Senso de Autorrespeito

O senso de autorrespeito é a conscientização teática da consciência, intra ou extrafísica, quanto ao olhar atento, benigno, cosmoético, resiliente e sereno a ser dirigido a si própria e às demais consciências, a fim de reciclar e corrigir erros pretéritos, predispondo-se à conquista da maturidade intraconsciencial, em qualquer dimensão de manifestação.

Você, leitor ou leitora, demonstra senso de autorrespeito coerentemente às metas autoproexológicas? Qual saldo evolutivo vem obtendo na recomposição das imaturidades pretéritas?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                                SENSO DE AUTORRESPEITO
                                           (PARADIREITOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O senso de autorrespeito é a conscientização teática da consciência, intra ou extrafísica, quanto ao olhar atento, benigno, cosmoético, resiliente e sereno a ser dirigido a si própria e às demais consciências, a fim de reciclar e corrigir erros pretéritos, predispondo-se à conquista da maturidade intraconsciencial, em qualquer dimensão de manifestação.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo respeito procede do idioma Latim, respectus, “ação de olhar para trás; consideração; respeito; atenção; conta; acolhida; refúgio; asilo”. Apareceu no Século XIV.
             Sinonimologia: 1. Senso de autoconsideração. 2. Senso de autestima. 3. Senso de autapreço. 4. Senso de autodeferência. 5. Noção respeitosa de si mesmo.
             Neologia. As 4 expressões compostas senso de autorrespeito, senso elementar de autorrespeito, senso intermediário de autorrespeito e senso avançado de autorrespeito são neologismos técnicos da Paradireitologia.
             Antonimologia: 1. Antissenso de autorrespeito. 2. Autopercepção depreciativa. 3. Sentimento de automenosprezo. 4. Falta de autoconsideração. 5. Autojuízo de desapreço.
             Estrangeirismologia: o know-how de autorrespeito evolutivo; o fade out de autocorrupções emocionais; o autorrespeito low profile consciencial; o pari passu rumo à desperticidade.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconvivialidade cosmoética.
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Autorrespeito. Quando falta o autorrespeito cosmoético, a tríade autocorrupção-autassédio-autoinsegurança domina a personalidade”.
             2. “Respeito. Respeito não é estima”. “O respeito jamais é uma ofensa”. “O verdadeiro respeito é não forçar o outro a pensar igual a você”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal na conquista de autorrespeito; o ato de assumir a ortopensenidade megatraforista; o holopensene benévolo; a eliminação dos bagulhos autopensênicos através da autoconsciencioterapia; a autopensenização anticonflitiva e antiofensiva; o ato de pensenizar sadiamente eliminando a impulsividade, a precipitação e o ansiosismo nas relações interconscienciais; a autopensenização; os benignopensenes; a benignopensenidade; os liberopensenes; a liberopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os pensenes cosmoéticos motivadores de mudanças comportamentais trafaristas; a postura cosmoética criando holopensene otimizador de futuros acertos; a importância da reconciliação íntima na consolidação da autorreeducação pensênica; a reeducação pensênica e das ações de autorrespeito; o autorrespeito benigno interassistencial na retilinearidade pensênica.
             Fatologia: o senso de autorrespeito; as atitudes firmes e coerentes demonstrando autorrespeito; o autorrespeito expresso pelas ortoconvicções; o autorrespeito de autafetividade; o autorrespeito conquistado pelas superações das confusões mentais, bloqueios energéticos e ilogicidades; o autorrespeito pela autocapacidade de encarar as conscins supostamente difíceis e problemáticas como desafio interassistencial; o autorrespeito alcançado pela evitação da tríade da erronia (erros-enganos-omissões); o autorrespeito decorrente da reciclagem do temperamento ansioso 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a e precipitado, visando a sustentação da produtividade evolutiva; a recomendação de autopesquisar a temática respeito; o reconhecimento da autobenignidade; a sustentação do respeito a si mesmo com energias equilibradas nos momentos de autoindignação; a compreensão dos erros e respeito ao nível evolutivo das consciências evocadas; o aprendizado de autoapreço propiciado pelos cursos e atividades conscienciológicas; a autodeferência lúcida com bom domínio de si; o senso de autestima manifestado nas intenções cosmoéticas; a autoconsideração gerada a partir dos autodesempenhos interassistenciais; o autorrespeito autêntico pelo exercício do Paradireito e da Megafraternidade.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a coenergização ectoplámica nas dinâmicas parapsíquicas; o desrespeito com a iscagem interassistencial lúcida; a assimilação energética das dificuldades; a agenda autodesassediadora gerando conceptáculo às inspirações extrafísicas; o autorrespeito técnico pelo senso de parafiliação; o autorrespeito ao energossoma saudável necessário à prática da tenepes diária; o autorrespeito ao entrosamento com o amparo extrafísico de função chancelando o autodesassédio; o autorrespeito adquirido pelas interações com amparadores extrafísicos da Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo senso de autorrespeito–senso de dignidade cosmoética; o sinergismo ortopensenidade-autorrespeito; o sinergismo autorrespeito-heterorrespeito; o sinergismo boa intenção–bem fazer–autodiscernimento evolutivo; o sinergismo autacolhimento-autorrespeito; o sinergismo benignidade da conscin assistente–benignidade da consciex amparadora; o sinergismo convivialidade fraterna–sociabilidade sadia–engajamento.
         Principiologia: o princípio da dignidade ao aprendizado consciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio básico da megafraternidade; o princípio do respeito interconsciencial; o princípio da beneficência; o princípio do autorrespeito aos limites do assistido.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de respeito à ignorância alheia; os códigos sociais de acordo com Direitos Humanos; o código de respeito ao livre arbítrio das consciências assistidas; o código de qualidade interassistencial; o código pessoal de prioridades evolutivas megafraternais.
         Teoriologia: a teoria da reeducação consciencial; a teoria da megafraternidade; a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da evolução através dos autesforços; a teoria da renovação proexológica; a teoria da autocura.
         Tecnologia: a técnica da tenepes; a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin); a técnica da díade anticonflituosidade-autopacificação; a técnica de viver cosmoeticamente; a técnica do arco voltaico craniochacral objetivando os desbloqueios encefálicos; a técnica da chuveirada hidromagnética utilizada para desintoxicação energética; a técnica da autorreflexão de 5 horas.
         Voluntariologia: o voluntariado interassistencial; o voluntário do programa de acolhimento aos intermissivistas; os esforços coletivos do voluntariado da Conscienciologia; o voluntário retomador de tarefa; os voluntários pesquisadores da tenepes; os voluntários da docência conscienciológica; os voluntários das Dinâmicas Parapsíquicas.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Dupla Evolutiva (DE); o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Megafraternologia.
         Efeitologia: o efeito da consolidação do autorrespeito melhorando a reputação pessoal; o efeito benéfico da respeitabilidade diante da convivialidade grupocármica; o efeito do autorEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  3 respeito influindo no equilíbrio holossomático; os efeitos surpreendentes da organização pessoal racional visando a instauração de autorrecins; os efeitos das práticas diárias da tenepes após duas décadas; o efeito autolibertador da abdicação quanto aos pedidos para si mesmo; os efeitos da desperticidade ao lidar com interassistencialidade cosmoética.
             Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo abertismo consciencial favorecendo a conquista do senso de autorrespeito; as neossinapses necessárias aos novos hábitos; as neossinapses criadas a partir da vivência da interassistencialidade; as neossinapses formadas a partir da compreensão de si próprio; as neossinapses desenvolvidas pelas condutas benignas; as neossinapses requeridas à autocura; a necessidade de neossinapses para mudança do padrão pensênico.
             Ciclologia: o ciclo mudança pessoal–senso de autorrespeito; o ciclo autorrespeito consciencial–heterorrespeito consciencial; o ciclo erro-correção-acerto; o ciclo de autossuperações; o ciclo autorrespeito–harmonização íntima; o ciclo de autorreciclagens gerando a conquista da autobenignidade.
             Enumerologia: a conquista da autopensenidade harmônica; o autaperfeiçoamento benevolente interassistencial; o autofraternismo refinado; o autocriticidade anticonflitiva; a autorrefratariedade cosmoética; a autorresiliência interassistencial; a automaturidade alcançada.
             Binomiologia: o binômio autorrespeito-antibelicismo; o binômio ingerência-autorrespeito; o binômio autorrespeito-amparabilidade; o binômio autorrespeito-impactoterapia; o binômio heterajuda-autocura; o binômio intenção sadia–profilaxia do erro; o binômio admiração-discordância.
             Interaciologia: a interação senso de autorrespeito–senso universalista; a interação autorrespeito-cuidado; a interação prudência-autorrespeito; a interação autorrespeito-maxifraternismo; a interação necessidades mútuas–autorrespeito mútuo.
             Crescendologia: o crescendo do avanço do autodesassédio; o crescendo autassédio-autorrespeito; o crescendo autodesrespeito-autorrespeito-ominirrespeito; o crescendo cascagrossismo–parapsiquismo lúcido; o crescendo autorrespeito-autafetividade-maxifraternismo.
             Trinomiologia: o trinômio autorrespeito-antiofensividade-anticonflitividade; o trinômio autorrespeito-autossinceridade-autoincorrupção; o trinômio interassistencial diálogo-autorrespeito-conciliação; o trinômio da megafraternidade compreensão-autorrespeito-concessão.
             Polinomiologia: o polinômio autonomia-autorrespeito-autorresponsabilidade-autolimite; o polinômio atenção-begnidade-resiliência-cosmoética; o polinômio autorrespeito-autoconsciencioterapia-autamparabilidade-autodesperticidade; o polinômio respeito-dignidade-maxifraternismo-autotransafetividade.
             Antagonismologia: o antagonismo autorrespeito / autodesrespeito; o antagonismo autofensividade / heterorrespeito; o antagonismo autassédio / autorrespeito; o antagonismo autarrogância / omnirespeito; o antagonismo autobenignidade / automaleficência.
             Paradoxologia: o paradoxo de respeitar os outros e não ter autorrespeito; o paradoxo da autocompetência para receber heterajuda; o paradoxo cosmoético da defesa dos próprios ideais respeitando os ideais alheios.
             Politicologia: a autassistenciocracia; a lucidocracia; a interassistenciocracia; a política da boa vizinhança eliminando barreiras antifraternas; a política interassistencial do melhor para todos; a construção de políticas educativas de atenção à superdotação parapsíquica; a paradiplomacia facilitada pela miscigenação de etnias.
             Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei de causa e efeito; as leis internacionais dos Direitos Humanos; a lei da empatia; a lei do autoconhecimento bioenergético; a lei da responsabilidade do mais lúcido; a lei das afinidades.
             Filiologia: a autassistenciofilia; a autamparofilia; a autoconsciencioterapeuticofilia; a conviviofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia; a autofraternofilia; a omnintencionofilia.
             Fobiologia: a evitação à conviviofobia; a autossuperação da assistenciofobia; o enfrentamento da glossofobia; a eliminação da cacorrafiofobia; a profilaxia da traumatofobia; o combate à humilhofobia; a superação da fobia social. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Sindromologia: a remissão da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a reciclagem da síndrome da autovitimização; a vigilância da síndrome da autossabotagem.
          Maniologia: a reparação da apriorismomania; o fim da egomania; a profilaxia da fracassomania.
          Mitologia: a eliminação dos mitos pessoais; o descarte dos mitos da superioridade racial; o fim do mito da perfeição intrafísica; a queda do mito da autoimagem cristalizada; o mito de atribuir aos outros a responsabilidade pelas autorreciclagens; o mito de agradar a todos; o mito do dom genial recebido sem autesforço.
          Holotecologia: a convivioteca; a assistencioteca; a comunicoteca; a cosmoeticoteca; a diplomacioteca; a evolucioteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Autodeterminologia; a Autocogniciologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Autodiscernimentologia; a Ortopensenologia; a Recexologia; a Despertologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin respeitável; a consciência ponderada; a personalidade íntegra; o ser interassistencial; a conscin pacífica; o ser imperturbável; a consciência heteroperdoadora; a conscin libertária; a conscin fonte de harmonia; a consciência ponderada; a autoridade cosmoética; a conscin universalista; a conscin megafraterna; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o homem de respeito; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o sistemata; o verbetólogo; o voluntário; o tertuliano; o teletertuliano; o tocador de obra.
          Femininologia: a mulher de respeito; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a sistemata; a verbetóloga; a voluntária; a tertuliana; a teletertuliana; a tocadora de obra.
          Hominologia: o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens recyclans.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: senso elementar de autorrespeito = aquele direcionado aos autocuidados necessários à saúde holossomática; senso intermediário de autorrespeito = aquele orientador das recins prioritárias favorecedoras da potencialização dos atributos mentaisomáticos; senso avançado de autorrespeito = aquele valorizador da própria inteligência evolutiva (IE), amplificadora da interassistência grupocármica. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             5
             Culturologia: o respeito à diversidade cultural; o respeito à cultura pessoal de cada consciência; a autossuperação da cultura individualista; a cultura do respeito à dignidade humana; o desenvolvimento do respeito intercultural; a cultura do respeito universal à vida; a cultura do respeito pela paradiplomacia.
             Autoparaprofilaxiologia. Pelos critérios da Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 4 áreas de estudo indicadas ao aperfeiçoamento do senso de autorrespeito, pela vivência da anticonflitividade e antiofensividade:
             1. Autamparologia: autarbitragem impactoterapêutica.
             2. Autocosmoeticologia: autacareação cosmoética.
             3. Autorrefratariologia: autoconciliação conscienciométrica.
             4. Automegafraternologia: automediação paradireitológica.
             Categoriologia. De acordo com a Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 14 categorias de autorrespeito:
             01. Autorrespeito autêntico.
             02. Autorrespeito benigno.
             03. Autorrespeito ético.
             04. Autorrespeito fraterno.
             05. Autorrespeito grato.
             06. Autorrespeito inteligente.
             07. Autorrespeito libertário.
             08. Autorrespeito multiexistencial.
             09. Autorrespeito otimista.
             10. Autorrespeito prudente.
             11. Autorrespeito qualitativo.
             12. Autorrespeito tarístico.
             13. Autorrespeito universal.
             14. Autorrespeito virtuoso.
             Caracterologia. Sob a ótica da Autocosmoeticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 condições necessárias à autacareação cosmoética por meio do senso de autorrespeito:
             01. Acolhimento. A capacidade de acolher com olhar atento e se colocar no lugar do outro. Quem respeita aos outros, respeita, em primeiro lugar, a si mesmo.
             02. Benevolência. A qualidade da força presencial benevolente e o bem querer com as demais consciências. A pior carência afetiva é a miséria de autorrespeito.
             03. Coerência. O predomínio do senso de generosidade em fixar práticas energéticas fraternais libertárias evolutivas. Quem aprende a respeitar-se, aprende a respeitar as demais consciências.
             04. Discernimento. A faculdade de superar as lavagens cerebrais e as autorrepressões para não prejudicar a si e as demais consciências. O autorrespeito é reverter atitudes repressoras rígidas a si mesma.
             05. Eficácia. O atributo de ponderar as atitudes negativas ou ações constrangedoras. O autorrespeito cosmoético pode higienizar ambientes patológicos em torno de si.
             06. Fraternidade. A habilidade técnica de compreensão fraternal em exercício da imperturbabilidade com o auxílio da tenepes. O autorrespeito enquanto hábito cosmoético do tenepessista.
             07. Maturidade. A perspicácia em manter o centro da autolucidez, posicionando o senso crítico quanto às imaturidades manifestadas perante outras consciências. Todo autorrespeito cosmoético é o princípio da saúde autopensênica.
             08. Profilaxia. A habilidade de articular sem julgar anticosmoeticamente ou falar mal de si mesmo e dos demais. O autorrespeito é conquistado nas interrelações de consciências diversificadas. 6                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          09. Resiliência. A compreensão em identificar inclinações de malestar e autodesconfortos. A conquista do autorrespeito cosmoético decorre do autesforço recexológico.
          10. Serenidade. O potencial de acalmia emocional e mental para não se envolver com sentimentos negativos perante outras consciências. A serenidade é o príncipio de autorrespeito.
          Tabelologia. Atinente à Autorrefratariologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 contrapontos entre o autodesrespeito regressivo e o autorrespeito evolutivo:
        Tabela – Contraponto Autodesrespeito Regressivo / Autorrespeito Evolutivo
      Nos        Autodesrespeito Regressivo                  Autorrespeito Evolutivo
      01.   Acidentes de percurso                      Autoconvicção proexológica
      02.   Amoralidade                                Autocosmoeticidade
      03.   Intempestividade                           Antiofensividade
      04.   Lavagens cerebrais                         Autossinalética parapsíquica
      05.   Mesmexologia                               Autodesassediologia
      06.   Porão consciencial                         Autovigilância profilática
      07.   Pusilanimidade                             Autodesbloqueio evolutivo
      08.   Robotização existencial                    Autorreeducação multidimensional
      09.   Sedentarismo                               Autodiscernimento
      10.   Vitimização                                Autoincorruptibilidade


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso de autorrespeito, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autobenevolência estagnante: Autenganologia; Nosográfico.
          02. Autoconvicção proexológica: Proexologia; Homeostático.
          03. Autodesrespeito: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          04. Autorreconciliação técnica: Recexologia; Homeostático.
          05. Autorrespeito multidimensional: Autoconscienciometrologia; Neutro.
          06. Benemerência: Assistenciologia; Neutro.
          07. Higiene mnemônica: Mnemotecnologia; Homeostático.
          08. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
          09. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
          10. Mediação paradireitológica: Paradireitologia; Homeostático.
          11. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Reconciliação íntima: Homeostaticologia; Homeostático.
          13. Respeito: Conviviologia; Homeostático.
          14. Respeito intrafamiliar: Conviviologia; Homeostático.
          15. Senso de dignidade cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                    7
  O SENSO DE AUTORRESPEITO ASSENTA-SE NA ASSUNÇÃO DAS METAS PROEXOLÓGICAS COM ATITUDES FIRMES E COERENTES, DECISIVAS NA RECOMPOSIÇÃO DOS
  AUTENGANOS, ERROS E OMISSÕES MULTIEXISTENCIAIS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, demonstra senso de autorrespeito coerentemente às metas autoproexológicas? Qual saldo evolutivo vem obtendo na recomposição das imaturidades pretéritas?
             Bibliografia Específica:
             1. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrasensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguary; revisores Dayane Rossa; et al.; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 391 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 tabs.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; paginas 219 a 251.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.552 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; 1 microbiografia; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 160.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 244, 1.455 e 1.456.
             4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 301.
                                                                                                                R. S. T.