Sinergismo Intercompreensão-Fraternismo

O sinergismo intercompreensão-fraternismo é o conjunto de efeitos recíprocos, positivos e acrescentativos, envolvendo o entendimento mútuo e a afetividade teática harmoniosa em relação a todos os princípios conscienciais, vivenciado pela conscin lúcida, homem ou mulher, dispondo-se à interassistencialidade altruísta multidimensional.

Você, leitor ou leitora, em escala de 1 a 5, em qual nível se encontra, quanto ao sinergismo intercompreensão-fraternismo? Esse nível vem crescendo ultimamente?

      SINERGISMO INTERCOMPREENSÃO-FRATERNISMO
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O sinergismo intercompreensão-fraternismo é o conjunto de efeitos recíprocos, positivos e acrescentativos, envolvendo o entendimento mútuo e a afetividade teática harmoniosa em relação a todos os princípios conscienciais, vivenciado pela conscin lúcida, homem ou mulher, dispondo-se à interassistencialidade altruísta multidimensional.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo sinergismo vem do idioma Francês, synergisme, de synergie, “ação coordenada de vários órgãos”, e este do idioma Grego, synergía, “cooperação; ajuda”. Surgiu no Século XX. O prefixo inter deriva do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de; no meio de”. O termo compreensão procede igualmente do idioma Latim, comprehensio, radical de comprehensum, supino de comprehendere, “compreender; prender; apoderar-se; pegar; encerrar; conceber; abarcar; abranger; atrair”. Apareceu no Século XV. A palavra fraterno provém do mesmo idioma Latim, fraternus, “de irmãos; fraternal; de primo coirmão; de parentes”. Surgiu no Século XVI. O sufixo ismo origina-se do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos.
          Sinonimologia: 1. Complementaridade sinérgica compreensão interpares–afetividade altruísta. 2. Intercooperação entendimento mútuo–altruísmo.
          Neologia. As 3 expressões compostas sinergismo intercompreensão-fraternismo, sinergismo básico intercompreensão-fraternismo e sinergismo avançado intercompreensão-fraternismo são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Sinergismo incompreensão-antifraternismo. 2. Sinergismo inflexibilidade-rigorosidade. 3. Sinergismo desentendimento-desafeição.
          Estrangeirismologia: o finding the way out para superar os conflitos na convivialidade sadia; o feeling quanto ao mecanismo evolutivo multiexistencial; a otimização e o upgrade da autoproéxis pela participação na maxiproéxis; o rapport multimilenar entre as conscins e consciexes.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade nas interações pessoais.
          Proverbiologia. Eis 3 provérbios populares capazes de explicitar o tema: – “Quando estiveres contrariado, antes de proferir qualquer palavra, conta até 10; se estiveres encolerizado, conta até 100”. “Um pouco de perfume sempre fica na mão de quem oferece flores”. “Se quer conquistar o cachorro, não se aproxime com 1 porrete na mão”.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Fraternidade. O mecanismo das vidas intrafísicas sucessivas permite que as consciexes vivam fisicamente nesta Escola-Hospital da Terra para servirem fraternalmente umas às outras. Isso representa a finalidade maior da vida humana”.
          2. “Intercompreensão. A conscin interassistencial, quando veterana, vive preparada para compreender a ingratidão, a incompreensão e os malentendidos das consciências assistíveis, mas ainda recalcitrantes e inabordáveis quanto às aberturas evolutivas. Há disparidades óbvias entre o ânimo da consciência intermissivista e o ânimo da consréu”. “A afinidade entre as consciências não quer dizer, só por isso, que haja razoável intercompreensão interpessoal. Você pode conviver com pessoas afins, sem conseguir compreendê-las integralmente, ou elas não compreenderem você satisfatoriamente, porque os níveis evolutivos das autexperiências ou das autocognições variam de consciência para consciência, através das vidas humanas consecutivas e multifárias intermissões diversificadas, através dos milênios”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pessoal acolhedor e fraterno; o holopensene das neoverpons do paradigma consciencial e da tares substituindo o holopensene de discussão e discórdia; o holopensene da benignidade cosmoética; o holopensene da interdependência evolutiva; os metapensenes aplicados no pacifismo e no fraternismo; a metapensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade.
          Fatologia: a potencialização da intercompreensão ampliando a interassistencialidade; a otimização do bem-estar gerado pelo sentimento fraterno; a empatia interassistencial ampliando a vivência do fraternismo; os benefícios oriundos da melhoria nas interrelações grupocármicas; a união de esforços para saber olhar, ouvir e interpretar o outro; o entendimento do equilíbrio entre a intercompreensão e o fraternismo; a eliminação da competitividade a partir do altruísmo; a união da interdependência sem dependências; a anticonflitividade reduzindo as interprisões grupocármicas; o desenvolvimento do pré-perdão sobrepairando os comportamentos imaturos; o processo gradual de intercompreensão através das interrelações; a evitação de se conectar anticosmoeticamente com os assediadores intra e extrafísicos; a ampliação da atuação enquanto amparador intrafísico, sem esperar retribuições e resultados imediatos; o crescimento do autodiscernimento e da racionalidade, no ajuste das ações, atitudes e comportamentos; a ampliação do convívio harmônico sem imposição de condições, regras, exigências impositivas, reivindicações e expectativas de retribuições ou ganhos secundários; a teática da autabnegação silenciosa na assistência sem retorno; o trabalho ombro a ombro com os amparadores extrafísicos; a intercooperação predispondo a sustentação dos autenfrentamentos; o reforço do senso de fraternismo, sobrepairando os erros e falhas do outro; a cooperação mútua constituindo a multiplicação de resultados próevolutivos; a vivência teática, intra e extrafísica, do paradigma consciencial no dia a dia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desenvolvimento da autoprofilaxia energossomática através de práticas energéticas; a exteriorização energética com padrão de serenidade, pacificação, benignidade e afabilidade aos compassageiros evolutivos; a benevolência dos amparadores extrafísicos perante as imaturidades dos assistidos; a tenepes atuando como ferramenta interassistencial; a intercompreensão multidimensional, multiexistencial e holossomática; a empatia como elemento básico de atração entre as consciências em todas as dimensões.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intercompreensão-fraternismo; o sinergismo dos autesforços evolutivos; o sinergismo interdependência-interassistência; o sinergismo liberdade-responsabilidade; o sinergismo predisposição assistencial–amparabilidade funcional.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da predisposição ao diálogo embasando autabnegação cosmoética; o princípio da convivialidade interconsciencial; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio interassistencial de o menos doente assistir ao mais doente.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) incluindo cláusulas de convivialidade sadia; o código grupal de Cosmoética (CGC) auxiliando no direcionamento das ações coletivas por meio do respeito mútuo e da interassistência.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria da interassistência; a teoria da inseparabilidade grupocármica; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica do perdão; a técnica da retribuição pessoal; a técnica da tenepes; a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica do sobrepairamento analítico.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico enquanto oportunidade de desenvolvimento da intercompreensão grupal; o fraternismo no voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Consciencioterapeutas; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: os efeitos sadios da intercompreensão; o efeito convivial na ampliação da intercompreensão entre os participantes da maxiproéxis grupal; o efeito do fraternismo nas interlocuções difíceis; os efeitos potencializadores do entendimento evolutivo entre as consciências.
          Neossinapsologia: a disposição de reciclar relações de convivialidade permitindo a construção de neossinapses empáticas; o desenvolvimento das neossinapses da interassistência multidimensional.
          Ciclologia: a predisposição para a mudança de patamar no ciclo do curso grupocármico interprisão-vitimização-recomposição-policarmalidade; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP)
da atividade interassistencial; o ciclo encontros-desencontros-reencontros.
          Enumerologia: o aprendizado da autanálise fraternológica; a intercompreensão apaziguadora; a qualificação das interrelações pessoais; a interassistência na empatia traforista; o emprego do fraternismo ante todos os seres; o fortalecimento das relações cosmoéticas; a libertação pela retilinearidade pensênica.
          Binomiologia: o binômio intercompreensão-intracompreensão; o binômio intercompreensão-interdependência; o binômio intercompreensão-interassistência; o binômio fraternismo–disponibilidade assistencial; o binômio antifraternismo–ausência de exemplarismo assistencial; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação autocognição emocional–empatia interassistencial; a interação interdependência-liberdade.
          Trinomiologia: o trinômio autodisposição sincera–entendimento mútuo–intercomunicação franca; o trinômio bom humor–harmonia–homeostasia; o trinômio concessão–abnegação–acerto grupocármico; o trinômio harmonização-reaproximação-reconciliação.
          Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autoquestionamento-posicionamento-interassistência; o polinômio empatia interassistencial–perdão–gratidão–fraternismo; o polinômio paciência-aprendizado-reconciliação-maturidade.
          Antagonismologia: o antagonismo raiva / fraternismo; o antagonismo revolta / intercompreensão; o antagonismo carência afetiva / interdependência sadia; o antagonismo antissocialidade / convivialidade sadia.
          Paradoxologia: o paradoxo de a ação antipática da tares poder representar benignidade e interesse pelo compassageiro evolutivo; o paradoxo de a autonomia afetiva elevar o senso de interdependência.
          Politicologia: a fraternocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a evoluciocracia; a democracia; a meritocracia.
          Legislogia: a lei da empatia evolutiva; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à interdependência intercultural; a superação da lei de talião pela vivência da convivialidade sadia entre as consciências; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade.
          Filiologia: a assistenciofilia; a proexofilia; a evoluciofilia; a neofilia conjunta; a conviviofilia; a conscienciofilia; a parapsicofilia.
          Fobiologia: a interassistenciofobia; a heterocriticofobia; a evoluciofobia; a conviviofobia; a raciocinofobia; a autopesquisofobia; a energofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da ectopia afetiva (SEA); o autenfrentamento da síndrome da insegurança; a eliminação da síndrome da apriorismose; a evitação da síndrome da mediocrização; a anulação da síndrome do medo.
          Maniologia: a apriorismomania dificultando a intercompreensão entre as consciências.
          Mitologia: o mito de a convivialidade sadia ser sempre harmônica.
          Holotecologia: a assistencioteca; a proexoteca; a evolucioteca; a tenepessoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a maturoteca; a intelectoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Intercompreensiologia; a Fraternologia; a Extrafisicologia; a Consciencioterapeuticologia; a Comunicologia; a Grupocarmologia; a Vinculologia; a Amparologia; a Autocosmoeticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin afetiva; a conscin empática; a conscin compreensiva; a conscin minipeça assistencial multidimensional; a dupla evolutiva (DE); o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; as consciexes amparadoras.
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o altruísta; o fraterno; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista, o ofiexista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o verbetólogo; o duplista; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a altruísta; a fraterna; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista, a ofiexista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a verbetóloga; a duplista; a teleguiada autocrítica, a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens teleguiatus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: sinergismo básico intercompreensão-fraternismo = aquele vivenciado nas interrelações mais restritas do grupocarma nuclear; sinergismo avançado intercompreensãofraternismo = aquele vivenciado amplamente nas mais diversas interações conscienciais.
          Culturologia: a cultura da grupalidade sadia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura do autodiscernimento; a cultura da empatia evolutiva; a cultura da Cosmoética; a cultura da policarmalidade.
          Qualificação. Sob a ótica da Autoconscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 ações qualificadoras do sinergismo intercompreensão-fraternismo, visando a evolução pessoal e grupal:
          01. Acalmia: o sentimento de serenidade e tranquilidade íntima.
          02. Acolhimento: o aconchego; a cordialidade; a intercooperação.
          03. Altruísmo: a abnegação em prol da homeostase e da interassistência.
          04. Antivitimização: a conquista de maior autossuficiência emocional e a assunção das autorresponsabilidades intransferíveis; o autocontrole emocional; a minimização de carências afetivas; a vida sem paixões.
          05. Benignidade: a satisfação benévola; o bem comum.
          06. Compreensão: a qualidade da compreensão das auto e heteromanifestações conscienciais, ampliando o alcance do conhecimento evolutivo de cada qual.
          07. Concessão: o ato de abrir mão a partir do autocomprometimento com a Cosmoética, o pacifismo e o Universalismo.
          08. Convivialidade: a reciclagem da competitividade promovida pela intercooperação na convivência saudável.
          09. Discrição: o cuidado com a verbalização das percepções parapsíquicas quanto às outras consciências, usando o discernimento quanto ao momento de falar e de calar.
          10. Docência: a Parapedagogia multidimensional ofertada voluntariamente às consciências componentes do público-alvo interassistencial.
          11. Empatia: a constância de se colocar no lugar do outro, a intercompreensão sem queixumes ou reclamações.
          12. Fraternidade: a substituição da revolta e da indignação pela interassistencialidade com maior discernimento.
          13. Generosidade: a adoção do trinômio doar-proporcionar-distribuir.
          14. Holovisão: a visão de conjunto permitindo aflorar a compreensão e o fraternismo.
          15. Inteligência evolutiva: o módulo mais refinado de cognição, abarcando todos os outros tipos de inteligência, possibilitando a compreensão do mecanismo evolutivo multiexistencial.
          16. Interassistência: o reconhecimento da teoria-líder da Conscienciologia na condução das atividades interassistenciais.
          17. Interdependência: o desenvolvimento do entendimento da interdependência evolutiva.
          18. Reciclabilidade: o aperfeiçoamento do autotemperamento, através das reciclagens intraconscienciais com o objetivo de eliminar os autassédios e heteroassédios.
          19. Respeito: o olhar de respeito com predisposição assistencial.
          20. Tenepes: a prática tenepessológica em progressão constante.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sinergismo intercompreensão-fraternismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, homens e mulheres interessados:
          01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          02. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          04. Binômio empatia-solidariedade: Assistenciologia; Homeostático.
          05. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático.
          06. Compreensibilidade: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Cuidadologia: Interassistenciologia; Homeostático.
          08. Incompreensão: Compreensiologia; Nosográfico.
          09. Interdependenciologia: Grupocarmologia; Homeostático.
          10. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Poder da fraternidade: Harmoniologia; Homeostático.
          12. Princípio da compreensão interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          13. Pseudofraternidade: Interprisiologia; Nosográfico.
          14. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
          15. Sentimento elevado: Mentalsomatologia; Homeostático.
       O SINERGISMO INTERCOMPREENSÃO-FRATERNISMO
  POTENCIALIZA A INTERASSISTÊNCIA MULTIDIMENSIONAL,
 AMPLIFICA A INTERDEPENDÊNCIA EVOLUTIVA E QUALIFICA A CONVIVIALIDADE SADIA ENTRE AS CONSCIÊNCIAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, em escala de 1 a 5, em qual nível se encontra, quanto ao sinergismo intercompreensão-fraternismo? Esse nível vem crescendo ultimamente?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog: 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 755, 823, 1.014, 1.140, 1.290, 1.377 e 1.550.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 31, 96, 165, 239, 240, 250, 752, 838, 855 e 994.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 377, 730, 887, 890, 891 e 1.624.
                                                                                                                  S. L. L.