Autodeterminologia

A Autodeterminologia é a Ciência aplicada aos estudos do potencial, intenção, disposição, competência, prontidão, organização e firmeza da consciência para decidir por si mesma ou persistir com posicionamento e vigor concentrado em condutas eficazes visando alcançar os objetivos proexológicos programados e manter as conquistas evolutivas já obtidas.

Você, leitor ou leitora, aplica a autodeterminação em diferentes áreas da vida? O quanto você prioriza tal assunto relevante na autevolução?

      AUTODETERMINOLOGIA
                                    (AUTOVOLICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Autodeterminologia é a Ciência aplicada aos estudos do potencial, intenção, disposição, competência, prontidão, organização e firmeza da consciência para decidir por si mesma ou persistir com posicionamento e vigor concentrado em condutas eficazes visando alcançar os objetivos proexológicos programados e manter as conquistas evolutivas já obtidas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O termo determinação procede do idioma Latim, determinatio, “limite; demarcação; fim; extremidade”. Surgiu no Século XV. A palavra autodeterminação apareceu, no idioma Português, em 1949. O segundo elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 01. Ciência do Estudo da Autodeterminação. 02. Autodeliberaciologia. 03. Autoafirmaciologia. 04. Autexpressologia. 05. Pesquisa da liberdade de autoconduzir-se. 06. Autempreendedorismo. 07. Autodecretologia; Autodesignologia. 08. Autoprogramaciologia. 09. Autodesempenhologia; Autorreaciologia. 10. Autonomologia.
          Neologia. O vocábulo Autodeterminologia e as 3 expressões compostas Autodeterminologia Egocármica, Autodeterminologia Grupocármica e Autodeterminologia Holocármica são neologismos técnicos da Autovoliciologia.
          Antonimologia: 01. Heterodeterminologia. 02. Autoindeterminologia. 03. Hesitaciologia. 04. Autoirresoluciologia. 05. Autoindefinologia. 06. Autoindecidologia; decidofobia. 07. Inapetência realizatória. 08. Autalienaciologia. 09. Titubeologia. 10. Pusilanimidade.
          Estrangeirismologia: o loc interno; o strong profile; o body-building.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento evolutivo quanto à aplicação da vontade.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Autodeterminologia compreende autevolução.
          Coloquiologia. Eis expressão popular referente à conscin sem autodeterminação: – Maria vai com as outras.
          Filosofia: a autodeterminação, enquanto liberdade de ação, é tema fundamental da Filosofia do Direito.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene da determinação pessoal; os autopensenes; a autopensenidade; a pensenidade focada nos objetivos pessoais; a formação dos holopensenes pró-autorrealizações; os efeitos pensênicos na autodeterminação; os patopensenes; a patopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade.
          Fatologia: a pesquisa da autoproficiência evolutiva; a investigação do nível de autodeterminação; a análise do ato da vontade; o exame dos efeitos das escolhas e ações pessoais; o estudo do Paradireito; o estudo do Paradever; o autocomprometimento proexológico; as opções cosmoéticas; o aproveitamento das oportunidades evolutivas; a dinâmica das relações interconscienciais; os atos coerentes à teática do paradigma consciencial; a presteza interassistencial; os planos de automelhoria contínua; a automotivação intrínseca; os propulsores da vontade; o posicionamento pessoal; os fatores de propulsão das reciclagens intraconscienciais; a iniciativa própria espontânea; o empreendedorismo consciencial; a ponderação quanto ao custo-benefício das ações pessoais; a clareza de objetivos; os esforços efetivos empregados na consecução dos projetos de vida; a persistência na continuidade dos esforços visando os propósitos traçados; o autodomínio holossomático; a vontade inquebrantável; a autodeterminação reforçando a consecução da proéxis; a obstinação calculada; o gerenciamento financeiro; a administração do tempo; a flexibilidade sem se distanciar do foco principal; a acabativa; as causas da dispersividade; o determinismo evolutivo; os limites do livre arbítrio; os efeitos das interprisões grupocármicas na liberdade individual; as consequências dos autassédios; as sequelas da robotização existencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a descoberta da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a aplicação de autexperimentos projetivos sistematizados; a autossustentabilidade bioenergética; a projeção lúcida (PL) deliberada pela vontade; as interferências dos assédios interconscienciais; a colaboração dos amparadores extrafísicos; o trabalho dos evoluciólogos na composição das proéxis grupais; a lucidez extrafísica.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ação-realização; o sinergismo autoconvicção-autodeterminação; o sinergismo Etologia-Evoluciologia.
          Principiologia: o princípio da evolução consciencial; o princípio do dinamismo evolutivo; o princípio do comando consciencial das ECs; o princípio da autodedicação; o princípio da autotutela; o princípio da indeterminação; o princípio da prioridade compulsória; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do megafoco mentalsomático; os princípios da Paradireitologia.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); os códigos de conduta.
          Tecnologia: a técnica da evitação do sonambulismo existencial; a técnica da priorização do mais relevante; a técnica da autodecisão; a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica de viver evolutivamente; a técnica das 50 vezes mais; a técnica do autodidatismo; as técnicas de autopesquisa colocadas em prática; as técnicas de autossuperação da Autoconsciencioterapia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: os efeitos da autodeterminação na autevolução; os efeitos da autopesquisa nas reciclagens intraconscienciais; os efeitos das assinaturas autopensênicas deliberativas; os efeitos da livre escolha.
          Ciclologia: o ciclo iniciativa-acabativa; o ciclo prospectar-realizar-encerrar; o ciclo de realização vontade-intenção-decisão-determinação; o ciclo comatoso da inatividade; o ciclo de adversidades autoimpostas; o ciclo de reeducação das condutas pessoais.
          Enumerologia: a autodeterminação consciencial; o autoprotagonismo; a autonomia; as autorreações efetivas; o autovigor proexológico; a vontade granítica; a autevolução determinada.
          Binomiologia: o binômio autorreflexão-acerto; o binômio resiliência-circunstância; o binômio saber-fazer.
          Interaciologia: a interação lucidez decisória–aceleração evolutiva; a interação vontade-ação; a interação autodiscernimento-autodeterminação.
          Crescendologia: o crescendo idealizar-realizar.
          Trinomiologia: o trinômio decidir-assumir-agir; o trinômio intencionalidade-prioridade-atividade; o trinômio princípio-meio-fim; o trinômio definição-determinação-deliberação; o trinômio autoconfiança-autocompetência-autodisciplina; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio pensenidade-afinidade-atividade; o trinômio vontade-posicionamento-esforço.
          Polinomiologia: o polinômio definição-deliberação-determinação-ação; o polinômio volição-intenção-decisão-determinação; o polinômio vontade-decisão-determinação-sustentação; o polinômio autocognição-autocriatividade-automotivação-autorresolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo ação / inação; o antagonismo autodeterminação / autovacilação; o antagonismo autodeterminação / heterodeterminação; o antagonismo correr atrás / deixar para lá; o antagonismo pró-atividade / passividade; o antagonismo autocorreção imediata dos lúcidos / autocorreção postergada dos incautos; o antagonismo projeto aberto / obra acabada; o antagonismo determinação / determinismo; o antagonismo perseverança / tergiversação.
          Politicologia: a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a democracia; a lucidocracia; a proexocracia; a recexocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei da ação-reação; as leis do Cosmos; as leis dos direitos e deveres interconscienciais; a lei do maior esforço evolutivo inserida na personalidade.
          Filiologia: a decidofilia; a definofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a planofilia; a priorofilia; a voliciofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a criticofobia; a decidofobia; a disciplinofobia; a laborfobia; a neofobia; a xenofobia; a voliciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da bússola consciencial danificada; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da insegurança; a síndrome da mediocrização.
          Maniologia: a controlemania.
          Mitologia: a teomitologia da submissão pessoal; o mito do destino traçado por Deus.
          Holotecologia: a evolucioteca; a pensenoteca; a volicioteca; a abjuncioteca; a administroteca; a proexoteca; a assistencioteca; a cosmoeticoteca; a potencioteca; a conscienciometroteca; a consciencioterapeuticoteca; a voluntarioteca.
          Interdisciplinologia: a Autovoliciologia; a Autovoliciologia; a Autodefinologia; a Autodecidologia; a Intencionologia; a Autevoluciologia; a Pensenologia; a Paradireitologia; a Preferenciologia; a Priorologia; a Proexologia; a Mentalsomatologia; a Autopesquisologia; a Conscienciometrologia; a Holomaturologia; a Invexologia; a Recexologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin autopesquisadora; a conscin autempreendedora; a conscin decidofílica; a consciência javalínica; o ser interassistencial; a conscin cosmoética; o ser desperto; a personalidade forte; a conscin confiável; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o atleta; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o evoluciólogo; o pesquisador; o projetor consciente; o triatleta consciencial; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o selfmade man.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a atleta; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a evolucióloga; a pesquisadora; a projetora consciente; a triatleta consciencial; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a selfmade woman.
           Hominologia: o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens autopriorologus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens autopositor; o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

           Exemplologia: Autodeterminologia Egocármica = a pesquisa da repercussão dos atos autodeterminados da consciência na própria evolução; Autodeterminologia Grupocármica
= a pesquisa da repercussão dos atos autodeterminados da consciência na evolução grupal; Autodeterminologia Holocármica = a pesquisa da repercussão dos atos autodeterminados da consciência na evolução planetária.
           Culturologia: a cultura do maior empenho; a cultura do planejamento responsável; a cultura da produtividade; a cultura da inteligência evolutiva; a cultura proexológica.
           Soberania. De acordo com a Sociologia, a expressão autodeterminação dos povos refere-se a nações livres quanto à soberania e à escolha dos próprios governos, geralmente com forte histórico de dependência a outros países.
           Taxologia. Segundo a Experimentologia, eis, na ordem alfabética, 100 tipos de autodeterminação seguidos de exemplos evidenciando a força dos atos da consciência em contextos específicos:
           01. Autodeterminação adaptativa: o emprego consistente e deliberado de recursos acessíveis pela conscin para se adaptar a condição diferente do habitual.
           02. Autodeterminação amparadora: a conduta abnegada da conscin pré-serenona ao modo das promovidas pelos amparadores extrafísicos perante as demandas dos amparandos.
           03. Autodeterminação antiassediadora: o desassombro da conscin autoconfiante diante de ameaças assediadoras.
           04. Autodeterminação anticompulsiva: a forte volição da conscin, quando portadora de atos compulsivos, no propósito firme de superar a própria condição.
           05. Autodeterminação anticorruptora: a autodignidade do político honesto e com dificuldades financeiras convivendo em meio a grupo de corruptores do poder público.
           06. Autodeterminação antifisiológica: a insistência parapatológica da conscin em não se alimentar, contrariando a Fisiologia Somática.
           07. Autodeterminação antimaternagem: a resolução da moça inversora em não ser mãe, contrariando a família e os costumes do meio social onde vive.
           08. Autodeterminação antimimetizadora: a decisão madura em reciclar comportamentos valorizados pela Socin, porém de natureza automimética, dispensável para a autevolução.
           09. Autodeterminação antiperfeccionista: a mudança deliberada da conscin de traço perfeccionista trocando a insatisfação permanente pelo detalhismo responsável sem negligências.
           10. Autodeterminação antipressão: a conscin pré-serenona tranquila e ponderada, apesar das intempéries e fortes pressões ao derredor, contrárias às autodecisões.
           11. Autodeterminação antirressomática: a condição imatura da consciex relutante à ressoma no caminhar do processo autevolutivo.
          12. Autodeterminação antirrobotizadora: as escolhas e ações próprias da conscin proativa em relação aos interesses mais genuínos, abrindo mão de opções menos trabalhosas porém robotizantes.
          13. Autodeterminação antissedentária: o autodesafio das pessoas sedentárias ao empenharem-se em atividades físicas rotineiras.
          14. Autodeterminação antissomática: o feito do transexual em promover atos para assumir-se no gênero sexual oposto, contrariando a Biologia Somática.
          15. Autodeterminação antiviciosa: a resolução íntima e o esforço do viciado para abandonar a causa ou o objeto prejudicial e mantenedor do vício.
          16. Autodeterminação ardilosa: a insolência anticosmoética da conscin desejosa de atingir posição de poderio a qualquer custo.
          17. Autodeterminação artificialista: a resolução da conscin em negar a idade e aplicar recursos tecnológicos para artificialmente parecer mais jovem.
          18. Autodeterminação assediadora: a manutenção de posturas para promover e manter assédios interconscienciais premeditados.
          19. Autodeterminação assertiva: as atitudes da conscin em dizer o necessário da maneira mais acertada possível, em grupo, no qual prevalece o faz-de-conta.
          20. Autodeterminação assistencial: o afinco da consciência na prontidão assistencial buscando contribuir com o melhor em prol dos envolvidos, em todas as circunstâncias.
          21. Autodeterminação autocognitiva: a firmeza de propósito e esforço da consciência com restrição intelectual em aprender assunto complexo.
          22. Autodeterminação autoconsciencioterápica: a firmeza da conscin em superar trafar sedimentado no temperamento pessoal.
          23. Autodeterminação autocuradora: a persistência do portador de doença considerada sem remissão na busca de recursos para promover a autocura.
          24. Autodeterminação autoderrotista: a conscin maníaca cronicificada, mantenedora de autopensenidade derrotista.
          25. Autodeterminação autodestigmatizadora: a conscin autodesestigmatizadora, assumindo rótulos denotativos e equivocados a respeito dela mesma.
          26. Autodeterminação autodidática: a aplicação do estudante através do autodidatismo.
          27. Autodeterminação autodiscernidora: a conscin empenhada constantemente na aplicação do máximo autodiscernimento possível.
          28. Autodeterminação automimetizadora: a conscin persistente em automimeses dispensáveis, desinteressada em reciclar-se no processo natural da evolução.
          29. Autodeterminação autopesquisística: a deliberação e empenho da conscin na realização da autopesquisa visando a autossuperação, abrindo mão de ganhos secundários.
          30. Autodeterminação autorganizadora: as ações teáticas da conscin objetivando conquistar a autorganização pensênica.
          31. Autodeterminação autorrevezadora: os planos consistentes da conscin lúcida no preparo das condições para a próxima vida intrafísica.
          32. Autodeterminação autovitimizadora: a teimosia da conscin autovitimizadora crônica em manter os hábitos nocivos a si própria.
          33. Autodeterminação bibliológica: a persistência da conscin pouco afeita à leitura ao ler pela primeira vez livro técnico de 500 páginas.
          34. Autodeterminação cabotina: o afã da conscin presunçosa e heteroimperdoadora se achando sempre a melhor.
          35. Autodeterminação cientificista: a prontidão dos cientistas na repetição dos experimentos e a aceitação da refutação ao resultado de trabalho duramente elaborado.
          36. Autodeterminação competidora: o afinco dos atletas em ultrapassar recordes, superando os oponentes.
          37. Autodeterminação concentrada: a concentração do trabalhador na obra a ser realizada enquanto os companheiros descansam e o convidam para conversar.
         38. Autodeterminação concessora: a conscin lúcida ao fazer concessões de direitos próprios em prol de bem grupal maior.
         39. Autodeterminação conscienciológica: o trabalho dos voluntários da Conscienciologia em firmar os ideais pró-evolutivos no holopensene do planeta Terra.
         40. Autodeterminação contrarrefluxista: o empreendimento do proexista em cumprir a programação existencial, caminhando no contrafluxo do socialmente valorizado.
         41. Autodeterminação conviviológica: o empenho sincero da conscin preconceituosa em conservar autopensenes sadios e eliminar atos de discriminação consciencial.
         42. Autodeterminação cosmoética: a persistência da conscin outrora trapaceira em manter-se cosmoética.
         43. Autodeterminação criminológica: as minúcias deliberadas e diligentemente planejadas pelo bandido para cometer crimes sem deixar rastros.
         44. Autodeterminação cumpridora: o autocomprometimento abnegado da conscin cumpridora dos deveres em ambiente com holopensene de irresponsabilidade e postergação.
         45. Autodeterminação dessomatológica: o esforço da consciex na paratroposfera em passar pela segunda dessoma.
         46. Autodeterminação dietista: a decisão e os esforços do comilão inveterado em manter a reeducação alimentar e a dieta balanceada.
         47. Autodeterminação dinheirista: a obcecação da conscin sovina em adquirir e acumular dinheiro, inclusive privando-se de benesses necessárias.
         48. Autodeterminação doadora: a conscin large habitualmente disposta a fazer doações sem esperar recompensas, abrindo mão de usar recursos em benefício próprio.
         49. Autodeterminação doméstica: a dedicação da mulher culta voluntariamente devotada às obrigações do lar, sendo tal papel desvalorizado no ambiente onde vive.
         50. Autodeterminação duplista: a determinação da conscin empenhada em formar e manter dupla afetivo-sexual evolutiva com parceiro do sexo oposto.
         51. Autodeterminação ecológica: o empenho da conscin autoconsciente em contribuir para a preservação do planeta.
         52. Autodeterminação econômica: a eficácia do trabalhador em administrar parco salário mínimo, vivendo dignamente e de maneira honesta no mundo consumista.
         53. Autodeterminação egocármica: a firmeza na manutenção dos objetivos centrados na própria pessoa.
         54. Autodeterminação eletronótica: a insistência dos cientistas eletronóticos na adoção do paradigma fisicalista, apesar das evidências da necessidade de ampliação e reciclagem.
         55. Autodeterminação emancipadora: a decisão da conscin em mudar o curso da vida promissora materialmente no seio da família e perseguir ideais almejados por escolha própria.
         56. Autodeterminação empreendedora: o tino do jovem empreendedor para investir corretamente em negócio desaconselhado pelos mais experientes empresários.
         57. Autodeterminação energossomática: a vontade e persistência incansável do principiante nas técnicas energéticas na instalação do EV 20 vezes ao dia.
         58. Autodeterminação estagnadora: a escolha da conscin conhecedora dos princípios evolutivos ao manter-se estagnada em posturas arcaicas.
         59. Autodeterminação estudantil: o esforço do estudante de escola pública brasileira em obter, por mérito próprio, vaga em curso universitário concorrido (Ano-base: 2009).
         60. Autodeterminação eutímica: a tenacidade da conscin hiperativa em permanecer 3 horas em estado atento no laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV).
         61. Autodeterminação evolutiva: a constância da consciência em persistir nos ideais, objetivos e ações em prol da evolução.
         62. Autodeterminação expositiva: a pessoa tímida esforçada em se autossuperar passando a falar e até a proferir palestras públicas perante grandes plateias.
         63. Autodeterminação fisiculturista: o desgaste orgânico e suicida do atleta persistente em exercícios intensos e ingestão de drogas na ânsia de aumentar a massa muscular.
          64. Autodeterminação fonológica: o empenho da conscin gaga em transmitir mensagem falada diante da impaciência dos interlocutores.
          65. Autodeterminação grevista: o grevista firme no cumprimento de penas autoimpostas para obter as reivindicações pleiteadas.
          66. Autodeterminação grupocarmológica: os atos assistenciais contínuos, exaustivos e praticados de bom grado para transpor interprisões grupocármicas.
          67. Autodeterminação heurística: a persistência incessante dos inventores até atingir o intento almejado.
          68. Autodeterminação idônea: a firmeza do candidato eleito em implantar na íntegra os projetos apresentados na campanha eleitoral em detrimento de interesses da cúpula governante.
          69. Autodeterminação ilegitimológica: a investida da conscin desprovida de experiência anterior e habilidades em determinado assunto para estabelecer-se entre os experts.
          70. Autodeterminação intermissivista: a consciex lúcida quanto ao planejamento e preparo da próxima vida, durante o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          71. Autodeterminação invexológica: os desafios do jovem autoconsciente praticante da técnica da inversão existencial (invéxis).
          72. Autodeterminação lúcida: a atitude lúcida da conscin renunciando às ilusões aparentemente saudáveis dos ambientes com holopensene conturbado.
          73. Autodeterminação materialista: a obstinação deletéria e insana da conscin pelo acúmulo excessivo de bens patrimoniais.
          74. Autodeterminação maxicompletista: o esforço haurido pelo pré-serenão vulgar completista de maxiproéxis.
          75. Autodeterminação mercadológica: as artimanhas criativas do comerciante para vender a mercadoria aos consumidores resistentes à compra.
          76. Autodeterminação modista: a conscin determinada a sempre seguir a última tendência de estilo, chegando até a tornar-se escrava da moda.
          77. Autodeterminação ortopensênica: a consciência determinada na manutenção da ortopensenidade, mantendo firme o propósito de não pensar mal de ninguém.
          78. Autodeterminação parapedagógica: a criatividade, o empenho e a boa vontade do docente conscienciológico na aplicação dos recursos parapedagógicos adaptados ao público-alvo.
          79. Autodeterminação parapercepciológica: os estudos, a autobservação e as práticas sistemáticas do autopesquisador para compreender e ampliar a sinalética parapsíquica pessoal.
          80. Autodeterminação parapsíquica: o empenho persistente e disciplinado da conscin desconhecedora das autoparapercepções para desenvolver o parapsiquismo lúcido.
          81. Autodeterminação passional: as artimanhas incessantes dos desvairados para conquistar a conscin objeto da paixão doentia.
          82. Autodeterminação pedagógica: o empenho da professora dedicada e persistente na busca de métodos inéditos para o ensino de crianças com dificuldade de aprendizagem.
          83. Autodeterminação pioneira: o desafio superado pelos pioneiros, por exemplo, as primeiras mulheres optantes pela ocupação de cargo tipicamente masculino.
          84. Autodeterminação pró-docência: a constância de esforços da conscin para exercer bem a docência conscienciológica superando-se gradualmente.
          85. Autodeterminação proexista: a perseverança da conscin quanto aos princípios teáticos da inteligência evolutiva (IE) para compreender e realizar a programação existencial.
          86. Autodeterminação profissional: o empenho em executar as tarefas atinentes à profissão escolhida independente das benesses recebidas.
          87. Autodeterminação progenitora: a persistência da mulher infértil desejosa de ser mãe, mantendo-se na busca dos meios possíveis para alcançar a gravidez de sucesso.
          88. Autodeterminação projetiva: a disposição incansável da conscin na aplicação de técnicas buscando obter a projetabilidade lúcida (PL).
          89. Autodeterminação pró-paz: a serenidade constante do líder paradiplomático para conservar a paz em meio ao holopensene pontuado por clamores de guerra.
  8                                                          Enciclopédia da Conscienciologia
            90. Autodeterminação pró-tenepes: o posicionamento firme da conscin decidida a abrir
  mão da vida social intensa e agradável e organizar-se para a prática da tenepes em alto nível.
            91. Autodeterminação psicossomática: os esforços constantes da consciência pré-serenona para a conquista do autodomínio emocional.
            92. Autodeterminação realizadora: a disposição constante da conscin comprometida
  em realizar os objetivos propostos, administrando os contratempos ao redor.
            93. Autodeterminação recexológica: o propósito firme da consciência para lucidamente reciclar os trafares crassos.
            94. Autodeterminação reprogramadora: a tenacidade e abnegação da conscin com
  vida familiar assentada e bem vista socialmente para promover a reciclagem existencial pró-evolutiva.
            95. Autodeterminação serenológica: o posicionamento do Homo sapiens serenissimus
  em ressomar quando já tem possibilidade de tornar-se Consciex Livre (CL).
            96. Autodeterminação somática: a eficiência produtiva superior do deficiente físico
  sobre os portadores de somas privilegiados.
            97. Autodeterminação tarística: a efetividade constante no desenvolvimento e na
  aplicação da tarefa assistencial do esclarecimento (tares).
            98. Autodeterminação teática: as concessões autolúcidas e o empenho do conscienciologista em implantar a teática do paradigma consciencial na vida cotidiana.
            99. Autodeterminação tenepessológica: a postura ortopensênica e autocoerente do tenepessista veterano no autocompromisso da tarefa assistencial rumo à instalação da ofiex.
           100. Autodeterminação ultradogmática: o arrebatamento do crente fervoroso em praticar autoflagelos irracionais.
            Fatores. A vontade, o posicionamento pessoal, os pensenes cosmoéticos e os esforços
  constantes para autossuperações são essenciais ao desenvolvimento da autodeterminação quanto
  às realizações conscienciais evolutivas.
            Consciencioterapia. No âmbito da Consciencioterapia, o encantoamento cosmoético do
  evoluciente em situações nas quais necessariamente precisa decidir e agir, é recurso útil para potencializar a autodeterminação evolutiva.
            Superação. Através da autodeterminação, a conscin é capaz de conseguir feitos surpreendentes, inclusive angariar avanços evolutivos extraordinários na autevolução e suplantar o determinismo presumido da vida planejada com lucidez.
            Caracterologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 perfis de conscins pré-serenonas mais ativas no contexto da Autodeterminologia:
            01. Conscin autolúcida.
            02. Conscin desperta.
            03. Conscin intermissivista.
            04. Conscin inversora.
            05. Conscin ofiexista.
            06. Conscin parapercepciologista.
            07. Conscin proexista.
            08. Conscin projetora.
            09. Conscin reciclante.
            10. Conscin tenepessista.


                                             VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Autodeterminologia, indicados para expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01.   Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           02.   Animal humano: Intrafisicologia; Nosográfico.
           03.   Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
           04.   Autonomia: Autonomologia; Neutro.
           05.   Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
           06.   Autorregressismo: Parapatologia; Nosográfico.
           07.   Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
           08.   Conação: Voliciologia; Neutro.
           09.   Força do atraso: Parapatologia; Nosográfico.
           10.   Liberologia: Evoluciologia; Homeostático.
           11.   Lucidologia: Autoconscienciologia; Homeostático.
           12.   Maxiconquista atual: Autevoluciologia; Homeostático.
           13.   Momento de parar: Autodeterminologia; Neutro.
           14.   Princípio do Posicionamento Pessoal: Autodefinologia; Homeostático.
           15.   Recin: Recexologia; Homeostático.
   O ESTUDO DA AUTODETERMINAÇÃO É ESSENCIAL PARA A VIVÊNCIA TEÁTICA AUTOPESQUISÍSTICA DE TODA
 CONSCIÊNCIA INTERMISSIVISTA, LÚCIDA E INTERESSADA
     NO PROTAGONISMO EFICAZ DA PRÓPRIA EVOLUÇÃO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica a autodeterminação em diferentes áreas da vida? O quanto você prioriza tal assunto relevante na autevolução?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007 (Edição em Português); página 1.005.
           2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004 (Edição em Português); página 1.103.
           3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994 (Edição em Português); páginas 13 e 524.
                                                                                                                      N. O.