Compaixão Discernida

A compaixão discernida é o sentimento de compadecimento, comprazimento ou condolência ativado consciente e racionalmente pela conscin, homem ou mulher, ao se deparar com alguma consciência, intra ou extrafísica, em estado de sofrimento, motivando subsequente desejo de ajudar.

Como se sente você, leitor ou leitora, quando testemunha outra consciência em condição de sofrimento? A compaixão se manifesta em você de maneira espontânea e equilibrada?

      COMPAIXÃO DISCERNIDA
                                 (PSICOSSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A compaixão discernida é o sentimento de compadecimento, comprazimento ou condolência ativado consciente e racionalmente pela conscin, homem ou mulher, ao se deparar com alguma consciência, intra ou extrafísica, em estado de sofrimento, motivando subsequente desejo de ajudar.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. A palavra compaixão vem do idioma Francês, compassion, “simpatia; piedade”, derivada do idioma Latim, compassio, “sofrer com o outro”. Surgiu no Século XIV. O termo discernimento procede do idioma Latim, discernere, “separar; escolher apartando com cuidado; discernir; distinguir”. Apareceu no Século XVIII.
         Sinonimologia: 1. Compaixão racionalizada. 2. Compaixão cognitiva. 3. Compadecimento discernido. 4. Comiseração refletida.
         Antonimologia: 1. Indiferentismo inconsciente. 2. Compaixão desmedida. 3. Compaixão indiscernida.
         Estrangeirismologia: o awareness da compaixão.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à manifestação adequada da compaixão.
         Citaciologia. Eis citação relacionada ao tema: – Aos setenta, segui meu coração sem passar dos limites (Confúcio, 551–479 a.e.c.).


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal do autodomínio da compaixão; a autopensenização evolutiva; a autopensenização conscienciométrica; a autopensenização autocrítica; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenização traforina; os raciopensenes; a raciopensenidade; o pensene empático; a autopensenização intercompreensiva; o pensene universalista; o pensene benevolente; o pensene maxifraterno; a autopensenização interassistencial.
         Fatologia: a compaixão discernida; a compreensão do papel da compaixão discernida; a potencialização da interassistência e da autevolução; a decisão lúcida sobre a ativação da compaixão a partir do autoconhecimento traforino; a percepção universalista de todas as consciências serem integrantes do mesmo maximecanismo; o manejo racional da compaixão de modo a evitar o emocionalismo e o indiferentismo; a intenção benevolente no processo da interassistência.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as parapercepções favorecendo o contato com outras consciências; o autoconhecimento holossomático e traforino na escolha pela ativação da compaixão; o acoplamento energético; a psicometria; o predomínio do paracorpo do autodiscernimento no processo do exercício, ajuste fino e automatização da compaixão; o sentimento de compaixão das consciexes amparadoras pela dor humana.


                                         III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio da paraperceptibilidade; o princípio do Universalismo; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da megafraternidade; o princípio da afetividade transcendente; o princípio da autoconsciencialidade; o princípio da racionalidade; o princípio interassistencial.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado na manutenção da pensenidade sadia; o CPC aplicado no desenvolvimento do trafor da compaixão.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria da inteligência emocional; a teoria da automatização da compaixão a partir do discernimento e da prática; a teoria de a compaixão discernida contribuir para o desenvolvimento do universalismo.
          Tecnologia: as técnicas da Autoconscienciometrologia; a técnica da autodecisão lógica; a técnica de perceber a dor do outro; a técnica da tenepes; a técnica da aquisição do senso universalista.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Parapercepciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomaticologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia.
          Efeitologia: o efeito positivo de redução das emoções negativas; o efeito positivo da promoção do bem-estar; o efeito evolutivo do desenvolvimento do trafor da compaixão discernida; o efeito evolutivo do desenvolvimento da percepção universalista e da intenção benevolente.
          Neossinapsologia: a consolidação de neossinapses possibilitando a vivência madura da compaixão discernida.
          Ciclologia: o ciclo autoconhecimento–intercompreensão–percepção universalista; o ciclo intenção benevolente–empatia–compaixão discernida–interassistência altruística.
          Binomiologia: o binômio sentir a dor do outro–compreender a dor do outro; o binômio automatismo-controle.
          Interaciologia: a interação discernimento-autoconhecimento; a interação discernimento-intercompreensão; a interação discernimento–percepção universalista do outro; a interação discernimento–intenção benevolente; a interação discernimento–ajuste da compaixão.
          Crescendologia: o crescendo julgamento negativo–avaliação universalista; o crescendo malevolência-maxifraternidade; o crescendo egoísmo-altruísmo; o crescendo trafar do indiferentismo–trafor da compaixão.
          Trinomiologia: o trinômio empatia-compaixão-altruísmo.
          Antagonismologia: o antagonismo antidiscernimento / autodiscernimento; o antagonismo bairrismo / universalismo; o antagonismo buscador da evolução / acomodado à ignorância; o antagonismo simpatia / antipatia; o antagonismo emocionalismo / sentimentos elevados; o antagonismo egoísmo / altruísmo.
          Politicologia: a evoluciocracia; a autodiscernimentocracia; a fraternocracia.
          Legislogia: a lei da interdependência consciencial; a lei da empatia; a lei do maior esforço evolutivo aplicado no autodomínio da compaixão discernida; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a compreensiofilia; a fraternofilia; a evoluciofilia; a harmoniofilia; a raciocinofilia; a autopesquisofilia; a interassistenciofilia.
          Fobiologia: a autossuperação das fobias sociais.
          Sindromologia: a autossuperação da síndrome do egoísmo.
          Maniologia: o fim da egomania.
          Holotecologia: a interassistencioteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Mentalsomatologia; a Psicologia; a Filosofia; a Evoluciologia; a Autopesquisologia; a Discernimentologia; a Traforologia; a Interassistenciologia; a Ortopensenologia; a Parapercepciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: compaixão discernida inicial = a efetivada com a cognição teórica sobre a assistencialidade interconsciencial cosmoética; compaixão discernida avançada = a efetivada com a cognição teática sobre a assistencialidade interconsciencial cosmoética.
          Culturologia: a cultura intraconsciencial; a cultura da autopesquisa; a cultura universalista; a cultura interassistencial.
          Condutas. Eis, em ordem alfabética, exemplos de 6 condutas pessoais capazes de otimizar e potencializar os esforços na conquista do trafor da compaixão discernida, da percepção universalista e da intenção benevolente:
          1. Autoconhecimento: mapear trafares e trafais de modo a admitir, sem vitimização, a compaixão desmedida ou a ausência de compaixão, e a falta de percepção universalista e de intenção benevolente.
          2. Competência interassistencial: perceber se os recursos conscienciais estão adequados às necessidades de específico contexto de interassistência, a partir da análise dos trafores de modo a evitar o “se afogar abraçado com a vítima”.
          3. Compreensão: evitar julgar quem sofre na condição de merecedora de sofrimento buscando entender as razões mais profundas por trás dessa situação.
          4. Intenção benevolente: adotar a intenção de bondade e cuidado com o outro no processo da interassistência.
          5. Percepção universalista: perceber o outro enquanto consciência também em evolução, de modo a ampliar a motivação de ajudar, transcendendo para além do círculo pessoal de convívio, sem racismo, patriotismo ou dimensão existencial das consciências.
          6. Teática: aplicar no cotidiano multidimensional a reciclagem conquistada e a interassistencialidade, fixando e ampliando as neossinapeses adquiridas.
          Genialidades. Eis, em ordem alfabética, 8 exemplos de genialidades cosmoéticas capazes de serem desenvolvidas a partir do exercício da compaixão discernida:
          1. Altruísmo.
           2.  Benevolência.
           3.  Espírito humanitário.
           4.  Gratidão.
           5.  Honestidade.
           6.  Magnanimidade.
           7.  Sensatez.
           8.  Temperança.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a compaixão discernida, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
           02. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
           03. Autodiscernimento dinâmico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           04. Autodomínio emocional despertológico: Psicossomatologia; Homeostático.
           05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
           06. Autorreeducação psicossomática: Psicossomatologia; Homeostático.
           07. Autossuperação da competitividade: Autevoluciologia; Homeostático.
           08. Avanço da razão: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           09. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           10. Cosmoeticoterapia: Consciencioterapia; Homeostático.
           11. Empatia traforista: Holocarmologia; Homeostático.
           12. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
           13. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           14. Pensene empático: Autopensenologia; Homeostático.
           15. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
 A TEÁTICA DA COMPAIXÃO DISCERNIDA, PELA SUPERAÇÃO DO EMOCIONALISMO E DO INDIFERENTISMO, CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERASSISTENCIALIDADE E DO UNIVERSALISMO MAXIFRATERNO.
           Questionologia. Como se sente você, leitor ou leitora, quando testemunha outra consciência em condição de sofrimento? A compaixão se manifesta em você de maneira espontânea e equilibrada?
           Bibliografia Específica:
           1. Aristóteles; Ética a Nicômaco (Hoika Nikoauxeia); 280 p.; trad. Antônio de Castro Caeiro; 10 caps.; glos. 208 termos; 264 notas; 136 refs.; 24 X 17 cm; Editora Atlas; São Paulo, SP; 2009; páginas 40 e 53.
           2. Confúcio; Os Analectos (The Analects); Coleção L± Vol. 533; int. & notas D. C. Lau; revisores Renato Deitos; Bianca Pasqualini; & Jó Saldanha; trad. Caroline Shang; 260 p.; 20 caps.; 1 biografia de confúcio; 2 E-mails; 21 enus.; glos. termos; 1 website; 3 apênds.; 18 x 11 cm; br.; Editora L± Porto Alegre, RS; 2015; página 60.
           3. Goetz, J. L.; Keltner, D.; & Simon-Thomas, E.; Compassion: An Evolutionary Analysis and Empirical Review; Artigo; Psychological Review; Vol. 136; 2010; páginas 351 a 374.
           4. Schwatz, S. H.; Universals in the Context and Structure of Values: Theoretical Advances and Empirical Tests in 20 Countries. In: Zhanna, M.; (Org). Advances in Experimental Psychology; Vol. 25; 1992; páginas 1 a 65.
           5. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 430 e 449.
            6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 1 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 261, 356, 360, 374 e 375.
            7. Idem; Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; revisor Alexander Steiner; 224 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 1 E-mail; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; glos. 24 termos.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed. rev.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 187 e 188.
            8. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 430 e 431.
            9. Waal, Franz de; A Era da Empatia: Lições da Natureza para uma Sociedade mais Gentil (The Age of Empathy: Nature's Lessons for a Kinder Society); revisoras Arlete Zebber; & Carmen S. da Costa; trad. Rejane Rubino; 392 p.; 7 caps.; 1 foto; 27 ilus.; 285 notas; 390 refs.; alf.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2010; páginas 116, 117 e 168.
                                                                                                                           F. O.