A seriedade intelectual é a conduta padrão da conscin intermissivista, homem ou mulher, ao direcionar as próprias produções mentaissomáticas e gescons de maneira equilibrada, responsável e cosmoética, objetivando a tares e a interassistência.
Você, leitor ou leitora, imprime seriedade nas próprias produções intelectuais? Percebe a repercussão positiva dessa conduta no grupocarma?
SERIEDADE INTELECTUAL (MENTALSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A seriedade intelectual é a conduta padrão da conscin intermissivista, homem ou mulher, ao direcionar as próprias produções mentaissomáticas e gescons de maneira equilibrada, responsável e cosmoética, objetivando a tares e a interassistência. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo sério vem do idioma Latim Tardio, serius, “que merece atenção, cuidado; importante”. Surgiu no Século XVII. O termo seriedade apareceu em 1844. A palavra intelectual procede igualmente do idioma Latim, intellectualis, “relativo à inteligência; intelectual”. Surgiu no Século XIV. Sinonimologia: 1. Responsabilidade intelectual. 2. Compromisso intelectual. 3. Seriedade mentalsomática. 4. Seriedade intelectiva. 5. Responsabilidade intelectiva. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo sério: autosseriedade; séria; seriedade; sério-cômico; seríssimo. Antonimologia: 1. Desleixo intelectual. 2. Displicência intelectual. 3. Incúria intelectual. 4. Indiferença intelectual. 5. Negligência intelectual. 6. Pseudointelectualidade. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao juízo crítico e autodeterminação nas produções intelectuais. Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Intelectualidade. As conscins intermissivistas de hoje nunca mais terão vidas humanas sem se envolver com a intelectualidade daqui para frente”. 2. “Seriedade. Se você quer dinamizar a evolução, deve procurar as pessoas sérias na condição de companhias. A seriedade melhor é até estética”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da mentalsomaticidade; o holopensene da seriedade sem severidade; o holopensene pessoal da intelectualidade assistencial; o holopensene pessoal da responsabilidade intelectual; o holopensene do Curso Intermissivo (CI); o holopensene do abertismo intelectual; o holopensene das verdades relativas de ponta (verpons); os ortopensenes; a busca da ortopensenidade nas publicações; o holopensene da Cognópolis estimulando as produções intelectuais de qualidade. Fatologia: a seriedade intelectual; a moderação intelectual a favor da assistência; o estudo sistemático; o estudo exaustivo; a seriedade e as ponderações cosmoéticas nos pronunciamentos de cunho intelectual; a análise do rendimento intelectual; a maturidade na autexpressão; o Curso Intermissivo levado a sério; a aplicação do paradigma consciencial nas produções intelectivas; a autanálise para reverter trafares intelectuais; o aproveitamento máximo de trafores mentaissomáticos; a evitação de rotinas inúteis; o plágio na condição de desqualificador da produção intelectual; a priorização da intelecção nas argumentações; a ampliação dos dicionários cerebrais; a evitação dos bagulhos mentaissomáticos; a megagescon favorecendo o autorrevezamento consciencial; a exposição corajosa e cosmoética dos posicionamentos ideativos; a biblioteca pessoal na condição de unidade de medida da mentalsomaticidade trabalhada; a intelecção presente no debate de ideias. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal na identificação do tema de pesquisa; o amparador extrafísico de função atuando nas produções intelectuais tarísticas; os recursos paratécnicos levados a sério; a aplicação do parapsiquismo sadio nas atividades intelectuais; a prudência aplicada ao parapsiquismo; o autodesassédio intelectual; a desassimilação de energias antagônicas à produção intelectual; a ativação constante do mentalsoma. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo seriedade intelectual–assistência cosmoética; o sinergismo amparador de função–produtividade intelectual; o sinergismo exemplarismo pessoal–seriedade intelectual. Principiologia: o princípio da descrença (PD) conduzindo a seriedade nas produções intelectuais; o princípio do descarte cosmoético eliminando argumentos falaciosos; o princípio da ousadia na proposição de verpons cosmoéticas necessárias ao esclarecimento; o autoprincípio cosmoético nas defesas de temas sensíveis, mas esclarecedores. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) direcionando as gescons; o respeito ao código grupal de Cosmoética (CGC) nas produções gesconográficas grupais; o código de valores pessoais; o respeito ao código de ética nas produções científicas. Teoriologia: a teoria da apreensibilidade cognitiva levada a sério desde a infância; a teoria da autocoerência; a teoria da evolução consciencial; as teorias da Conscienciologia; as teorias anticientíficas causando danos e ampliando as interprisões grupocármicas. Tecnologia: a técnica da autorganização; a técnica da imersão intelectual; as neotecnologias fornecendo instrumentos ágeis e eficazes à produção científica; a técnica do debate propiciando a eliminação dos enganos; a técnica do detalhismo; a técnica do registro; as técnicas argumentativas. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico Holociclo; o laboratório conscienciológico Holoteca; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores-Autores da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Polímatas; os colegiados de avaliação da ética nas pesquisas das universidades. Efeitologia: o efeito do Curso Intermissivo sobre a memória intelectual; o efeito das pesquisas conduzidas com seriedade; o efeito da tares; o efeito das parapercepções nas pesquisas conscienciológicas; o efeito da intelectualidade levada a sério; o efeito da cosmovisão para ampliar o conhecimento; o efeito da disciplina no resultado das gescons; o efeito das pesquisas embasadas no rigor científico. Neossinapsologia: as neossinapses construídas no fervilhar dos debates mentaissomáticos; o detalhismo nas pesquisas gerador de neossinapses; a geração de neossinapses próprias das deslavagens cerebrais. Ciclologia: o ciclo maturidade–produção intelectual; o ciclo aprendizagem intermissiva–recuperação de cons–produção intelectual de qualidade; o ciclo mentalsomático; as argumentações no ciclo de debates cosmoéticos; a perseveração na produção intelectual profícua no ciclo etário humano. Enumerologia: o intelecto; a ponderação; a pesquisa; o artigo; o livro; a revisão; a gescon. Binomiologia: o binômio autocognição-responsabilidade; o binômio autoortocognição-autodesassédio. Interaciologia: a interação inevitável conhecimento cosmoético–seriedade intelectual; a interação positiva leitura constante–ampliação de neossinapses; a interação cooperativa tutor-aprendiz; a interação revisor-verbetógrafo; a interação verbetógrafo–mediador de tertúlia conscienciológica. Crescendologia: o crescendo autorganização–pensamento retilíneo; o crescendo leitura pessoal–autorreflexões; o crescendo leitor crítico–escritor tarístico; o crescendo glossário-dicionário-enciclopédia. Antagonismologia: o antagonismo seriedade intelectual / incúria autoral; o antagonismo pensamento crítico / senso comum; o antagonismo contestação argumentada / submissão acrítica; o antagonismo Ciência / pseudociência. Politicologia: a política do autorado conscienciológico; a política de publicação da Associação Internacional Editares (EDITARES); a democracia acompanhando a intelectualidade esclarecida; a cosmoeticocracia permeando a obra; a lucidocracia como base das gescons; a política editorial do jornalismo com base na ética profissional. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; as leis da Cosmoética. Filiologia: a pesquisofilia; a leiturofilia; a raciocinofilia; a metodofilia; a cosmoeticofilia; a intelectofilia; a assistenciofilia; a criticofilia; a bibliofilia. Fobiologia: a cosmoeticofobia; a intelectofobia; a leiturofobia; a criticofobia. Sindromologia: a síndrome da inércia grafopensênica; a síndrome da mediocrização; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do perfeccionismo. Holotecologia: a assistencioteca; a atencioteca; a biblioteca; a cognoteca; a cosmoeticoteca; a criticoteca; a encicloteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a ortopensenoteca; a psicografoteca; a verbetografoteca. Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Lucidologia; a Argumentologia; a Autocriteriologia; a Ortopensenologia; a Cogniciologia; a Criteriologia; a Holoculturologia; a Descrenciologia; a Cosmanálise; a Holotecologia; a Enciclopediologia; a Heuristicologia; a Cosmoeticologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a equipex; a conscin enciclopedista; a equipe técnica da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a consin técnica libertária; a consciência enciclopedista; a classe dos intelectuais; o corpo docente ético; a comunidade dos heterocríticos; a equipe de autores mentaissomáticos. Masculinologia: o tenepessista; o intermissivista; o inversor existencial; o reciclante existencial; o pesquisador; o debatedor; o agitador intelectual; o tertuliano autocrítico; o gestor intelectual; o produtor de conhecimento; o raciocinador imparcial; o estoquista intelectual; o professor responsável; o amparador de função; o amparador de função Enumerador; o amparador Hayek; o amparador Magister; o Serenão Serenus. Femininologia: a tenepessista; a intermissivista; a inversora existencial; a reciclante existencial; a pesquisadora; a debatedora; a agitadora intelectual; a tertuliana autocrítica; a gestora intelectual; a produtora de conhecimento; a raciocinadora imparcial; a estoquista intelectual; a professora responsável; a amparadora de função; a participante do Clube das Escritoras; a Serenona Monja. Hominologia: o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens scientificus. V. Argumentologia Exemplologia: seriedade intelectual mínima = aquela da predileção da conscin pela cientificidade nos artigos e publicações científicas na Socin; seriedade intelectual mediana = aquela da conscin ao priorizar as gescons tarísticas desde a juventude; seriedade intelectual máxima = aquela da conscin ao priorizar desde a infância o conhecimento, as produções intelectuais esclarecedoras, a megagescon e o autorrevezamento consciencial. Culturologia: a autoaculturação científica; a paraaculturação; a cultura do aprimoramento contínuo; a cultura da seriedade intelectual; a cultura conscienciológica; a cultura científica; a cultura da dessacralização; a cultura da Holomaturologia; a cultura verbetográfica; a neoprovíncia cultural; o vício cultural. Taxologia. Segundo a Mentalsomatologia, eis, por exemplo, 10 técnicas conscienciológicas, em ordem alfabética, visando a seriedade intelectual e a qualificação das gescons: 01. Técnica conscienciográfica. 02. Técnica da autoconsciência mentalsomática. 03. Técnica da circularidade. 04. Técnica da evitação da cultura inútil. 05. Técnica da evitação da perda de memória. 06. Técnica da exaustividade. 07. Técnica da imersão intelectual. 08. Técnica da otimização dos estudos. 09. Técnica da saturação temática. 10. Técnica do bloco tridisciplinar. Axiologia. Sob a ótica da Mentalsomatologia, eis, na ordem alfabética, 20 qualidades ou valores evolutivos relacionados à seriedade intelectual: 01. Acuidade. 02. Aperfeiçoamento. 03. Aprofundamento na pesquisa. 04. Atenção. 05. Atualização contínua. 06. Autorganização. 07. Bom senso. 08. Capacitação. 09. Cientificidade. 10. Detalhismo. 11. Discernimento. 12. Ética. 13. Exemplarismo. 14. Honestidade. 15. Incorruptibilidade. 16. Pensamento crítico. 17. Profissionalismo. 18. Reflexão. 19. Responsabilidade. 20. Retidão. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a seriedade intelectual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático. 02. Ativismo intelectual: Parapoliticologia; Neutro. 03. Autoconfiança intelectual: Mentalsomatologia; Neutro. 04. Autoprincípio cosmoético: Holomaturologia; Homeostático. 05. Binômio autocognição-responsabilidade: Autocogniciologia; Homeostático. 06. Ciclo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático. 07. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático. 08. Contestação intelectual: Holomaturologia; Neutro. 09. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático. 10. Megaexplicitação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 11. Paraaculturação: Parassociologia; Homeostático. 12. Produção do esclarecimento: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Saúde intelectual: Autoconscienciometrologia; Homeostático. 14. Técnica da imersão intelectual: Mentalsomatologia; Neutro. 15. Vício da formação cultural: Conscienciometrologia; Nosográfico. A SERIEDADE INTELECTUAL AO MODO DE DIRETRIZ PARA A PRODUÇÃO DE GESCONS, FACILITA A CONEXÃO COM A EQUIPEX ESPECIALIZADA EM MENTALSOMÁTICA, PRIORIZANDO A TARES E A INTERASSISTENCIALIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, imprime seriedade nas próprias produções intelectuais? Percebe a repercussão positiva dessa conduta no grupocarma? Bibliografia Específica: 1. Lopes, Anália R.; Sanches, Myriam; Sawaya, Rita; Dicionário de Tecas da Holotecologia; pref. Equipe do CINEO; revisoras Erotides Louly; & Helena Alves de Araujo; 426 p.; glos. 318 termos; 23 ilus.; posf.; glos. 282 termos; 14 refs.; alf.; 22 x 20,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 75, 80, 84, 104, 120, 126, 161, 244, 274, 306, 336 e 388. 2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.069 e 1.070. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 881, 1.528 e 1.529. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 131, 135, 378 e 379. R. C. S.