Persistência Edificadora

A persistência edificadora é a condição de a conscin autodeterminada, homem ou mulher, manter pelo tempo necessário o esforço máximo e destemido em ações técnicas, construtivas e cosmoéticas, previamente planejadas, realizadas meticulosamente, com o objetivo de concretizar conquista evolutiva prioritária e dinamizadora da autevolução.

Você, leitor ou leitora, já reconhece a persistência edificadora na automanifestação consciencial? Qual a porcentagem prática identificada da utilização da perseverança realizadora para superação de obstáculos, mudanças de posturas anticosmoéticas cronificadas e avanços evolutivos?

      PERSISTÊNCIA EDIFICADORA
                               (AUTODETERMINOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A persistência edificadora é a condição de a conscin autodeterminada, homem ou mulher, manter pelo tempo necessário o esforço máximo e destemido em ações técnicas, construtivas e cosmoéticas, previamente planejadas, realizadas meticulosamente, com o objetivo de concretizar conquista evolutiva prioritária e dinamizadora da autevolução.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra persistir vem do idioma Latim, persistere, “persistir”. Surgiu, no Século XVII. O termo edificação procede também do idioma Latim, aedificatio, “o ato de edificar construção; edifício; casa”. Apareceu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Persistência evolutiva. 2. Tenacidade construtiva. 3. Perseverança realizadora. 4. Constância edificadora. 5. Persistência estruturadora. 6. Pertinácia alicerçadora. 7. Obstinação produtiva. 8. Esforço focado.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética 9 cognatos derivados do vocábulo persistir: autopersistência; impersistência; impersistente; impersistir; maxipersistência; minipersistência; persistência; Persistenciologia; persistente.
          Neologia. As 3 expressões compostas persistência edificadora, minipersistência edificadora e maxipersistência edificadora são neologismos técnicos da Autodeterminologia.
          Antonimologia: 1. Dispersão insistente. 2. Persistência dispersa. 3. Constância inócua. 4. Capricho desmantelador; teimosia derrocadora. 5. Conformismo improdutivo. 6. Inconstância desestruturadora. 7. Desistência procrastinadora. 8. Medo paralisante; pusilanimidade.
          Estrangeirismologia: o strong profile; o loc interno; o selfmade man; a selfmade woman; o front evolutivo; o know-how evolutivo; a selfperformance evolutiva.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à determinação pessoal continuada.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relacionado ao tema: – Persistência: requisito evolutivo.
          Coloquiologia. Eis 10 expressões populares referentes à ausência de persistência edificadora: firme como gelatina; fogo de palha; caiu não levanta mais; jogou a toalha; pediu água; amarelou; medrou; afrouxou; abriu o bico; pessoa sem fibra.
          Citaciologia: – Nada é impossível para aquele que persiste (Alexandre, o Grande, 356–323 a.e.c.). O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. (José Martiniano de Alencar, 1829–1877). Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência (Henry Ford, 1863–1947). Sem esmorecer para não desmerecer (Oswaldo Gonçalves Cruz, 1872–1917). A persistência é o menor caminho do êxito (Charles Spencer Chaplin, 1889–1977).
          Proverbiologia. Eis 4 provérbios relacionados ao tema: – Devagar se vai longe. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. A persistência realiza o impossível (provérbio chinês). De grão em grão, a galinha enche o papo.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Autodeterminologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a pensenidade focada na conclusão da tarefa prioritária; o sobrepairamento da pressão holopensênica nosográfica; a retilinearidade nos autopensenes; a autorganização pensênica.
         Fatologia: a persistência edificadora; a tecnicidade direcionada aos objetivos prioritários predefinidos; a vontade férrea; o empreendedorismo consciencial voltado ao megafoco evolutivo; o planejamento minucioso das ações a serem implementadas; a sucessão ininterrupta de autossuperações evolutivas; o completismo diário; a profilaxia da procrastinação nos atos diários; as ações corajosas para a interassistência grupocármica; o autenfrentamento impassível nas crises de crescimento; o enfrentamento ativo e constante dos trafares pessoais; o esforço técnico para a superação e controle de patologias; a reeducação alimentar; a dedicação determinada a tratamento de saúde; o empenho determinado para a aprovação em universidade pública de alto nível; o poliglotismo teático; a superação de limitações físicas para locomoção independente e segura na megalópolis; o enfrentamento técnico e a superação de fobias; o processo lúcido para obtenção do pé-de-meia libertário; a constituição de base física segura e saudável; o trabalho contínuo em prol da maxiproéxis grupal; a autodeterminação do pré-verbetógrafo na elaboração autoral do primeiro verbete para a Enciclopédia da Conscienciologia; a conclusão da primeira gescon; o processo da docência conscienciológica; a conquista da recéxis; a autorganização pessoal relacionada ao conceito do passo a passo; a passagem pelo gargalo evolutivo; a conquista de novo patamar na Escala Evolutiva das Consciências; a preparação para início e a manutenção da prática da tenepes.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a determinação para a conquista do autodomínio das bioenergias; o fortalecimento da sustentabilidade energética; a ativação saudável do laringochacra; o desenvolvimento da sinalética energética parapsíquica pessoal; a iscagem lúcida; a amparabilidade autovivenciada; o auxílio do amparo extrafísico de função na realização de tarefas laboriosas; a condição de minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a qualificação do amparo extrafísico de função da tenepes; os extrapolacionismos parapsíquicos para a aceleração da evolução.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo persistência-edificação; o sinergismo paciência-acabativa; o sinergismo vontade-ação; o sinergismo planejamento-cosmovisão; o sinergismo coragem-Cosmoética; o sinergismo teoria-prática; o sinergismo autenfrentamento-EV; o sinergismo meticulosidade–máximo esforço; o sinergismo destemor-planejamento; o sinergismo amparando-amparador; o sinergismo mentalsoma-Paratecnologia; o sinergismo amparador intrafísico–amparador extrafísico.
         Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da evolução consciencial; o princípio do dinamismo evolutivo; o princípio do aqui e agora; o princípio dos pés na rocha e o mentalsoma no Cosmos; o princípio administrativo pensar globalmente–agir localmente; o princípio da autopesquisa para evolução consciencial; os princípios paradireitológicos.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) orientando as ações pessoais; o código grupal de Cosmoética (CGC) orientando as ações grupais.
         Teoriologia: a teoria (1%) da Compreeensiologia e a prática (99%) da Teaticologia; a teoria da evolução consciencial.
         Tecnologia: a técnica das 50 vezes mais; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; as técnicas para a projeção consciente; a técnica da exaustividade; a técnica do detalhismo; a técnica do estado vibracional; a técnica da mobilização básica das energias (MBE); a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da priorização do mais relevante; a técnica do fichamento bibliográfico exaustivo; a técnica da madrugada; a técnica da utilização de gráficos, tabelas e planilhas no planejamento das ações e acompanhamento dos resultados.
         Voluntariologia: o início do voluntariado da tenepes; a produtividade no voluntariado conscienciológico.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da sinalética energética; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: o efeito da resiliência; o efeito do planejamento cosmovisiológico nas ações evolutivas; o efeito do destemor no autenfrentamento; o efeito da autodeterminação cosmoética em ir adiante; o efeito da utilização dos trafores.
          Neossinapsologia: a análise crítica do resultado do esforço aplicado à geração de neossinapses; as neossinapses adquiridas na conquista de objetivo prioritário; o firmamento de neossinapses através da repetição paciente.
          Ciclologia: o ciclo esforço-conquista-sustentação-domínio; o ciclo iniciativa-acabativa; o ciclo PDCA (plan, do, check, act).
          Enumerologia: o trafor do destemor; o trafor do empreendedorismo; o trafor da tenacidade; o trafor da autorganização; o trafor da pertinácia; o trafor da perseverança; o trafor da firmeza.
          Binomiologia: o binômio paciência-persistência; o binômio persistência planejada–competência almejada; o binômio autorreflexão-ação; o binômio ectoplasmia–concretização das ações.
          Interaciologia: a interação autodeterminação-foco; a interação esforço-acabativa; a interação persistência-autolucidez; a interação decisão-cosmovisão; a interação competência-eficiência; a interação autodiscernimento-autodeterminação; a interação erro-acerto; a interação Central Extrafísica de Energia (CEE)–empreendedorismo.
          Crescendologia: o crescendo tentativa-erro–tentativa-acerto; o crescendo gescon-megagescon; o crescendo tenepes-ofiex; o crescendo insistência–persistência edificadora; o crescendo utilização de técnicas–utilização de paratécnicas; o crescendo tentativa aleatória–tentativa técnica focada.
          Trinomiologia: o trinômio determinação-esforço-autoconfiança; o trinômio parar-refletir-priorizar; o trinômio objeto-momento-ação.
          Polinomiologia: o polinômio vontade-megafoco-ação-manutenção; o polinômio planejamento-objetivo-metas-energia.
          Antagonismologia: o antagonismo teimosia / persistência; o antagonismo dispersão / foco; o antagonismo preguiça / ação; o antagonismo pusilanimidade / volição; o antagonismo autoconfiança / baixa autestima; o antagonismo decidofobia / abrir mão; o antagonismo assertividade / apriorismo; o antagonismo procrastinação / empreendedorismo; o antagonismo planejamento / impulsividade.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin promover a autassistência e caminhar para o egocídio.
          Politicologia: a evoluciocracia; a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei de causa e efeito; as paraleis do Cosmos.
          Filiologia: a conscienciofilia; a proexofilia; a decidofilia; a cosmovisiofilia; a priorofilia; a neofilia; a voliciofilia; a tecnofilia.
          Fobiologia: a evoluciofobia; a neofobia; a voliciofobia; a decidofobia; a exitofobia; a disciplinofobia; a autopesquisofobia; a laborfobia.
          Sindromologia: a síndrome de Peter Pan sabotando o crescimento da conscin; a síndrome do ansiosismo provocando decisões aprioristas; a síndrome da dispersão consciencial enfraquecendo a aplicação das energias pessoais; a síndrome da bússola consciencial danificada desviando as ações do foco; a síndrome da insegurança dificultando as decisões; a síndrome do pânico paralisando as ações; a síndrome de burnout esgotando a capacidade energética.
          Maniologia: a riscomania; a videomania; a infomania.
          Mitologia: o mito do deus-dará; o mito do determinismo.
          Holotecologia: a volicioteca; a holomaturoteca; a pensenoteca; a encicloteca; a proexoteca; a evolucioteca; a recinoteca; a administroteca.
          Interdisciplinologia: a Autodeterminologia; a Autocriticologia a Autovoliciologia; a Autevoluciologia; a Pensenologia; a Autopesquisologia; a Priorologia; a Proexologia; a Recexologia; a Autodecidologia; a Paratecnologia; a Traforologia; a Errologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin javalínica; a conscin autopesquisadora; a conscin autempreendedora.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o macrossômata; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o ectoplasta; o escritor conscienciológico; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário da Conscienciologia; o tocador de obra; o homem de ação; o gestor de projetos.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a macrossômata; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a ectoplasta; a escritora conscienciológica; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária da Conscienciologia; a tocadora de obra; a mulher de ação; a gestora de projetos.
          Hominologia: o Homo sapiens activus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens paciens; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minipersistência edificadora = o esforço dignificante para a superação de trafar prioritário; maxipersistência edificadora = o esforço dignificante para o completismo da proéxis.
          Culturologia: a cultura do empenho autopesquisístico; a cultura do maior empenho; a cultura do planejamento responsável; a cultura da produtividade; a cultura da inteligência evolutiva (IE); a cultura proexológica; a cultura de priorizar o prioritário.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 características técnicas para identificação e avaliação da persistência edificadora:
          01. Amparada.
          02. Atacadista.
          03. Autolúcida.
          04. Autossuficiente.
          05. Cosmoética.
          06. Cosmovisiológica.
          07. Desafiadora.
           08.   Desassediadora.
           09.   Evolutiva.
           10.   Exemplarista.
           11.   Extrapolacionista.
           12.   Homeostática.
           13.   Interassistencial.
           14.   Libertária.
           15.   Megafocada.
           16.   Ortopensênica.
           17.   Planejada.
           18.   Priorizadora.
           19.   Tarística.
           20.   Voliciolínica.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a persistência edificadora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autodecisão crítica: Autodecidologia; Neutro.
           02. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
           03. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro.
           04. Binômio paciência-persistência: Holomaturologia; Homeostático.
           05. Colheita intrafísica: Evoluciologia; Homeostático.
           06. Constância vital: Constanciologia; Homeostático.
           07. Êxito: Autevoluciologia; Neutro.
           08. Intencionalidade continuada: Holomaturologia; Homeostático.
           09. Megafoco autopensênico: Autopensenologia; Neutro.
           10. Momento de parar: Autodeterminologia; Neutro.
           11. Paciência incólume: Interassistenciologia; Homeostático.
           12. Pertinência evolutiva: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           13. Poder de realização: Autodeterminologia; Neutro.
           14. Resiliência consciencial: Holomaturologia; Neutro.
           15. Voliciolina: Voliciologia; Neutro.
     A PERSISTÊNCIA EDIFICADORA IMPULSIONA A CONSCIÊNCIA DECIDIDA PELO AUTENFRENTAMENTO A SUPERAR OS PRÓPRIOS LIMITES, RECICLAR IMATURIDADES,
  REPARAR ERROS E GALGAR PATAMARES EVOLUTIVOS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já reconhece a persistência edificadora na automanifestação consciencial? Qual a porcentagem prática identificada da utilização da perseverança realizadora para superação de obstáculos, mudanças de posturas anticosmoéticas cronificadas e avanços evolutivos?
           Bibliografia Específica:
           1. Daou, Dulce; Autoconsciência e Multidimensionalidade; pref. Tania Guimarães; revisoras Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 296 p.; 3 seções; 14 E-mails; 106 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; 18 webgrafias; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 45 e 116.
            2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 289, 318, 443, 937, 967, 1.194, 1.384 e 1.453.
            3. Idem; Dicionário de Neologismos da Conscienciologia; org. Lourdes Pinheiro; revisores Ernani Brito; et al.; 1.072 p.; 1 blog; 21 E-mails; 4.053 enus.; 1 facebook; 2 fotos; glos. 2.019 termos; 14.100 (termos neológicos); 1 listagem de neologismos; 1 microbiografia; 21 websites; 61 refs.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 102.
            4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 200; página 1005.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 564.
                                                                                                                    F. R. S.