer a falsa sensação de superioridade; a libertação do modismo glamoroso das telenovelas; a libertação da manipulação subliminar nas propagandas de televisão; a profilaxia dos redutores do autodiscernimento; o respeito à fala do outro; a capacidade de ouvir o outro; a capacidade de trabalhar em equipe; a maturidade emocional; a autotolerância; a heterocompreensão; a gratidão; a modéstia; a superação da tendência inata da exacerbação; a suplantação da heterocrítica mordaz; a superação do sarcasmo; a facilidade de delegar; o tratamento respeitoso; o saneamento de posturas corporais de altivez; a superação do garbo militar; a suplantação da pompa religiosa; a saída do trono; a superação de abuso de autoridade e poder; a descida do pedestal; a liderança natural; a assistencialidade; a influência sadia da liderança cosmoética; o amor próprio não egocêntrico; a dignidade cosmoética; a autestima homeostática; a recéxis; a recin.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a identificação da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o parapsiquismo sadio corroborando a suplantação do sentimento de superioridade; o autodesassédio; o heterodesassédio.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vontade-vigilância; o sinergismo intenção–energias conscienciais (ECs); o sinergismo intraconsciencialidade-extraconsciencialidade; o sinergismo amparador-amparando; o sinergismo catalítico da interassistencialidade.
          Principiologia: o princípio da convivialidade sadia; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio do respeito interconsciencial; o princípio do autodiscernimento cosmoético; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da evolução interassistencial nas múltiplas dimensões.
          Codigologia: o código de prioridades pessoais; o código de convivialidade; o código pessoal de prioridades evolutivas; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da evolução pessoal por meio dos autesforços.
          Tecnologia: a técnica do abertismo à recepção de inspirações; as técnicas da Higiene Consciencial; a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin); a técnica de viver cosmoeticamente.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial; o paravoluntariado; o voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: a suplantação do efeito corrosivo dos patopensenes; a profilaxia do efeito das carências de autorreconhecimento.
          Neossinapsologia: as neossinapses desassediadoras; as neossinapses das reciclagens intraconscienciais; as neossinapses parapsíquicas; as neossinapses evolutivas necessárias à erradicação da arrogância; as neossinapses geradas na superação de trafares; as neossinapses obtidas por meio da interassistencialidade; as neossinapses geradas pela conexão com o amparo.
          Ciclologia: o encerramento do ciclo doentio algoz-vítima; o ciclo de humilhações ao próximo provocado pela conscin arrogante; a evolução traforista conquistada por meio do ciclo autobservação-conscientização-ação-superação.
          Enumerologia: a autossuperação da arrogância na conduta social; a autossuperação da arrogância no comportamento pessoal; a autossuperação da arrogância na expressão dos sentimentos; a autossuperação da arrogância dos posicionamentos; a autossuperação da arrogância do conhecimento; a autossuperação da arrogância na defesa das ideias; a autossuperação da arrogância na interação interdimensional.
          Binomiologia: a eliminação do binômio altivez-soberba; a superação do binômio orgulho-insolência; a suplantação do binômio prepotência-sarcasmo; a profilaxia do binômio patológico melin-melex; o binômio pensenizar antes–agir depois; o binômio respeito-igualdade; o binômio admiração-discordância; o exercício da imperturbabilidade por meio do binômio autoconhecimento-autovigilância; o binômio higiene holopensênica–imperturbabilidade.
          Interaciologia: a interação Socin-Sociex na troca das energias conscienciais; a interação intencionalidade-interassistencialidade.
          Crescendologia: o crescendo recéxis-recin; o crescendo remissão do autassédio da arrogância–profilaxia do heterassédio da arrogância; o crescendo evolutivo autoconscientização-autenfrentamento-autossuperação.
          Trinomiologia: a suplantação do trinômio exibicionismo-esnobismo-boçalidade; a superação do trinômio arrogância-competição-ostentação; o trinômio simplicidade-modéstia-respeito; o trinômio respeito–empatia–amor fraterno; o trinômio conduta cosmoética–autenfrentamento–reciclagem existencial.
          Polinomiologia: a superação do polinômio patológico egoísmo-prepotência-presunção-vaidade-orgulho; a higiene holossomática equilibrando o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; a arrogância suplantada pelo polinômio autoconhecimento-autopercepção-autanálise-autopesquisa-autorreciclagem.
          Antagonismologia: o antagonismo inferioridade / superioridade; o antagonismo arrogância / modéstia; o antagonismo despotismo / benevolência.
          Paradoxologia: o paradoxo de a aparente simplicidade poder estar falseando o sentimento de superioridade; o paradoxo de a falsa modéstia esconder o orgulho.
          Politicologia: a conscienciocracia; a recexocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a interassistenciocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do autesforço evolutivo; a lei do maior esforço aplicada às autorreciclagens; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei da empatia; a lei da grupalidade; a lei da interdependência consciencial; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a conviviofilia; a pesquisofilia; a reciclofilia; a proexofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a interassistenciofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a suplantação da fobia à autexposição; a eliminação da corruptofobia; a reciclofobia; a evoluciofobia; a parapsicofobia; a assistenciofobia.
          Sindromologia: a suplantação da síndrome da insegurança; a eliminação da síndrome da autovitimização; o combate à síndrome da acumulação; a profilaxia da síndrome do hiperconsumismo; a prevenção da síndrome do poder intrafísico; a eliminação da síndrome do vampirismo energético; a evitação da síndrome da superestimação; a suplantação da síndrome da onipotência.
          Maniologia: a superação da egomania; a evitação da consumomania; o fim da autassediomania; a prevenção da mania de riqueza; a suplantação da mania de poder; o combate à megalomania; a superação da narcisomania.
          Mitologia: a evitação do mito da incompetência alheia; a privação do mito da superioridade pessoal; o afastamento do mito da perfeição; a prevenção do mito de Narciso; a destruição do mito da Torre de Babel; o mito de o dinheiro comprar poder consciencial; a superação do mito da autevolução sem autesforço; a queda do mito da autoimagem idealizada; o mito do saber absoluto; a profilaxia do mito da superioridade do QI elevado.
          Holotecologia: a assistencioteca; a cognoteca; a consciencioteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a intermissioteca; a pacificoteca; a teaticoteca; a trafaroteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Reciclologia; a Reeducaciologia; a Autexperimentologia; a Autodiscernimentologia; a Autopesquisologia; a Intrafisicologia; a Autocogniciologia; a Presenciologia; a Conviviologia; a Conscienciologia; a Cosmoeticologia; a Parafenomenologia; a Paradireitologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o autodecisor; o assistente; o conscienciólogo; o conviviólogo; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o homem de ação; o proexista; o proexólogo; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o reciclante existencial; o verbetólogo; o verbetógrafo; o inversor existencial; o tertuliano; o teletertuliano.
          Femininologia: a autodecisora; a assistente; a consciencióloga; a convivióloga; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a mulher de ação; a proexista; a proexóloga; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a reciclante existencial; a verbetóloga; a verbetógrafa; a inversora existencial; a tertuliana; a teletertuliana.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens cognitivus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens evolutionarius; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens proexologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: miniautossuperação da arrogância = a evitação de posturas prepotentes visando à heteroaprovação; maxiautossuperação da arrogância = a reciclagem intraconsciencial do trafar da prepotência, visando à qualificação do desempenho interassistencial.
          Culturologia: a coexistência cultural; a autocognição multicultural; a anticultura da ostentação; a anticultura da celebridade; a cultura da autopesquisa; a cultura da autobservação; a cultura da autocoerência; a cultura da evolutividade; a cultura conscienciológica; a cultura da interassistencialidade.
          Autorreeducaciologia. Pelos princípios da Psicossomatologia, o autenfrentamento pela conscin dos mecanismos de evitação e fuga do contato com as emoções pessoais incômodas e desagradéveis, favorece a superação da arrogância.
          Taxologia. Sob o enfoque da Paraprofilaxiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 9 posturas a serem evitadas objetivando o autocontrole quanto às manifestações arrogantes:
          1. Avaliativa: o viés cognitivo da conscin arrogante de menosprezar as repercussões e os fatores envolvidos em determinados eventos, subestimando a reação emocional das conscins envolvidas.
          2. Dissimulativa: o mecanismo de ocultar as emoções de si mesmo e de outras conscins para demonstrar superioridade.
          3. Idealística: a justificativa da conscin arrogante de estar à procura do lugar, situação ou condição à altura, idealizada e intangível, de si mesma para esconder a insegurança.
          4. Imaginativa: o desvio do foco mental dos momentos e experiências do cotidiano causadores da prepotência e altivez para situações imaginárias e fantasiosas de superioridade e poder.
          5. Intelectiva: a expressão de exagerada autestima intelectual, a insistência na autexposição mentalsomática e a tentativa de prevalência em público dos conceitos, ideias e opiniões pessoais.
          6. Intimidativa: o comportamento agressivo e intimidante da conscin arrogante com intuito de provocar a reação de inferioridade em outras conscins, e o afastamento do contato afetivo.
          7. Neofóbica: a manutenção da zona de conforto emocional pela evitação da admissão de ideia nova ou diferente de outra conscin e o apego e imposição das próprias ideias.
          8. Omissiva: a fuga do cerne do debate ou questão como comportamento respondente de temas eliciadores da insegurança pessoal.
          9. Repressiva: o recalque das lembranças do passado da vida atual da conscin ou de autorretrocognições por suscitar inferioridade e desequilibrio ao lidar com as informações.
          Terapeuticologia. Segundo a Reeducaciologia, eis, na ordem alfabética, 7 providências para a remissão da arrogância, objetivando promover a reciclagem de atitudes, pensamentos e padrões comportamentais:
          1. Autenticidade. Ter sinceridade íntima observando a compreensibilidade dos demais.
          2. Autoconsciência. Estar cônscio(a) quanto à funcionalidade holossomática priorizando as posturas homeostáticas e adequadas ao processo evolutivo.
          3. Autocoerência. Cultivar a assistencialidade mantendo autocoerência paradireitológica.
          4. Autocosmoeticidade. Buscar identificar e qualificar valores pessoais segundo princípios cosmoéticos.
          5. Orientabilidade. Traçar metas e colocar as mãos na massa quanto à autorreeducação.
          6. Parapsiquismo. Superar limitações paraperceptivas nas relações intra e extrafísicas.
          7. Tecnicidade. Empregar técnicas de autossuperação emocional propiciadoras de comportamentos antiarrogância.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação da arrogância, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ação trafaricida: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          02. Arrimo grupocármico: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico.
          04. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Autossuperação da competitividade: Autevoluciologia; Homeostático.
          06. Autossuperação do megatrafar: Intraconscienciologia; Homeostático.
          07. Autossuperação do orgulho: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          08. Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          09. Crescendo das autossuperações: Crescendologia; Homeostático.
          10. Empatia receptiva: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Inconvivialidade: Autoconviviologia; Nosográfico.
          12. Narcisismo: Parapatologia; Nosográfico.
          13. Omniterapeuticologia: Paraterapeuticologia; Homeostático.
          14. Orgulho: Psicossomatologia; Nosográfico.
          15. Trinômio arrogância-competição-ostentação: Conviviologia; Nosográfico.
   A AUTOPESQUISA E O AUTENFRENTAMENTO DA ARROGÂNCIA AJUDAM A DESAMARRAÇÃO DAS INTERPRISÕES GRUPOCÁRMICAS SECULARES E AS NEOINTERRELAÇÕES
    CONSCIENCIAIS MULTIDIMENSIONAIS E COSMOÉTICAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já diagnosticou sintomas ou resquícios de traços de arrogância nas automanifestações? Em caso afirmativo, vem incrementando os autesforços na reestruturação holopensênica visando à autossuperação?
            Bibliografia Específica:
            1. Haymann, Maximiliano; Prescrições Para o Autodesassédio; revisores João Paulo Costa; Sandra Tornieri; & Ivelise Vicenzi; revisoras Erotides Louly; Helena Alves Araújo; & Eucárdio Derroso; 216 p.; 4 seções; 36 caps.; 2 diagramas; 4 tabs.; glos. 168 termos; 63 refs.; 27 webgrafias; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 89 e 92.
            2. Lopes, Anália Rosário; Sanchez, Miriam; & Sawaya, Rita; Dicionário de Tecas da Holotecologia; Dicionário; pref. Equipe do CINEO; revisoras Erotides Louly; & Helena Alves de Araujo; 426 p.; glos. 318 termos; 23 ilus.; posf.; glos. 282 termos; 14 refs.; alf.; 22 x 20,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 75, 104, 112, 116, 120, 181, 246, 307, 343, 368 e 382.
            3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 118 e 251.
                                                                                                                   C. P. E.