A sociofilia evolutiva é a condição da conscin com temperamento gregário, ajustada harmonicamente ao convívio social, sabendo articular os compromissos e responsabilidades pessoais frente aos companheiros de evolução e Sociedade em geral, sem resvalar em excessos sociais dispersivos, nem tampouco em omissões deficitárias antievolutivas.
Qual o nível de sociofilia evolutiva cultivada por você, leitor ou leitora?
SOCIOFILIA EVOLUTIVA (SOCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A sociofilia evolutiva é a condição da conscin com temperamento gregário, ajustada harmonicamente ao convívio social, sabendo articular os compromissos e responsabilidades pessoais frente aos companheiros de evolução e Sociedade em geral, sem resvalar em excessos sociais dispersivos, nem tampouco em omissões deficitárias antievolutivas. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O primeiro elemento de composição socio deriva do idioma Latim, socius, “associado; unido; que acompanha”. O segundo elemento de composição filia procede do idioma Grego, phílos, “amigo; querido; queredor; agradável; que agrada”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XVIII. O vocábulo evolutivo provém do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873. Sinonimologia: 1. Gregarismo evolutivo. 2. Convivialidade aberta. 3. Interação social. 4. Aglutinação social. 5. Sociabilidade cosmoética. Neologia. As 4 expressões compostas sociofilia evolutiva, sociofilia evolutiva básica, sociofilia evolutiva intermediária e sociofilia evolutiva avançada são neologismos técnicos da Sociologia. Antonimologia: 1. Gregarismo antievolutivo. 2. Sociofilia ectópica. 3. Desviacionismo social. 4. Alienação social. 5. Segregação social. 6. Sociabilidade anticosmoética. Estrangeirismologia: o savoir-vivre; o outsider; a polis; a glasnost interconsciencial; a high society; a conscin vip; o big shot. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à sociabilidade cosmoética. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade. Fatologia: o espírito gregário interassistencial; o desembaraço comunicacional tarístico; o ego social doador; a solidariedade racional ante os compassageiros evolutivos; as intercessões altruísticas entre pares; o engajamento prolífico na vida comunitária; a liderança grupal cosmoética; o arrimo consciencial grupocármico; a presença energética, afetiva e intelectual nos círculos sociais sem criar dependências espúrias; a inseparabilidade grupocármica; os acertos grupocármicos; os espaços sociais dinamizadores da evolução; o papel das companhias na proéxis grupal; o imperativo da sociabilidade no contexto evolutivo do pré-serenão; as afinidades interconscienciais homeostáticas; os grupos de referência evolutivos; o descarte da sociosidade regressiva; a libertação dos idiotismos culturais; a esquiva das coleiras sociais do ego; a exclusão dos mecanismos de fuga individuais e grupais; a evitação do perdularismo social; o desvencilhamento dos prazeres sociais frívolos; a carga de convivialidade sadia; o atilamento à escala de prioridades pessoais e grupais; o autodiscernimento no posicionamento pessoal frente às requisições sociais; o calculismo cosmoético aplicado às interações sociais; o tempo despendido para fazer o social; a etiqueta e o bom-tom sociais; o ato de não confundir omissão superavitária com negligência interassistencial; a bússola consciencial calibrada; a manutenção do megafoco; a defesa do bem comum; o descarte da opinião pública; a relação transformadora dos contatos sociais; o respeito à diversidade consciencial; o senso de perspectiva pluralista; a urbanidade; o cosmopolitismo; o poliglotismo; as Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o senso universalista. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assimilação (assim) e desassimilação (desassim) das ECs; a vida alternante; as interações interdimensionais; os paracontatos; o autoparapsiquismo veterano permitindo o acesso à Sociex; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo abertismo consciencial–atacadismo consciencial; o sinergismo das ECs entrosadas; o sinergismo dos círculos sociais frutíferos; o sinergismo do intercâmbio de trafores em grupo; o sinergismo da vizinhança cognopolita; a eliminação do sinergismo baratrosférico megabobagens–multiloucuras sociais; o sinergismo Intraconscienciologia-Interconscienciologia-Extraconscienciologia-Paraconscienciologia. Principiologia: o princípio da empatia evolutiva; o princípio da reciprocidade; o princípio da alteridade; o princípio da evolução grupal; o princípio da atração dos afins; o princípio da intercompreensão; o princípio de objetivar o melhor para o maior número de consciências; o princípio da megafraternidade. Codigologia: os códigos de conduta social; os códigos de etiqueta social; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da inteligência social; a teoria do sociograma; a teoria da Civilizaciologia. Tecnologia: as técnicas da sociabilidade cosmoética; as técnicas da sociometria; as técnicas diplomáticas; as técnicas paradiplomáticas; a técnica da omissão superavitária. Voluntariologia: o papel social e parassocial do voluntário da Conscienciologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Sociólogos; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia. Efeitologia: os efeitos das retrovidas no atual círculo de relações sociais; o efeito do holopensene pessoal no holopensene grupal; os efeitos dos retropensenes relativos à vida social na corte sobre a qualidade da sociofilia atual; os efeitos dos retropensenes relativos à vida monástica pretérita no patamar de sociofilia corrente; os efeitos da paragenética na interatividade social; os efeitos proexológicos do temperamento extrovertido. Ciclologia: o ciclo dos reencontros de destino; o ciclo relações sociais–relações parassociais; o ciclo das futilidades sociais. Enumerologia: a roda de amigos; as reuniões sociais; os jantares no clube; a festa de 15 anos; o baile de formatura; a festa de casamento; o chá de bebê; as redes sociais. O ativismo social; o protagonismo social; a articulação social; a assistência social; o manifesto social; a comunicação social; o papel social. O círculo de amizades úteis; o círculo de intelectuais; o círculo de filósofos; o círculo de cientistas; o círculo de escritores; o círculo de tertulianos; o círculo dos intermissivistas. Binomiologia: o binômio neofilia-sociofilia; o binômio Paradireito-Paradever; o binômio ônus do não–bônus do não; o binômio carências individuais–carências grupais; o binômio vínculo social–vínculo consciencial; o binômio patológico afabilidades vãs–seduções sociais; o binômio vida íntima–vida pública; o binômio força presencial–sociabilidade; o binômio assimilação-aculturação; o binômio coquetismo-dandismo. Interaciologia: a interação necessidades pessoais–necessidades grupais; a interação evolutiva isolamento autorreflexivo–convivialidade sadia; a interação proexológica cláusula pétrea individual–cláusula pétrea grupal; a interação intimidade social–intimidade parassocial; a interação mórbida alienação social–deserção social; a interação CCCI-Socin-Sociex; a interação essência consciencial–aparência social. Crescendologia: o crescendo evolutivo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo interesses transitórios–interesses evolutivos; o crescendo patológico abstencionismo pessoal–abstencionismo grupal; o crescendo homeostático egoísmo fossilizador–altruísmo libertador; o crescendo doentio permissividade individual–permissividade social; o crescendo amizade intermissiva–amizade intrafísica. Trinomiologia: o trinômio reciprocidade afetiva–reciprocidade energética–reciprocidade intelectual; o trinômio cortesia-amizade-intercompreensão; o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio empatia–carisma–força presencial; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio papel social–status social–estereótipo social; o trinômio patológico porão consciencial–subcérebro abdominal–robotização existencial; o trinômio frivolidade-futilidade-ectopismo. Polinomiologia: o polinômio social por favor–obrigado–desculpe–com licença. Antagonismologia: o antagonismo grupopensene cosmoético / grupopensene anticosmoético; o antagonismo autexclusão social superavitária / autexclusão social deficitária; o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo sociofilia sadia / sociosidade patológica; o antagonismo seriedade / frivolidade; o antagonismo presença marcante / presença acanhada; o antagonismo convivialidade aberta / acepção de pessoas; o antagonismo pessoa acessível / pessoa inacessível; o antagonismo Policarmologia / Interprisiologia; o antagonismo consciência atratora / conscin desmancha roda; o antagonismo universal / particular; o antagonismo diversidade consciencial / homogeneidade coletiva. Politicologia: a democracia; a proexocracia; o comunitarismo; o individualismo; o anarquismo. Legislogia: as leis da Conviviologia. Filiologia: a sociofilia evolutiva; a gregariofilia; a conviviofilia; a assistenciofilia; a fraternofilia; a comunicofilia; a fitofilia; a zoofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a sociofobia. Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da Maria vai com as outras; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da personalidade antissocial. Holotecologia: a sociologicoteca; a convivioteca; a comunicoteca; a gregarioteca; a interassistencioteca; a psicoteca; a proexoteca. Interdisciplinologia: a Sociologia; a Conviviologia; a Vivenciologia; a Comunicologia; a Grupocarmologia; a Intercompreensiologia; a Vinculologia; a Passadologia; a Interassistenciologia; a Gregariologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens cognopolita. V. Argumentologia Exemplologia: sociofilia evolutiva básica = a condição do pré-serenão vulgar, homem ou mulher, dedicado aos contatos sociais prolíficos; sociofilia evolutiva intermediária = a condição do ser desperto, homem ou mulher, dedicado à interassistencialidade grupal; sociofilia evolutiva avançada = a condição altruísta do anonimato do Homo sapiens serenissimus (Serenão) nas interações intrafísicas. Culturologia: a cultura da convivialidade cosmoética. Taxologia. Sob a ótica da Holocarmologia, a sociofilia pode ser classificada em duas categorias básicas, ordenadas alfabeticamente: 1. Sociofilia interpresidiária: a regressiva, ectópica, desviacionista, mimética, com predomínio da empatia trafarista e resultados improdutivos. 2. Sociofilia libertária: a evolutiva, universalista, pacifista, interassistencial, com predomínio da empatia traforista e resultados frutíferos. Trafarologia. No âmbito da Conscienciometrologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 traços ou condições antievolutivas capazes de comprometer negativamente o nível de sociabilidade pessoal: 01. Competitividade: a emulação; a rivalidade; a vingança; a satisfação malévola (Schadenfreude). 02. Fechadismo consciencial: o autencapsulamento ectópico; o autismo social; a antigrupalidade. 03. Hedonismo: social. 04. Incivilidade: a deseducação; a grosseria; a descortesia; a indelicadeza. 05. Interiorose: a monovisão; o paroquialismo; o fossilismo; a anticidadania cósmica. 06. Monoglotismo. 07. Neofobia: o misoneísmo; a antirrecéxis; a inadaptabilidade. 08. Psicomotricidade exacerbada: a ditadura do cerebelo; a subcerebralidade. 09. Verborragia: a conversa fiada; a fofoca; a futrica; o monopólio do laringochacra. 10. Xenofobia: o intolerantismo; o chauvinismo; o segregacionismo. Autoconsciencialidade. O exercício pleno da sociofilia evolutiva exige autodiscernimento quanto aos diferentes aspectos da manifestação social, iguais a, por exemplo, estes 10 ordenados alfabeticamente: 01. Autoconsciência bioenergética: a autolucidez quanto aos intercâmbios energéticos inevitáveis no convívio social. 02. Autoconsciência comunicativa: a autolucidez quanto à comunicabilidade interconsciencial. 03. Autoconsciência comunitária: a autolucidez quanto aos interesses da coletividade. 04. Autoconsciência convivencial: a autolucidez quanto aos princípios da coexistência harmoniosa. 05. Autoconsciência empática: a autolucidez quanto às habilidades interativas. 06. Autoconsciência grupocármica: a autolucidez quanto ao patamar de liberdade ou interprisão grupocármica individual. 07. Autoconsciência interassistencial: a autolucidez quanto às oportunidades interassistenciais em grupo. 08. Autoconsciência parapsíquica: a autolucidez quanto às relações interdimensionais. 09. Autoconsciência política: a autolucidez quanto ao governo e administração de pessoas e contigenciamentos existenciais. 10. Autoconsciência social: a autolucidez quanto aos papeis sociais desempenhados na vida humana. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sociofilia evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro. 02. Amizade interativa: Conviviologia; Neutro. 03. Amor doador: Autodiscernimentologia; Homeostático. 04. Articulador: Evoluciologia; Neutro. 05. Ato social: Sociologia; Neutro. 06. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático. 07. Casal incompleto: Conviviologia; Neutro. 08. Círculo de relações: Conviviologia; Neutro. 09. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico. 10. Isogênese: Politicologia; Neutro. 11. Omniexposição: Conviviologia; Neutro. 12. Palco existencial: Intrafisicologia; Neutro. 13. Permutabilidade interconsciencial: Conviviologia; Homeostático. 14. Relação interconsciencial: Paraconviviologia; Neutro. 15. Vida pública: Sociologia; Neutro. A VIVÊNCIA DA MAXIPROÉXIS EXIGE A APRECIAÇÃO PERMANENTE DO PATAMAR DE SOCIOFILIA EVOLUTIVA A FIM DE A CONSCIN INTERMISSIVISTA INCREMENTAR O SALDO DA FICHA EVOLUTIVA PESSOAL EM GRUPO. Questionologia. Qual o nível de sociofilia evolutiva cultivada por você, leitor ou leitora? Já sabe usar a sociabilidade enquanto ferramenta propulsora da auto e heterevolução? M. I. T.