Binômio Neomundividência–Orientação Existencial

O binômio neomundividência–orientação existencial é a explicitação da estreita conexão existente entre o desenvolvimento teático de visão pessoal de mundo com base na Conscienciologia e a capacidade de situar-se no presente para inserir-se eficazmente nas tarefas assistenciais prioritárias, objetivando o direcionamento lúcido da própria vida rumo à progressão consciencial.

Você, leitor ou leitora, investe no desenvolvimento e aplicação da neomundividência a fim de orientar a própria existência de modo evolutivamente mais rentável? Com quais resultados pessoais e grupais?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
      BINÔM IO            NEO M UNDI VI DÊNCI A – ORI ENTA ÇÃO               EXISTENCIAL
                                                (PROEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O binômio neomundividência–orientação existencial é a explicitação da estreita conexão existente entre o desenvolvimento teático de visão pessoal de mundo com base na Conscienciologia e a capacidade de situar-se no presente para inserir-se eficazmente nas tarefas assistenciais prioritárias, objetivando o direcionamento lúcido da própria vida rumo à progressão consciencial.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; apelação; palavra; termo; expressão; nome de família; nome próprio; prenome; sobrenome; apelido”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição neo deriva do idioma Grego, néos, “novo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo mundo procede do idioma Latim, mundus, “firmamento; mundo; universo; a criação; globo terrestre; a Terra; as Nações; o Século; o Império Romano; o mundo subterrâneo; os infernos; o mundo considerado como Deus”. Surgiu no Século XIII. A palavra vidência provém do mesmo idioma Latim, videre, “ver; olhar; ir ver; perceber; compreender; examinar; considerar; ver com os olhos da consciência”. Apareceu no Século XIX. O vocábulo oriente vem igualmente do idioma Latim, oriens, “Oriental; Oriente; parte do céu em que nasce o sol”, particípio presente do verbo oriri, “nascer (falando-se dos seres vivos); nascer (falando-se do Sol, dos demais astros, do dia)”, sob influência do idioma Francês, orienter. Os termos orientar e orientação surgiram no Século XIX. A palavra existencial deriva do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no mesmo Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Binômio mundividência conscienciológica–direcionamento evolutivo. 2. Binômio perspectiva conscienciológica–ortogerenciamento existencial.
             Neologia. As 3 expressões compostas binômio neomundividência–orientação existencial, binômio básico neomundividência–orientação existencial e binômio avançado neomundividência–orientação existencial são neologismos técnicos da Proexologia.
             Antonimologia: 1. Binômio retromundividência tacanha–desorientação existencial. 2. Binômio monovidência–desgoverno consciencial.
             Estrangeirismologia: a minoração do gap entre teoria e prática.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmovisiologia Multidimensional Aplicada.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Ortocaminhos são singulares.
             Coloquiologia: o modo como se vê o mundo será o modo como se tomará pé das circunstâncias multidimensionais, o modo como se definirá o próprio papel no teatro da vida e o modo como se manterá a bordo do bonde da História e da Para-História.
             Ortopensatologia: – “Desorientação. Os incautos confundem desorientação com liberdade”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento evolutivo; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a autopensenização embasada em teáticas conscienciológicas predispondo a autolocalização realista e a autoinserção correta em empreendimentos cosmoéticos. 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: a autorientação temporal e espacial permitindo identificar os convites providenciais à progressão consciencial; a perspectiva conscienciológica dando confiança para escolher e seguir ortocaminhos particulares; o desenvolvimento e a aplicação da neomundividência estando indissociados da orientação lúcida dos próprios posicionamentos e atos em direção pró-evolutiva.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a leitura satisfatória dos ensejos multidimensionais favorecendo o acerto nas priorizações existenciais; a perspectiva conscienciológica conscientizando sobre a criação, ampliação e revisão periódica dos paraprotocolos de segurança nos empreendimentos assistenciais; a autoneomundividência vivenciada permitindo a contextualização multidimensional da própria existência.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo hiperacuidade multidimensional–intelecção cosmovisiológica–cabedal cognitivo–práxis cosmoética; o sinergismo autoconhecimento realista–autocrítica sincera–autodiscernimento cosmoético.
          Principiologia: o princípio da evolução interassistencial; o princípio da multidimensionalidade consciencial; o princípio da singularidade holobiográfica; o princípio dos fatos e parafatos orientarem as pesquisas; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: a autoneomundividência fundamentando cláusulas do código pessoal de Cosmoética (CPC) passíveis de reger evolutivamente as próprias atuações.
          Teoriologia: as reflexões sobre a teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da esnobação cosmoética; a técnica da visualização parapsíquica; a técnica da chapa quente; as técnicas do detalhismo e exaustividade aplicadas à vida diária; as técnicas evolutivas da invéxis e recéxis.
          Voluntariologia: o voluntariado intelectual, operacional e tarístico nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: as paravivências esclarecedoras nos laboratórios conscienciológicos; o aproveitamento máximo das lições do laboratório conscienciológico da vida cotidiana.
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos resolutivos do senso de orientação existencial; os efeitos evolutivos da neomundividência aplicada; os efeitos regressivos de retromundividência arcaica; os efeitos do apego na insistência em automimeses dispensáveis; os efeitos do orgulho teimoso no incompléxis; os efeitos das ortorrealizações de hoje na construção de melhores condições futuras para si e para os outros.
          Neossinapsologia: a disposição por exercitar a neomudividência levando à formação continuada de neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo autocrítica-heterocrítica; o ciclo assim-desassim.
          Binomiologia: o binômio neomundividência–orientação existencial.
          Interaciologia: a atenção à interação Proxêmica-Cronêmica; a vigilância à interação fenômeno-parafenômeno.
          Trinomiologia: o trinômio aqui-agora-já; o trinômio causas-concausas-consequências; o trinômio circunstâncias do presente–repercussões do passado–previsões do futuro.
          Polinomiologia: o polinômio pessoa certa–local correto–momento oportuno–testemunha adequada–ação precisa.
          Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / apriorismose; o antagonismo cosmovisão / monovisão; o antagonismo orientação / desorientação; o antagonismo colaboração / alienação.
          Paradoxologia: o paradoxo de ser preferível a dura realidade à mais bela ilusão.
          Politicologia: a admissão da meritocracia evolutiva. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                       3
             Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
             Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a priorofilia; a parapsicofilia; a recinofilia; a recexofilia; a assistenciofilia.
             Holotecologia: a geopoliticoteca; a culturoteca; a sociologicoteca; a historioteca; a proexoteca; a metodoteca; a profilaticoteca.
             Interdisciplinologia: a Proexologia; a Evoluciologia; a Cosmovisiologia; a Descrenciologia; a Discernimentologia; a Reeducaciologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência bem encaminhada evolutivamente.
             Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
             Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
             Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens incorruptibilis; o Homo sapiens proexologus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: binômio básico neomundividência–orientação existencial = o vivenciado operosamente pela conscin pré-serenona, jejuna nas teáticas conscienciológicas; binômio avançado neomundividência–orientação existencial = o vivenciado espontaneamente pela conscin serenona, veterana nas teáticas conscienciológicas.
             Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura da Parapercepciologia Interassistencial Cosmoética.
             Mundividência. As reações aos fatos e parafatos dependem da maneira como os mesmos são apreendidos e interpretados por quem os observa ou vivencia. Tal apreensão e interpretação estão diretamente relacionadas com a visão pessoal de mundo.
             Diagnósticos. Orientar evolutivamente a própria existência requer a realização de diagnósticos cada vez mais abrangentes e fidedignos sobre si próprio, os demais e o contexto vivencial para, assim, inserir produtivamente as próprias potencialidades no tempo e espaço existencial. Saber ler corretamente as conjunturas multidimensionais propicia a realização de escolhas evolutivas e o aproveitamento de oportunidades emergentes. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Neomundividência. A perspectiva multidimensional, multiexistencial, cosmoética, holocármica, holossomática, universalista e megafraterna proposta pela Conscienciologia favorece a acuidade diagnóstica sobre as condições individuais, grupais e existenciais, permitindo maiores acertos na autorientação existencial.
          Aplicação. Sob a ótica da Proexologia, no entanto, a neomundividência precisa ser vivenciada, estar aplicada na vida diária, a fim de prevalecer na própria visão de mundo e propiciar o direcionamento lúcido e exitoso da própria existência.
          Retromundividência. Quando a neomundividência não prevalece na própria perspectiva de mundo arrisca-se a avaliar as realidades intra, extra e interconscienciais utilizando princípios e valores anacrônicos, resquícios de retromundividência antiquada ainda presente.
          Desvios. A neomundividência inaplicada, ou seja, apenas teórica, não integrada às vivências habituais, seria ineficaz para a renovação da próprio modo de ver e estar de mundo, predispondo a ocorrência de escolhas equivocadas e desvios existenciais.
          Incoerência. Surgem incoerências entre as teáticas conscienciológicas, já admitidas, estudadas e até vivenciadas em certas ocasiões, e as ações, decisões, condutas, posicionamentos e metas elegidos no cotidiano.
          Inconsciência. A conscin teoricona quanto à neomundividência encontra-se incapaz de atentar-se para as próprias incoerências e incapacidades de aplicar no dia a dia os constructos evolutivos. Autocoerência é colocar em prática o já admitido como o melhor para todos.
          Autorrenovação. Vivenciar a nova visão de mundo proposta pela Conscienciologia demanda a conjugação de estudos, reflexões, recins e recéxis para tornar-se neomundividência efetiva e, em consequência, ser capaz de orientar cosmoeticamente a própria vida.
          Parcialidade. Importa ressaltar: conforme o nível evolutivo, mesmo consciências com a prevalência da neomundividência teática podem possuir percentual de inaplicação da mesma, pois mantêm constante aquisição de neoconteúdos e ainda necessitam de certo tempo para conseguir vivenciá-los.
          Evolução. Concernente à lógica evolutiva, pode-se inferir sobre a tendência de o intervalo de tempo entre a apreensão teórica e a prática tornar-se cada vez mais curto no decorrer da progressão consciencial. A evolução consciencial ocorreria na constante ampliação de compreensões sobre o mundo e pela crescente agilização da capacidade de vivenciá-las eficazmente para, desse modo, expandir o volume de acertos evolutivos.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio neomundividência–orientação existencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aplicação da neomundividência: Reeducaciologia; Homeostático.
          02. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Conhecimento conscienciológico: Autocogniciologia; Homeostático.
          04. Consciência conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          05. Conscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          06. Convite providencial: Amparologia; Homeostático.
          07. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
          08. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
          09. Neomundividência: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          10. Orgulho teimoso: Perdologia; Nosográfico.
          11. Ortocaminho singular: Autevoluciologia; Homeostático.
          12. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          13. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          14. Princípio conscienciocêntrico: Holomaturologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                       5
             15. Senso de orientação existencial: Evoluciologia; Homeostático.
    A AUTONEOMUNDIVIDÊNCIA DISSOCIADA DO ESFORÇO
   DE APLICÁ-LA COTIDIANAMENTE, ALÉM DE PROMOVER
  INCOERÊNCIAS ENTRE COGNIÇÕES E ATOS, PREJUDICA
       A CAPACIDADE DE ORIENTAR-SE ACERTADAMENTE.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, investe no desenvolvimento e aplicação da neomundividência a fim de orientar a própria existência de modo evolutivamente mais rentável? Com quais resultados pessoais e grupais?
             Bibliografia Específica:
             1. Einstein, Albert; Como vejo o Mundo; trad. H. P. Andrade; 214 p.; 5 caps.; 1 ilus; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a. Ed.; Nova Fronteira; Rio de Janeiro, RJ; 1981; páginas 9 a 57.
             2. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 1 E-mail; 391 enus.; 1 foto; glos. 200 termos; 1 microbiografia; 19 siglas; 8 tabelas; posf.; 327 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 43 a 48 e 329 a 356.
             3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexi cográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014.; página 503.
             4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 539.
                                                                                                                       A. L.