A aplicação da neomundividência é a utilização prática na vida cotidiana da nova percepção ou concepção de mundo, desenvolvida pela consciência a partir de compreensões e vivências propostas pelo corpus teático da Conscienciologia, com o intuito de fundamentar ações, decisões, condutas, posicionamentos e metas.
Você, leitor ou leitora, dedica-se ao desenvolvimento e aplicação da autoneomundividência? Desde quando?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 APLICAÇÃO DA NEOMUNDIVIDÊNCIA (REEDUCACIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A aplicação da neomundividência é a utilização prática na vida cotidiana da nova percepção ou concepção de mundo, desenvolvida pela consciência a partir de compreensões e vivências propostas pelo corpus teático da Conscienciologia, com o intuito de fundamentar ações, decisões, condutas, posicionamentos e metas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo aplicação vem do idioma Latim, applicatio, “aplicação”. Apareceu no Século XVI. O elemento de composição neo deriva do idioma Grego, néos, “novo”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo mundo procede do idioma Latim, mundus, “firmamento; mundo; universo; a criação; globo terrestre; a Terra; as Nações; o Século; o Império Romano; o mundo subterrâneo; os infernos; o mundo considerado como Deus”. Apareceu no Século XIII. A palavra vidência provém do mesmo idioma Latim, videre, “ver; olhar; ir ver; perceber; compreender; examinar; considerar; ver com os olhos da consciência”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Aplicação da mundividência conscienciológica. 2. Emprego de visão de mundo embasada na Conscienciologia. 3. Utilização prática da perspectiva conscienciológica. Neologia. As 3 expressões compostas aplicação da neomundividência, aplicação jejuna da neomundividência e aplicação veterana da neomundividência são neologismos técnicos da Reeducaciologia. Antonimologia: 1. Aplicação de mundividência eletronótica. 2. Aplicação de mundividência mística. 3. Aplicação de mundividência religiosa. Estrangeirismologia: a aquisição de know-how conscienciológico; a disposição para minorar o gap entre teoria e prática nas automanifestações; a formação de background cognitivo e experiencial com base na neomundividência favorecedor de futuras otimizações autevolutivas. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à dinâmica da evolução consciencial. Ortopensatologia: – “Mundividência. Não há como chegar à mundividência máxima sem a natureza galáctica do paracérebro da Consciex Livre (CL)”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal de omnipesquisa; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o gradativo aprimoramento do próprio materpensene; o empenho na criação de fôrma holopensênica pessoal impregnada com a neomundividência; os genopensenes; o investimento para predispor a genopensenidade evolutiva na próxima ressoma; os autesforços objetivando o desenvolvimento de autopensenização cosmovisiológica. Fatologia: a aplicação da neomundividência; o ato de praticar diariamente o modo de apreender e atuar no cotidiano pautado na Conscienciologia; a prática cotidiana do jeito pessoal de ver o mundo a partir da lupa conscienciológica; a vivência de pontos de vista pautados em teáticas conscienciológicas; a adoção de nova maneira de entender e gerenciar a própria vida; o afinco na autorreeducação a partir de teáticas conscienciológicas; a autoneomundividência enquanto base do autodiscernimento evolutivo, pilar dos ortoposicionamentos e seta dos ortodirecionamentos existenciais; as ortoexperimentações expandindo a autoneomundividência; os diferentes níveis de mundividências explicitando os níveis evolutivos; as comparações das próprias reações ao longo dos anos mensurando o grau de ampliação e aplicação da autoneomundividência; os autesforços objetivando a coerência entre a neomundividência elegida e as condutas rotineiras. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a inclusão da paraperceptibilidade na rotina diária; a elevação do patamar vivenciado da neomundividência por meio do acúmulo de experimentações parapsíquicas, lúcidas e autocríticas, e de autocomprovações multidimensionais; os autesforços objetivando o desenvolvimento gradativo da autoconscientização multidimensional (AM). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo teoria-prática no desenvolvimento da autoneomundividência. Principiologia: a raiz dos princípios evolutivos adotados para viver; o princípio da evolução interassistencial; o princípio da singularidade holobiográfica; o princípio da multidimensionalidade consciencial; o princípio da verpon; o princípio de o Cosmos estar sob controle inteligente; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD) enquanto pilar da aquisição da autoneomundividência. Codigologia: a autoneomundividência fundamentando as cláusulas do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da evolução consciencial segundo a Conscienciologia; os resultados práticos dos estudos, vivências e reflexões sobre as teorias conscienciológicas. Tecnologia: as experimentações de técnicas conscienciológicas; as técnicas do detalhismo e da exaustividade. Voluntariologia: a desafio da exemplificação da neomundividência lançado aos voluntários da tares. Laboratoriologia: as repercussões de experimentos em laboratórios conscienciológicos. Colegiologia: os debates nos Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CIs). Efeitologia: os efeitos evolutivos da amplificação da automundividência; os efeitos autopersuasivos das experimentações e parexperimentações pessoais; os efeitos do cascagrossismo na obnubilação de mundividências; os efeitos tarísticos da teática e verbação do docente conscienciológico. Neossinapsologia: a formação de neossinapses evolutivas revisando e ampliando continuamente a autoneomundividência e os modos de experienciá-la. Ciclologia: o ciclo recinológico crise-crescimento. Binomiologia: o binômio automundividência–nível evolutivo; o binômio automundividência–autorientação existencial; o binômio autoneomundividência–autoconvicções evolutivas; o binômio autoneomundividência-recéxis; o binômio autoneomundividência-recin; o binômio autoneomundividência–neovalores evolutivos; o binômio admiração-discordância permitindo a satisfatória harmonia entre consciências com diferentes mundividências. Interaciologia: o descortino gradativo da interação fenômeno-parafenômeno. Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; a dedicação ao crescendo evolutivo retromundividência-neomundividência. Trinomiologia: o trinômio holofilosófico Universalismo-Megafraternidade-Cosmoética embasando os valores conscienciológicos; o trinômio estudos-experimentações-reflexões construindo a autoneomundividência; o trinômio autodiscernimento evolutivo–interassistencialidade cosmoética–paraperceptibilidade lúcida norteando a autorreeducação; o trinômio da tridotação paraperceptibilidade-intelectualidade-comunicabilidade potencializando os esforços autevolutivos; o trinômio vontade-intenção-autorganização impulsionado a autoprogressão consciencial; o trinômio motivação-trabalho-lazer agilizando a consecução da autoproéxis; o trinômio holomemória-holobiografia-holocarma compondo a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). Antagonismologia: o antagonismo senso evolutivo / contrassenso regressivo; o antagonismo autoconvicções relativas / crenças absolutas; o antagonismo cosmovisão / monovisão. Paradoxo: o paradoxo de ser preferível a dura realidade à mais doce ilusão. Politicologia: a admissão da meritocracia evolutiva. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Legislogia: a busca pela compreensão das leis da evolução consciencial; a lei do maior esforço aplicada à vivência da autoneomundividência. Filiologia: a cosmofilia; a conscienciofilia; a criticofilia; a energofilia; a parapsicofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: o fim da tanatofobia. Holotecologia: as tecas em geral. Interdisciplinologia: a Reeducaciologia; a Descrenciologia; a Holossomatologia; a Holocarmologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Recinologia; a Cosmovisiologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens mundiperceptor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens cosmovisiologus. V. Argumentologia Exemplologia: aplicação jejuna da neomundividência = a da conscin iniciando as teáticas conscienciológicas; aplicação veterana da neomundividência = a da conscin com satisfatório domínio das teáticas conscienciológicas em múltiplas ressomas. Culturologia: o somatório de consciências exercitando a neomundividência capaz de implantar a cultura conscienciológica; a cultura tertuliária; a cultura verbetográfica; a cultura da Dessomatologia; a cultura da Holomaturologia; a cultura da Interassistenciologia Parapsíquica Cosmoética. Neomundividência. A Ciência Conscienciologia propõe corpus de conhecimentos e práticas. Quando estudados, experienciados e refletidos constroem nova perspectiva sobre o mundo e a progressão consciencial. Lupa. A neopespectiva conscienciológica é desenvolvida por meio da avaliação das realidades intra, inter e extraconscienciais utilizando a lupa de conhecimentos conscienciológicos hauridos em leituras e vivências, bem como pelo empenho em empregar tais conhecimentos na orientação da própria existência. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Otimizadores. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 papéis evolutivos, passíveis de serem exercidos na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), com potencial para serem otimizadores do desenvolvimento da autoneomundividência: 01. Autor: a ampliação e o aprofundamento em determinada temática a partir da concepção de mundo conscienciológica. 02. Cognopolita: o compartilhamento teórico e prático da neoperspectiva existencial na rotina diária. 03. Docente: a autocomprovação em sala de aula das repercussões da própria teática e verbação na efetivação da tares. 04. Estudioso: a aquisição costumeira de neocognições orientadas à obtenção de melhor fidedignidade nas apreensões e interpretações de vivências e paravivências. 05. Parapsiquista: a sustentação da atenção multidimensional focada na recolha de paradados e no vislumbre de concausas extrafísicas. 06. Pensador: o hábito de ponderações auto e heterocríticas sobre o estudado, observado e vivenciado. 07. Pesquisador: a curiosidade intelectual e parapsíquica, continuada e operosa, direcionada para a descoberta de verpons. 08. Tenepessista: a extrapolação de vivências parapatrocinadas pertinentes às demandas na rotineira assistência multidimensional amparada. 09. Verbetógrafo: o exercício costumaz de enxergar, refletir e sistematizar realidades sob o ponto de vista conscienciológico, e gerar neoconteúdos tarísticos. 10. Voluntário: a aprendizagem conjunta da aplicação da neomundividênica em tarefas assistenciais. Coerência. O empenho por aplicar cotidianamente a neomundividência permite à conscin tornar a vida diária coerente com a nova visão de mundo adotada voluntariamente, ou seja, torna efetiva a opção por viver em conformidade com a neoperspectiva conscienciológica. Caso contrário, o fato de não aplicaros saberes constituintes da neomundividência no momento de escolher posicionamentos, condutas e ações leva ao surgimento de incoerências, autenganos e possíveis dramas de consciência, agora e / ou futuramente. Investimento. A aplicação cotidiana da autoneomundividência pode ser considerada relevante e vantajosa tarefa evolutiva, pois a prática de tal neoperspectiva existencial auxilia na fixação dos neoconhecimentos hauridos no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático e na presente ressoma. Assim, parte do corpus teático conscienciológico passa gradativamente a ser inserido no modo pessoal de entender, experimentar, interpretar e atuar no mundo. Genopensenidade. Tornada habitual, surge a hipótese da autoneomundividência transformar-se em inclinação pessoal, tendendo a ressurgir espontaneamente na próxima ressoma. Portanto, facilitaria a recuperação precoce da autolucidez capaz de propiciar a tomada de decisões mais acertadas, a antecipação da consecução da autoproéxis, a agilização de autopromoções evolutivas e, em consequência, contribuiria para as promoções evolutivas de consciências interessadas e predispostas. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a aplicação da neomundividência, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro. 02. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro. 03. Conhecimento conscienciológico: Autocogniciologia; Homeostático. 04. Consciência conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 05. Conscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro. 06. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático. 07. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro. 08. Cultura conscienciocêntrica: Autoproexologia; Homeostático. 09. Lupa maturológica: Autodiscernimentologia; Homeostático. 10. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro. 11. Mundividência traforista: Cosmovisiologia; Homeostático. 12. Neomundividência: Cosmocogniciologia; Homeostático. 13. Olhar conscienciográfico: Gesconologia; Neutro. 14. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático. 15. Princípio conscienciocêntrico: Holomaturologia; Homeostático. QUEM EMPENHA-SE EM APLICAR COTIDIANAMENTE A AUTONEOMUNDIVIDÊNCIA TENDE À TORNÁ-LA MANEIRA HABITUAL DE AGIR E REAGIR NO MUNDO, PERMITINDO A CONSOLIDAÇÃO DE ORTOCONDUTAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, dedica-se ao desenvolvimento e aplicação da autoneomundividência? Desde quando? Bibliografia Específica: 1. Einstein, Albert; Como vejo o Mundo; trad. H. P. Andrade; 214 p.; 5 caps.; 1 ilus; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Nova Fronteira; Rio de Janeiro, RJ; 1981; páginas 9 a 57. 2. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: o Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 1 E-mail; 391 enus.; 1 foto; glos. 200 termos; 1 microbiografia; 19 siglas; 8 tabelas; posf.; 327 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 33 a 68. 3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; paginas 283 a 285, 356, 1.106, 1.403 e 1.421. 4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014.; página 1.117. A. L.