Sinergia da Compaixão

A sinergia da compaixão é o somatório de efeitos e consequências construtivas da manifestação do sentimento de compadecimento, comprazimento e consternação para com as dificuldades das outras consciências, acompanhado da aspiração de minorá-las, estabelecendo interrelação pensênica acrescentativa e assistencial.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o sentimento de compaixão? Há disposição íntima para o acolhimento energético e o heteroafeto?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                   SINERGIA DA COM PAIXÃO
                                       (MENTALSOMATOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A sinergia da compaixão é o somatório de efeitos e consequências construtivas da manifestação do sentimento de compadecimento, comprazimento e consternação para com as dificuldades das outras consciências, acompanhado da aspiração de minorá-las, estabelecendo interrelação pensênica acrescentativa e assistencial.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo sinergia vem do idioma Francês, synergie, “ação coordenada de vários órgãos”, e este do idioma Grego, synergía, “cooperação; ajuda”. Surgiu no Século XX. O termo compaixão deriva também do idioma Francês, compassion, “simpatia; piedade”, derivada do idioma Latim, compassio, “sofrer com o outro”. Apareceu no Século XIV.
             Sinonimologia: 1. Sinergismo da condolência. 2. Sinergismo do condoimento. 3. Potencialização do enternecimento.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo compaixão: compassível; compassividade; compassiva; compassivo; descompaixão; descompassiva; descompassivo; incompassível; incompassividade; incompassiva; incompassivo.
             Neologia. As 3 expressões compostas sinergia da compaixão, sinergia da compaixão centrípeta e sinergia da compaixão centrífuga são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
             Antonimologia: 1. Sinergia da indiferença. 2. Sinergismo da repulsa. 3. Autopatia.
             Estrangeirismologia: o res non verba; a acausal connection; a mise en cause; a conduta assistencial just in time; o approach; o locus pacis; a chain of events.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à empatia perante a atribulação consciencial.
             Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Compaixão refreia precipitações. Pena não. Compaixão. Compaixão excessiva prejudica. Compaixão racional assiste.
             Citaciologia: – Todas as almas nobres têm como ponto comum a compaixão (Friedrich Schiller, 1759–1805). A base da compaixão é a compaixão por si mesmo (Pema Chödrön, 1936–).
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, relativas ao tema:
             1. “Compaixão. A teoria da compaixão jamais deve sabotar a prática da assistência interconsciencial”.
             2. “Holoconvergência. A sinergia leva à sincronicidade e vice-versa. Ambas as ocorrências representam o conjunto das energias atuantes. Na sinergia ressaltam-se as energias, enquanto que na sincronicidade chama a atenção, em particular, os fatos, em si, ou seja, o conjunto das energias atuantes nos fatos e parafatos”.
             Filosofia: o fraternismo.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da compaixão; os sinergopensenes; a sinergopensenidade; os fluxopensenes complacentes; a fluxopensenidade; os circumpensenes afetivos; a circumpensenidade; os interpensenes contributivos; a interpensenidade; os voliciopensenes subsidiários; a voliciopensenidade; os liberopensenes magnânimos; a liberopensenidade; os ortopensenes manifestos; a ortopensenidade; a assinatura da benignidade pensênica; o registro da fraternidade pensênica; o holopensene do amor doador entre dimensões.
             Fatologia: o amor-próprio antecedendo o sentimento de compaixão; o amor enquanto traço-força; a compaixão sendo transcurso do amor; o ato de se reconciliar com a realidade (acei2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a tação); a afetação pela dificuldade do outro; a compaixão envolvendo a preocupação com os outros (interconsciencialidade); a imediatez do sentimento compartilhado; a afeição com base no bom senso; o ato de deixar para trás as esferas de tolerância; o ato de perceber e entender a dor do outro; os atos de generosidade por amor; o agrupamento de consciência pela compaixão; o perdão imediato; o perdoamento embutido na compreensão; o avanço da compreensão; a atenção primeira sobrepondo os julgamentos; o ato moral vinculado ao exercício da compaixão; a ética da compaixão; o olhar resiliente; a autorreflexão empreendida; os apaziguamentos íntimos; o aprendizado com as dificuldades e conflitos alheios; a dedicação despendida por outras consciências; o ato fraterno de se disponibilizar pelo bem comum; o ato de se permitir ser sensibilizado pelo sofrimento consciencial válido; o entendimento de os problemas não serem autoinflingidos; a empatia; a transposição da arrogância; a diminuição dos egocentrismos; o alívio do sofrimento mútuo na heterajuda; a flexibilidade com as dificuldades alheias; as fragilidades humanas; a porção íntima de compaixão; a situação limítrofe entre compaixão, piedade, simpatia, altruísmo e o amor; as propriedades de profundidade, vigor e paixão; a motivação e capacidade de regular as autoemoções frente ao padecimento; a conflagração da escolha pelo sentimento benévolo; a benevolência adentrando demais setores da vida; o fortalecimento do amor doador; o percentual de amor abnegado na manifestação da compaixão; o fulcro sinérgico catalisador; a expansão dos círculos de compaixão; o ato de compreender os amplos direitos alheios (Paradireito); a visão da intenção raiz anterior aos atos; a qualidade da modulação da intercomunicação; os entendimentos hauridos; a assertividade cosmoética; o vínculo; a relação entre compaixão e paz; a indignação cosmoética; a percepção da suscetibilidade iminente; os infortúnios, as infidelidades e o malestar partícipes da existência requisitando compaixão; a comunidade de sentimentos; a transferência de sentimentos; a transafetividade; a simplicidade do amor; o serenismo iniciante; o tempo sereno da compaixão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o assédio interconsciencial pelo alinhamento ao afligimento; a desassimilação energética necessária; o acoplamento e interfusão de emoções com fins assistenciais; a abordagem paratécnica ao compassageiro evolutivo; a doação energética espontânea e lúcida; a consciência tocada pelo afeto energético; a potencialização da interconsciencialidade holossomática; a primener; a amparabilidade; a compaixão dos amparadores extrafísicos; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: a sinergia da compaixão; o sinergismo autoidentificação-heterodesolação.
          Principiologia: o princípio da afetividade incondicional.
          Codigologia: a cláusula do fraternismo pautando o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da interconsciencialidade.
          Tecnologia: a técnica de exercitar a compaixão.
          Voluntariologia: os saldos interconscienciais dos voluntários movidos pela compaixão.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia.
          Efeitologia: o efeito energético sobre os autossentimentos; o efeito do entendimento respeitoso sobre o outro.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da sensibilidade abonadora.
          Ciclologia: o ciclo alteridade-autocognição; o ciclo interconfiança-autopacificação.
          Enumerologia: a presença de compaixão; a atividade da compaixão; o poder da compaixão; a virtude da compaixão; a sincronicidade da compaixão; a concausa da compaixão; a pacificidade na compaixão.
          Binomiologia: o binômio autoidentificação-heterodesolação.
          Interaciologia: a interação predisposição-afinização.
          Crescendologia: o crescendo razão-sensibilidade-compaixão. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                        3
             Trinomiologia: o trinômio ouvidos da tolerância–olhos da compaixão–linguagem do amor.
             Polinomiologia: o polinômio autenticidade-honestidade-veracidade-integridade.
             Antagonismologia: o antagonismo julgamento / compaixão; o antagonismo compaixão à dor social / compaixão à dor física.
             Politicologia: a compaixão na condição de elemento de sociedades democráticas (Ubuntu).
             Legislogia: a observância às leis naturais ao simpatizar com o esforço de soerguimento.
             Filiologia: a neofilia; a ortopensenofilia; a traforofilia; a tecnofilia; a teaticofilia; a fatofilia; a sinergismofilia.
             Fobiologia: a conviviofobia; a autexposiciofobia; a experimentofobia; a assediofobia; a politicofobia; a laborfobia; a afetofobia.
             Sindromologia: a resolutividade definitiva da síndrome do abandono no movimento da consciência em direção ao outro.
             Maniologia: a antiegomania.
             Mitologia: o mito da aprendizagem sem autesforço.
             Holotecologia: a conflitoteca; a pacificoteca; a conexioteca; a didaticoteca; a harmonioteca; a temperamentoteca; a ideoteca; a sinergeticoteca.
             Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Discernimentologia; a Psicossomatologia; a Assistenciologia; a Pacifismologia; a Energologia; a Voliciologia; a Determinologia; a Paradireitologia; a Exemplologia; a Policarmologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin naturalista; as consciências afins; os pares das consciências tocadas pela compaixão; o grupo social estigmatizado.
             Masculinologia: o necessitado; o sofredor; o sofrido; o infortunado; o inferiorizado; o marginalizado; o conveniente; o conflitivo; o confessado; o conjurado; o constrangido; o conturbado; o corresponsável; o credor; o deprimido; o derrotado; o desassistido; o neofóbico; o desatento; o descompensado; o desinstruído; o desistente; o enfermo; o consensualista; o empático; o endossador; o codonatário; o coevoluciente; o misericordioso; o compassivo; o expedito; o honesto; o idealista; o insulado; o resiliente; o sustentador; o pacificador; o virtuoso; o universalista.
             Femininologia: a necessitada; a sofredora; a sofrida; a infortunada; a inferiorizada; a marginalizada; a conveniente; a conflitiva; a confessada; a conjurada; a constrangida; a conturbada; a corresponsável; a credora; a deprimida; a derrotada; a desassistida; a neofóbica; a desatenta; a descompensada; a desinstruída; a desistente; a enferma; a consensualista; a empática; a endossadora; a codonatária; a coevoluciente; a misericordiosa; a compassiva; a expedita; a honesta; a idealista; a insulada; a resiliente; a sustentadora; a pacificadora; a virtuosa; a universalista.
             Hominologia: o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens altruisticus; o Homo sapiens praeperdonator; o Homo sapiens indulgens; o Homo sapiens transaffectivus; o Homo sapiens antipathicus; o Homo sapiens concausa.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: sinergia da compaixão centrípeta = aquela com empatia e afeto manifestos em autorreflexão face aos erros investidos ou dificuldades experienciadas, abstraindo lições; sinergia da compaixão centrífuga = aquela com empatia e afeto manifestos em reflexão a outra consciência face aos erros investidos ou dificuldades experienciadas, motivando esteio evolutivo. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Culturologia: a cultura da compaixão.
          Desafiologia. Segundo a Autexperimentologia, observa-se, no mínimo, 2 aspectos qualificadores na teática da compaixão mentalsomática, oportunizando à própria consciência desenvolver a autossustentabilidade perante as dificuldades, paciência e sabedoria. Estes, passíveis de permitir a autorreflexão sobre a qualificação assistencial no compadecimento diante de, por exemplo, 3 situações listadas em ordem alfabética:
          1. Angustiantes: desencadeando a esquiva temporária.
          2. Evocadoras: desencadeando os sentimentos pessoais.
          3. Instigantes: desencadeando o auxílio.
          Qualificação. Atinente à Acertologia, eis 20 abordagens relativas à sinergia da compaixão, em ordem alfabética:
          01. Abrangência. A melhor energosfera de compreensão.
          02. Amenidade. A melhor atenuação dos erros deliberados.
          03. Amplitude. O melhor alargamento da consciencialidade.
          04. Ativação. O melhor autempenho face ao sofrimento.
          05. Cadência. A melhor sensibilização pelo padecimento dos imprevidentes.
          06. Coesão. A melhor reintegração ao amor consciencial.
          07. Comunicação. O melhor apaziguamento pelo ato de ouvir e ser ouvido.
          08. Conexão. O melhor intercontato das polaridades afetivas.
          09. Consonância. A melhor transferência de sentimentos assistente-vítima.
          10. Disseminação. A melhor propagação do senso de paridade.
          11. Efeito. A melhor indução da disposição de benignidade.
          12. Encadeamento. A melhor consideração do perdoamento antecipado.
          13. Expansão. A melhor simpatização por desconhecidos.
          14. Força. O melhor fortalecimento da aprendizagem pela proximidade.
          15. Intensificação. A melhor humanização da intencionalidade pessoal.
          16. Interação. A melhor contiguidade de sentimentos elevados.
          17. Intercompreensão. O melhor desencadeamento da compreensão pelo acolhimento.
          18. Reforço. A melhor moralidade ante as atribulações.
          19. Sincronia. A melhor regularidade dos atos de altruísmo.
          20. Sintonia. A melhor sintonização à autestima vitimizada.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sinergia da compaixão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro.
          02. Ato de paz: Pacifismologia; Homeostático.
          03. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Automotivação: Psicossomatologia; Homeostático.
          05. Autorreeducação psicossomática: Psicossomatologia; Homeostático.
          06. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro.
          07. Compaixão discernida: Psicossomatologia; Homeostático.
          08. Envergadura da autopacificação: Pacifismologia; Homeostático.
          09. Éthos assistencial: Assistenciologia; Homeostático.
          10. Intercâmbio energético: Energossomatologia; Neutro.
          11. Limite inteligente: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Limite interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          13. Pensene empático: Autopensenologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                          5
             14. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
             15. Reação equilibrada: Psicossomatologia; Homeostático.
  A COMPAIXÃO PROMOVE ALICERCE AOS SENTIMENTOS
   ELEVADOS E É FRUTO DE RETROAPRENDIZADOS. NÃO
 HÁ ERRO EM ENTENDER O OUTRO, MAS ACERTO E SAPIÊNCIA NA AUSCULTA FRATERNA EXTRACONSCIENCIAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o sentimento de compaixão? Há disposição íntima para o acolhimento energético e o heteroafeto?
             Bibliografia Específica:
             1. Gyatso, Geshe Kelsang; Budismo Moderno: O Caminho de Compaixão e Sabedoria; Ebook; XVI + 448 p.; 2 partes; 1 E-mail; 2 enus.; 19 ilus.; 2 websites; 1 nota; 70 refs.; 9 apênds.; alf.; enc.: 3ª Ed.; Tharpa Brasil; São Paulo, SP; 2016; páginas 82 a 84.
             2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 592.
             3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 250.
             4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 365 e 796.
             5. Idem; Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; revisoras Erotides Louly; Helena Araújo; 268 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 1 blog; 20 E-mails; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; 20 websites; glos. 24 termos; alf.; 21 x 14 cm; br.; 9ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 187 a 189.
                                                                                                                       G. B. C.