Saúde Financeira

A saúde financeira é a condição de equilíbrio, homeostasia e organização da vida financeira pessoal, familiar, empresarial, institucional e governamental, possibilitando atuação interassistencial e cosmoética ininterrupta, mesmo diante de pressões holopensênicas desestabilizadoras advindas de crises socioeconômicas.

Você, leitor ou leitora, compreende a relevância da saúde financeira no autodesempenho proexológico interassistencial? Já domina ou ainda está subjugado ao cifrão?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                           SAÚDE FINANCEIRA
                                        (HOMEOSTATICOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A saúde financeira é a condição de equilíbrio, homeostasia e organização da vida financeira pessoal, familiar, empresarial, institucional e governamental, possibilitando atuação interassistencial e cosmoética ininterrupta, mesmo diante de pressões holopensênicas desestabilizadoras advindas de crises socioeconômicas.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo saúde vem do idioma Latim, salus, “salvação; conservação (da vida); afastamento do perigo; vida”. Surgiu no Século XIII. O termo finança deriva do idioma Francês, finance, “pagamento; fonte de renda; recursos financeiros”. Apareceu no Século XVI. O sufixo eiro procede do idioma Latim, arius, formador de adjetivos ou substantivos, primeiro denotando “o que produz e / ou negocia; ou cuida; trata de”, e segundo, “determinado lugar; local”. A palavra financeiro surgiu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Estabilidade financeira. 2. Tranquilidade financeira. 3. Controle financeiro.
             Antonimologia: 1. Nosografia financeira; patologia financeira. 2. Desequilíbrio financeiro. 3. Desorganização financeira. 4. Assediologia financeira. 5. Entropia financeira.
             Estrangeirismologia: o check up periódico das contas pessoais; o buffer financeiro sustentando o trabalho interassistencial diante de impactos socioeconômicos; o moto continuum assistencial; o acid-test das graves crises socioeconômicas.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autodesassédio financeiro.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – O dinheiro salva. Todo excesso mata.
             Coloquiologia. Eis duas expressões populares abordando o equilíbrio financeiro: fulano tem um bom pé-de-meia; a empresa está com as contas redondinhas.
             Citaciologia. Eis 3 citações relativizando a importância do dinheiro: – O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustra-se quem pensar que nele encontrará riqueza (Carlos Drummond de Andrade, 1902–1987). O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele (Gustave Flaubert, 1821–1880). Com o dinheiro podemos comprar muitas coisas, mas não o essencial para nós. Proporciona-nos comida, mas não apetite; remédios, mas não saúde; dias alegres, mas não a felicidade (Henrik Ibsen, 1828–1906).
             Proverbiologia. Eis provérbio alertando o risco da negligência quanto à gestão financeira: – Dinheiro na mão é vendaval.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Dinheiro. O amor ao dinheiro não existe na consciex da Comunex Evoluída”.
             2. “Riqueza. A primeira riqueza vem da saúde do corpo e não da saúde do bolso”.
             Filosofia: o Universalismo; o Associativismo; o Cooperativismo; a Filantropia; a evitação do Materialismo; a eliminação do Fisiologismo na busca do melhor para todos.
             Unidade: a unidade de medida da saúde financeira é o autodesassédio financeiro.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal saudável; o holopensene pessoal financeiro; a patopensenidade decorrente de questões econômico-financeiras; os ortopensenes; a ortopensenidade quanto ao uso do cifrão; o holopensene evolutivo da autorganização financeira interassistencial; 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a os bolsões holopensênicos relacionados ao dinheiro; a implantação de holopensene econômico-financeiro sadio no Planeta.
          Fatologia: a saúde financeira; a desassedialidade financeira; a imperturbabilidade financeira; a educação financeira recebida; os valores intraconscienciais; a paciência e disciplina necessárias para manuntenção da autorganização monetária; a gestão responsável do dinheiro; o planejamento financeiro auxiliando nas tomadas de decisões proexológicas; a autopesquisa financeira; o autodidatismo financeiro; a autoconscienciometria financeira; a compreensão da condição de usufrutuário do dinheiro; o altruísmo financeiro; os benefícios evolutivos do poupar e do gastar inteligentes; a oportunidade dos acertos grupocármicos em tempos de crise econômica; a prevalência da consciência sobre o cifrão; a semelhança do dinheiro com o sangue quanto à necessidade de circular para manter os organismos sadios; os estudos avançados das finanças interassistenciais propositores de neoparadigma econômico-financeiro; o curso Autoconscientização Organizacional (AOG) da Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ); a responsabilidade das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) com a autossustentabilidade financeira para o contínuo trabalho interassistencial tarístico; as influências mesológica e familiar na gestão dos recursos; o desafio econômico de atender as necessidades ilimitadas com recursos limitados; o bolso enquanto órgão mais sensível do ser humano; a efemeridade das conquistas patrimoniais; o desequilíbrio fiscal gerando o dilema do Estado entre cuidar da saúde do cidadão e zelar pelo equilíbrio econômico durante a pandemia do Covid-19; a pseudoliberdade financeira alcançada a partir da autescravidão à profissão; a Era da Fartura; a Era do Superconsumismo; os distúrbios financeiros; a dívida desestabilizadora; os problemas financeiros geradores de autassédio; a acumulação de posses excessivas, desnecessárias; a desigualdade socioeconômica geradora de bilionários e famintos; o babelismo financeiro; o resultado financeiro aparentemente positivo encobrindo problemas financeiros crônicos; a facilidade de crédito promovendo o endividamento; as instituições financeiras vivendo às custas do endividamento dos clientes; a identificação de recins prioritárias a partir do desequilíbrio das contas pessoais; a superação das doenças do bolso; a superação do autassédio quanto ao cifrão; a eliminação do travão financeiro; a autonomia nas tomadas de decisão; a autossustentabilidade proexológica; o empreendedorismo evolutivo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático, especialmente na lida cotidiana com o cifrão; a sinalética energética e parapsíquica pessoal diante de pressão financeira assediadora; a parapsicose pós-dessomática desencadeada pela busca desmensurada de riqueza financeira; o domínio da energia do dinheiro estabilizando o bolsochacra; a gestão financeira conjunta com a equipex; a administração financeira multidimensional; a isenção na leitura acurada dos indicadores financeiros multidimensionais; a homeostase holossomática pessoal sendo auxiliada pela organização financeira; o extrapolacionismo parapsíquico capaz de ampliar a compreensão quanto ao uso do dinheiro; a projeção consciente (PC) autorreveladora da inexistência do cifrão na extrafisicalidade.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoconsciencioterapia–saúde financeira.
          Principiologia: o princípio do não endividamento auxiliando na manutenção da saúde financeira.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à autorganização financeira.
          Teoriologia: as teorias econômicas vigentes no Planeta ainda distantes do holopensene sadio das comunexes avançadas.
          Tecnologia: a técnica do encapsulamento financeiro parassanitário mantendo as contas pessoais organizadas em meio às entropias; as técnicas de organização financeira aplicadas à vida cotidiana; a técnica da torneira-e-ralo no direcionamento específico dos recursos, minimizando entropias financeiras; as neoparatecnologias financeiras mantendo a homeostase econômica. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3
             Voluntariologia: a responsabilidade do voluntariado no setor financeiro na manutenção do equilíbrio econômico-assistencial da Instituição Conscienciocêntrica (IC); o voluntariado no conselho fiscal atentando aos indicadores da saúde financeira e maxiproexológica da IC.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; a riqueza autopesquisística do labcon pessoal cotidiano da autogestão financeira.
             Colegiologia: o Colégio Invisível dos Consciencioterapeutas; o Colégio Invisível dos Economistas.
             Efeitologia: o efeito do dinheiro sobre a saúde holossomática; o efeito ralo dos desperdícios sobre a saúde financeira; o efeito halo do cifrão no patrocínio de empreendimentos tarísticos.
             Neossinapsologia: o desenvolvimento de paraneossinapses possibilitando a gestão financeira em conjunto com a equipex; as retrossinapses estagnadoras mantendo patologias financeiras anacrônicas.
             Ciclologia: o ciclo saúde financeira–saúde emocional–saúde mental.
             Enumerologia: a organização; o comedimento; o equilíbrio; o planejamento; a poupança; o investimento; a independência. A capacidade de se sustentar durante a crise; a capacidade de ajudar no momento crítico; a capacidade de postergar o recebimento da dívida; a capacidade de compartilhar o recurso; a capacidade de ensinar sobre gestão financeira; a capacidade de abrir mão em favor de outrem; a capacidade de financiar algum empreendimento assistencial.
             Binomiologia: a conquista do binômio domínio das energias conscienciais (ECs)–independência econômico-financeira indispensável à autonomia autoproexológica; o binômio equilíbrio financeiro–maturidade emocional; o equilíbrio do binômio paradireito-paradever aplicado às finanças pessoais.
             Interaciologia: a interação dos recebimentos ampliando as retribuições; a interação inadimplência financeira–inadimplência assistencial; a interação inteligência financeira–inteligência evolutiva (IE) na aplicação sadia da moeda.
             Trinomiologia: o dispêndio de energias conscienciais voltado ao trinômio sexo-dinheiro-poder causando inúmeras patologias sociais; a necessidade de circulação do trinômio sangue-energia-dinheiro na manutenção da homeostasia.
             Polinomiologia: o polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação aplicado à terapia financeira; o polinômio saber ganhar–saber poupar–saber investir–saber gastar–saber doar sustentando o equilíbrio monetário; o polinômio generosidade-solidariedade-interassistencialidade-megafraternidade na vivência prática da saúde financeira.
             Antagonismologia: o antagonismo poucos ricos / muitos pobres indicando as imaturidades sociais e individuais no trato com o cifrão; o antagonismo prioridade financeira / prioridade evolutiva; o antagonismo imperturbabilidade / autoconflitividade quanto à gestão do dinheiro; o antagonismo conquistas monetárias efêmeras / conquistas evolutivas perenes.
             Paradoxologia: o paradoxo de a liberdade financeira poder gerar a interprisão grupocármica; o paradoxo de o dinheiro ser essencial na proéxis, contudo não ser prioritário na autevolução; o paradoxo de o milionário poder morrer por falta de ar gratuito.
             Politicologia: a plutocracia acima da conscienciocracia na Socin ainda patológica.
             Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à busca da saúde financeira; a lei de responsabilidade fiscal na evitação do desequilíbrio das finanças públicas.
             Filiologia: a homeostaticofilia; a economofilia.
             Fobiologia: a peniafobia; a decidofobia; a fobia financeira.
             Sindromologia: a síndrome do Tio Patinhas levando ao acúmulo patológico do cifrão.
             Maniologia: a mania de contar tostões; a evitação da megalomania.
             Mitologia: o mito da assistência gratuita; o mito de o dinheiro trazer felicidade.
             Holotecologia: a administroteca; a economoteca; a numismaticoteca. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Equilibriologia; a Autorganizaciologia; a Intrafisicologia; a Interassistenciologia; a Retribuiciologia; a Proexologia; a Empreendedorismologia; a Liberologia; as Finanças Interassistenciais.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin large; a conscin miserê; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a consréu bilionária.
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o maxidissidente ideológico; o parapercepciologista; o pesquisador; o sistemata; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o empreendedor conscienciocêntrico; o avarento; o gestor financeiro; o economista; o financista; o educador financeiro; o terapeuta financeiro; o preceptor financeiro.
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a maxidissidente ideológica; a parapercepciologista; a pesquisadora; a sistemata; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a empreendedora conscienciocêntrica; a avarenta; a gestora financeira; a economista; a financista; a educadora financeira; a terapeuta financeira; a preceptora financeira.
          Hominologia: o Homo sapiens accumulator; o Homo sapiens mercator; o Homo sapiens insanus; o Homo sapiens therapeuticus; o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens organisator; o Homo sapiens assistentialis.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: saúde financeira temporária = a condição de equilíbrio financeiro possível de ser mantida provisoriamente; saúde financeira permanente = a condição de equilíbrio financeiro já estabelecida de modo definitivo.
          Culturologia: a cultura da intercooperação; a evitação da cultura hedonista.
          Tabelologia. Sob a ótica da Contrapontologia, eis, a seguir, o cotejo entre 13 condições patológicas e homeostáticas quanto à gestão financeira, orientando a conscin nas autossuperações:
             Tabela – Gestão Financeira Patológica / Gestão Financeira Sadia
      Nos       Gestão Financeira Patológica                   Gestão Financeira Sadia
     01.    Competição                                   Cooperação
     02.    Descontrole                                  Autorganização
     03.    Desonestidade                                Honestidade
     04.    Egocentrismo                                 Altruísmo
     05.    Especulação                                  Empreendedorismo
     06.    Inconsequência                               Previdência
     07.    Insegurança                                  Autoconfiança En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
      Nos            Gestão Financeira Patológica                     Gestão Financeira Sadia
      08.      Materialismo                                     Multidimensionalidade
      09.      Miserê                                           Large
      10.      Parasitismo                                      Autonomia
      11.      Perdularismo                                     Comedimento
      12.      Repressão                                        Liberdade
      13.      Usura                                            Generosidade
             Terapeuticologia. Segundo a Reeducaciologia, eis, em ordem lógica, 14 terapêuticas, independentes e complementares entre si, promotoras do alcance da saúde financeira cada vez mais ampla e perene:
             01. Consultoria econômico-financeira: orientação e aconselhamento técnico para realizar investimentos financeiros.
             02. Educação financeira: aquisição de conhecimento para lidar com o dinheiro de modo organizado, consciente e inteligente.
             03. Preceptoria financeira: esclarecimento personalizado para identificação e solução de travões da autogestão financeira equilibrada.
             04. Terapia financeira: análise e tratamento de hábitos e comportamentos geradores do desequilíbrio financeiro.
             05. Autopesquisa financeira: pesquisa pessoal acerca de hábitos e comportamentos relativos à vida financeira.
             06. Autorganização financeira: autaquisição de hábitos de organização financeira pessoal.
             07. Conscienciometria financeira: diagnóstico e mensuração de traços intraconscienciais, pensenidade, comportamentos e atitudes evidenciados na forma de realizar a gestão financeira.
             08. Consciencioterapia financeira: análise e tratamento de hábitos e comportamentos geradores de desequilíbrio financeiro, considerando a influência de aspectos bioenergéticos, multidimensionais, pluriexistenciais e holossomáticos.
             09. Autoconscienciometria financeira: autodiagnóstico e automensuração de traços intraconscienciais, autopensenidade, comportamentos e atitudes evidenciados na forma de realizar a gestão financeira pessoal.
             10. Autoconsciencioterapia financeira: autanálise e autorremissão de hábitos e comportamentos geradores de desequilíbrio financeiro pessoal, considerando a influência de aspectos bioenergéticos, multidimensionais, pluriexistenciais e holossomáticos.
             11. Autorreciclagem financeira: mudança de hábitos e autossuperação de comportamentos e traços intraconscienciais geradores de desequilíbrio financeiro pessoal.
             12. Autodesassedialidade financeira: manutenção do equilíbrio pensênico íntimo quanto às finanças pessoais em quaisquer contextos multidimensionais.
             13. Parapreceptoria financeira: esclarecimento interdimensional realizado por amparadores extrafísicos de função com intuito da ampliação da lucidez e recuperação de cons magnos da conscin quanto à gestão financeira multidimensional sadia.
             14. Interassistencialidade financeira: aplicação teática da inteligência evolutiva na gestão dos recursos financeiros voltados à interassistência diuturna no cumprimento da proéxis pessoal, grupal ou organizacional em favor de outras consciências.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen6                                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a trais, evidenciando relação estreita com a saúde financeira, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Altruísmo financeiro: Interassistenciologia; Homeostático.
            02. Autodesassédio financeiro na invéxis: Invexologia; Homeostático.
            03. Autodidatismo financeiro: Intrafisicologia; Neutro.
            04. Babelismo financeiro: Recexologia; Nosográfico.
            05. Conscienciosidade financeira: Proexologia; Homeostático.
            06. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático.
            07. Educação financeira precoce: Reeducaciologia; Neutro.
            08. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
            09. Finanças interassistenciais: Interassistenciologia; Homeostático.
            10. Indicador financeiro multidimensional: Parapercepciologia; Neutro.
            11. Inteligência financeira proexogênica: Proexologia; Neutro.
            12. Interrelação financeira: Holocarmologia; Neutro.
            13. Inversão financeira: Invexologia; Neutro.
            14. Ruptura do equilíbrio: Evoluciologia; Neutro.
            15. Saúde consciencial: Homeostaticologia; Homeostático.
 A SAÚDE FINANCEIRA PROPICIA À CONSCIN CONDIÇÕES
  DE MANTER-SE COM EQUILÍBRIO E HOMEOSTASE PARA
   VIVENCIAR, DE MODO AUTODESASSEDIADO E INTERASSISTENCIAL, CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS CRÍTICOS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, compreende a relevância da saúde financeira no autodesempenho proexológico interassistencial? Já domina ou ainda está subjugado ao cifrão?
            Filmografia Específica:
            1. A Grande Aposta. Título original: The Big Shot. País: EUA. Data: 2015. Duração: 131 min. Gênero: Comédia dramático-biográfica. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Direção: Adam Mckay. Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling; & Brad Pitt. Produção: Dede Gardner; Brad Pitt; Jeremy Kleiner; & Arnon Milchan. Roteiro: Adam Mckay; & Charles Randolph. Autor da obra original: Michael Lewis. Fotografia: Barry Ackroyd. Música: Nicholas Britell. Cenografia: Clayton Hartley. Estúdio: Regency Enterprises. Distribuidora: Paramount Pictures. Outros dados: Embasado na crise do mercado financeiro de 2008. Sinopse: Michael Burry (Christian Bale) decide investir muito dinheiro do fundo coordenado por ele ao apostar na quebra do sistema imobiliário nos Estados Unidos. Ao saber disso, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e a oferece aos clientes, entre eles Mark Baum (Steve Carell), dono de corretora, com problemas pessoais desde o suicídio do irmão. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem a possibilidade de ganhar muito dinheiro e pedem ajuda ao recluso guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt).
            2. Sucesso em Mumbai. Título original: Baazaar. País: Índia. Data: 2018. Duração: 137 minutos. Gênero: Drama. Idioma: Hindi. Cor: Colorido. Direção: Gauravv Chawla; & Ratnesh Mani. Elenco: Saif Ali Khan; Chitrangada Singh; Radhika Apte; & Rohan Mehra. Produção: Nikkhil Advani; Dheeraj Wadhawan; Madhu Bhojwani; Monisha Advani; Ajay Kapoor; Ishan Saksena; & Sunil Shah. Roteiro: Aseem Arora; & Parveez Sheikh. Fotografia: Swapnil Sonawane. Música: Tanishk Bagchi; Yo Yo Honey Singh; Kanika Kapoor; Sohail Sen; & Bilal Saeed. Estúdios: Emmay Entertainment; Kyta Production; B4U Motion Pictures; Viacom18 Motion Pictures. Distribuidoras: Anand Pandit Motion Pictures; Panorama Studios; Viacom18 Motion Pictures. Sinopse: Jovem ambicioso descobre o lado feio da ambição quando se junta aos negócios questionáveis do ídolo, implacável magnata de ações de Mumbai.
            Bibliografia Específica:
            1. Domingos, Reinaldo; Terapia Financeira: A Educação Financeira como Método para Realizar seus Sonhos; apres. Reinaldo Domingos; posf. Roberto Evangelista; pref. José Carlos Marion; revisora Flávia Schiavo; 144 p.; 4 partes; 1 citação; 13 enus.; 4 fórmulas; 10 formulários; 1 questionário; 7 siglas; 16 tabs.; 1 teste; 1 website; 1 anexo; 21 x 14 cm; br.; 4 ª Ed.; Gente; São Paulo, SP; 2008; páginas 15 a 33.
            2. Klontz, Brad; & Klontz, Ted; A Mente Acima do Dinheiro: O Impacto das Emoções em sua Vida Financeira (Mind Over Money: Overcoming the Money Disorders that Threaten our Financial Health); coord. Letícia Teófilo; revisor Thiago Fraga; trad. Cláudia Vassão Rugiero; 272 p.; 3 partes; 11 caps.; 20 citações; 12 enus.; 2 questionários; En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        7 7 técnicas; 7 testes; posf.; 84 refs.; 39 webgrafias; 23 x 16 cm; br.; Novo Século Editora Ltda.; Osasco, SP; 2011; páginas 9 a 260.
             3. Mendonça, Julieta; Reciclagem Financeira: de que Modo Mulher na Terceira Idade conseguiu Virar a Mesa; int. Julieta Mendonça; pref. Hernande Leite; revisora Julieta Mendonça; 190 p.; 8 caps.; 8 citações; 17 enus.; 1 esquema; 2 ilus.; 4 questionários; 1 tab.; 1 técnica; 1 website; posf.; 18 refs.; 24 x 17 cm; br.; JZ; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 13 a 186.
             4. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; revisor Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 123 questionamentos; 2 websites; 14 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 92 e 93.
             5. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 178 e 179.
             6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 231 a 234 e 595 a 597.
             7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 530, 531 e 1.484.
             8. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 165.
             Webgrafia Específica:
             1. Diario La Libertad; Redação; Somos una Familia Millonaria, pero mi Papá murió Solo y Sofocado, el Dinero se quedó en Casa; Reportagem; Periódico; Barranquilla, Colômbia; 03.04.20; 1 foto; disponível em: https://diariolalibertad.com/sitio/2020/04/03/somos-una-familia-millonaria-pero-mi-papa-murio-solo-y-sofocado-el-dinero-se-quedo
-en-casa>; acesso em: 14.04.20; 15h25.
                                                                                                                     M. A. F.