O sobrepairamento das dificuldades cotidianas é o ato ou ação inteligente e cosmoética de a conscin lúcida, homem ou mulher, sobrepujar os pertúrbios e questões próprias do dia a dia, demonstrando a cosmovisão autorreeducaciológica.
Você, leitor ou leitora, já avaliou o nível da teática pessoal quanto ao sobrepairamento cosmoético das dificuldades cotidianas? Com qual frequência ainda deixa para trás situações malparadas?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1
SOBREPAIRAMENTO DAS DIFICULDADES COTIDIANAS
(REEDUCACIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. O sobrepairamento das dificuldades cotidianas é o ato ou ação inteligente e cosmoética de a conscin lúcida, homem ou mulher, sobrepujar os pertúrbios e questões próprias do dia a dia, demonstrando a cosmovisão autorreeducaciológica.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O prefixo sobre vem do idioma Latim, super, “em cima de; por cima de; acima de; mais do que; além de; ainda; sobre; demais; excessivamente; demasiadamente”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo pairar deriva do idioma Provençal Antigo, pairar, “suportar; aguentar; ter paciência”, e este provavelmente do idioma Latim, pariare, “dar balanço; fazer contas; fazer ir a par; emparelhar; igualar”. Apareceu no Século XV. O sufixo mento procede do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. O termo dificuldade vem do idioma Latim, difficultas, “dificuldade; obstáculo; embaraço; empecilho; trabalho; falta; necessidade; carência”. Surgiu no Século XIV. A palavra cotidiano deriva também do idioma Latim, quotidianus ou cottidianus, “de todos os dias; diário”. Apareceu no Século XIII.
Sinonimologia: 1. Sobrepairamento das dificuldades diárias. 2. Sobrepujamento dos contratempos cotidianos. 3. Sobrelevação dos obstáculos do dia a dia.
Neologia. As duas expressões compostas minissobrepairamento das dificuldades cotidianas e maxissobrepairamento das dificuldades cotidianas são neologismos técnicos da Reeducaciologia.
Antonimologia: 1. Valorização das facilidades humanas. 2. Valoração das destrezas da cotidianidade.
Estrangeirismologia: o rapport multidimensional; o upgrade evolutivo; a análise do modus vivendi pessoal e grupal lúcido; o modus operandi equilibrado; o momentum evolutivo coletivo; a abertura mental aos insights oportunos.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à reeducação das autoprioridades evolutivas.
Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Assistência, caminho evolutivo. Lucidez, resultado pesquisológico. Reciclagem faz evoluir. Esforços geram resultados. A convivialidade amadurece. Sobrepairamento, sabedoria diária.
Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
1. “Intrafisicalidade. A intrafisicalidade é a dimensão da fragilidade. A conscin e a conscin projetada são personalidades frágeis em função das conexões com o soma”.
2. “Megafortuna. O autesforço é a megafortuna da conscin”.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da aprendizagem contínua; a retilinearidade pensênica; o holopensene pessoal do sobrepairamento cosmoético; os hiperpensenes catalisadores da sobrelevação da cotidianidade; a hiperpensenidade; o exercício de sobrepujar a pressão holopensênica nosográfica; a pressão holopensênica intra e extrafísica contribuindo positivamente para reciclagens; os ortopensenes; a autopensenidade do sobrepairamento promovendo a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
Fatologia: o sobrepairamento das dificuldades cotidianas; as dificuldades da vida humana; a inabilidade em lidar com os imprevistos; a dificuldade em aceitar mudanças repentinas; a necessidade de autorreflexões; o esforço em alcançar a lucidez frente à realidade intrafísica; 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a ilusão da vida material; o desconhecimento da multidimensionalidade; a vivência necessária no Planeta Hospital-Escola; o desviacionismo comprometendo a consecução da programação existencial; o ato de procurar relevar e sobrepairar as adversidades cotidianas; o combate à dispersão; a heterocrítica permitindo identificar os acertos e desacertos; a evitação da autovitimização; o desassombro quanto aos infortúnios da vida; o exercício da autorreeducação intraconsciencial; o foco na assistência; a importância da autodisciplina e autorganização funcional; a evolução passo a passo; a calma; o bom humor; o abertismo consciencial; a valorização das oportunidades evolutivas presentes; o senso de responsabilidade no aproveitamento do tempo; a rotina inteligente; a busca da pacificação íntima prolongada otimizadora da proéxis; a vivência da cosmovisão discernidora; o reencontro com o grupocarma; a identificação das ações prioritárias evolutivas; o autenfrentamento e autossuperação dos desafios pessoais; o poder da autocosmoética; a base intrafísica equilibrada e otimizadora da proéxis; a autodesassedialidade constante; o vislumbre da condição da autodesperticidade; as reflexões continuadas como ferramenta necessária à evolução; a aplicabilidade tarística das autexperiências; o autodidatismo evolutivo; as reciclagens inevitáveis; o ato de não pensar mal do outro; o megafoco contínuo; o uso evolutivo das redes sociais; a importância da estabilidade financeira e emocional; os investimentos mentaissomáticos; os autesforços na realização da gestação consciencial; o olhar fraterno e paciente para com os compassageiros evolutivos; o continuísmo responsável do intermissivista.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático necessário ao sobrepairamento dos pertúrbios diários; o exercício da megaeuforização pessoal; os recursos multidimensionais da cosmoconsciência não acessados pelas dificuldades conscienciais; a evocação das Centrais Extrafísicas de Energia (CEE), da Verdade (CEV) e da Fraternidade (CEF), auxiliando na manutenção da homeostase holossomática; a vivência de projeção lúcida (PL) assistida; a conexão com os amparadores extrafísicos de função.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante; o sinergismo senso pesquisístico–paciência; o sinergismo educação formal–autodidatismo permanente.
Principiologia: o princípio da evolução permanente; o princípio da expansão cognitiva cosmovisiológica; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria dos Cursos Intermissivos (CIs); a teoria da evolução por meio dos autesforços.
Tecnologia: as técnicas de aproveitamento do tempo pessoal; as técnicas de autaperfeiçoamento cosmoético; a técnica da reflexão diária.
Voluntariologia: o voluntariado conectado ao Maximecanismo Multidimensional Interassistencial (MMI); o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
Efeitologia: o efeito evolutivo das reciclagens intraconscienciais e existenciais; o efeito do aproveitamento dos aportes existenciais; o efeito harmonioso do sobrepairamento da intrafisicalidade; o efeito cosmoético da ortopensenidade na convivialidade diária; o efeito da superação do gargalo existencial; o efeito da autolucidez evolutiva; o efeito recinológico das tertúlias.
Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas a partir da vivência projetiva assistida; as neossinapses adquiridas pelo aprendizado com os compassageiros evolutivos. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3
Ciclologia: o ciclo ressomático restringimento intrafísico–recuperação de cons.
Enumerologia: a vivência da autoconvicção; a coragem no autenfrentamento; a atitude racional; a conduta confiante; a leveza dos pensenes; o reequilíbrio consciencial; o bem-estar interior.
Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio ponderar-assistir; o binômio lucidez-desassombro; o binômio abrir mão–sobrepairar; o binômio autorreflexão-acerto; o binômio autorganização-autorrealização; o binômio confiança-acalmia.
Interaciologia: a interação lucidez–juízo autocrítico.
Crescendologia: o crescendo iniciante-veterano; o crescendo conscin inconsciente–conscin lúcida.
Trinomiologia: o trinômio autolucidez-autodiscernimento-autocosmoética; o trinômio erros-correções-acertos; o trinômio compromisso-reciclagem-reeducação.
Polinomiologia: o polinômio racionalidade–reflexão–concretude da autexperiência–autaprendizado.
Antagonismologia: o antagonismo pertúrbios / homeostase; o antagonismo assedialidade / sobrepairamento.
Paradoxologia: o paradoxo de o pesquisador ser o próprio objeto pesquisado.
Politicologia: a cosmoeticocracia; o discernimentocracia; a lucidocracia; a política da autevolução aplicada à vida cotidiana.
Legislogia: a lei da ação e reação aplicada na vivência grupocármica.
Filiologia: a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a pesquisofilia; a priorofilia; a assistenciofilia; a percepciofilia; a conscienciofilia; a neofilia.
Mitologia: a eliminação dos mitos pessoais.
Holotecologia: a evolucioteca; a assistencioteca; a parapedagogoteca; a cosmoeticoteca; a recexoteca; a convivioteca; a pacificoteca.
Interdisciplinologia: a Reeducaciologia; a Intrafisicologia; a Cosmovisiologia; a Autoconflitologia; a Autodiscernimentologia; a Reciclologia; a Megafraternologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Psicossomatologia; a Mentalsomatologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin projetada lúcida; a isca humana inconsciente; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin enciclopedista; a conscin tenepessista; o ser desperto; o ser interassistencial.
Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o intermissivista; o cognopolita; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o conscienciômetra; o conscienciólogo; o epicon lúcido; o exemplarista; o inversor existencial; o reciclante existencial; o pesquisador; o verbetógrafo; o voluntário; o tertuliano; o teletertuliano.
Femininologia: a pré-serenona vulgar; a intermissivista; a cognopolita; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a conscienciômetra; a consciencióloga; a epicon lúcida; a exemplarista; a inversora existencial; a reciclante existencial; a pesquisadora; a verbetógrafa; a voluntária; a tertuliana; a teletertuliana.
Hominologia: o Homo sapiens serenus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens volitator; o Homo sapiens autoconvictor; o Homo sapiens conscius; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens proexista.
V. Argumentologia
Exemplologia: minissobrepairamento das dificuldades cotidianas = a refratariedade ao estresse consequente a sobrecargas eventuais de atribuições profissionais; maxissobrepairamento 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a das dificuldades cotidianas = a refratariedade cosmoética aos conflitos grupocármicos vivenciados diuturnamente em contexto social.
Culturologia: a cultura da interassistencialidade; a paracultura profilática das práticas energéticas; a Multiculturologia; a cultura da holomaturidade consciencial; a cultura da Higiene Consciencial; a cultura parapsíquica; a cultura da evolução consciencial; a cultura da Conviviologia.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sobrepairamento das dificuldades cotidianas, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
02. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
03. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
04. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
05. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
06. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
07. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
08. Descarte dos resquícios: Recexologia; Homeostático.
09. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
10. Exigência da vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
11. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
12. Fortalecimento de vínculo com amparo extrafísico: Amparologia; Homeostático.
13. Intrafisicalidade: Intrafisicologia; Neutro.
14. Palco existencial: Intrafisicologia; Neutro.
15. Sobrepairamento: Holomaturologia; Homeostático.
O SOBREPAIRAMENTO DAS DIFICULDADES COTIDIANAS
DENOTA A REALIZAÇÃO DE RECINS E RECÉXIS, NESTE
PLANETA HOSPITAL-ESCOLA, OTIMIZANDO A EVOLUÇÃO
COSMOÉTICA DA HISTÓRIA PESSOAL DA CONSCIÊNCIA.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou o nível da teática pessoal quanto ao sobrepairamento cosmoético das dificuldades cotidianas? Com qual frequência ainda deixa para trás situações malparadas?
Bibliografia Específica:
1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 918 e 1.043.
C. B. M.