Soerguimento Ortoexemplificador

O soerguimento ortoexemplificador é a capacidade, ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, soerguer-se, levantar-se e revitalizar-se recuperando o ânimo, a motivação e o otimismo frente às adversidades e desafios da existência intrafísica investindo na reciclagem intra e extraconsciencial com exemplarismo evolutivo.

Você, leitor ou leitora, encara o desafio do soerguimento ortoexemplificador na vida cotidiana? Qual intensidade e velocidade da recuperação do ânimo, motivação e otimismo apresenta você frente às adversidades e reptos evolutivos?

      SOERGUIMENTO ORTOEXEMPLIFICADOR
                                  (AUTOVOLICIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O soerguimento ortoexemplificador é a capacidade, ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, soerguer-se, levantar-se e revitalizar-se recuperando o ânimo, a motivação e o otimismo frente às adversidades e desafios da existência intrafísica investindo na reciclagem intra e extraconsciencial com exemplarismo evolutivo.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo sob vem do idioma Latim, sub, “sob; embaixo de; por baixo de; abaixo de; segundo, em consequência de; perante, em presença de; perto de; imediatamente antes de; durante, no tempo de; para, em direção a; depois de”. O termo erguer deriva do idioma Latim Vulgar, ergere, pelo idioma Latim Clássico, erigere, “erguer; erigir; levantar”. Apareceu no Século XIII. A palavra soerguimento surgiu no Século XX. O primeiro elemento de composição orto procede do idioma Grego, orthós, “reto; direto; correto; normal; justo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo exemplo provém do idioma Latim, exemplum, “cópia; imitação; reprodução; exemplar; traslado”. Surgiu no Século XIV. O segundo elemento de composição ficar vem igualmente do idioma Latim, facere, “fazer; obrar; executar; levar a efeito; efetuar; desempenhar; cumprir”. A palavra exemplificar apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Soerguimento evolutivo. 2. Soerguimento antiautovitimizante. 3. Ascensão evolutiva exemplarista. 4. Autossuperação exemplificadora.
          Neologia. As 3 expressões compostas soerguimento ortoexemplificador, soerguimento ortoexemplificador primário e soerguimento ortoexemplificador avançado são neologismos técnicos da Autovoliciologia.
          Antonimologia: 1. Desistência antievolutiva. 2. Abatimento consciencial. 3. Enfraquecimento da vontade. 4. Autodepressão; desânimo; melin. 5. Fracasso pessoal. 6. Autocorrupção estagnadora.
          Estrangeirismologia: o upgrade consciencial; o soerguimento do strong profile; o getup-and-go.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à aplicação da vontade.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene da autodeterminação; a pensenidade focada nos objetivos pessoais; a formação dos holopensenes pró-autorrealizações; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; a autossuperação dos patopensenes; a ausência da patopensenidade; o holopensene da autossuperação evolutiva.
          Fatologia: o soerguimento ortoexemplificador; o soerguimento das vicissitudes e percalços da vida; o reerguimento diante do fato infeliz; o alceamento de micro e macrotraumas emocionais; o sobrepairamento da revolta quanto à ocorrência traumática; a reversão da adversidade através do autossoerguimento; o ato de dar a volta por cima; o ato de erigir os ânimos na crise de depressão; o ato de descatastrofizar; a autorrevitalização frente aos insucessos pessoais; a postura de autossuperação dos desastres e tragédias; a aplicação da inteligência evolutiva (IE) no soerguimento ortoexemplificador; o soerguimento do impacto da acareação; a restituição do bem-estar a partir do solevamento evolutivo; a saída da zona de autovitimização; o exemplo de autossuperação; o brio cosmoético motivando soerguimentos evolutivos; o soerguimento ortoexemplificador no autenfrentamento da mediocridade existencial; a autoincorruptibilidade junto às crises de crescimento; o soerguimento ortoexemplificador do retomador de tarefa; o papel do soerguimento cosmoético no compléxis pessoal e grupal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o Curso Intermissivo (CI) proporcionando soerguimentos evolutivos; a sustentabilidade energética para bancar soerguimentos ortoexemplaristas; o soerguimento evolutivo evitando a subjugação às assedialidades extrafísicas; o reerguimento revitalizador do autoparapsiquismo lúcido permitindo a superação do conservantismo eletronótico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ânimo-motivação; o sinergismo autodesdramatizações-autorreciclagens; o sinergismo coragem pessoal–soerguimento evolutivo; o sinergismo voliciolina pessoal–soerguimento antiautovitimizante; o sinergismo autoposicionamento cosmoético–soerguimento ortoexemplificador; o sinergismo autoincorruptibilidade-soerguimento; o sinergismo autopredisposição à reciclagem–autopredisposição a soerguimentos.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o megaprincípio do “nada substitui o esforço pessoal”; o princípio da aceleração evolutiva possível; o fato de o princípio da autevolução requerer renovação incessante; o princípio da autodedicação propiciando soerguimentos exemplaristas; o princípio da autodisciplina evolutiva alcandorando autossuperações.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) abrangendo o autenfrentamento prioritário; o código de prioridades pessoais (CPP) aplicado ao soerguimento ortoexemplificador; o código de exemplarismo pessoal (CEP) evidenciando soerguimentos.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva; a teoria da evolução através do autesforço; a teoria da autossuperação evolutiva; a autodecisão quanto ao soerguimento autevolutivo através da teoria da evolução interassistencial contínua; a teática da mobilização das energias conscienciais (ECs) no soerguimento ortoexemplificador; a teoria da espiral evolutiva propiciando soerguimentos evolutivos; a teoria da resiliência exemplarista.
          Tecnologia: a técnica de autocompreensão das realidades; as técnicas de autodecisão; a técnica de sempre encarar os problemas de frente; a técnica de autocorreção instantânea; a técnica da autorreciclagem intraconsciencial; a técnica de viver evolutivamente; a técnica conscienciológica de mais 1 ano de vida intrafísica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Recexologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico diuturno da convivência na Cognópolis estimulando soerguimentos ortoexemplificadores.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Decidologia; o Colégio Invisível da Energossomatologia; o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia; o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Evolução Consciencial.
          Efeitologia: os efeitos dos soerguimentos ortoexemplaristas no autorrevezamento multiexistencial; os efeitos paralizadores da renovação intraconsciencial na ausência de soerguimentos evolutivos; os efeitos dos soerguimentos ortoexemplificadores na autestima e autoconfiança.
          Ciclologia: o ciclo baque desestabilizante–soerguimento reequilibrador; o ciclo contratempos-reaprumos; o ciclo crise-soerguimento-evolução; os soerguimentos no ciclo problema-solução; os soerguimentos ortoexemplificadores atuando na quebra do ciclo da patologia; os soerguimentos necessários nas etapas existenciais do ciclo da vida intrafísica; os soerguimentos indispensáveis no ciclo proéxis-compléxis.
          Enumerologia: o ato de soerguer-se à adversidade; o ato de soerguer-se ao erro; o ato de soerguer-se ao megatrafar; a ato de soerguer-se à tragédia; o ato de soerguer-se ao insucesso; o ato de soerguer-se aos pertúrbios; o ato de soerguer-se aos autassédios.
          Binomiologia: o binômio autesforço-soerguimento; o binômio soerguimento-autossustentabilidade; o binômio 1 passo atrás–2 passos à frente; o binômio transtorno temporário–benefício permanente; o binômio soerguimentogenia-reciclogenia.
          Interaciologia: a interação autodecidibilidade evolutiva–soerguimento ortoexemplificador; a interação soerguimento-autorreciclagem; a interação trafor-soerguimento; a interação autorreflexão cosmoética–soerguimento evolutivo; a interação resiliência consciencial–soerguimento ortoexemplarista.
          Crescendologia: o crescendo autenfrentamento-soerguimento.
          Trinomiologia: o trinômio ascensão-queda-soerguimento.
          Polinomiologia: o polinômio recexológico impactar-tranquilizar-soerguer-motivar.
          Antagonismologia: o antagonismo determinação / tibieza; o antagonismo utilização do megatrafor / autovitimização; o antagonismo autossuperação / autodepressão; o antagonismo autodesistência / autossoerguimento; o antagonismo soerguimento / suicídio; o antagonismo esquiva autocorruptora / autenfrentamento.
          Paradoxologia: o paradoxo de sobrevirem ocorrências aparentemente negativas, mas benéficas para a evolução pessoal.
          Legislogia: a lei do maior esforço na conquista dos soerguimentos ortoexemplaristas.
          Filiologia: a adaptaciofilia; a autocoerenciofilia; a ortofilia; a autodiscernimentofilia; a autodisciplinofilia; a autorreciclofilia; a priorofilia; a biofilia.
          Fobiologia: a reciclofobia; a recinofobia; a decidofobia.
          Sindromologia: o soerguimento da síndrome do ostracismo; o soerguimento da síndrome da pré-derrota; a superação da síndrome da mediocrização.
          Holotecologia: a recicloteca; a recexoteca; a discernimentoteca; a maturoteca; a parapsicoteca; a energossomatoteca; a traforoteca; a verbacioteca.
          Interdisciplinologia: a Autovoliciologia; a Autodecidologia; a Intencionologia; a Autodeterminologia; a Autoconsciencioterapia; a Autodiscernimentologia; a Interassistenciologia; a Recexologia; a Autodesassediologia; a Autolucidologia; a Holomaturologia; a Verbaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o autodecisor; o exemplarista; o reciclante existencial; o intermissivista; o cognopolita; o atacadista consciencial; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o intelectual; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o completista; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o retomador de tarefas evolutivas.
          Femininologia: a autodecisora; a exemplarista; a reciclante existencial; a intermissivista; a cognopolita; a atacadista consciencial; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a intelectual; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a completista; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a retomadora de tarefas evolutivas.
          Hominologia: o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens evolutiens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: soerguimento ortoexemplificador primário = a conscin se reerguendo após experienciar adversidades ao longo da vida humana; soerguimento ortoexemplificador avançado = a conscin ultrapassando a autestagnação do atual nível evolutivo para ascensão na Escala Evolutiva das Consciências.
          Culturologia: a cultura do soerguimento ortoexemplificador pautado na directrix intermissiva.
          Volição. No universo da Autovoliciologia, eis, como exemplos selecionados, em ordem alfabética dos assuntos, 6 personalidades e ocorrências de soerguimentos ortoexemplificadores para reflexão e análise:
          1. Amputação. Andréa Salgado (1971–), 6 meses após ter as pernas amputadas em acidente aquático envolvendo lancha, a professora dá os primeiros passos com próteses e surpreende a todos com a força de vontade e otimismo.
          2. Cegueira. Nuria Del Saz (1974–), sem visão desde os 13 anos de idade, a estudante de jornalismo usa equipamento em braile para ler as notícias veiculadas.
          3. Demissão. David de Mendonça Portes (1957–), dono de banca de jornal no centro do Rio de Janeiro, começou a dar palestras para empresários, quando foi demitido.
          4. Drogas. Esmeralda do Carmo Ortiz (1979–), ex-viciada em drogas, vivendo na rua desde os 8 anos de idade física, após procurar auxílio junto aos educadores da ONG do Projeto Travessia, em São Paulo, enfrenta a recuperação da subjugação às drogas. Volta a estudar e escreve o livro Esmeralda Porque não Dancei.
          5. Falência. Girz Aronson (1917–2008), denominado o rei do varejo, depois de sofrer sequestro e falência, o empresário teve a coragem de recomeçar a vida aos 85 anos de idade.
          6. Tetraplegia. Mara Gabrilli (1967–), após ficar tetraplégica em acidente de carro, a publicitária e psicóloga assumiu a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, São Paulo, administrando projetos para melhoria da vida de cegos, surdos, cadeirantes e outros deficientes físicos da metrópole.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o soerguimento ortoexemplificador, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversidade: Holocarmologia; Nosográfico.
          02. Conscin-cobaia: Experimentologia; Neutro.
          03. Contragolpe evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Exemplarista evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Iniciativa pessoal: Voliciologia; Neutro.
          06. Lição de vida: Conviviologia; Neutro.
          07. Lição recicladora: Seriexologia; Neutro.
          08. Reciclogenia: Autorrecexologia; Homeostático.
          09. Recobramento: Recexologia; Neutro.
          10. Resiliência consciencial: Holomaturologia; Neutro.
          11. Resolução prioritária: Autopriorologia; Homeostático.
          12. Sobrepairamento: Holomaturologia; Homeostático.
          13. Strong profile: Perfilologia; Homeostático.
          14. Viragem do megassediador: Terapeuticologia; Homeostático.
          15. Voliciolina: Voliciologia; Neutro.
 A CONSCIÊNCIA PREDISPOSTA A AUTENFRENTAMENTOS
   MOTIVA-SE AO SOERGUIMENTO ORTOEXEMPLIFICADOR EVITANDO TRANSFORMAR DESAFIOS PESSOAIS E VICISSITUDES DA EXISTÊNCIA EM ABISMOS INTRANSPONÍVEIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, encara o desafio do soerguimento ortoexemplificador na vida cotidiana? Qual intensidade e velocidade da recuperação do ânimo, motivação e otimismo apresenta você frente às adversidades e reptos evolutivos?
           Bibliografia Específica:
           1. Araripe, Sônia; Entre Biscoitos e Palestras; Reportagem; Jornal do Brasil; Diário; Ano CXI; N. 223; Caderno: Página Dois; 1 foto; Rio de Janeiro, RJ; 18.11.01; página 2.
           2. Cotes, Paloma; Metamorfose Ambulante; Reportagem; Época; Revista; Semanário; Ed. 365; Ano VII; Seção: A Semana; 1 cronologia; 10 fotos; São Paulo, SP; 16.05.05; páginas 16 e 17.
           3. Dimenstein, Gilberto; Escola de Lapidação de Esmeraldas; Reportagem; Folha de São Paulo; Jornal; Diário; Ano 81; N. 26.590; Caderno: Cotidiano; 1 ilus.; São Paulo, SP; 20.01.02; página C 8.
           4. Kostman, Ariel; Não adianta Chorar; Entrevista: Andréa Salgado; Veja; Revista; Semanário; Ed. 1.852; Ano 37; N. 18; 1 foto; 05.05.04; São Paulo, SP; páginas 13 a 17.
           5. Sgarioni, Mariana; Cega apresenta Telejornal na Espanha; Reportagem; Folha de São Paulo; Jornal; Diário; Ano 78; N. 25.491; Caderno: Mundo; 1 foto; São Paulo, SP; 17.01.99; página 17.
           6. Silva, Chico; & Pernambuco, Marcos; Lições de Vida; IstoÉ; Revista; Semanário; Ed. 1.722; Seção: Comportamento; 9 fotos; São Paulo, SP; 02.10.02; páginas 72 a 75.
                                                                                                               D. R.