A síndrome da ribalta é a necessidade patológica da conscin, homem ou mulher, em obter visibilidade, poder, beleza, admiração, elogio, atenção e adulação, por meio da manipulação teatralizada, exibindo sentimento de excessiva importância pessoal.
Você, leitor ou leitora, ainda sente necessidade de chamar a atenção para si em detrimento dos outros, comprometendo a interassistencialidade? Quais recins já efetuou a respeito?
SÍNDROME DA RIBALTA (PARAPATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A síndrome da ribalta é a necessidade patológica da conscin, homem ou mulher, em obter visibilidade, poder, beleza, admiração, elogio, atenção e adulação, por meio da manipulação teatralizada, exibindo sentimento de excessiva importância pessoal. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O termo síndrome vem do idioma Grego, syndromé, “concurso; ação de reunir tumultuosamente”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo ribalta deriva do idioma Italiano, ribalta, “ribalta; proscênio; palco”. Apareceu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Síndrome do estrelismo. 2. Síndrome do holofote. 3. Síndrome da celebridade. 4. Busca da fama. Neologia. As duas expressões compostas síndrome da ribalta breve e síndrome da ribalta prolongada são neologismos técnicos da Parapatologia. Antonimologia: 1. Anonimato assistencial. 2. Dispensa de elogios banalizados. 3. Autoconfiança discernida. 4. Autodiscernimento consciencial. 5. Equilíbrio emocional. Estrangeirismologia: a ânsia por footlights; a saudade da limelight; o show-off; o high profile; a comédie larmoyante. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às autopriorizações evolutivas. Coloquiologia. Eis 3 ditos populares relacionados à síndrome da ribalta: – As aparências enganam. Nem tudo que reluz é ouro. Cobrir-se com penas de pavão. Citaciologia: – Fatal vaidade, em que misérias, em que desvarios não despenhas os míseros mortais! (Almeida Garrett, 1799–1854). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do egocentrismo; o holopensene pessoal da imaturidade; o holopensene pessoal da Conviviologia Intrafísica; o holopensene artístico; o holopensene do estrelato; o holopensene da heteradmiração; os patopensenes; a patopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os autopensenes da importância pessoal; a autopensenidade vitimizadora; os intrusopensenes; a intrusopensenidade. Fatologia: a atriz ou ator fugindo dos fãs; a autestima amplificada; a intolerância às heterocríticas; a autoconfiança ufanista; o esnobismo; a ribalta tornando reais os delírios fantasiosos; o abuso das substâncias tóxicas; a morte por overdose; o golpe publicitário para chamar a atenção; os rompantes de irritabilidade para roubar a cena; a interferência para se fazer notar; o desprezo pela mediocridade do outro; o sentimento de importância pessoal exacerbado; a autoconfiança histriônica falsa; a fragilidade emocional; a robéxis; os modismos; a excessiva importância dada ao soma; a deformação do artista por inúmeras cirurgias plásticas; as dietas radicais para emagrecer; as paixões frívolas; a superficialidade das interrelações conscienciais; a autossabotagem; a ausência da empatia; o desconhecimento da natureza multidimensional de todas as coisas; a vivência superficial; o ato de confundir a personalidade com o personagem; o medo da solidão; a incapacidade de lidar com a rejeição; a depressão histriônica; o narcisismo elementar; a vaidade excessiva; a mentira compulsiva; os laços afetivos com o perigo iminente; a dramatização de eventos simples; a autovitimização manipuladora; o ato de não saber envelhecer; a ribalta iluminando a presença na tares evolutiva; a autenticidade pessoal; os posicionamentos pessoais sob as luzes da evolução; o histrionismo positivo; a autestima sadia; o sobrepairamento cosmoético. Parafatologia: a ausência da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desconhecimento da plateia extrafísica; os autassédios oportunistas; o suicídio branco com sequelas paraexistenciais; a melex inevitável; a parapsicose post-mortem; as aquisições paragenéticas; o desenvolvimento positivo de energias da parapsicosfera; o desenvolvimento do paracérebro; a descoincidência vígil; a projeção lúcida (PL) interassistencial; a força parapresencial; o reconhecimento extrafísico; o sucesso interassistencial da tenepes. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo psicossomático ator-plateia; o sinergismo homeostático força presencial da conscin–força presencial do amparador. Principiologia: o princípio patológico da beleza a todo custo; o princípio baratrosférico da frivolidade; o princípio patológico de andar obrigatoriamente na última moda; a ausência do princípio da convivência fraterna. Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC); a falta do código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da personalidade narcisista. Tecnologia: o desconhecimento das técnicas evolutivas da Conscienciologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da retrocognição; o laboratório conscienciológico da grupalidade. Efeitologia: os efeitos nosográficos da superficialidade consciencial; os efeitos interpresidiários grupocármicos da vaidade; os efeitos evolutivos da autopesquisa; o efeito patológico do não reconhecimento social; os efeitos das ações da conscin na Socin. Ciclologia: o ciclo melin-melex; o ciclo visibilidade intrafísica–visibilidade extrafísica; o ciclo bastidores-ribalta. Binomiologia: o binômio palco-plateia; o binômio admiração-discordância; o binômio força presencial–consciência atratora; o binômio autexposição-heterorreconhecimento; o binômio alegria ensaiada–tristeza vivenciada. Interaciologia: a interação ator-espectador; a interação fama-manipulação; a interação beleza-vaidade; a interação autestima-autoimagem; a interação realidade-fantasia. Crescendologia: o crescendo patológico vaidade-visibilidade-fama; o crescendo autodestrutivo das cirurgias plásticas desnecessárias. Polinomiologia: o polinômio palco-coxia-proscênio-ribalta; o polinômio postura–empostação de voz–interpretação–aplauso; o polinômio cenografia-figurino-iluminação-música; o polinômio diretor-ensaiador-coreógrafo-maestro. Antagonismologia: o antagonismo aprofundamento / superficialidade; o antagonismo materialismo / pluriexistencialismo; o antagonismo persona forçada / persona espontânea; o antagonismo irracionalidade / autodiscernimento. Fobiologia: a fobia da solidão ou autofobia; a fobia da rejeição ou isolofobia; a fobia social ou sociofobia; o medo das opiniões alheias ou alodoxafobia; a fobia de ser esquecido ou ignorado ou atazagorafobia; a fobia da insanidade ou dementofobia; a fobia da responsabilidade ou hipengiofobia. Sindromologia: a síndrome da ribalta; a síndrome do estrangeiro; a vivência inevitável da síndrome do ostracismo. Maniologia: a mania de se destacar a qualquer custo; a mitomania ou pseudolalia; a calomania ou mania de se considerar de grande beleza; a doxomania ou paixão por conquistar a glória; a egomania; a erotomania ou mania de se apaixonar permanentemente; a oneomania ou mania de fazer dívidas; a mania de “roubar a cena”. Mitologia: o mito grego de Narciso. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a convivioteca; a nosoteca; a agrilhoteca; a legisloteca; a comunicoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Sociologia; a Parapoliticologia; a Consciencioterapia; a Autodiscernimentologia; a Conscienciometrologia; a Intrafisicologia; a Refutaciologia; a Descrenciologia; a Cosmoeticologia; a Heterassediologia; a Enganologia; a Paradireitologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin exibicionista; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin vaidosa; a conscin criativa; a conscin artista; a conscin insegura; a conscin mentirosa; a conscin assediada; a isca humana inconsciente; a conscin egoica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o ator assediado pelo personagem; o vaidoso; o galã empoado; o ator famoso; o ator em reabilitação por uso de drogas; o artista; o cantor de multidões; o roqueiro viciado; o cantor de ópera; o músico extravagante; o artista sempre na mídia; o artista sempre jovem; o suicida; o mentiroso; o cabotino; o homem sempre na moda; o modelo; o manequim; o atrator humano; o atrator energético; o atrator intelectual; o atrator de amparadores extrafísicos; o agente motivador; o agente retrocognitor; o agente exemplificador; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista. Femininologia: a atriz assediada pelo personagem; a vaidosa; a diva empoada; a atriz famosa; a atriz em reabilitação por uso de drogas; a artista; a cantora de multidões; a roqueira viciada; a cantora de ópera; a musicista extravagante; a artista sempre na mídia; a artista sempre jovem; a suicida; a mentirosa; a cabotina; a mulher sempre na moda; a modelo; a manequim; a atratora humana; a atratora energética; a atratora intelectual; a atratora de amparadores extrafísicos; a agente motivadora; a agente retrocognitora; a agente exemplificadora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista. Hominologia: o Homo sapiens actor; o Homo sapiens consreu; o Homo sapiens theatron; o Homo sapiens mimicus; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens narcissus; o Homo sapiens inauthenticus. V. Argumentologia Exemplologia: síndrome da ribalta breve = a manifestação sindrômica no início da vida intrafísica desaparecendo na maturidade biológica; síndrome da ribalta prolongada = a permanência da manifestação sindrômica apesar da maturidade biológica. Culturologia: a cultura do estrelato; a cultura da capa de revista; a cultura da banalidade; a cultura da celebridade; a cultura da beleza artificial; a cultura da inutilidade; a cultura da catarse popular através das telenovelas. Caracterologia. Segundo a Conscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 características nosográficas passíveis de serem encontradas nas conscins portadoras da síndrome da ribalta, ao modo de subterfúgios aos autenfrentamentos evolutivos: 01. Ansiedade: a preocupação exagerada e a ânsia em se manter visível. 02. Capricho: a exigência de satisfação das excentricidades pessoais. 03. Centralização das atenções: a necessidade de chamar a atenção permanentemente. 04. Consumismo: a compulsão consumista do luxo e da ostentação. 05. Egocentrismo: a postura autocentrada resultante do foco no egão. 06. Extremismo: o comportamento arrebatado, o “tudo ou nada”. 07. Gerontofobia: o medo do desaparecimento dos atributos somáticos sedutores. 08. Gosto pelas artes: o holopensene artístico retroalimentador da heteroveneração. 09. Hedonismo: o prazer momentâneo fixando o estilo de vida da luxúria. 10. Impetuosidade: a irreflexão favorecedora do gênio artístico. 11. Infidelidade: a promiscuidade nos bastidores suprindo as carências afetivas. 12. Manipulação: a manutenção da persona ilusória através do histrionismo manipulador. 13. Medo da solidão: o anseio pelo público evitando se deparar com a própria realidade. 14. Medo do fracasso: o receio da perda da admiração dos outros. 15. Narcisismo: o ideal da beleza pessoal estonteante. 16. Orgulho: a autadmiração excessiva e o falso conceito de merecimento de reverência especial. 17. Prepotência: a necessidade de manter tudo e todos sob controle. 18. Riscomania: o gosto pela adrenalina e a coragem sem discernimento propiciando riscos desnecessários com possibilidade de morte trágica. 19. Vaidade: a imodéstia e a futilidade na hipervalorização da própria aparência. 20. Voliciopatia: o emprego da vontade malintencionada em busca da fama. Terapeuticologia. Sob a ótica da Contrapontologia, eis, na ordem alfabética, 15 trafores úteis na substituição da síndrome da ribalta pela postura homeostática de conscin atratora: 01. Alegria: da jocosidade ao bom humor sadio. 02. Autorganização: da disciplina teatral à autodisciplina evolutiva. 03. Comunicabilidade: do entretenimento à tares. 04. Coragem: do risco dessomático à ousadia cosmoética. 05. Cosmovisão: da monovisão intrafisica à extrafisicalidade. 06. Duplismo evolutivo: do sexo eventual ao relacionamento afetivo evolutivo. 07. Empatia: do público intrafísico ao público multidimensional. 08. Força presencial: do histrionismo anticosmoético ao histrionismo cosmoético. 09. Inteligência financeira: do consumismo inútil ao pé-de-meia. 10. Interassistencialidade: do egoísmo à assistência policármica. 11. Liderança: de conscins fanatizadas a conscins e consciexes autevolutivas. 12. Modéstia discernida: do narcisismo à autestima lúcida. 13. Neofilia: da visão egoica ao abertismo consciencial. 14. Pacificação íntima: da necessidade de heteraceitação à autaceitação lúcida. 15. Sinceridade: da mentira manipuladora à sinceridade esclarecedora. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a síndrome da ribalta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Amoralidade: Parapatologia; Nosográfico. 02. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico. 03. Ator de teatrão: Elencologia; Nosográfico. 04. Atraso de vida: Etologia; Nosográfico. 05. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro. 06. Autodileção paragenética: Filiologia; Neutro. 07. Consciência atratora: Conscienciometrologia; Homeostático. 08. Expressão facial: Comunicologia; Neutro. 09. Histrionologia: Comunicologia; Neutro. 10. Obsolescência psicossomática: Psicossomatologia; Nosográfico. 11. Palco existencial: Intrafisicologia; Neutro. 12. Persona bufônica: Perfilologia; Neutro. 13. Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro. 14. Tendência inata: Parageneticologia; Neutro. 15. Vaidade: Psicossomatologia; Nosográfico. A SÍNDROME DA RIBALTA É EVIDÊNCIA DO MECANISMO DE DEFESA AUTOCORRUPTOR DA CONSCIN OFUSCADA PELAS LUZES DO PALCO, EVITANDO RECINS E RECÉXIS NECESSÁRIAS AO CUMPRIMENTO DA AUTOPROÉXIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda sente necessidade de chamar a atenção para si em detrimento dos outros, comprometendo a interassistencialidade? Quais recins já efetuou a respeito? Bibliografia Específica: 1. Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade; Metamorfose de um Corpo Andarilho: Busca e Reencontro de algo Melhor; Coleção Psicologia do Esporte; pref. Regina Andrade; revisor Jaci Dantas; 278 p.; 6 seções; 25 caps.; 3 ilus.; 92 refs.; 1 anexo; alf.; 21 x 14 cm; br.; Casa do Psicólogo; São Paulo, SP; 2007; páginas 127 a 129. 2. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismo e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisoras Erotides Louly, Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 90 a 61 e 89 a 101. 3. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 102 filmes; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 193 a 195. Webgrafia Específica: 1. Veja; A Síndrome na Ribalta: A Morte do Cenógrafo Flávio Império leva o Debate em torno da AIDS para a Classe Teatral; Reportagem; Revista; Semanário; Ed. 889; Seção: Comportamento; 7 fotos; São Paulo, SP; 18.09. 85; páginas 84 a 86; disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/homeaspx>; acesso em: 14.08.12. A. M.