Senso de Sociabilidade

O senso de sociabilidade é a condição consciencial íntima de acuidade, discernimento e macrovisão quanto à vida em comum, aos atos sociais e à dinâmica das interrelações conscienciais.

Como avalia você, leitor ou leitora, o senso de sociabilidade pessoal?

      SENSO DE SOCIABILIDADE
                                      (CONVIVIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O senso de sociabilidade é a condição consciencial íntima de acuidade, discernimento e macrovisão quanto à vida em comum, aos atos sociais e à dinâmica das interrelações conscienciais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. A palavra sociável deriva do idioma Francês, sociabilité, “aptidão para viver em sociedade; qualidade da pessoa sociável”. Apareceu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Senso de convivência. 2. Autolucidez quanto à socialidade. 3. Senso social apurado. 4. Autoconsciência social.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 23 cognatos derivados do vocábulo social: autossociabilidade; megassociabilidade; parassociabilidade; ressociabilidade; sociabilidade; sociabilização; sociabilizada; sociabilizado; sociabilizante; sociabilizar; sociabilizável; social; socialidade; socialização; socializada; socializado; socializador; socializadora; socializante; socializar; socializável; sociedade; societário.
          Neologia. As duas expressões compostas baixo senso de sociabilidade e alto senso de sociabilidade são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Contrassenso de sociabilidade. 2. Antissenso gregário. 3. Ineptidão social. 4. Instinto social.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade do convívio interconsciencial.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autoconsciencialidade social; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade.
          Fatologia: o senso de sociabilidade; a perspicácia social; o omniquestionamento social; a importância do pensar por si próprio no convívio social; o senso de responsabilidade social; o autodiscernimento perante a coletividade; a autolucidez quanto às repercussões da sociabilidade frágil; a escolha inteligente das companhias ou do grupo social pessoal; o uso correto de virtudes sociais; a criação e manutenção de hábitos sociais sadios; a autovivência sadia das intimidades sociais; a noção precisa do papel social individual; as habilidades e interesses sociais avançados; a vida social quando sem autolucidez; o ato antievolutivo de não evitar as companhias e amizades ociosas; a obstupidificação social; a permissividade social; a autocorruptibilidade manifesta na sociabilidade anticosmoética; o autismo consciencial; a autossociometria; o emprego autoconsciente, cosmoético e produtivo da socialidade; o senso de sociabilidade interplanetária.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o senso de parassociabililidade; a intimidade parassocial com os amparadores extrafísicos; a parapercepção lúcida dos climas interconscienciais; a conservação do círculo parassocial homeostático pessoal.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo hiperlucidez–senso de sociabilidade.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da acuidade nas manifestações conscienciais; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
         Codigologia: o senso apurado de sociabilidade promovendo a ampliação do código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE).
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
         Efeitologia: os efeitos do Zeitgeist na autopensenidade da conscin; os efeitos da autolucidez na socialidade; os efeitos do atilamento perceptivo e paraperceptivo na convivialidade interconsciencial; os efeitos evolutivos do calculismo cosmoético nas relações interpessoais; os efeitos sadios da holomaturidade nas autexperiências sociais; os efeitos do abertismo consciencial; os efeitos da autocompreensão das realidades e pararrealidades extraconscienciais.
         Neossinapsologia: as neossinapses advindas da vida social; as neossinapses adquiridas pelo convívio interconsciencial; as neossinapses obtidas pela recuperação de cons magnos instaurando a sociabilidade cosmoética avançada.
         Enumerologia: a intuição social; a consciência social; a postura social; o comportamento social; o posicionamento social; a ética social; a inteligência social.
         Binomiologia: o binômio autocompreensão-heterocompreensão; o binômio autolucidez parapsíquica–atilamento social; o binômio tino social–inteligência interpessoal; o binômio bom senso social–harmonia interconsciencial; o binômio autodesassedialidade–sociabilidade cosmoética.
         Interaciologia: a interação intraconsciencialidade-interconsciencialidade; a interação consciência-mesologia-holopensene.
         Crescendologia: o crescendo da sociabilidade inclusão-adaptação-interação-pertencimento; o crescendo evolutivo instinto social–consciência social–omnicooperação lúcida; o crescendo apatia social–acuidade social–macrovisão parassocial; o crescendo mundividência social–neomundividência parassocial; o crescendo social evolutivo alheamento–instinto gregário–universalismo.
         Trinomiologia: o trinômio autexperiência social–autorreflexão–criticidade cosmoética; o trinômio discernimento-comedimento-sensatez; o trinômio omnivisão–parapercuciência–pararealidade social.
         Polinomiologia: o polinômio assimilar-compreender-escolher-agir; o polinômio observação acurada–análise–discernimento–comedimento.
         Antagonismologia: o antagonismo convivialidade lúcida cosmoética / sociosismo escravizante; o antagonismo senso de sociabilidade / autismo social; o antagonismo sensibilidade social aguçada / privação da sensibilidade social; o antagonismo sensatez no trato social / estupidez.
         Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a democracia plena.
         Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na convivialidade fraterna.
         Filiologia: a lucidofilia; a raciocinofilia; a criticofilia; a cognofilia; a cosmoeticofilia; a conscienciofilia; a sociofilia.
         Fobiologia: a autocriticofobia; a neofobia; a conviviofobia.
         Sindromologia: a síndrome da interiorose; a síndrome do estrangeiro (SEST).
         Holotecologia: a pensenoteca; a criticoteca; a experimentoteca; a cognoteca; a mentalsomatoteca; a convivioteca; a socioteca; a cosmoeticoteca; a maturoteca; a diplomacioteca.
         Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Pensenologia; a Sociometria; a Etologia; a Antropologia; a Intrafisicologia; a Politicologia; a Sociologia; a Urbanologia; a Comunicologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: o ser social lúcido; o ser social autodirigido; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens sensus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens orthopensenisator; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens universalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: baixo senso de sociabilidade = o estado consciencial íntimo de hipoacuidade da conscin vítima da interiorose; alto senso de sociabilidade = o estado consciencial íntimo de hiperacuidade da conscin possuidora do sentido de cidadania universal ou cósmica.
          Culturologia: a cultura da acuidade social aplicada à convivialidade sadia.
          Forças. Sob o enfoque da Conviviologia, eis, em ordem alfabética, 8 exemplos de forças positivas, sadias, construtivas, externas ou internas, influentes na dinâmica das interrelações entre as consciências:
          1. Amparabilidade. As atuações benfazejas, cosmoéticas de consciências lúcidas.
          2. Curso Intermissivo (CI). O agente dinamizador da evolução consciencial grupal.
          3. Hiperacuidade. A ampliação dinâmica da autolucidez e a condição de abertismo consciencial.
          4. Oportunidade. Os cenários, as circunstâncias e situações benéficas, propícias para a catálise evolutiva grupal ou social.
          5. Recin. A renovação íntima contínua promovida por ações pró-evolutivas qualificando a autopensenidade e o clima interconsciencial pessoal.
          6. Reurbexes. As mudanças dos holopensenes extra e intrafísicos propiciando a expansão do microuniverso íntimo de cada consciência predisposta para melhor convivência.
          7. Solidariedade. O convívio assistencial com os colegas evolutivos, de modo a abrir mão do anseio em satisfazer os próprios interesses pessoais.
          8. Tares. A prática perseverante da assistência lúcida, cosmoética, tarística e multidimensional a favor de outras consciências.
           Preceitos. O alto senso de sociabilidade possibilita a vivência do universalismo prático. Do ponto de vista da Harmoniologia, eis, em ordem alfabética, 5 regras, prescrições ou princípios cosmoéticos essenciais para a coexistência pacífica interconsciencial:
           1. Autoconhecimento. Priorizar o alcance, em nível elevado, do auto e heteroconhecimento teático. Acerta mais quem prioriza a expansão da autolucidez.
           2. Binômio admiração-discordância. Enfatizar os trafores acima dos trafares alheios mesmo mantendo pontos de vistas, opiniões ou posicionamentos distintos.
           3. Incorruptibilidade. Se algo não serve, não adianta fazer maquilagem. Abrir mão do próprio egão em prol da convivialidade sadia ao invés de insistir no ato de distorcer os fatos em favor da defesa das próprias imaturidades (racionalização do nonsense).
           4. Maxifraternidade. Perseverar na intercompreensão, perdão, afabilidade e interassistencialidade consciencial.
           5. Respeitabilidade. Levar em consideração os direitos e paradireitos das demais consciências.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso de sociabilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Alienação: Intrafisicologia; Nosográfico.
           02. Anomia: Intrafisicologia; Nosográfico.
           03. Antidiscernimento convencional: Intrafisicologia; Nosográfico.
           04. Atilamento: Atilamentologia; Homeostático.
           05. Ato social: Sociologia; Neutro.
           06. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro.
           07. Convivência humana: Conviviologia; Neutro.
           08. Fusão social: Conviviologia; Homeostático.
           09. Inconvivialidade: Autoconviviologia; Nosográfico.
           10. Papel social: Sociologia; Neutro.
           11. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
           12. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
     A AQUISIÇÃO DO SENSO DE SOCIABILIDADE É FACTÍVEL QUANDO A CONSCIÊNCIA SE PERMITE SAIR
      DA CONDIÇÃO DE ALHEAMENTO E AMPLIAR A MUNDIVIDÊNCIA PESSOAL IMPULSIONADA PELAS RECINS.
           Questionologia. Como avalia você, leitor ou leitora, o senso de sociabilidade pessoal?
Vem promovendo ações eficazes e cosmoéticas visando a expansão das próprias conexões interconscienciais?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 195.
                                                                                                                    R. D. R.